Na noite desta quinta-feira (29), a Defesa Civil registrou aumento do nível do rio, que é o principal manancial da cidade, com lâmina de 17m04cm, às 18h (horário do Acre).
Na medição das 15h, o afluente alcançou a marca dos 17 metros, ficando a menos de um metro da cota atingida na enchente de 2023, que foi de 17,72m. Vale lembrar que a cota de transbordo é de 14m.
O alcance das águas no Calçadão da Gameleira é de extrema preocupação para a população bem como para as autoridades. Naquele espaço, funciona além de bares e restaurantes, órgão públicos e monumentos históricos que fazem parte da criação da cidade de Rio Branco.
No último domingo (25), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência decretada em 17 das 22 cidades do Acre. Segundo o Governo, até hoje (01), 19 municípios registraram o sinistro. Mais de 100 mil pessoas já foram atingidas pelas águas e igarapés em todo o estado. Dentro desse quantitativo estão as pessoas desabrigadas, desalojadas e aquelas que, mesmo com a chegada das águas, não saíram de suas casas.
Segundo a meteorologia, nesta sexta-feira, a tendência do tempo é de muita chuva no Acre, porém, no fim de semana, o primeiro do mês de março, o calor abafado, com sol e nuvens, vai predominar, mas pode chover rápido em alguns pontos. Espera-se que os níveis do rio e dos igarapés possam dar sinais de vazante nesse ínterim.
A seguir, informações de como você pode ajudar: