QUARTA-FEIRA, 22/10/2025

Em destaque

Mulheres lideram iniciativas de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia

Conheça a história de 4 mulheres, que através da sociobioeconomia transformam suas realidades e empoderam outras mulheres

Por Isabela Toledo - ƒ

Publicado em 

Mulheres lideram iniciativas de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia

Em qualquer parte do mundo, as mulheres se unem em torno de causas, lutando por independência e protagonismo. As mulheres desempenham um papel importante na mitigação das mudanças do clima. Segundo a Aliança Global de Gênero e Clima, especialmente na America Latina, são as mulheres que mais contribuem para a conservação da biodiversidade e as maiores responsáveis por práticas sustentáveis de conservação da natureza.

Foi em meio à floresta, que surgiu a Inatú Amazônia®️, uma marca coletiva criada por organizações sociais, que luta pela conservação ambiental e pela melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas. Com apoio técnico do Idesam, a marca é composta por 5 associações membro, AACRDSU, APADRIT, APFOV, ASAGA e ASPACS.

A marca comercializa tanto para o consumidor final, quanto para outros negócios. Entre 2019 e 2023, já vendeu cerca R$ 9 milhões em produtos da sociobiodiversidade e apoiou na conservação de mais de 2 milhões de hectares de área de floresta. Os produtos oferecidos pela Inatú Amazônia®, incluem óleos vegetais como a copaíba, andiroba, buriti, café verde, breu, e os objetos de madeira produzidos em movelaria familiar, com madeira proveniente do plano de manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã.

Louise Lauschner, mulher amazônida e especialista na Iniciativa de Produção Sustentável do Idesam, destaca o trabalho da Inatú Amazônia® na promoção do impacto social nas comunidades locais, que hoje conta com a atuação de 657 famílias dentro das cadeias de valor, sendo destas, 167 mulheres em posições de liderança.

“A Inatú Amazônia® é uma tecnologia social, que atua junto a 3 usinas de óleos vegetais de 3 diferentes associações e nelas é possível fazer a extração desses óleos dentro das comunidades. A ideia é que os jovens e as mulheres das comunidades possam se manter nesse território com uma fonte de renda vinda do fortalecimento da cadeia produtiva”, explica, destacando que na construção dos projetos e investimentos feitos nessas cadeias, a profissionalização e a qualificação são fundamentais.

Louise também destaca a importância do reconhecimento e valorização do papel das mulheres que estão nas unidades de conservação atuando nas cadeias produtivas, pois apesar das diferenças geográficas, todas enfrentam problemas muito similares. Ela exemplifica situações em que as contribuições das mulheres são apagadas, com os méritos sendo atribuídos aos homens, mesmo quando são elas quem executaram as atividades.

Louise Lauschner

“Ter esse olhar feminino pra perceber e identificar situações como essa, é extremamente relevante para valorizar aquela mulher e trazê-la à frente. O machismo é muito presente. Não só nessas unidades de conservação, mas no mundo como um todo. Então, a gente precisa fazer esse empoderamento e essa conscientização nas comunidades, e isso se dá através de capacitações, na abordagem de questões de gênero, ou pode se dar através desse empoderamento feminino, onde a gente valoriza o trabalho e faz com que aquela mulher se sinta importante também”, afirma.

Um sonho familiar

“A movelaria foi isso, um sonho, que a gente sabia que não ia ser fácil realizar, mas a gente foi em busca… com o apoio dos nossos parceiros, com a incentivo da família e com o pensamento de que a gente precisa fazer as coisas acontecerem no local que a gente vive”, é o que diz Elizângela Cavalcante, gestora da Movelaria Familiar ILC Cavalcante, professora, administradora da certificação FSC no Plano de Manejo Comunitário da AACRDSU e idealizadora da Rede de Fortalecimento das Mulheres Ribeirinhas. Ela é uma entre tantas mulheres lutando pela conservação da floresta, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, na comunidade de São Francisco do Caribi.

A conquista da movelaria veio a partir da criação do primeiro Plano de Manejo Comunitário dentro da Reserva, desenvolvido em 2021, junto ao Idesam, por meio do projeto Cidades Florestais e com apoio do Fundo Amazônia.

“A gente tinha ciência de uma coisa, que para a movelaria acontecer, a gente precisava ter um plano de manejo comunitário. E a gente se envolveu muito, foi o passo mais importante da vida da gente. Em seguida, aí sim, veio a construção da estrutura física da movelaria. E foi muito difícil. Melhorou bastante quando a gente começou a ter apoio do Idesam e da da CLUA (Climate and Land Use Alliance)”, conta.

O desejo inicial de Elizangela e sua família, era uma movelaria para produção de móveis, mas com o apoio técnico adquirido pelos parceiros, surgiu a ideia de produzir objetos em madeira.

