SÁBADO, 23/08/2025
Publicidade
Publicidade

Mulheres lideram iniciativas de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia

Conheça a história de 4 mulheres, que através da sociobioeconomia transformam suas realidades e empoderam outras mulheres

Por Isabela Toledo - ƒ

Publicado em 

Mulheres lideram iniciativas de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia

Em qualquer parte do mundo, as mulheres se unem em torno de causas, lutando por independência e protagonismo. As mulheres desempenham um papel importante na mitigação das mudanças do clima. Segundo a Aliança Global de Gênero e Clima, especialmente na America Latina, são as mulheres que mais contribuem para a conservação da biodiversidade e as maiores responsáveis por práticas sustentáveis de conservação da natureza.

Foi em meio à floresta, que surgiu a Inatú Amazônia®️, uma marca coletiva criada por organizações sociais, que luta pela conservação ambiental e pela melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas. Com apoio técnico do Idesam, a marca é composta por 5 associações membro, AACRDSU, APADRIT, APFOV, ASAGA e ASPACS.

A marca comercializa tanto para o consumidor final, quanto para outros negócios. Entre 2019 e 2023, já vendeu cerca R$ 9 milhões em produtos da sociobiodiversidade e apoiou na conservação de mais de 2 milhões de hectares de área de floresta. Os produtos oferecidos pela Inatú Amazônia®, incluem óleos vegetais como a copaíba, andiroba, buriti, café verde, breu, e os objetos de madeira produzidos em movelaria familiar, com madeira proveniente do plano de manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã.

Louise Lauschner, mulher amazônida e especialista na Iniciativa de Produção Sustentável do Idesam, destaca o trabalho da Inatú Amazônia® na promoção do impacto social nas comunidades locais, que hoje conta com a atuação de 657 famílias dentro das cadeias de valor, sendo destas, 167 mulheres em posições de liderança.

“A Inatú Amazônia® é uma tecnologia social, que atua junto a 3 usinas de óleos vegetais de 3 diferentes associações e nelas é possível fazer a extração desses óleos dentro das comunidades. A ideia é que os jovens e as mulheres das comunidades possam se manter nesse território com uma fonte de renda vinda do fortalecimento da cadeia produtiva”, explica, destacando que na construção dos projetos e investimentos feitos nessas cadeias, a profissionalização e a qualificação são fundamentais.

Louise também destaca a importância do reconhecimento e valorização do papel das mulheres que estão nas unidades de conservação atuando nas cadeias produtivas, pois apesar das diferenças geográficas, todas enfrentam problemas muito similares. Ela exemplifica situações em que as contribuições das mulheres são apagadas, com os méritos sendo atribuídos aos homens, mesmo quando são elas quem executaram as atividades.

Mulheres lideram iniciativas de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia - News Rondônia
Louise Lauschner

“Ter esse olhar feminino pra perceber e identificar situações como essa, é extremamente relevante para valorizar aquela mulher e trazê-la à frente. O machismo é muito presente. Não só nessas unidades de conservação, mas no mundo como um todo. Então, a gente precisa fazer esse empoderamento e essa conscientização nas comunidades, e isso se dá através de capacitações, na abordagem de questões de gênero, ou pode se dar através desse empoderamento feminino, onde a gente valoriza o trabalho e faz com que aquela mulher se sinta importante também”, afirma.

Um sonho familiar

“A movelaria foi isso, um sonho, que a gente sabia que não ia ser fácil realizar, mas a gente foi em busca… com o apoio dos nossos parceiros, com a incentivo da família e com o pensamento de que a gente precisa fazer as coisas acontecerem no local que a gente vive”, é o que diz Elizângela Cavalcante, gestora da Movelaria Familiar ILC Cavalcante, professora, administradora da certificação FSC no Plano de Manejo Comunitário da AACRDSU e idealizadora da Rede de Fortalecimento das Mulheres Ribeirinhas. Ela é uma entre tantas mulheres lutando pela conservação da floresta, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, na comunidade de São Francisco do Caribi.

