QUARTA-FEIRA, 25/03/2026

Em destaque

Carnaval: blocos infantis propiciam desenvolvimento de crianças

Veja dicas de cuidados para evitar sustos durante a diversão.

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Carnaval: blocos infantis propiciam desenvolvimento de crianças
Arquivo pessoal

Na casa da odontopediatra Thayse Brandi, uma rotina toma conta durante os dias de carnaval. Ela e a filha, Valentina, de 8 anos, reservam um tempo para pensar em fantasia e se aprontarem para bloquinhos infantis. “Sempre vamos combinando. Antigamente eu escolhia. Agora fazemos isso juntas”, conta a moradora do Rio de Janeiro.

Em 2024, pelo segundo ano seguido, mãe e filha têm mais um parceiro de folia. É o Lucca, caçula da família, de 1 ano e 1 mês de idade, que acompanha a mãe no sling – malha que mantém o bebê amarrado ao colo do adulto.

Thayse, que já frequentava blocos antes de ser mãe, acredita que a presença dos filhos nos bloquinhos faz bem para o desenvolvimento deles.

“A criança aprende muito pelo que ela vivencia, não só pelo que é dito para ela. Então, ela vê a gente vivenciando esse momento com muita alegria, com muita descontração, com muita harmonia. Eu acho que é importante para a criança ver isso”, avalia.

Direito de brincar

Brincadeira e diversão são direitos de todas as crianças, inclusive garantido pelo Artigo 227 da Constituição. E o carnaval é um ambiente propício para exercê-lo, segundo especialistas.

“É uma manifestação cultural, festa intergeracional, democrática e coletiva. Os blocos são uma forma de garantir os direitos das crianças a essa participação cultural de uma forma mais protagonizada. Um espaço voltado para elas. Uma liberdade de criação de fantasias, danças e canções”, descreve à Agência Brasil a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) Ana Rosa Moreira.

Blocos filhotes

Para tornar os blocos carnavalescos ambientes cada vez mais adequados à criançada, a tradição momesca passou por algumas adaptações. Um exemplo foi o bloquinho que surgiu no carnaval carioca.

Do bloco Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo surgiu, em 2011, o Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho, que anima parte da zona sul carioca nas segundas-feiras de carnaval. Os dois fazem uma brincadeira com o nome do bairro onde se concentram, o Largo do Machado.

A pedagoga Carla Wendling, fundadora da atração mirim, lembra que foi uma reclamação da neta, de 5 anos, que despontou a ideia de criar um bloco filhote.

“Eu levei a minha neta, e ela falou ‘vó, que música chata’, porque o bloco tradicional só toca marchinha e sambas autorais. Então surgiu a ideia do bloco infantil”.

Depois disso, foi criado o bloquinho com repertório de cantigas de roda com ritmo de marchinhas.

“Foi muito bacana. Além disso, a música dá essa questão do desenvolvimento. Não só a questão de desenvolvimento da linguagem, como o [desenvolvimento] motor e a socialização”, analisa a professora infantil e presidente do bloco que foi apadrinhado pelo cartunista Ziraldo.

Memória afetiva

Ana Rosa, que é psicóloga e faz parte do conselho da Aliança pela Infância, ONG criada para fazer o direito de brincar se espalhar por várias partes do país e classes sociais, também enxerga nos bloquinhos ferramentas de desenvolvimento infantil.

“Nesse espaço dos blocos, a gente acaba organizando um ambiente de brincadeira onde a criança pode manifestar a alegria dela, a participação dela a partir da dimensão lúdica. O brincar é extremamente potente como uma forma de linguagem, também de se apropriar da cultura, de se relacionar com o mundo”.

A psicóloga encontra no ambiente dos blocos mirins terreno fértil para o surgimento de memórias afetivas nas crianças.

“Elas ficam muito encantadas com o colorido, o brilho, os adereços, toda essa composição cultural. É importante que as crianças tenham esse contato direto, não sejam apenas espectadores, mas protagonistas. Isso, certamente, gera memórias afetivas que estarão presentes na história de vida dela, porque ela vivencia, ela significa esse momento como um agente ativo e não como mero espectador”, analisa.

Ana Rosa explica que a presença da criança em um ambiente de carnaval acaba sendo também uma forma de aprendizado para a vida.

“É um espaço de apropriação cultural e também de aprendizado, respeito, respeito ao outro, de trocas. É uma experiência muito formativa”, considera.