“Aí foi uma ideia muito boa, porque fazendo os objetos de madeira, a gente sabia que ia usar menos matéria-prima. Vamos dizer que com a madeira que faz uma cama, eu consigo fazer 40 peças pequenas, 40 objetos, então já melhorou. Porque a nossa preocupação não era somente em gerar renda, a nossa preocupação também vinha de gerar renda e conservar a nossa floresta”, relembra Elizangela.

No ano passado, Elizangela foi escolhida como uma das 20 lideranças femininas dos 5 biomas brasileiros, para participar do Programa ‘Elas Lideram’, que reúne mulheres protagonistas que estão fazendo sua história, impactando positivamente o mercado, revolucionando a gestão de empresas, trazendo impactos reais nos negócios com inovação, engajamento, representatividade e contribuindo para evolução e transformação para uma sociedade com mais equidade de gênero.

Elizângela Cavalcante

“Eu nunca almejei isso. Eu nunca almejei me destacar em alguma coisa. Eu almejei só melhorar a vida da nossa comunidade. Eu almejei só ter dias melhores para mim e para quem está chegando”.

Rede de Mulheres Extrativistas

No sul do Amazonas, em Lábrea, também vive Socorro Rodrigues, líder da Usina de Processamento de Óleos Vegetais da Associação Agroextrativista da Colônia do Sardinha (ASPACS), que também integra a Inatú Amazônia®. Ela conta que dentro da Associação, existe uma rede composta por 60 mulheres extrativistas, dentro da cadeia do murumuru.

“Existem muitas mulheres dentro dessa cadeia, que trabalham diretamente com o extrativismo, a limpeza e a secagem do fruto. Não só do murumuru, mas da andiroba também, mulheres extrativistas de comunidades tradicionais ribeirinhas do Rio Purus e alguns afluentes”.

Socorro foi uma das responsáveis pela estruturação da cadeia do murumu, através do projeto Cidades Florestais, coordenado pelo Idesam junto com a ASPACS. Hoje a manteiga processada na Usina é o produto mais consolidado da Associação, que também trabalha com o óleo de andiroba, a manteiga de tucumã e o cumaru, que ainda está sendo estudado pela organização.

“No caso dos óleos a gente trabalha dependendo da demanda. A Usina tem capacidade pra produzir bem mais coisa do que produzimos hoje, então qualquer outro óleo ou manteiga que a gente queira extrair, as nossas máquinas têm capacidade pra isso”.

Além de gerenciar a Usina, Socorro também é responsável pelo gerenciamento das cadeias dentro do território, em torno de 37 comunidades no Rio Purus. “Meu trabalho é estar presente nessas comunidades, com as famílias extrativistas. No início do ano, a gente faz uma primeira viagem que é pra contratação de safra. E aí a gente viaja pra todas as comunidades, rio acima rio abaixo, tendo esse acompanhamento de visitas mesmo, porque a gente não busca só o produto pelo produto, mas a gente busca o desenvolvimento sustentável aqui da região, buscando uma melhor renda para o comunitário’, relata.

Socorro Rodrigues

Para ela, fazer renda e trabalhar pelo desenvolvimento sustentável da região é uma maneira de continuar o trabalho extrativista, que no passado foi realizado por seus pais e que hoje ganha novo sentido, melhorando a vida das comunidades, empoderando outras mulheres e fortalecendo a cadeia produtiva dos frutos da sua terra.

De onde vem esse produto?

As histórias dessas mulheres amazônidas, que desempenham um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável se conecta com a história de outro negócio de inovação da sociobioeconomia. Do outro lado do país, em São Paulo, a Urucuna® aposta em produtos de bem-estar e serviços da natureza, para aliar seu compromisso com a sustentabilidade, com o comércio ético e sobretudo, com o empoderamento das mulheres.

A empresa, criada pelas irmãs e sócias, Júlia e Lígia Tatto, surgiu inicialmente como um marketplace, com intuito de comprar e revender peças de artesanato pra casa, pro corpo, biojoias e decoração, para apoiar os povos da floresta no escoamento dessa produção. Hoje a marca é responsável pela criação de 38 aromas de ambiente e velas que utilizam o ouriço da castanha, caroços de tucumã e tampas de madeira. A Urucuna® hoje promove o impacto de mais de 95 artesãs, de 15 povos tradicionais diferentes, 13 organizações comunitárias, além de 7 organizações de apoio. Membro da Rede Origens Brasil®, é uma das empresas compradoras de insumos da Inatú Amazônia®, sempre preocupada em garantir a rastreabilidade dos produtos, por um comércio cooperativo e ativista.