A conquista da movelaria veio a partir da criação do primeiro Plano de Manejo Comunitário dentro da Reserva, desenvolvido em 2021, junto ao Idesam, por meio do projeto Cidades Florestais e com apoio do Fundo Amazônia.

“A gente tinha ciência de uma coisa, que para a movelaria acontecer, a gente precisava ter um plano de manejo comunitário. E a gente se envolveu muito, foi o passo mais importante da vida da gente. Em seguida, aí sim, veio a construção da estrutura física da movelaria. E foi muito difícil. Melhorou bastante quando a gente começou a ter apoio do Idesam e da da CLUA (Climate and Land Use Alliance)”, conta.

O desejo inicial de Elizangela e sua família, era uma movelaria para produção de móveis, mas com o apoio técnico adquirido pelos parceiros, surgiu a ideia de produzir objetos em madeira.

“Aí foi uma ideia muito boa, porque fazendo os objetos de madeira, a gente sabia que ia usar menos matéria-prima. Vamos dizer que com a madeira que faz uma cama, eu consigo fazer 40 peças pequenas, 40 objetos, então já melhorou. Porque a nossa preocupação não era somente em gerar renda, a nossa preocupação também vinha de gerar renda e conservar a nossa floresta”, relembra Elizangela.

No ano passado, Elizangela foi escolhida como uma das 20 lideranças femininas dos 5 biomas brasileiros, para participar do Programa ‘Elas Lideram’, que reúne mulheres protagonistas que estão fazendo sua história, impactando positivamente o mercado, revolucionando a gestão de empresas, trazendo impactos reais nos negócios com inovação, engajamento, representatividade e contribuindo para evolução e transformação para uma sociedade com mais equidade de gênero.

Mulheres lideram iniciativas de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia - News Rondônia
Elizângela Cavalcante

“Eu nunca almejei isso. Eu nunca almejei me destacar em alguma coisa. Eu almejei só melhorar a vida da nossa comunidade. Eu almejei só ter dias melhores para mim e para quem está chegando”.

Rede de Mulheres Extrativistas

No sul do Amazonas, em Lábrea, também vive Socorro Rodrigues, líder da Usina de Processamento de Óleos Vegetais da Associação Agroextrativista da Colônia do Sardinha (ASPACS), que também integra a Inatú Amazônia®. Ela conta que dentro da Associação, existe uma rede composta por 60 mulheres extrativistas, dentro da cadeia do murumuru.

“Existem muitas mulheres dentro dessa cadeia, que trabalham diretamente com o extrativismo, a limpeza e a secagem do fruto. Não só do murumuru, mas da andiroba também, mulheres extrativistas de comunidades tradicionais ribeirinhas do Rio Purus e alguns afluentes”.

Socorro foi uma das responsáveis pela estruturação da cadeia do murumu, através do projeto Cidades Florestais, coordenado pelo Idesam junto com a ASPACS. Hoje a manteiga processada na Usina é o produto mais consolidado da Associação, que também trabalha com o óleo de andiroba, a manteiga de tucumã e o cumaru, que ainda está sendo estudado pela organização.

“No caso dos óleos a gente trabalha dependendo da demanda. A Usina tem capacidade pra produzir bem mais coisa do que produzimos hoje, então qualquer outro óleo ou manteiga que a gente queira extrair, as nossas máquinas têm capacidade pra isso”.

Além de gerenciar a Usina, Socorro também é responsável pelo gerenciamento das cadeias dentro do território, em torno de 37 comunidades no Rio Purus. “Meu trabalho é estar presente nessas comunidades, com as famílias extrativistas. No início do ano, a gente faz uma primeira viagem que é pra contratação de safra. E aí a gente viaja pra todas as comunidades, rio acima rio abaixo, tendo esse acompanhamento de visitas mesmo, porque a gente não busca só o produto pelo produto, mas a gente busca o desenvolvimento sustentável aqui da região, buscando uma melhor renda para o comunitário’, relata.

