SEGUNDA-FEIRA, 23/03/2026

Em destaque

Relato de professor sobre rigidez em penitenciária viraliza na web

Francisco Araújo trabalhou por dois anos na unidade federal de Mossoró.

Por Felipe Pontes - 20

Publicado em 

Relato de professor sobre rigidez em penitenciária viraliza na web
Francisco Augusto da Cruz de Araújo/Divulgação
O professor universitário Francisco Augusto da Cruz de Araújo deu aulas por dois anos na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e em relato à Agência Brasil contou os rígidos protocolos de segurança pelos quais era obrigado a passar.

Ele relatou que “não imaginava existirem padrões de segurança tão altíssimos” e disse ter ficado descrente ao saber da hipótese de que os presos teriam conseguido sair de suas celas sozinhos, ante todos os procedimentos a que eram submetidos.

O relato do professor começou a chamar atenção na rede social X (antigo Twitter). Numa série de posts, ele descreveu, por exemplo, os procedimentos de entrada e saída na unidade. Uma das publicações se aproxima de 5 mil compartilhamentos.

Ela conta, por exemplo, que para entrar no presídio precisou ter sua vida investigada com ao menos 15 dias de antecedência, quando a direção requer o envio dos documentos pessoais. Quem não se submete ao procedimento “fica do lado de fora”, conta Araújo.

Ele deu aulas a nove internos que foram aprovados para ingressar em curso superior de gestão ambiental na Universidade Aberta do Brasil, no polo de Mossoró, que é gerido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Foi escolhido por ter feito mestrado em ciências sociais com foco em segurança pública e sistema prisional.

Como os presos não têm acesso a eletrônicos, para viabilizar os estudos à distância era preciso enviar todo o material por email para ser impresso na própria penitenciária. Ao menos uma vez por mês, Araújo e outros professores iam à unidade para dar aulas durante todo o dia, para tentar avançar o máximo possível no programa do curso.

Para entrar no presídio, é preciso utilizar roupas sem nada de metal, sejam botões, presilhas ou zíperes. “Eu ia com uma calça de academia, dessas de nylon, camiseta e tênis de corrida”. Nada de metal pode passar pelos diversos detectores espalhados pela unidade, relata o professor.

Primeiro, Araújo era encaminhado para a área administrativa e, depois, acompanhado de um policial penal, ia ao encontro dos alunos em diferentes alas do presídio. “Eu levava de 30 a 40 minutos para chegar até o preso”, disse o professor. “Eu brincava de contar quantos portões de ferro eu precisava atravessar pra chegar até o lugar das aulas, às vezes eram 17, às vezes 20”.

Nas aulas, os presos ficavam de um lado das grades enquanto Araújo ficava do outro, sempre acompanhado do agente penitenciário. “Éramos orientados a não revelar nada de nossa vida pessoal, para não haver risco de sequestros e coisas assim. Um dia levei uma cotovelada do agente porque, num ato falho, revelei a cidade e o bairro onde morava”, conta o professor.

Para estudar, os presos tinham acesso somente ao material impresso, com páginas unidas por cola branca, pois nem mesmo grampos ou clipes eram permitidos. As canetas disponibilizadas aos internos tinham apenas o tubinho de tinta com a ponta, sem o corpo de plástico. Tudo era recolhido ao final do dia.

Fuga

Nas duas oportunidades que teve de visitar celas da unidade, Araújo relatou ter visto apenas uma cama e uma mesinha de alvenaria, sem bancos ou cadeiras. Nem mesmo lençóis são disponibilizados aos presos, para quem não usem para se enforcar, por exemplo.

Na lembrança do professor, as aberturas para ventilação e iluminação da cela ficavam a cerca de cinco metros do chão. Isso fez ele estranhar a foto revelada pela imprensa que mostra o buraco por onde os presos supostamente escaparam.

“Eu achei muito estranho essa hipótese de que eles fugiram por ali, porque quebraram uma parede de concreto armado que fica a cinco metros de altura. É muito difícil”, disse ele à Agência Brasil.

O professor diz acreditar mais na hipótese de que os dois fugitivos receberam algum tipo de ajuda. “Conhecendo os critérios de segurança que o presídio federal de Mossoró tem, é praticamente impossível alguém sair de lá sem que alguém veja”.

O trabalho de Araújo na Penitenciária de Mossoró ocorreu entre os anos de 2017 e 2018. A rotatividade de presos fez com que todos os alunos acabassem transferidos, o que impossibilitou a continuidade do projeto. “Alguns, acho que três, que voltaram para presídios estaduais conseguiram terminar o curso em outras unidades de ensino”, disse.

“Lamento muito que isso tenha acontecido no presídio federal, porque conheço a seriedade das pessoas que trabalharam comigo nesses dois anos. São pessoas espetaculares, comprometidas com a segurança”, conclui o professor.

