QUARTA-FEIRA, 20/08/2025
Publicidade

Estado brasileiro é julgado por omissão em crimes contra sem-terra

Serão analisados assassinato e desaparecimento de trabalhadores rurais.

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Estado brasileiro é julgado por omissão em crimes contra sem-terra
Acervo de família e CPT Nordest
O Estado brasileiro será julgado na Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) nesta quinta (8) e sexta-feira (9), na Costa Rica, por suposta omissão nas investigações e falta de responsabilização pelo assassinato e desaparecimento forçado de lideranças de trabalhadores sem terra da Paraíba.

Estado brasileiro é julgado por omissão em crimes contra sem-terra - News RondôniaEstado brasileiro é julgado por omissão em crimes contra sem-terra - News Rondônia

Serão analisados os casos do assassinato do trabalhador rural Manoel Luiz da Silva, em 1997, e de Almir Muniz da Silva, liderança rural e defensor dos direitos humanos desaparecido em 2002. Ambos os crimes ocorreram na Paraíba em um contexto de conflito por terras e luta pela reforma agrária.

Os casos foram parar na Corte IDH por iniciativa da Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Almir Muniz, da Comissão Pastoral da Terra da Paraíba, e das organizações Dignitatis e Justiça Global, que apelaram ao órgão internacional para cobrar a responsabilidade do Estado brasileiro em relação a esses crimes.

“Agora, a Corte terá a oportunidade de se pronunciar, em mais detalhes, sobre a relação entre a ausência de uma estrutura fundiária justa, a luta pela terra e a violência contra quem atua nessa luta”, comentou o advogado da Justiça Global Eduardo Baker.

Caso Manoel Luiz

Nesta quinta-feira (8), a Corte vai analisar se o Estado brasileiro foi omisso e não cumpriu sua obrigação de investigar e punir os responsáveis pelo homicídio de Manoel Luiz da Silva. Assassinado a balas em São Miguel de Taipu (PB) em maio de 1997, a vítima tinha 40 anos e deixou a esposa, grávida de dois meses, e um filho de quatro anos.

Antes de a Corte IDH julgar o caso, ele foi investigado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que remeteu o processo para julgamento da instituição ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA).

Ao concluir seu parecer em novembro de 2021, a CIDH afirmou que, apesar das inúmeras provas que apontavam os responsáveis pelo crime, “a omissão da polícia com relação às diligências essenciais inviabilizou a persecução penal dos responsáveis, entre eles do autor intelectual”.

O órgão responsável por promover os direitos humanos nas Américas lembrou ainda que “uma das pessoas acusadas foi absolvida, que as demais ainda não foram julgadas, que as deficiências probatórias não foram sanadas e que não se esgotaram todas as linhas de investigação, o que é incompatível com o dever de investigar com a devida diligência”.

O representante da Comissão Pastoral da Terra na Paraíba, João Muniz, destacou que o caso de Manoel Luiz é mais um entre tantos agricultores assassinados no Brasil por lutar pela terra.

“Os mandantes nunca foram processados, os fazendeiros da época. Com isso, o caso foi levado para a Corte Internacional. Porque o Estado brasileiro, mais uma vez, violou os direitos dessas famílias por não ter feito um julgamento justo nesse caso”.

Caso Almir Muniz

Na sexta-feira (9), será a vez da Corte IDH julgar o caso de Almir Muniz da Silva, que desapareceu em 29 de junho de 2002 em Itabaiana (PB). À época, Almir era uma ativa liderança na associação de trabalhadores rurais do município e denunciava a formação de milícias privadas no estado.

A investigação da CIDH aponta para o envolvimento de policiais civis no desaparecimento do trabalhador, além de indicar que faltaram diligências para investigar o caso.

“A investigação interna foi arquivada sem esclarecimento dos fatos nem a sanção das pessoas responsáveis”, concluiu a Comissão Interamericanas de Direitos Humanos ao enviar, em maio de 2023, o caso para julgamento da Corte IDH.

A instituição concluiu ainda que a liderança rural “foi assassinada por um agente da polícia, com o desaparecimento dos seus restos, e que as autoridades atuaram com o consentimento ao não levar a cabo uma investigação com buscas imediatas e diligências”.

Para a comissão, a impunidade pela morte de Almir Muniz teve o efeito de amedrontar o movimento de trabalhadores rurais e, por isso, “o Estado brasileiro é responsável pela violação do direito à liberdade de associação” dos trabalhadores da região.

O advogado do Justiça Global Eduardo Baker disse que esse julgamento é o primeiro caso do Brasil envolvendo desaparecimento forçado no contexto da reforma agrária.

