SÁBADO, 07/03/2026

Em destaque

Bolsonaro discutiu minuta de golpe que previa prender Moraes, diz PF

Relatório aponta seis núcleos voltados para operacionalizar golpe.

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Bolsonaro discutiu minuta de golpe que previa prender Moraes, diz PF
Valter Campanato/Agência Brasil
Na decisão em que autorizou a Operação Tempus Veritatis, deflagrada nesta quinta-feira (8) pela Polícia Federal (PF), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), destaca trecho de relatório policial segundo o qual o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu de um assessor direto uma minuta de decreto “para executar um golpe de Estado”. 

Em outros pontos, o relatório, citado de forma direta por Moraes, aponta reuniões entre militares de alta patente, da ativa e da reserva, que teriam o objetivo de debater aspectos operacionais do golpe. A PF também indica encontros, no Palácio da Alvorada, com a participação de Bolsonaro, que teriam entre os temas em discussão a adesão de militares a um plano de golpe.

A PF aponta, ao todo, seis núcleos, que atuaram na tentativa de golpe de Estado e de ataque ao Estado Democrático de Direito: o de desinformação e ataques ao sistema eleitoral; o de incitação ao golpe entre militares; o de atuação jurídica; o de coordenação de ações de apoio operacional; o de inteligência paralela, e o de oficiais de alta patente que legitimavam todas as ações.

Mandados

Nesta quinta-feira, a PF cumpriu, ao todo, 48 mandados judiciais, quatro deles de prisão. Entre os investigados estão o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Augusto Heleno; o ex-ministro da Casa Civil general Braga Netto e o ex-ministro da Defesa general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Também foram alvo da operação o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres e o ex-assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais Filipe Martins, que foi preso em diligência no Paraná. Outro alvo é o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, presidente do partido. Uma medida de busca e apreensão foi cumprida na sede da legenda em Brasília. O dirigente partidário foi preso, em Brasília, por porte ilegal de arma.

Todas as medidas autorizadas por Moraes foram avalizadas pelo procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, que em parecer frisou que os envolvidos, conforme sistematizado pela PF, “visavam, na prática, a reversão do resultado das eleições presidenciais de 2022, de modo a impedir a posse do candidato eleito e, assim, manter o ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro no poder”.

Minuta golpista

A minuta de decreto “para executar um golpe de Estado”, foi entregue ao ex-presidente em 2022 pelo então assessor da Presidência para Assuntos Internacionais Filipe Martins, que foi preso preventivamente nesta quinta-feira, e pelo advogado Amauri Feres Saad, apontado como mentor intelectual do documento.

O texto, segundo o relatório da PF, almejava a prisão dos ministros do Supremo  Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, e também a prisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O documento previa ainda a realização de novas eleições, diante do que seriam indícios de fraude nas urnas eletrônicas.

A PF afirma que Bolsonaro teria pedido alterações no documento, para tirar os nomes de Mendes e de Pacheco. Em dado momento, a PF afirma que Moraes “foi monitorado pelos investigados, demonstrando que os atos relacionados à tentativa de Golpe de Estado e Abolição do Estado Democrático de Direito, estavam em execução”.

Nas investigações, a PF menciona que Martins embarcou para os Estados Unidos junto com Bolsonaro em 30 de dezembro de 2022, no avião presidencial, sem passar por procedimentos migratórios. Ele também teria retornado ao país, meses depois, sem registros, “o que pode indicar que tenha se evadido do país para se furtar de eventuais responsabilizações criminais”, diz o relatório policial.

Reunião

Um dos eventos cruciais para as investigações, conforme aponta a PF, foi uma reunião convocada por Bolsonaro com a alta cúpula do governo federal e realizada em 5 de julho de 2022. No encontro, o então presidente teria cobrado aos presentes que se valessem de seus cargos para disseminar informações falsas sobre supostas fraudes nas eleições.

Um vídeo com a gravação da reunião foi encontrado em um dos computadores do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, que fechou acordo de colaboração premiada com a PF, após ter sido preso preventivamente nas investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro.