Mulheres lideram iniciativas de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia - News Rondônia
Socorro Rodrigues

Para ela, fazer renda e trabalhar pelo desenvolvimento sustentável da região é uma maneira de continuar o trabalho extrativista, que no passado foi realizado por seus pais e que hoje ganha novo sentido, melhorando a vida das comunidades, empoderando outras mulheres e fortalecendo a cadeia produtiva dos frutos da sua terra.

De onde vem esse produto?

As histórias dessas mulheres amazônidas, que desempenham um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável se conecta com a história de outro negócio de inovação da sociobioeconomia. Do outro lado do país, em São Paulo, a Urucuna® aposta em produtos de bem-estar e serviços da natureza, para aliar seu compromisso com a sustentabilidade, com o comércio ético e sobretudo, com o empoderamento das mulheres.

A empresa, criada pelas irmãs e sócias, Júlia e Lígia Tatto, surgiu inicialmente como um marketplace, com intuito de comprar e revender peças de artesanato pra casa, pro corpo, biojoias e decoração, para apoiar os povos da floresta no escoamento dessa produção. Hoje a marca é responsável pela criação de 38 aromas de ambiente e velas que utilizam o ouriço da castanha, caroços de tucumã e tampas de madeira. A Urucuna® hoje promove o impacto de mais de 95 artesãs, de 15 povos tradicionais diferentes, 13 organizações comunitárias, além de 7 organizações de apoio. Membro da Rede Origens Brasil®, é uma das empresas compradoras de insumos da Inatú Amazônia®, sempre preocupada em garantir a rastreabilidade dos produtos, por um comércio cooperativo e ativista.

Lígia Tatto, sócia-fundadora da empresa, diz que para elas, enquanto mulheres empreendedoras, o seu papel é justamente o de conseguir mostrar que dá para fazer a diferença enquanto mulheres. “Hoje 95% das nossas fornecedoras, das artesãs, são mulheres… dentro da Urucuna® nós somos duas sócias mulheres e temos uma mulher que é contratada para ajudar a gente na parte da comunicação… Então hoje é um movimento bem feminino”, destaca.

Mulheres lideram iniciativas de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia - News Rondônia

Ela relata o valor de adquirir matéria-prima de uma cadeia que beneficia outras mulheres. “A gente se vê enquanto essas mulheres que precisam ter a própria autonomia de certa forma, autonomia financeira, mas também vê que essas mulheres precisam ainda mais, porque elas são responsáveis pelas suas próprias famílias e precisam fazer o negócio girar, porque independente de qual tipo de sociedade que a gente está inserida, é sempre a mulher que está olhando para a questão de cuidado familiar”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fiscalização do TCE-RO garante conforto térmico e atendimento humanizado na ala infantil do Cosme e Damião

Fiscalização do TCE-RO garante conforto térmico e atendimento humanizado na ala infantil do Cosme e Damião

Após inspeção do Tribunal de Contas, unidade de internação rápida do Hospital Infantil de Porto Velho recebe climatização adequada, beneficiando pacientes e profissionais.
L
Prefeitura e Emdur reforçam combate aos furtos de fiação na Av. Guaporé

Prefeitura e Emdur reforçam combate aos furtos de fiação na Av. Guaporé

Trecho entre Avenidas Calama e Imigrantes volta a ser alvo de criminosos; iluminação será restabelecida e ações preventivas seguem em andamento.
L
Prefeitura intensifica negociações para pavimentação da Expresso Porto

Prefeitura intensifica negociações para pavimentação da Expresso Porto

Prefeito Léo Moraes busca antecipar obra estratégica para escoamento da produção agrícola e segurança no trânsito urbano.
L
Prefeitura realiza mesa de conversa com vozes diversas contra a violência doméstica