Buscas

Neste domingo (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o episódio e disse acreditar em algum tipo de facilitação. Algumas horas depois, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse ser necessário o fim das investigações para que se possa falar em qualquer tipo de conivência de agentes do presídio.

As buscas pelos fugitivos entraram no quinto dia neste domingo e se concentram em um raio de 15 quilômetros ao redor da penitenciária. Cerca de 500 agentes trabalham na recaptura, bem como três helicópteros, drones e detectores de calor.

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram os primeiros detentos a escapar de um presídio federal, considerado de segurança máxima. O sistema foi criado em 2006. Eles fugiram na última quarta-feira (14) e são considerados de alta periculosidade.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Operação Cidade Limpa intensifica ações em Porto Velho

Operação Cidade Limpa intensifica ações em Porto Velho

Trabalho em várias regiões garantem mais qualidade de vida e saúde pública
L
Indústria defende energia nuclear como estratégica para a soberania

Indústria defende energia nuclear como estratégica para a soberania

Especialistas reunidos no Rio de Janeiro apontam necessidade de domínio completo do ciclo do urânio; Brasil busca autonomia tecnológica para garantir segurança energética nacional.
L
Uma Concertação pela Amazônia realiza encontro em Porto Velho para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia realiza encontro em Porto Velho para debater soluções sustentáveis

Evento promove diálogo entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil sobre restauração florestal, segurança energética e desenvolvimento regional.
L
Última década foi a mais quente já registrada, aponta relatório da ONU

Última década foi a mais quente já registrada, aponta relatório da ONU

Documento da WMO revela que período entre 2015 e 2025 quebrou recordes de temperatura; ano de 2025 atingiu 1,43°C acima dos níveis pré-industriais.
L
Conta de energia: Energisa ensina como mudar titularidade sem sair de casa

Conta de energia: Energisa ensina como mudar titularidade sem sair de casa

Procedimento digital garante agilidade, segurança e acesso à tarifa social para clientes de baixa renda.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Luiz Henrique Braga destaca ações sociais da Sorriso do Amanhã

Durante a entrevista, Luiz Henrique vai compartilhar a história da criação da entidade, os projetos desenvolvidos ao longo dos anos e os resultados alcançados com dedicação e compromisso.
L
CIEE abre 116 vagas de estágio e aprendizagem em Rondônia

CIEE abre 116 vagas de estágio e aprendizagem em Rondônia

Oportunidades contemplam estudantes do ensino médio e superior em diversas áreas, com cadastro gratuito disponível no portal do CIEE.
L

Ponto & Contraponto: Samuel Costa debate política e futuro de Rondônia

O debate promete trazer reflexões importantes sobre o futuro do estado, com diferentes visões e propostas que impactam diretamente a população.
L
Chuvas intensas atingem Rondônia no início da semana

Chuvas intensas atingem Rondônia no início da semana

Previsão indica tempestades em todas as regiões e risco de eventos mais severos a partir de terça-feira. Mesmo com a chegada do outono, o calor persiste e mantém a sensação de tempo abafado.
L

Veja quem faturou no RondônCap de domingo dia 22: resultados do sorteio completo

Sorteio realizado na tarde de domingo distribuiu prêmios para titulares em diversas cidades, com destaque para Porto Velho, que teve ganhador de R$ 80 mil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo lança Projeto Soldado Cidadão para apoiar militares na transição ao mercado de trabalho

Governo lança Projeto Soldado Cidadão para apoiar militares na transição ao mercado de trabalho

Portaria publicada no Diário Oficial da União cria programa de capacitação e recolocação profissional para militares temporários após licenciamento.
L
Lula participa da entrega de 2,2 mil casas do Minha Casa, Minha Vida

Lula participa da entrega de 2,2 mil casas do Minha Casa, Minha Vida

Cerimônia ocorre em Brasília e simultaneamente em quatro estados, beneficiando famílias de todo o país nesta terça-feira (24/3).
L
TRT-14 movimenta quase R$ 4 milhões em acordos na campanha "Elas em Pauta"

TRT-14 movimenta quase R$ 4 milhões em acordos na campanha “Elas em Pauta”

Mutirão de conciliação focado em mulheres beneficiou 1,9 mil pessoas e reforçou acesso rápido à Justiça do Trabalho em RO e AC.
L
Cláudia de Jesus defende salários dignos para profissionais da saúde

Cláudia de Jesus defende salários dignos para profissionais da saúde

Parlamentar participou de fórum estadual e destacou a urgência de valorização profissional para garantir a qualidade da saúde pública.
L
Vereador Dr. Gilber vistoriza campos de futebol amador em Porto Velho

Vereador Dr. Gilber vistoriza campos de futebol amador em Porto Velho

Parlamentar percorre espaços esportivos da capital para levantar demandas de infraestrutura; foco da ação é garantir iluminação em LED e reformas de arquibancadas.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF prende quatro homens por embriaguez ao volante em rodovias de Rondônia

