TERÇA-FEIRA, 30/12/2025

Em destaque

Coluna do Simpi: Malha fina: a sanha arrecadatória chegou ao MEI

O segredo aqui é manter um olho bem aberto nas suas transações , e com um pouco de organização, você pode usar todas as vantagens que esses sistemas peritem se preocupar com os riscos.

Por SIMPI - ƒ

Publicado em 

O ano de 2024 veio com fortes mudanças fiscais para o Brasil, e uma delas tem impactado fortemente os MEIs: a “malha fina do MEI” por parte da Receita Federal. Essa medida entrou em vigor antes mesmo do período de entrega do Imposto de Renda e já tem afetado milhões de empresas cadastrados no Simples Nacional. No entanto, ao se tornar um MEI, o empreendedor assume algumas responsabilidades, como a obrigação de permanecer em dia com os pagamentos dos seus impostos. E é exatamente aí que a “malha fina do MEI” entra em jogo. De acordo com informações divulgadas pela Receita, os MEIs tiveram até o dia 31 de janeiro de 2024 para realizar a regularização de débitos existentes junto à ao fisco Federal. Aqueles que não realizaram a quitação destes débitos foram automaticamente excluídos do Simples Nacional e desenquadrados do Sistema Simples Nacional (SIMEI). Já a nível estadual o fisco também não dá folga. Já tem controle dos produtos adquiridos pelo CNPJ em uma aponta, e tem o controle do recebimento via cartão, conta bancaria e PIX, na outra. O Pix e o cartão são tão fáceis de aceitar que às vezes, podemos nos esquecer de que cada transação conta no nosso faturamento anual. Portanto, é preciso manter um controle rigoroso dessas transações para não ultrapassar o limite sem perceber. O segredo aqui é manter um olho bem aberto nas suas transações , e com um pouco de organização, você pode usar todas as vantagens que esses sistemas peritem se preocupar com os riscos.

Cerca de 300 mil MEI’s, Micros e Pequenas Empresas brasileiras perderam a condição privilegiada de ser optante do Simples Nacional e ficar livre de uma série de burocracias e de tributos que atazanam a vida das empresas de menor porte. Perdendo o prazo estipulado pela Receita Federal constante no Termo de Exclusão do Simples Nacional, a empresa nem foi cancelada e nem foi permitido fazer uma nova opção de retorno. A empresa ainda teve uma oportunidade, pois mesmo excluído e optando por uma nova solicitação, foi dado novo prazo para regularização dos débitos e posteriormente a adesão ao Simples Nacional que foi até dia 31 de Janeiro. Perdendo novamente esse novo prazo, e já como empresa “normal” o contribuinte irá apurar os impostos pelas regras normais de tributação, optando pelo Lucro Real ou Lucro Presumido. E os custos maiores serão sentidos de imediato. Dependendo de como seja a sua empresa, o principal e mais grave prejuízo está relacionado aos tributos, com isso, a principal consequência está no aumento da carga tributária, principalmente às empresas de serviços, que podem possuir um lucro maior em relação às empresas de comércio. Porém a consequência mais comum é a inscrição dos débitos na Dívida Ativa, o que impacta a empresa em várias situações, como empréstimos bancários, fornecedores, participação de licitação, não ter os privilégios dado às empresas do Simples Nacional etc., decorrentes de não possuir a liberação da Certidão Negativa de Débitos Tributário. No caso do Microempreendedor Individual (MEI), além de sentir imediatamente a questão tributária, terá ainda de contratar imediatamente um contador, que como MEI não era necessário. Empresários nesta situação procurem informações e orientações no Simpi que deixa a disposição, profissional treinado além de contadores conveniados para estas situações. Entenda:

 

Foto: empreendedores.mercadopago.com.br

A regularização fiscal da microempresa e Microempreendedor Individual (MEI) que se inscreveram no Simples Nacional até 31 de janeiro ganhará uma nova chance, com prazo estendido até 5 de março. Essa medida permite que o MEI tenha mais tempo para quitar ou parcelar seus débitos junto à Receita Federal, assegurando a adesão ao regime tributário especial do Simples Nacional. No contexto dessa prorrogação, representantes de entidades, integrantes do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, têm trabalhado em conjunto com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresas de Pequeno Porte (MEMP), liderado pelo ministro Márcio França. Em relação a prorrogação e o novo prazo, aqueles desenquadrados, têm até 05 de março para quitar ou parcelar seus débitos e iniciar o processo de recuperação do registro MEI. O estado da empresa pode ser verificado no Portal do Empreendedor, que também oferece detalhes sobre as opções de pagamento e parcelamento. Após a regularização, o interessado deve acessar o portal do Simples Nacional para reativar seu cadastro. Esse regime tributário simplificado unifica o pagamento de tributos em uma única guia mensal para MEI.