“Pessoal, perder uma eleição não tem problema nenhum. Nós não podemos é perder a Democracia numa eleição fraudada!”, teria insistido Bolsonaro na ocasião.

Algum tempo depois, o general Augusto Heleno, então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), menciona uma “virada de mesa” em relação às eleições. “Não vai ter revisão do VAR. Então, o que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa é antes das eleições. Se tiver que virar a mesa é antes das eleições”, disse, segundo relatório da PF.

A partir dessa reunião, teria se dado uma sequência de eventos para o planejamento do golpe, descritos em mensagens extraídas de celulares de Mauro Cid e nas quais o ajudante de ordens assume a tarefa de coordenação na disseminação de ataques à Justiça Eleitoral.

Passada a eleição, com a derrota de Bolsonaro, teria se iniciado a fase de planejamento de uma ação mais efetiva de tropas do Exército. O coronel Bernardo Romão Correia Neto, por exemplo, teria organizado reunião em 28 de novembro, em Brasília, com oficiais que aderiram ao golpe para um planejamento operacional.

Em seguida, Correia Neto envia a Cid minuta de documento chamado “Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro”, que teria sido redigido na reunião e com o objetivo de pressionar o então comandante do Exército, general Freire Gomes, a aderir ao movimento golpista.

Correia Neto foi preso preventivamente nesta quinta-feira, por ordem de Moraes.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

São Felipe do Oeste completa seis meses sem registro de furto

São Felipe do Oeste completa seis meses sem registro de furto

Município da área do 4º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia não registra furtos desde julho de 2025, resultado atribuído ao policiamento preventivo.
L
Piquenique no Parque Natural terá ônibus gratuito para mulheres

Piquenique no Parque Natural terá ônibus gratuito para mulheres

Evento “Piquenique Raízes”, da Prefeitura acontece sábado às 8h no Parque Natural e terá transporte gratuito com saída da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
L
Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhadora

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhadora

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Petrobras descarta riscos para exportação apesar de conflito no Irã

Petrobras descarta riscos para exportação apesar de conflito no Irã

Companhia monitora volatilidade do petróleo, mas garante que rotas para Ásia não são afetadas pela guerra no Oriente Médio.
L
SGB publica novos dados sobre geologia e recursos minerais de Rondônia

SGB publica novos dados sobre geologia e recursos minerais de Rondônia

Mapas geológicos detalhados das regiões de Cacoal e Serra Azul ampliam conhecimento científico e destacam o potencial mineral do estado.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd desta sexta-feira recebe Wesley Gois Martins Cardoso

O Povoado Nerd promete trazer um bate-papo cheio de curiosidades sobre cultura geek, tecnologia e criatividade, mostrando como a paixão por animes e games pode se transformar em oportunidade profissional.
L

Bora Ali: Marta Helena compartilha sua trajetória como artesã e empreendedora

Será um encontro para quem acredita no poder do trabalho manual, na força do empreendedorismo feminino e na riqueza cultural do Norte.
L
Beauty Fair 2026: Sebrae abre missão para empreendedores

Beauty Fair 2026: Sebrae abre missão para empreendedores

Empresários do setor de beleza em Rondônia poderão participar da maior feira do segmento nas Américas, em São Paulo, com apoio do Sebrae.
L
Banco do Brasil lança pagamento via Pix na Argentina

Banco do Brasil lança pagamento via Pix na Argentina

Correntistas e usuários do sistema brasileiro agora podem realizar compras em lojas físicas no país vizinho utilizando QR Code e conversão automática de moeda.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Especialistas, vítimas e parlamentares discutem feminicídio e políticas de proteção às mulheres em Rondônia no mês dedicado à luta por direitos.
L
André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

Ministro do STF atende pedido da defesa após exposição de informações sigilosas compartilhadas com a CPMI do INSS.
L
STF e o equilíbrio democrático: limites entre Poderes

STF e o equilíbrio democrático: limites entre Poderes

Reflexão do jurista Ives Gandra aponta preocupação com o protagonismo institucional do Supremo e seus impactos na relação entre Judiciário, Legislativo e Executivo.
L
Daniel Vorcaro é transferido para Presídio Federal de Brasília