Prefeitura realiza mesa de conversa com vozes diversas contra a violência doméstica

Evento no TRE/RO marca 19 anos da Lei Maria da Penha e discute causas, efeitos e estratégias de enfrentamento da violência contra mulheres.
L
Prefeitura dialoga com distritos de Porto Velho sobre planejamento urbano

Prefeitura dialoga com distritos de Porto Velho sobre planejamento urbano

Encontros preparatórios para a 2ª Conferência do PDPM permitem que moradores apresentem demandas e elejam representantes locais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista com Vinicius Almeida

Nesta sexta-feira (22), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe o advogado Vinicius Almeida, especialista em Direito Tributário e Holding Patrimonial, professor universitário, mestrando em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça pela UNIR e ex-procurador da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho.
L
Tem internauta de sorte! Promoção News Rondônia + Cine Araújo já tem ganhadora da semana

Tem internauta de sorte! Promoção News Rondônia + Cine Araújo já tem ganhadora da semana

Toda sexta-feira tem sorteio de ingressos para o Cine Araújo. A vencedora da vez já garantiu seu par para curtir os melhores filmes em cartaz!
L

Povoado Nerd | Entrevista Fernando Rodrigues da Silva

Nesta sexta-feira, dia 22, às 17h, o Programa Povoado Nerd recebe Fernando Rodrigues da Silva, vice-presidente e CEO da Associação Miners Sports. Apaixonado por esportes, Fernando tem sido peça-chave na consolidação da Miners como referência, colocando Rondônia no cenário nacional do futebol americano e expandindo a atuação para modalidades como vôlei, basquete e flag football.
L

Programa Fonte de Vida | Entrevista José de Melo Silva e Ana Paula Baldez

Nesta sexta-feira, às 16h, o Programa Fonte de Vida recebe dois convidados especiais para um bate-papo esclarecedor sobre o tema: “Cuidando do Cuidador – Perfil desse profissional, sua formação e habilidades para exercer tal atribuição profissional.”
L
Velho Pimentel ou Porto Velho Militar: conheça a origem e história de Porto Velho

Velho Pimentel ou Porto Velho Militar: conheça a origem e história de Porto Velho

Município, fundado durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, completa 111 anos com histórias de lendas, militares e povos indígenas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Projeto prioriza crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social
L
Presidente Lula exige mais financiamento para combate às mudanças climáticas

Presidente Lula exige mais financiamento para combate às mudanças climáticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento na Colômbia, cobrou dos países ricos um financiamento mais robusto para as ações climáticas, criticando a falta de comprometimento em acordos da ONU.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia solenidade do Dia do Soldado no 6º BIS em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia solenidade do Dia do Soldado no 6º BIS em Guajará-Mirim

Evento celebrou o patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias, destacando a importância da defesa da Amazônia e proteção das fronteiras
L
Jaime Bagattoli entrega ônibus universitário para Monte Negro e anuncia novos investimentos

Jaime Bagattoli entrega ônibus universitário para Monte Negro e anuncia novos investimentos

Senador destacou apoio à saúde e à infraestrutura do município durante ato no Vale do Jamari.
L
Projeto de Sofia Andrade institui Política de Conscientização contra o Aborto em Porto Velho

Projeto de Sofia Andrade institui Política de Conscientização contra o Aborto em Porto Velho

Lei sancionada pelo Executivo prevê campanhas educativas, palestras e ações permanentes de orientação na saúde e na educação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem morre atropelado por carreta na Imigrantes em Porto Velho

Homem morre atropelado por carreta na Imigrantes em Porto Velho

Acidente ocorreu na região norte da capital; motorista fugiu do local, e perícia foi acionada.
18
Moradora de rua espancada a pauladas em casa abandonada morre no hospital

Moradora de rua espancada a pauladas em casa abandonada morre no hospital

Vítima, identificada como Cilene, não resistiu aos ferimentos após ser atacada por outra mulher em situação de rua no bairro Embratel.
18
Ladrão se passa por cliente e atira dentro de loja durante assalto no centro de Porto Velho

Ladrão se passa por cliente e atira dentro de loja durante assalto no centro de Porto Velho

Durante a ação, as vítimas tentaram evitar o crime, mas o criminoso chegou a fazer alguns disparos dentro da loja e depois fugiu em uma moto que estava estacionada na frente do estabelecimento comercial.
16
Força Tática do 9º BPM estoura ponto de drogas no Cidade Nova

Força Tática do 9º BPM estoura ponto de drogas no Cidade Nova

No interior do imóvel, os policiais encontraram grande quantia em dinheiro, três máquinas de cartão e uma balança de precisão, materiais geralmente utilizados no comércio de entorpecentes.
14
Apreensão de 500 quilos de drogas na Zona da Mata

Apreensão de 500 quilos de drogas na Zona da Mata

Uma operação conjunta das forças de segurança resultou na apreensão de quase 500 quilos de cocaína e skunk em uma pista de pouso clandestina na Zona da Mata.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab retoma estoques públicos de arroz em Pelotas após 11 anos

Conab retoma estoques públicos de arroz em Pelotas após 11 anos

Ação garante preços justos aos produtores e reforça formação de estoques estratégicos no país.
L
“Programa Calcário Já” transportou quase 2 mil toneladas e segue beneficiando produtores da capital e distritos

“Programa Calcário Já” transportou quase 2 mil toneladas e segue beneficiando produtores da capital e distritos

Iniciativa da Semagric garante transporte gratuito de calcário agrícola, fortalecendo a agricultura familiar e a produtividade rural em Porto Velho.
L
Anderson Pereira assume direção-geral da AROM a convite de Hildon Chaves

Anderson Pereira assume direção-geral da AROM a convite de Hildon Chaves

Ex-deputado estadual reforça compromisso de fortalecer a articulação institucional e apoiar prefeitos de Rondônia na gestão pública.
L
Programa Avalia Porto Velho melhora performance dos estudantes da rede municipal

Programa Avalia Porto Velho melhora performance dos estudantes da rede municipal

Segunda edição de 2025 avalia alunos do 2º ao 9º ano em Língua Portuguesa e Matemática, reforçando a qualidade da educação pública.
L
Centro de Diálise de Ariquemes garante mais de 2 mil atendimentos mensais a pacientes renais crônicos

Centro de Diálise de Ariquemes garante mais de 2 mil atendimentos mensais a pacientes renais crônicos

Unidade oferece hemodiálise, acompanhamento multiprofissional e assistência gratuita a moradores de nove municípios da região.
L

Recebimento de Licença Ambiental (LS): DANTAS & FREIRES COMERCIO E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA.
L

Librelato aposta no Brasil e investe em nova unidade em São Paulo

Investimento de R$ 10 milhões marca expansão da implementadora no Sudeste.
L
Biblioteca Municipal Francisco Meirelles promove noite de autógrafos com autores mirins do Clube de Leitura Infantil

Biblioteca Municipal Francisco Meirelles promove noite de autógrafos com autores mirins do Clube de Leitura Infantil

Do total de 40 participantes, 16 crianças conseguiram concluir, registrar e publicar suas histórias, tornando-se oficialmente novos autores mirins de Porto Velho. O feito coloca a capital rondoniense em destaque também no cenário estadual, ao valorizar a literatura produzida pelas próprias crianças.
L
Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça

Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça

Sebrae apresenta resultados do mapeamento de potencialidades locais e estratégias para fortalecer o ambiente de inovação no município.
L
Conab negocia 109,2 mil toneladas de arroz em leilões de Contrato de Opção

Conab negocia 109,2 mil toneladas de arroz em leilões de Contrato de Opção

Leilões realizados entre 21 e 22 de agosto comercializaram 99,8% do total ofertado, beneficiando produtores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.