Se o Brasil vai tão bem, por que os altos índices de inadimplência?
Foto: Freepik

Os números da inadimplência no Brasil em 2023 surpreenderam a todos. Os pedidos de recuperação judicial aumentaram em 68% e 333 mil novas empresas entraram no rol das negativadas. Somado a isso, mais 2 milhões de novas pessoas também foram negativadas, e fica a pergunta: “se o PIB cresceu, a indústria cresceu, setor de serviços cresceu, agricultura cresceu, o desemprego caiu, o que explica esse número tão alto?”. Fica claro que o sistema de intermediação financeira é da época de inflação alta, onde o Brasil é o único pais do mundo que tributa o crédito, tem os compulsórios mais altos do mundo, tem um sistema confuso de taxa mês e taxa ano e uma regra diferente para receber dividas fiscais com os ativos a receber corrigidos pela Selic mais multa, e passivos a pagar e os depósitos judiciais pela juros da poupança. E não podemos esquecer que a taxa de inadimplência pode ter sérias consequências econômicas. Quando muitas pessoas não conseguem pagar suas dívidas, as empresas perdem receita e as pessoas ficam com dívidas ainda maiores. Isso causa uma desaceleração no crescimento econômico e pode levar à recessão. Além disso, as altas taxas de inadimplência podem levar a um aumento da inflação, já que as empresas terão que cobrar mais por seus produtos para compensar os custos das dívidas não pagas. Entenda:

 

Governo prevê novas regras para MEI já para 2024
Foto: FreePik

Como parte das prioridades do ministério da Pequena Empresa chamado de Ministério do Empreendedorismo para 2024, tem a intenção de flexibilizar a lei do Microempreendedor Individual (MEI). Uma das mudanças sugeridas é o aumento do faturamento anual para R$ 144,9 mil. Dessa forma, essa proposta afetaria aproximadamente 15 milhões de microempreendedores cadastrados atualmente. Há também intenção de criar a “Rampa de Acesso” e com esse mecanismo facilitar a transição de MEI para Microempresa (ME), oferecendo uma tributação proporcional e obrigações administrativas graduais para as empresas que optassem pela mudança de regime. Outra prioridade da pasta é eliminar a cobrança de impostos de forma retroativa para os microempreendedores que excederem o limite de faturamento permitido pela legislação em mais de 20%. Ademais, as propostas apresentadas pelo Ministério do Empreendedorismo já foram encaminhadas para análise da Casa Civil e da Fazenda. O objetivo, portanto, é assegurar que as mudanças sejam compatíveis com a manutenção do equilíbrio fiscal, como é priorizado pela equipe econômica.

“Nova Indústria Brasil” traz boas novas para as micro e pequenas empresas
Foto: FreePik

O Brasil dá um passo significativo com o lançamento do Programa Nova Indústria Brasil (NIB) em janeiro de 2024. Este programa não apenas visa impulsionar a indústria nacional até 2033, com investimentos previstos de R$300 bilhões para até 2026, e que reconhece o papel crucial das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) nesse processo. As MPEs estão na linha de frente das oportunidades oferecidas pelo NIB, destacando-se como beneficiárias diretas de uma série de iniciativas projetadas para promover seu crescimento e fortalecimento no mercado. Enquanto o programa está em suas fases iniciais de implementação e algumas medidas ainda estão sendo regulamentadas, é crucial que essas empresas estejam atentas às oportunidades que surgirão. Hoje já a previsão que fica a disposição das MPE’s que querem participar do programa: Acesso a crédito e financiamento; Qualificação profissional; Apoio à inovação e pesquisa; Compras públicas. Para obter mais informações sobre o Programa Nova Indústria Brasil e as oportunidades disponíveis para as MPEs, consulte o pelo canal: (https://www.gov.br/mdic/pt-br). Entenda:

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo de Segunda-Feira, 29/12/2025: organização emocional e foco no encerramento do ano

Horóscopo de Terça-Feira, 30/12/2025: reflexões finais e decisões para a virada

O horóscopo de 30 de dezembro de 2025 indica um dia marcado por avaliações profundas, conversas necessárias e escolhas conscientes às vésperas do encerramento do ano
L
Com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Evento na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré terá show pirotécnico inclusivo conforme destacado por Vanderlei Silva e Antônio Ferreira
L

Governador Marcos Rocha declara luto oficial após morte de Valdivino Crispim

Governo de Rondônia decreta luto oficial de três dias pela morte do conselheiro do TCE-RO, Valdivino Crispim, em reconhecimento aos serviços prestados ao Estado.
L

Enchente fora de época atinge 12 mil pessoas em Rio Branco: 130 famílias estão desabrigadas