PRF prende quatro homens por embriaguez ao volante em rodovias de Rondônia

Ocorrências registradas neste final de semana na BR-364, BR-421 e BR-319 resultaram em detenções após acidentes e tentativas de fuga em Ariquemes e Porto Velho.
10
Equipe do 5º Batalhão apreende drogas no residencial Orgulho do Madeira

Equipe do 5º Batalhão apreende drogas no residencial Orgulho do Madeira

Ação da guarnição sob comando do sargento Machado ocorre após denúncias anônimas na zona leste de Porto Velho; suspeito conseguiu fugir pulando janela de apartamento.
12
Operação 7 vidas resgata gato de bueiro na zona sul de Porto Velho

Operação 7 vidas resgata gato de bueiro na zona sul de Porto Velho

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizam ação conjunta para salvar animal preso em galeria de esgoto; resgate mobilizou moradores nesta segunda-feira (23).
L
MPRO consegue condenação de assaltantes que atacaram deputado Jean Mendonça e família

MPRO consegue condenação de assaltantes que atacaram deputado Jean Mendonça e família

Crimes ocorreram em outubro de 2025 e resultaram em penas que totalizam 30 anos de reclusão
14
Homem é preso por agredir filha e ameaçar esposa em RO

Homem é preso por agredir filha e ameaçar esposa em RO

Caso de violência doméstica no bairro Lagoa, em Porto Velho, envolveu adolescente ferida e ameaças de morte; suspeito foi detido pela Polícia Militar.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil supera meta com 66% das crianças alfabetizadas na idade certa

Brasil supera meta com 66% das crianças alfabetizadas na idade certa

Governo Federal anuncia que dois em cada três alunos concluíram o 2º ano do ensino fundamental sabendo ler e escrever em 2025; objetivo é atingir 80% até 2030.
L
Aposentados e pensionistas do INSS em Rondônia terão 13º salário antecipado

Aposentados e pensionistas do INSS em Rondônia terão 13º salário antecipado

Pagamento será dividido entre abril e maio, injetando R$ 453,2 milhões na economia do estado e beneficiando cerca de 250 mil pessoas.
L
Nubank enfrenta instabilidade no Pix nesta segunda-feira (23)

Nubank enfrenta instabilidade no Pix nesta segunda-feira (23)

Usuários relatam dificuldades para realizar transações; plataforma registra pico de mais de 1 mil notificações de erro.
L
Dra. Taíssa Sousa fiscaliza entrega de quadra em Campo Novo de Rondônia

Dra. Taíssa Sousa fiscaliza entrega de quadra em Campo Novo de Rondônia

Parlamentar destaca compromisso com a população.
L
Juíza condena advogados de Jairinho a pagarem custos de adiamento do júri

Juíza condena advogados de Jairinho a pagarem custos de adiamento do júri

Magistrada impõe multa para cobrir gastos com segurança e alimentação após defesa abandonar plenário; julgamento do caso Henry Borel foi remarcado para o dia 25 de maio.
L
Dra. Taíssa Sousa apoia 2ª Corrida Mulher Maravilha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa apoia 2ª Corrida Mulher Maravilha em Guajará-Mirim

Com inscrições gratuitas e grande adesão da população, o evento deve reunir centenas de participantes.
L
Dr. Caio Machado leva experiência de Rondônia a rede global de saúde de Harvard

Dr. Caio Machado leva experiência de Rondônia a rede global de saúde de Harvard

Fundador da Doutores da Amazônia integra iniciativa internacional em parceria com OMS, conectando projetos de saúde em áreas remotas ao redor do mundo.
L
Luana Lopes Lara e a Kalshi: startup brasileira de US$ 11 bi que opera mercados de eventos

Luana Lopes Lara e a Kalshi: startup brasileira de US$ 11 bi que opera mercados de eventos

Plataforma fundada pela brasileira permite negociar contratos sobre acontecimentos reais, atrai investidores como Sequoia e Andreessen Horowitz e já vale cerca de R$ 58,6 bilhões.
L
Guajará-Mirim sedia encontro estratégico para impulsionar o turismo e a economia em Rondônia

Guajará-Mirim sedia encontro estratégico para impulsionar o turismo e a economia em Rondônia

A iniciativa busca sensibilizar secretários municipais sobre o papel estratégico da atividade turística na geração de empregos.
L
FGC inicia pagamento de garantia a 152 mil clientes do Banco Pleno

FGC inicia pagamento de garantia a 152 mil clientes do Banco Pleno

Credores da instituição liquidada podem solicitar o ressarcimento pelo aplicativo a partir desta segunda-feira (23); fundo prevê pagar R$ 4,8 bilhões em garantias.
L