Cuidados e alimentação

Para que a diversão de carnaval não seja interrompida por sustos, o pediatra Tadeu Fernando Fernandes, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), enumera alguns cuidados que pais e responsáveis devem ter com as crianças nas jornadas de blocos.

“Carnaval é época de redobrar os cuidados com a prevenção de acidentes com crianças”, diz. Uma dica inicial é que a criança seja devidamente identifica, por exemplo, com uma pulseira ou colar na qual constem dados como nome e telefone.

“É uma época de calor, verão, então a alimentação tem que ser leve, à base de suco natural de frutas, água de coco – especificamente para os maiores de um ano de idade, hidratar comendo frutas, legumes e verduras. Evitar os produtos lácteos porque a deterioração nesta época de calor é muito grande”, lista o presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da SBP.

Fernando Fernandes acrescenta a importância de proteger a pele com protetor solar. O pediatra alerta os responsáveis para que fiquem atentos a riscos de acidentes durante brincadeiras de correr e empurrar. Outra preocupação tem que ser em relação a produtos químicos, como os presentes em sprays de espuma.

“Esses sprays podem dar alergia na pele e no olho”, cita. “Carnaval é uma época de alegria, festa, mas cabe com as crianças esses cuidados importantíssimos”, conclui.

Ao colocar o bloco mirim familiar na rua, a odontopediatra Thayse toma alguns cuidados. Ela faz um tampão com algodão para os ouvidos do Lucca, de 1 ano e 1 mês, além de mantê-lo sempre agarrado ao corpo dela. “Não fico em lugares insuportavelmente lotados, procuro os que não sejam megablocos”, relata.

Brincadeira sem fim

Por saber que as brincadeiras são uma espécie de enredo para uma infância afinada, Thayse faz com que a harmonia do espírito carnavalesco esteja em evolução o ano todo dentro de casa. “A minha filha sempre teve um contato com a fantasia de uma maneira muito constante na vida dela. Até os 4 anos de idade, ela andava de fantasia dentro de casa todos os dias”.

Outro elemento presente na rotina da família é o cantar. “Quase tudo a gente faz cantando, a hora da comida, do banho, de trocar roupa, todos esses momentos a gente sempre faz cantando de maneira bem lúdica”, conta.

Levar essas experiências e atividades para o lar é uma forma de minimizar a despedida de uma manifestação cultural que tem na Thayse uma grande fã.

“Eu acho o carnaval deixa a gente um pouco mais leve para encarar mais um ano”.

Além disso, fica um pedido da mãe foliona. “Deveria ter mais bloquinho durante o ano, não somente no carnaval”.

Orientações

Por ser um período com muita gente na rua, é importante conhecer algumas orientações para evitar casos de desaparecimento de crianças. No Rio de Janeiro, a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ) elaborou uma cartilha com dicas aos pais e responsáveis. Conheça algumas:

– Faça a carteira de identidade de sua filha ou filho ainda na infância (mesmo sendo bebê). Um documento com a foto da criança/adolescente e o nome dos responsáveis pode facilitar a busca, localização e identificação.

– Identifique a criança/adolescente ao sair de casa. Além de portar sempre a Carteira de Identidade, identifique a criança/adolescente com uma pulseira, crachá ou bordado na roupa contendo dados que permitam sua identificação (nome completo, nome e telefone do responsável, número do RG ou CPF), mesmo que estejam acompanhadas, principalmente nos casos de pessoas com deficiência. Crianças/adolescentes com deficiências ocultas (aquelas que não são percebidas de imediato, como autismo) também podem utilizar um cordão de fita com desenhos de girassóis como símbolo nacional de identificação da deficiência oculta

– Ensine as crianças, desde pequenas, a saber dizer seu nome completo e os nomes dos responsáveis.

– Mantenha a criança/adolescente sob supervisão constante de um adulto. É importante manter o contato visual com as crianças/adolescentes, um minuto de distração pode ser o suficiente para desaparecerem, principalmente em locais de muito movimento, como em praias, shopping e eventos.

– Criança não toma conta de criança. Nunca peça a uma criança/adolescente para tomar conta de outros. Elas não podem ser responsáveis umas pelas outras, pois todas as crianças/adolescentes precisam de proteção e acompanhamento de um adulto.