“Esperamos que a Corte trate da persistência dessa prática no período pós-ditadura, conectando-a com o contexto da realidade fundiária no Brasil. Também será uma oportunidade de o tribunal avançar na sua jurisprudência sobre o desaparecimento forçado em casos que envolvem a omissão e conivência estatal, ao invés de atuação direta de seus agentes”, explicou.

A Corte IDH

A Corte Interamericano de Direitos Humanos (Corte IDH) é um dos tribunais regionais de proteção dos direitos humanos. É uma instituição judicial autônoma, com objetivo de aplicar a Convenção Americana Sobre Direito Humanos. O Brasil, enquanto integrante da OEA, reconhece a competência da Corte para julgar violações de direitos humanos nos Estados-membros sob sua jurisdição.

Se o Estado brasileiro for considerado culpado, a Corte IDH pode determina que o país tome medidas para reparar as famílias afetadas e também medidas capazes de evitar que novos crimes como esse ocorram no país.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru divulga resultado final da eleição suplementar do Conselho Tutelar

Classificação dos suplentes do Conselho Tutelar de Jaru foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (20), com mandato de 2025 a 2027
L
Moraes diz que bancos brasileiros podem ser punidos por sanções dos EUA

Moraes diz que bancos brasileiros podem ser punidos por sanções dos EUA

Em entrevista, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, afirma que instituições financeiras do país não podem aplicar ordens de bloqueio da Lei Magnitsky.
L

Pavimentação asfáltica avança nos setores 07 e Industrial em Jaru com investimento de R$ 16 milhões

Prefeitura de Jaru realiza obras de pavimentação asfáltica nos setores 07 e Industrial, com emenda do deputado Lúcio Mosquini e contrapartida municipal
L
Prefeitura de Porto Velho reduz queimadas em quase 85% com medidas de prevenção ambiental

Prefeitura de Porto Velho reduz queimadas em quase 85% com medidas de prevenção ambiental

Ações estratégicas da Sema e comitês integrados contribuíram para a diminuição de focos de incêndio nos meses de maio, junho e julho de 2025.
L
Prefeitura de Porto Velho reforma abrigos de ônibus para garantir conforto e segurança aos usuários

Prefeitura de Porto Velho reforma abrigos de ônibus para garantir conforto e segurança aos usuários

Ação da Semtran faz parte de política pública de valorização da mobilidade urbana e atende pontos com estruturas mais comprometidas na cidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

In Foco Podcast | A arte de eternizar momentos com Ronaldo Nina

Nesta quarta-feira, dia 20, às 15h, o In Foco Podcast recebe Ronaldo Nina, profissional que desde 1992 dedica sua vida a eternizar momentos através da fotografia e do vídeo. Com um olhar experiente e criativo, ele atua em diferentes gêneros fotográficos, oferecendo um trabalho que une técnica e sensibilidade.
L
CCJ do Senado aprova voto impresso no novo Código Eleitoral

CCJ do Senado aprova voto impresso no novo Código Eleitoral

A inclusão da medida, já considerada inconstitucional pelo STF, ocorreu na Comissão de Constituição e Justiça e segue para o plenário.
L
Lecar inaugura primeira concessionária e apresenta plano industrial no Brasil

Lecar inaugura primeira concessionária e apresenta plano industrial no Brasil

Montadora nacional aposta em híbridos flex e sistema de pré-venda programada para seus veículos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Agenda News: Bolos da Vó Alzira transformam festas em momentos inesquecíveis com sabores como Negresco, Alpino e Nozes com Brigadeiro

Agenda News: Bolos da Vó Alzira transformam festas em momentos inesquecíveis com sabores como Negresco, Alpino e Nozes com Brigadeiro

Com tradição e sabor, a Fábrica de Bolo Vó Alzira oferece bolos prontos para festas, com delivery e atendimento rápido.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L

POLÍTICA

São Francisco do Guaporé recebe micro-ônibus e ambulância por emenda da deputada Lebrinha

São Francisco do Guaporé recebe micro-ônibus e ambulância por emenda da deputada Lebrinha

Novos veículos reforçam o atendimento de saúde no município, com recursos que somam mais de R$ 800 mil e parceria com lideranças locais.
L
Oposição assume comando de CPMI sobre fraudes no INSS

Oposição assume comando de CPMI sobre fraudes no INSS

Senador Carlos Viana foi eleito presidente, e o deputado Alfredo Gaspar, relator da comissão que investigará descontos irregulares de aposentados.
L
Presidente da Câmara defende votação de PL sobre adultização

Presidente da Câmara defende votação de PL sobre adultização

Hugo Motta, da Câmara dos Deputados, apoia a aprovação de projeto de lei que protege crianças e adolescentes no ambiente digital.
L
Lebrinha destina emenda de R$ 191 mil para fortalecer agricultura em Ariquemes

