SEXTA-FEIRA, 04/07/2025
Publicidade

Coluna do Simpi: O difícil ato de construir o planejamento para 2024

Como decidido em lei e a partir dela poderiam ser contratados por CNPJ pessoas até mesmo para o segmento da atividade fim, o que antes era totalmente proibido.

Por SIMPI - ƒ

Publicado em 

Coluna do Simpi: O difícil ato de construir o planejamento para 2024 - News Rondônia
Em ano difícil Brasil fecha 4 empresas por minuto

Começo de 2024 será o de incertezas quanto ao planejamento eficiente da sua empresa. Como 1º tema destas incertezas vamos citar sobre planejamento para a contratação de pessoal, e vemos como uma das grandes incertezas do tema é a lei desoneração de folha de pagamentos, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2023 para valer em 2024, com alcançe sobre 17 setores e 19 milhões de trabalhadores que hoje não sabem se a partir de abril haverá mudanças, por causa do ato do executivo que de forma irresponsável emite medida provisória que cria o impasse. Para fins de planejamento, para uma empresa que pensa em expandir seus negócios e por consequência contratar mão de obra, fica uma enorme incerteza pois a desoneração de folha faz com que os encargos sobre o custo de mão de obra sejam bem menores. Há esperança que o executivo e o legislativo cheguem a um acordo antes de abril que é quando temos o termino da lei. Como 2º tema temos a reforma trabalhista, e aqui uma informação pouco divulgada hoje no mundo empresarial – o Tribunal Superior do Trabalho TST está pautando uma decisão que determinará se a reforma trabalhista de 2017 vale para todos os contratos de trabalho ou para só os contratos de trabalho firmados após existência da lei. Imagine a empresa que tem colaboradores contratados antes da lei e depois dela. Será que teremos funcionários no mesmo cargo e função mas com tratamento diferenciados pela legislação? O 3º ponto de incerteza é sobre pejotização. Como decidido em lei e a partir dela poderiam ser contratados por CNPJ pessoas até mesmo para o segmento da atividade fim, o que antes era totalmente proibido. Ainda assim, e até hoje, a Justiça do Trabalho está reticente quanto a aceitação dos Pjs e das empresas unipessoais. De seis meses para cá, o STF tomou as rédeas da matéria e depois de julgados passou a entender que a pejotização podem ocorrer. Por estes exemplos podemos ver a grande dificuldade em planejar para 2024. Assista:

Coluna do Simpi: O difícil ato de construir o planejamento para 2024 - News Rondônia

Em 2023, o Brasil passou por um aumento significativo no fechamento de empresas, registrando uma média de quatro enceramentos a cada minuto, totalizando 2,1 milhões ao longo do ano. Esses números, divulgados pelo Mapa da Empresas do governo federal (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/mapa-de-empresas), representam um aumento de 25,7% em relação a 2022, com micro e pequenas empresas sendo as mais impactadas, contabilizando 2.049.622 e 49.631 fechamentos, respectivamente. Dados da Serasa indicam que, entre janeiro e novembro do ano passado, 670 empresas declararam falência, sendo a maioria composta por micro e pequenos negócios. Adicionalmente, 1,3 mil empresas buscaram recuperação judicial, um cenário que evidencia a fragilidade econômica de diversos empreendimentos. Setores como preparação de documentos, comércio varejista de vestuário, promoção de vendas e serviços de cabeleireiros, manicure e pedicure foram os mais ativos na criação de novos negócios em 2023, conforme informações do Ministério do Desenvolvimento Ministério do Desenvolvimento. A vulnerabilidade do MEI (microempreendedor individual) também foi destacada em um estudo do Sebrae, revelando uma taxa de fechamento de 29% em até cinco anos, atribuída, em parte, à falta de acesso a crédito e capacitação limitada.

Coluna do Simpi: O difícil ato de construir o planejamento para 2024 - News Rondônia

A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional recentemente promulgou uma norma que viabiliza a adesão de pessoas físicas e jurídicas a um sistema de regularização tributária com parcelamento, especificamente direcionado para débitos inscritos na dívida ativa da União. De acordo com o advogado Marcos Tavares, a nova regulamentação oferece a oportunidade de descontos de até 100% nas multas e juros, com a opção de parcelamentos em até 145 vezes. Para as dívidas relacionadas a Microempreendedores Individuais (MEI), existe a possibilidade de parcelamento em até 160 vezes, acompanhado de descontos de até 50% sobre o valor total. Marcos Tavares destaca que o processo inicia com uma análise por parte da Procuradoria, considerando a atividade do empresário, sua capacidade de pagamento, e com base nesses critérios, determina-se o desconto e os prazos aplicáveis. No entanto, o prazo final para aderir a essa oportunidade é até 30 de abril. Para verificar as condições e as possibilidades de parcelamento, é possível acessar o site oficial: rwww.regularize.pgfn. Assista:

Coluna do Simpi: O difícil ato de construir o planejamento para 2024 - News Rondônia
REUTERS/Adriano Machado

O governo federal em mensagem enviada ao Congresso Nacional informa que pretende criar uma transição de Microempreendedores Individuais (MEIs) para a categoria de Microempresa (ME) no ano de 2024. A iniciativa, denominada “Rampa de Transição” do MEI para ME”, faz parte de estratégias voltadas aos empreendedores. A mensagem foi entregue nesta segunda-feira, 5, pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, representando Lula, aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A iniciativa está no capítulo “Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte” na mensagem. De acordo com o documento, o governo espera incrementar, ainda neste ano, as políticas públicas e estratégias voltadas aos empreendedores. A Rampa de Transição do MEI para ME é uma política governamental que busca estabelecer uma formula aos MEIs para apoiá-los na expansão de seus negócios. A estratégia visa permitir uma transição gradual e suave dos MEIs para a categoria de Microempresa (ME), incentivando o crescimento e desenvolvimento dos empreendimentos. Dentre as medidas, também está a implementação da Política Nacional das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), mediante a mobilização dos Fóruns Estaduais e Municipais, que deverão alinhar suas iniciativas de apoio às MPEs aos objetivos específicos da Política Nacional das MPEs.

MEIs, atenção! Prazo para entrega da Declaração Anual já começou. Evite multas

Recentemente, a Receita Federal deu início ao prazo para que o Microempreendedor Individual (MEI) entregue a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI). Dessa forma, vale destacar que o procedimento de entrega do documento é uma obrigatoriedade para todos os MEIs que possuem um CNPJ ativo, independentemente se houve ou não faturamento em 2023. Além disso, aqueles que encerraram o MEI durante o ano também precisarão preencher a declaração, que conta com duas modalidades, sendo elas “Situação Normal” e “Situação Especial”. De acordo com o portal do Sebrae, a DASN-SIMEI é a declaração anual que o MEI deve prestar à Receita Federal informando seu faturamento do ano anterior. Assim, o primeiro tipo de declaração, intitulado “Situação Normal”, é para aqueles cujo CNPJ continua ativo e é necessário declarar as receitas do ano anterior. Essa opção também se aplica a empresários que foram desclassificados da categoria MEI, mas ainda possuem um CNPJ ativo. Já a Situação Especial se aplica a empresários que encerraram o MEI.

Coluna do Simpi: O difícil ato de construir o planejamento para 2024 - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Aldo rebelo vem ensinar como a nossa Amazônia deve ser tratada, nesta sexta, no MDB

PERGUNTINHAS – Você ainda acredita que há mesmo independência dos poderes, quando o Planalto liberou, num só dia, nada menos do que 474 milhões de reais em emendas para deputados e senadores, numa clara tentativa de cooptar os parlamentares a votar projeto de interesse do governo?
L

Governo Federal promove mutirão em Hospitais Universitários no sábado (5)

Iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas e tem o objetivo de reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS.
L
Gilmar Mendes convoca audiência pública para debater pejotização em setembro

Gilmar Mendes convoca audiência pública para debater pejotização em setembro

Gilmar Mendes é o relator do processo que trata da pejotização no STF
L

Ministério das Comunicações divulga resultado de edital para levar internet banda larga e Wi-Fi a mais de 2 mil escolas públicas

Nova etapa do programa Escolas Conectadas foi publicada nesta quinta-feira (3).
L
Ataque hacker desvia milhões de contas do Banco Central para corretoras de criptomoedas, diz C&M Software

Ataque hacker desvia milhões de contas do Banco Central para corretoras de criptomoedas, diz C&M Software

C&M Software restabeleceu operações Pix nesta quinta-feira
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Fiocruz: Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave permanecem em alta na maioria do país

Fiocruz: Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave permanecem em alta na maioria do país

Há indícios de queda nas regiões centro-sul, Norte e Nordeste
L
Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L

Ram anuncia novas versões esportivas da 2500 para 2026

Novas versões Warlock e Black Express chegam ao mercado com produção mexicana e preço competitivo
L

TRATON Financial Services inicia operações no país em julho

Companhia inicia operação com foco em crédito direto ao consumidor e suporte às concessionárias
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L
Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Prazo é válido também para quem quer isenção da taxa de inscrição
L

POLÍTICA

Projeto defendido por deputada Cláudia de Jesus destina R$ 865 mil para diagnóstico de comunidades indígenas

Levantamento inédito vai mapear as condições de vida dos povos indígenas de Rondônia.
L

Presidente da Comissão de Saúde da Alero realiza visita institucional ao Laboratório Central (Lespro)

Luís do Hospital conheceu o Instituto, referência na formação continuada de servidores da saúde, em Porto Velho.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo celebra aprovação de projeto que endurece regras para progressão de pena em crimes hediondos