A cheia histórica do Rio Acre ultrapassa 15 metros em Rio Branco, desalojando famílias, inundando comunidades ribeirinhas e mobilizando Defesa Civil, Exército e prefeitura em ações emergenciais de apoio e abrigo.
L
Viradão do Béra terá Espaço Inclusivo para garantir acessibilidade no Réveillon

Viradão do Béra terá Espaço Inclusivo para garantir acessibilidade no Réveillon

Área reservada para pessoas com deficiência e neurodivergentes é confirmada por Lidiane Silva para o Viradão do Béra
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inflação do aluguel fecha 2025 com queda de 1,05%

Inflação do aluguel fecha 2025 com queda de 1,05%

IGP-M registra baixa e indica menor pressão de custos para 2026.
L

Operação “Acerto Mortal” resulta na prisão de suspeito por homicídio em Nova Mamoré

A Polícia Civil de Rondônia prendeu um suspeito envolvido no desaparecimento e morte de um fazendeiro em Nova Mamoré, após investigações que revelaram execução por dívida financeira.
10

Em algum lugar da Amazônia – Vestido de luto

Entre perdas, desalojamento e dor coletiva, a força feminina ribeirinha resiste ao colapso causado pela desigualdade e pela violência do poder econômico, transformando luto em memória e dignidade.
L
Mega da Virada registra reta final de apostas

Mega da Virada registra reta final de apostas

Prêmio histórico de R$1 bilhão atrai apostadores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo federal destaca avanços sociais e econômicos em Rondônia

Governo federal destaca avanços sociais e econômicos em Rondônia

Políticas e programas do Governo do Brasil beneficiaram milhares de rondonienses em 2025.
L
Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma

Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma

Ex-presidente passa por procedimento para conter crises de soluços em Brasília.
L
Lula veta PL sobre realocação de trabalhadores da Eletrobras

Lula veta PL sobre realocação de trabalhadores da Eletrobras

Veto integral devolve projeto ao Congresso Nacional.
L
Centrão deve definir apoio eleitoral até março de 2026

Centrão deve definir apoio eleitoral até março de 2026

Centrão planeja decidir entre Lula e Flávio Bolsonaro.
L
Trama golpista prisões são mantidas após custódia

Trama golpista prisões são mantidas após custódia

Trama golpista tem prisões domiciliares confirmadas após audiências.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motoboy é preso com 3 kg de cocaína na zona Sul

Motoboy é preso com 3 kg de cocaína na zona Sul

Ação do Denarc interceptou a entrega de entorpecentes no bairro Eletronorte durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras.
10
Força Tática prende apenado monitorado com crack no bairro Embratel

Força Tática prende apenado monitorado com crack no bairro Embratel

Homem de 27 anos foi detido no beco da Duque de Caxias durante patrulhamento de rotina do 1º BPM.
10
Adolescente do CV é apreendido com drogas na zona Leste de Porto Velho

Adolescente do CV é apreendido com drogas na zona Leste de Porto Velho

Polícia apreende 50 porções de maconha com jovem ligado ao Comando Vermelho.
16
Acidentes em rodovias federais matam 111 pessoas no feriadão de Natal

Acidentes em rodovias federais matam 111 pessoas no feriadão de Natal

Operação da PRF registrou 1.196 acidentes entre os dias 23 e 28 de dezembro.
12
Bicicleta motorizada é encontrada abandonada em matagal em Ji-Paraná

Bicicleta motorizada é encontrada abandonada em matagal em Ji-Paraná

Veículo estava escondido em área de difícil acesso no bairro Riachuelo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça paga R$2,3 bi em atrasados do INSS

Justiça paga R$2,3 bi em atrasados do INSS

Atrasados INSS beneficiam 152 mil segurados.
L
Nota de pesar – Valdivino Crispim de Souza

Nota de pesar – Valdivino Crispim de Souza

Luto oficial de três dias é decretado após a morte do conselheiro do TCE-RO.
L

Ministério da Saúde destina mais de R$ 2 milhões a filantrópicos de RO

Programa Agora Tem Especialistas garante recursos para ampliar atendimento especializado no SUS e reduzir filas em Rondônia.
L
Rio Acre sobe lentamente e pode atingir 15,40 m em Rio Branco

Rio Acre sobe lentamente e pode atingir 15,40 m em Rio Branco

Monitoramento do SGB alerta sobre risco de inundação e fornece boletins em tempo real.
L
Lísias Azevedo conquista destaque na comunicação baiana

Lísias Azevedo conquista destaque na comunicação baiana

Jornalista assume papel estratégico na FENACOM e fortalece protagonismo feminino.
L
Arte Barão celebra 100 anos da Escola Barão do Solimões

Arte Barão celebra 100 anos da Escola Barão do Solimões

Evento cultural reuniu alunos, professores e comunidade escolar em Porto Velho.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.