Daniel Vorcaro é transferido para Presídio Federal de Brasília

Polícia Federal solicitou a mudança para segurança máxima citando o alto poder de influência do banqueiro nas investigações.
L
Toffoli afirma que não teve acesso a dados sigilosos de Daniel Vorcaro

Toffoli afirma que não teve acesso a dados sigilosos de Daniel Vorcaro

O ministro declarou que as quebras de sigilo do celular do banqueiro chegaram ao Supremo apenas após a mudança de relatoria do caso.
L
Publicidade

POLÍCIA

Denarc prende suspeito de distribuir drogas na zona Leste

Denarc prende suspeito de distribuir drogas na zona Leste

Homem foi preso no bairro Lagoinha durante operação do Denarc dentro da Operação Protetor das Fronteiras; cocaína e um HB20 foram apreendidos.
10
PF realiza prisões em flagrante contra abuso sexual infantojuvenil em Ji-Paraná

PF realiza prisões em flagrante contra abuso sexual infantojuvenil em Ji-Paraná

Foram apreendidos equipamentos eletrônicos pertencentes aos investigados.
10
Operação "Último Disparo" prende suposto matador de aluguel e apreende arsenal em Abunã

Operação “Último Disparo” prende suposto matador de aluguel e apreende arsenal em Abunã

Ação da Polícia Civil em Porto Velho desarticula grupo criminoso responsável por homicídio motivado por discussão no início do ano.
12
DHPP e 10º DP prendem acusados de homicídio em Nova Mutum

DHPP e 10º DP prendem acusados de homicídio em Nova Mutum

Dois homens foram presos durante ação conjunta pelo assassinato de Ronildo Pereira de Sales, morto a tiros após discussão.
14
Mulher é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Mulher é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Visitante de 22 anos foi flagrada pelo bodyscan com cerca de 100 porções de droga no estômago.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: J FERRARI LTDA (J F Funilaria e Pintura)

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L

Nota de pesar: Isa Soares da Silva

Carinhosamente conhecida como “Isinha”, era lembrada por sua personalidade alegre, forte e vaidosa, além de seu amor especial pela cor rosa, que refletia sua delicadeza e estilo.
L
CNA defende aumento da mistura de biodiesel para frear preço do diesel

CNA defende aumento da mistura de biodiesel para frear preço do diesel

Entidade propõe elevar percentual para 17% (B17) como estratégia para reduzir dependência do petróleo em meio à crise no Oriente Médio.
L
Passageiros de cruzeiro retido em Dubai começam a ser repatriados

Passageiros de cruzeiro retido em Dubai começam a ser repatriados

Conflito no Oriente Médio fechou espaço aéreo e impediu retorno de brasileiros e outros turistas desde o último domingo.
L
Nota de pesar: José Lourival Pereira Bittencourt

Nota de pesar: José Lourival Pereira Bittencourt

Familiares e amigos se despedem de “Tio Val”, lembrado pelo jeito simples, espontâneo e pelas amizades construídas ao longo da vida.
L
Jaru terá Centro Especializado em Reabilitação para Autistas

Jaru terá Centro Especializado em Reabilitação para Autistas

Investimento superior a R$ 10 milhões foi garantido pelo prefeito Jeverson Lima, em parceria com a deputada federal Sílvia Cristina, para construção de unidade referência em reabilitação no município.
L
De Rabisco a Papeletra: 25 anos de história

De Rabisco a Papeletra: 25 anos de história

No Agenda News, Paulo Lucas contou como a marca se tornou a papelaria mais encantadora de Porto Velho.
L
Nova 364 instala 31 radares para reforçar segurança na BR-364

Nova 364 instala 31 radares para reforçar segurança na BR-364

Equipamentos de fiscalização eletrônica estão sendo implantados entre Porto Velho e Vilhena para reduzir acidentes e coibir excesso de velocidade na principal rodovia de Rondônia.
L
Anvisa aprova novo tratamento de dose única bimestral para hemofilia

Anvisa aprova novo tratamento de dose única bimestral para hemofilia

Medicamento subcutâneo QFITLIA® reduz frequência de aplicações e promete maior adesão ao tratamento para mais de 14 mil brasileiros.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.