– Em caso de desaparecimento, registre imediatamente. Não é necessário esperar mais de 24 horas ou 72 horas para que a criança/adolescente seja considerada desaparecida. Procure a delegacia mais próxima.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bonito terá primeira vara judicial especializada no Pantanal

Bonito terá primeira vara judicial especializada no Pantanal

Unidade focada em direito ambiental foi anunciada durante a COP15 em Campo Grande; medida visa agilizar processos e garantir a proteção técnica de espécies migratórias e biomas do MS.
L
Programa Rondônia Cidadã leva serviços gratuitos ao distrito de Nova Esperança em Espigão do Oeste

Programa Rondônia Cidadã leva serviços gratuitos ao distrito de Nova Esperança em Espigão do Oeste

Ação itinerante do Governo de Rondônia oferece emissão de documentos, atendimentos de saúde e orientação jurídica nos dias 28 e 29 de março
L
"Autismo profundo" reacende debate e expõe casos de abandono

“Autismo profundo” reacende debate e expõe casos de abandono

Diante da ausência de políticas públicas eficazes, o Judiciário tem sido o principal caminho e esperança para famílias em busca de tratamento.
L

Sebrae premia prefeituras e reconhece iniciativas que impulsionam o desenvolvimento em Rondônia

13º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora e Selo Salas do Empreendedor destacam boas práticas e fortalecem gestão pública em Rondônia.
L
Correios anunciam escala 12x36 em setores operacionais

Correios anunciam escala 12×36 em setores operacionais

Medida faz parte do plano de reestruturação para conter déficit de R$ 4 bilhões; federação de trabalhadores critica a jornada e mobiliza categoria contra o que chama de retrocesso.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula sanciona Lei Antifacção com foco em "magnatas do crime"

Lula sanciona Lei Antifacção com foco em “magnatas do crime”

Nova legislação endurece penas, restringe benefícios penais para lideranças e corta o auxílio-reclusão para dependentes de membros de facções; texto busca atingir o patrimônio de chefes que vivem em luxo.
L
Porto Velho confirma primeiro caso de coqueluche em 2026

Porto Velho confirma primeiro caso de coqueluche em 2026

Bebê de três meses está internada e apresenta quadro estável; Prefeitura de Porto Velho inicia ações de bloqueio e reforça o alerta para a atualização da vacina pentavalente.
L

Programa Agenda News: Ronaldo Savaris apresenta a tendência do Ovo de Páscoa em fatias

Durante a entrevista, Ronaldo Savaris deve falar sobre o processo de criação dessa tendência, a recepção do público em Porto Velho e o que motivou a Cakes Savaris a apostar nesse formato pioneiro.
L
Governo propõe subsídio de R$ 1,20 para frear alta do diesel

Governo propõe subsídio de R$ 1,20 para frear alta do diesel

Nova estratégia prevê divisão de custos entre União e estados para conter impactos da guerra no Oriente Médio; medida emergencial tem validade até maio e impacto fiscal de R$ 3 bilhões.
L

Giro News: Dra Daiane Paraguassu orienta sobre a velhice em cães e gatos

A entrevista reforça a importância da qualidade de vida na velhice dos pets, mostrando que, com carinho e atenção, é possível proporcionar uma vida longa e saudável aos animais de estimação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alexandre de Moraes expede mandado de soltura que autoriza domiciliar a Bolsonaro

Alexandre de Moraes expede mandado de soltura que autoriza domiciliar a Bolsonaro

Decisão do ministro do STF estabelece prazo de 90 dias após alta médica para recuperação de broncopneumonia; ex-presidente voltará a utilizar tornozeleira eletrônica e terá vigilância policial na residência.
L
Vereador Dr. Gilber cobra melhorias para o Assentamento Joana D’Arc

Vereador Dr. Gilber cobra melhorias para o Assentamento Joana D’Arc

Pauta prioritária incluiu recuperação de estradas, logística para escoamento da produção e suporte técnico para fortalecer a agricultura familiar.
L
Câmara aprova projeto de Sofia Andrade que proíbe fogos com estampido em Porto Velho

Câmara aprova projeto de Sofia Andrade que proíbe fogos com estampido em Porto Velho

Projeto de autoria da vereadora Sofia Andrade veda comercialização e soltura de artefatos barulhentos; proposta segue para sanção do prefeito Léo Moraes e prevê multa de R$ 5 mil.
L
Deputado Edevaldo Neves recebe lideranças do Baixo Madeira para tratar demandas da região

Deputado Edevaldo Neves recebe lideranças do Baixo Madeira para tratar demandas da região