Lígia Tatto, sócia-fundadora da empresa, diz que para elas, enquanto mulheres empreendedoras, o seu papel é justamente o de conseguir mostrar que dá para fazer a diferença enquanto mulheres. “Hoje 95% das nossas fornecedoras, das artesãs, são mulheres… dentro da Urucuna® nós somos duas sócias mulheres e temos uma mulher que é contratada para ajudar a gente na parte da comunicação… Então hoje é um movimento bem feminino”, destaca.

Ela relata o valor de adquirir matéria-prima de uma cadeia que beneficia outras mulheres. “A gente se vê enquanto essas mulheres que precisam ter a própria autonomia de certa forma, autonomia financeira, mas também vê que essas mulheres precisam ainda mais, porque elas são responsáveis pelas suas próprias famílias e precisam fazer o negócio girar, porque independente de qual tipo de sociedade que a gente está inserida, é sempre a mulher que está olhando para a questão de cuidado familiar”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Seminário “Desmistificando a Reforma Tributária” reúne mais de mil participantes em Porto Velho

Seminário “Desmistificando a Reforma Tributária” reúne mais de mil participantes em Porto Velho

Considerado o maior debate sobre a Reforma Tributária da Região Norte, o evento reuniu especialistas, empresários, gestores públicos e estudantes para discutir impactos e oportunidades das mudanças fiscais.
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L

MPRO participa do lançamento do programa Crescendo Bem

Iniciativa do Governo de Rondônia visa promover direitos e desenvolvimento na primeira infância.
L
Rodrigo Paz assumirá a presidência da Bolívia sem a presença de Luis Arce

Rodrigo Paz assumirá a presidência da Bolívia sem a presença de Luis Arce

O atual presidente declarou que sua participação na posse “não é necessária para a continuidade da transição”.
L

Maratona de inovação no IFRO cria soluções para Porto Velho

Bera Hackathon reuniu 20 equipes e mais de 100 participantes para cocriar propostas em mobilidade, saúde, finanças e serviços públicos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Tempo severo colocou o estado em alerta para chuvas intensas, classificadas como perigosas nas regiões Norte, Nordeste, Leste e Sudeste

Tempo severo colocou o estado em alerta para chuvas intensas, classificadas como perigosas nas regiões Norte, Nordeste, Leste e Sudeste

Entre um trecho da Ponta do Abunã e a região de Porto Velho próxima ao Lago Cuniã, há alerta de tempestades severas de nível 3. A intensidade incomum dessas tempestades exige atenção redobrada.
L
Publicado acórdão que condenou Bolsonaro por crimes contra a democracia

Publicado acórdão que condenou Bolsonaro por crimes contra a democracia

Decisão do STF que sentenciou o ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão foi divulgada nesta quarta-feira, iniciando o prazo de cinco dias para a defesa apresentar os últimos recursos cabíveis.
L
STF condena sete réus do núcleo de desinformação da trama golpista

STF condena sete réus do núcleo de desinformação da trama golpista

Por 4 votos a 1, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal acatou a denúncia da PGR contra o grupo acusado de disseminar notícias falsas e ataques virtuais em 2022.
L
Senado aprova incentivo ao diagnóstico de autismo em adultos e idosos

Senado aprova incentivo ao diagnóstico de autismo em adultos e idosos

Projeto de Lei inclui medidas nas diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, visando reduzir o subdiagnóstico em fases avançadas da vida.
L
Governo institui nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva

Governo institui nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva

Decreto cria também a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva para fortalecer a inclusão de alunos com deficiência, TEA e superdotação em escolas e turmas regulares de todos os níveis.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Abertas inscrições para Curso de Formação de Eletricistas exclusivo para Mulheres em Porto Velho

Abertas inscrições para Curso de Formação de Eletricistas exclusivo para Mulheres em Porto Velho

Energisa Rondônia e Prefeitura de Porto Velho promovem capacitação gratuita com oportunidades de emprego.
L
Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade.
L
Ji-Paraná lidera geração de empregos e amplia oferta de vagas em Rondônia

Ji-Paraná lidera geração de empregos e amplia oferta de vagas em Rondônia

Município alcança 147 oportunidades abertas e reforça papel de destaque no mercado estadual de trabalho.
L

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

POLÍTICA

Assembleia Legislativa aprova reajuste do auxílio-alimentação para servidores da Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste do auxílio-alimentação para servidores da Educação

Valor do benefício passa de R$ 253,46 para R$ 500 mensais e contempla mais de 18 mil servidores da rede estadual de ensino em Rondônia.
L
Deputada Cristiane Lopes leva mais oportunidades de capacitação para Vale do Anari

Deputada Cristiane Lopes leva mais oportunidades de capacitação para Vale do Anari

Espaço equipado com computadores foi viabilizado por emenda parlamentar da deputada Cristiane Lopes em parceria com o vereador Márcio do Vale e vai impulsionar a qualificação profissional no município.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem na rua Delegado Mauro dos Santos

Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem na rua Delegado Mauro dos Santos

Intervenção visa melhorar escoamento de águas pluviais e qualidade de vida em Porto Velho.
L

Dr Breno Mendes lança pré-candidatura a deputado estadual

Vereador e “Fiscal do Povo” busca ampliar atuação política em Rondônia e convoca filiação ao Podemos.
L
Cláudia de Jesus pede prorrogação do prazo de entrega do Programa de Aquisição de Alimentos

Cláudia de Jesus pede prorrogação do prazo de entrega do Programa de Aquisição de Alimentos

Deputada solicita à Seagri medidas para garantir que agricultores consigam cumprir os contratos do PAA.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Segurança acusado de matar homem segue foragido

Segurança acusado de matar homem segue foragido

Polícia Civil cumpre mandado de busca na casa do suspeito, onde encontrou partes da motocicleta usada no crime que vitimou João Paulo Vieira da Silva e feriu sua esposa.
16
Casal fica ferido após moto colidir na traseira de reboque

Casal fica ferido após moto colidir na traseira de reboque

Acidente na Avenida Maringá deixou a passageira com dores no pescoço; condutor do carro foi notificado, pois o reboque estava sem placa.
14
PM prende homem por disparos de arma de fogo em via pública

PM prende homem por disparos de arma de fogo em via pública

Suspeito, embriagado, atirou para o alto e ameaçou frequentadores de um bar na Avenida Tancredo Neves; ele foi capturado em casa com uma pistola calibre 9mm.
12
Moradora perde mais de R$ 80 mil em golpe do falso advogado e falso estorno

Moradora perde mais de R$ 80 mil em golpe do falso advogado e falso estorno

Vítima foi enganada duas vezes pelos criminosos, que a convenceram a fazer múltiplas transferências via PIX sob o pretexto de liberar uma indenização judicial e, depois, para garantir a devolução do dinheiro perdido.
10
Jovem é encontrado morto nos fundos de serralheria no Setor 19

Jovem é encontrado morto nos fundos de serralheria no Setor 19

Kawan Robert dos Santos Terres, de 26 anos, foi achado sem vida por familiares que estranharam seu silêncio; a Polícia Civil investiga a causa da morte.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ação solidária leva alegria às crianças da zona rural de Porto Velho

Ação solidária leva alegria às crianças da zona rural de Porto Velho

Promovida pela Prefeitura de Porto Velho, a iniciativa levou diversão, presentes e momentos de confraternização para alunos da comunidade Nova Vila de Teotônio.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): A R DE ASSENCIO MECANICA LTDA (MECANICA CANAA)

LICENÇA PRÉVIA (LP), LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) E LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L
MPRO pede liminar para reativação imediata de ala de UTI no Hospital Regional de Cacoal

MPRO pede liminar para reativação imediata de ala de UTI no Hospital Regional de Cacoal

Ministério Público busca garantir funcionamento dos leitos de UTI e atendimento digno à população.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): CASA DA LAVOURA DE JACINOPOLIS LTDA

LICENÇA PRÉVIA – LP, LICENÇA DE INSTALAÇÃO – LI E LICENÇA DE OPERAÇÃO – LO
L

Recebimento e Requerimento de Alteração Social na Licença Ambiental: IRMÃOS BIZARELLO LTDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO – LAO/LAEP, Nº 81 SOL/DLA – alteração da razão social de VALZOMIRO BIZARELLO – ME, PARA RAZÃO SOCIAL IRMÃOS BIZARELLO – LTDA – CNPJ: 01.244.118/0001-28.
L
Lepac recebe certificado de excelência por desempenho técnico e precisão de resultados

Lepac recebe certificado de excelência por desempenho técnico e precisão de resultados

Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas é reconhecido pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade.
L
Governo de RO dá início à 2ª edição da Expo Turismo com programação diversificada

Governo de RO dá início à 2ª edição da Expo Turismo com programação diversificada

Evento ocorre de 22 a 24 de outubro em Porto Velho e oferece entrada gratuita.
L
Homem é assassinado a tiros dentro de restaurante em distrito de Nova Mamoré

Homem é assassinado a tiros dentro de restaurante em distrito de Nova Mamoré

Wenes Alves da Costa foi vítima de homicídio no distrito de Nova Dimensão, na noite de segunda-feira, e a Polícia Civil abriu inquérito para apurar autoria e motivação do crime.
18
Governo e plataformas de mobilidade fazem acordo para combater racismo

Homem é condenado por injúria racial após ofender mulher em via pública

A Justiça de Rondônia sentenciou o réu a 2 anos e 9 meses de reclusão por proferir ofensas de cunho racial contra a vítima em junho de 2023; pena foi convertida em prestação de serviços e indenização.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.