Lebrinha destina emenda de R$ 191 mil para fortalecer agricultura em Ariquemes

Recursos repassados à Associação ARJOR permitem compra de equipamentos agrícolas e beneficiam produtores e a população local.
L
Lebrinha reforça saúde de Buritis com entrega de veículo à UBS local

Lebrinha reforça saúde de Buritis com entrega de veículo à UBS local

Emenda parlamentar da deputada estadual Gislaine Lebrinha garante carro 0KM para transporte de profissionais e equipamentos de saúde no município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem que cortou patas de cavalo diz que estava alcoolizado e se arrepende do ato cruel

Andrey G. N. Q. , de 21 anos, investigado por maus-tratos em Bananal (SP), afirma que cortou as patas do cavalo após a morte do animal
16
Polícia fecha boca de fumo e prende mulher vendendo drogas para Argentino

Polícia fecha boca de fumo e prende mulher vendendo drogas para Argentino

A prisão foi realizada pela guarnição do setor 14 do 5° Batalhão composta pelo sgt Machado, sgt Pantoja e cb Castro Aguiar.
10
PRF em Rondônia apreende quase 14 kg de maconha com apoio do BPFRON

PRF em Rondônia apreende quase 14 kg de maconha com apoio do BPFRON

Um homem foi preso em flagrante em Guajará-Mirim
14
Operação Sentinelas da Amazônia completa dois meses com redução de queimadas e prisões por crimes ambientais

Operação Sentinelas da Amazônia completa dois meses com redução de queimadas e prisões por crimes ambientais

Dez prisões foram realizadas e número de focos de incêndio caiu mais de 90%, segundo dados do INPE
12
Equipe de Vigilância e Repressão da DRF Porto Velho apreende quase 1 milhão de reais em pneus

Equipe de Vigilância e Repressão da DRF Porto Velho apreende quase 1 milhão de reais em pneus

Pneus remold são pneus usados que passam por um processo de restauração, onde a banda de rodagem e as laterais são substituídas por novas camadas de borracha, mantendo a carcaça original
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): E.R. SANTOS

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 199/SOL/DLA
L
Falta de controle na prescrição de antibióticos preocupa hospitais

Falta de controle na prescrição de antibióticos preocupa hospitais

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Infectologia e do Instituto Qualisa de Gestão revela que 20% das unidades de saúde falham no ajuste correto das doses, aumentando a resistência antimicrobiana.
L
Doenças de mosquitos se tornam “novo normal” na Europa

Doenças de mosquitos se tornam “novo normal” na Europa

O Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) alerta que o aumento das temperaturas e verões mais longos estão ampliando a transmissão de doenças como a chikungunya e o vírus do Nilo Ocidental.
L
Espanha combate 21 focos de incêndio com cenário mais favorável

Espanha combate 21 focos de incêndio com cenário mais favorável

A queda nas temperaturas auxilia o trabalho dos bombeiros, embora cinco focos de incêndio permaneçam em situação crítica.
L
Prefeitura de Porto Velho intensifica vacinação contra o sarampo para toda a população

Prefeitura de Porto Velho intensifica vacinação contra o sarampo para toda a população

Imunização está disponível para cidadãos de 6 meses a 59 anos, e profissionais de saúde também são convocados a se vacinarem.
L
Inep divulga resultado final para atendimento especializado na PND

Inep divulga resultado final para atendimento especializado na PND

Mais de 1 milhão de inscritos aguardam a Prova Nacional Docente, que já publicou o resultado dos recursos para atendimento diferenciado.
L
Máquina PC é entregue em Rio Crespo por emenda parlamentar da deputada Gislaine Lebrinha

Máquina PC é entregue em Rio Crespo por emenda parlamentar da deputada Gislaine Lebrinha

Equipamento, solicitado pelo vereador Geraldo da Obra, reforça trabalho dos produtores rurais e fortalece a infraestrutura agrícola do município.
L
Senado aprova novo Código Eleitoral com 900 artigos na CCJ

Senado aprova novo Código Eleitoral com 900 artigos na CCJ

Relator Marcelo Castro promove alterações no texto para contemplar demandas de senadores e matéria segue para o plenário.
L
Deputada Gislaine Lebrinha entrega carro 0KM para Conselho Municipal de Educação em Machadinho D'Oeste

Deputada Gislaine Lebrinha entrega carro 0KM para Conselho Municipal de Educação em Machadinho D’Oeste

Emenda parlamentar visa melhorar condições de trabalho e facilitar demandas do conselho, reforçando a gestão educacional no município.
L
Deputada Gislaine Lebrinha entrega escavadeira hidráulica e reforça agricultura em Costa Marques

Deputada Gislaine Lebrinha entrega escavadeira hidráulica e reforça agricultura em Costa Marques

Equipamento, fruto de emenda parlamentar, vai fortalecer serviços de infraestrutura e beneficiar diretamente a população do município.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.