Durante a reunião, foram debatidas pautas voltadas ao desenvolvimento local, à valorização das atividades produtivas e à busca de soluções que atendam às necessidades da comunidade.
L
Jair Bolsonaro apresenta melhora e deixa a UTI em Brasília

Jair Bolsonaro apresenta melhora e deixa a UTI em Brasília

Ex-presidente segue internado no hospital DF Star para tratamento de pneumonia bacteriana bilateral; alta médica ainda não foi prevista pela equipe multidisciplinar que acompanha o caso.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de Strada abre a porta e causa grave acidente com motociclista em Porto Velho

Motorista de Strada abre a porta e causa grave acidente com motociclista em Porto Velho

Motociclista sofre fratura exposta após colisão com porta de Fiat Strada na Avenida Rio de Janeiro; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital João Paulo II.
16

Jovem é detido com celular roubado no bairro Conceição

Policiais do 9º Batalhão localizaram eletrônicos, drogas e balança de precisão em um lava-jato na Zona Sul de Porto Velho nesta terça-feira.
10

Freio de motocicleta quebra e deixa mãe ferida na zona sul de Porto Velho

Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros
12
Esfaqueamento: suspeito se apresenta à polícia

Esfaqueamento: suspeito se apresenta à polícia

Suspeito de esfaqueamento se apresenta espontaneamente à polícia, presta depoimento e é liberado; caso teria começado após discussão em festa.
16
Acidente em Rondônia: colisão em cruzamento

Acidente em Rondônia: colisão em cruzamento

Acidente em Ji-Paraná envolve dois carros em cruzamento movimentado após possível avanço de preferencial; não houve feridos, apenas danos materiais.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Renato Soares de Oliveira

Nota de pesar: Renato Soares de Oliveira

Pai e esposo presente, dedicado profundamente à família, viveu com amor e cuidado voltados à sua esposa e filhas, sendo exemplo de caráter e responsabilidade.
L
Vacinação contra HPV avança no Brasil, mas mortes ainda preocupam

Vacinação contra HPV avança no Brasil, mas mortes ainda preocupam

Cobertura vacinal entre meninas chega a 82%, mas modelo de rastreamento falho na América Latina desafia a meta de erradicação do câncer de colo do útero até 2030.
L
Protagonismo estudantil: Caderno orientador amplia participação na rede estadual de Rondônia

Protagonismo estudantil: Caderno orientador amplia participação na rede estadual de Rondônia

Novo material da Seduc fortalece grêmios estudantis e incentiva a gestão democrática em escolas estaduais de Rondônia
L
Educação profissional impulsiona setor turístico em encontro em Guajará-Mirim

Educação profissional impulsiona setor turístico em encontro em Guajará-Mirim

Idep apresenta avanços na qualificação de mão de obra durante o VII Encontro de Gestores Municipais de Turismo e do Trade Turístico
L
Cinema rondoniense alcança protagonismo histórico no 11º Festival Pan-Amazônico

Cinema rondoniense alcança protagonismo histórico no 11º Festival Pan-Amazônico

Produções de Rondônia lideram seleções no Amazônia FiDoc 2026 após investimentos estratégicos da Lei Paulo Gustavo e editais da Sejucel
L
Saúde bucal: consultas regulares são essenciais para prevenir doenças silenciosas

Saúde bucal: consultas regulares são essenciais para prevenir doenças silenciosas

Especialista alerta para a importância da prevenção e do acompanhamento odontológico.
L
Previsão de déficit sobe para R$ 59,8 bilhões com inclusão de precatórios

Previsão de déficit sobe para R$ 59,8 bilhões com inclusão de precatórios

Ao considerar as regras do arcabouço fiscal, o governo federal estima superávit de R$ 3,5 bilhões; alta nos gastos obrigatórios e queda na arrecadação pressionam as contas públicas em 2026.
L
Governo bloqueia R$ 1,6 bilhão do Orçamento de 2026

Governo bloqueia R$ 1,6 bilhão do Orçamento de 2026

Corte em gastos não obrigatórios visa cumprir o limite do arcabouço fiscal; detalhamento dos órgãos afetados será divulgado pelo governo federal no próximo dia 31.
L
Conab apresenta balanço e lucro social em Brasília

Conab levanta custo de produção do mel e do café em MG

Painéis técnicos em Formiga e Guaxupé analisam insumos e práticas agrícolas para calcular custos de produção do mel e do café arábica.
L