Atualmente, detentos condenados por crimes hediondos precisam cumprir ao menos 40% da pena para solicitar a progressão de regime. Com a mudança, esse percentual passa a ser de 80%.
L
Câmara aprova aumento de pena para homicídio contra agentes de segurança

Câmara aprova aumento de pena para homicídio contra agentes de segurança

Medida diz respeito a crimes contra agentes de segurança pública
L
Lula critica prevalência de interesses econômicos no Congresso e defende ação judicial por decreto do IOF

Lula critica prevalência de interesses econômicos no Congresso e defende ação judicial por decreto do IOF

“Interesses de poucos prevalecem no Congresso”, afirmou presidente
L
Publicidade

POLÍCIA

Trio é detido após roubar carro de aplicativo e agredir motorista na capital

Trio é detido após roubar carro de aplicativo e agredir motorista na capital

Informações apuradas com a PM, o trio aproveitou que o motorista de aplicativo estava parado esperando passageiro, rendeu e agrediu a vítima, depois o bando fugiu levando o carro modelo Gol de cor branca.
14
MPRO e Forças de Segurança ajustam fortalecimento do combate às facções criminosas em Ouro Preto do Oeste

MPRO e Forças de Segurança ajustam fortalecimento do combate às facções criminosas em Ouro Preto do Oeste

Estiveram presentes representantes das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, bem como o Delegado Regional e o Delegado de Polícia Civil de Ouro Preto do Oeste, além de representante da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus).
10
Ação integrada no parque estadual de Guajará-Mirim reflete compromisso permanente no combate aos crimes ambientais

Ação integrada no parque estadual de Guajará-Mirim reflete compromisso permanente no combate aos crimes ambientais

A iniciativa faz parte da continuidade das ações estratégicas oriundas da Operação Temporã, deflagrada em 2024 para combater crimes ambientais de grande impacto na região.
12
FÚRIA FÚTIL: Polícia Civil de RO deflagra operação e prende suspeito de triplo homicídio

FÚRIA FÚTIL: Polícia Civil de RO deflagra operação e prende suspeito de triplo homicídio

Com base nos elementos de prova reunidos, a Autoridade Policial representou junto ao Poder Judiciário pela expedição de mandado de prisão temporária contra L.R.B., apontado como diretamente envolvido nas mortes, além de mandados de busca domiciliar.
10
Jovem de 17 anos foi socorrido com ferimentos nas costas após pedir ajuda em via pública

Adolescente sofre tentativa de homicídio a facadas na zona sul de Porto Velho

Jovem de 17 anos foi socorrido com ferimentos nas costas após pedir ajuda em via pública
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rússia reconhece governo talibã no Afeganistão e aceita novo embaixador

Rússia reconhece governo talibã no Afeganistão e aceita novo embaixador

País aceitou credenciais de novo embaixador afegão
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: F B ALIMENTAÇÃO LTDA

Licença Ambiental Simplificada nº 391 SOL/DLA
L
Brasil tem entrada recorde de mais de 5,3 milhões de turistas estrangeiros no 1º semestre de 2025

Brasil tem entrada recorde de mais de 5,3 milhões de turistas estrangeiros no 1º semestre de 2025

País recebe 5,3 milhões de visitantes até junho, alta de 48,2%
L
Mais de 2 milhões de aposentados e pensionistas do INSS receberão ressarcimento a partir de 24 de julho

Mais de 2 milhões de aposentados e pensionistas do INSS receberão ressarcimento a partir de 24 de julho

Pagamento por descontos indevidos começam no dia 24 deste mês
L
Haddad elogia decisão do STF que retira devolução de dinheiro de aposentados do arcabouço fiscal

Haddad elogia decisão do STF que retira devolução de dinheiro de aposentados do arcabouço fiscal

Ministro se reuniu com os ministros das Finanças da Rússia e da França
L
MPF denuncia 19 por esquema de corrupção e lavagem de R$ 23 milhões na Petros

MPF denuncia 19 por esquema de corrupção e lavagem de R$ 23 milhões na Petros

Pedida indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos
L
Mega-Sena acumula para R$ 6,5 milhões; aposta mínima sobe para R$ 6

Mega-Sena acumula para R$ 6,5 milhões; aposta mínima sobe para R$ 6

Números sorteados foram: 01 – 40 – 43 – 56 – 57 – 60
L
Presidentes de Brasil e Paraguai conversam sobre Abin e acordo de Itaipu

Presidentes de Brasil e Paraguai conversam sobre Abin e acordo de Itaipu

Presidentes de Brasil e Paraguai se reuniram na Argentina
L
Entenda o que é o Brics, grupo que se reúne a partir de domingo no Rio

Entenda o que é o Brics, grupo que se reúne a partir de domingo no Rio

Brasil é um dos fundadores do bloco de países do Sul Global
L
Onda de frio recorde na América do Sul causa 15 mortes na Argentina, Chile e Uruguai

Onda de frio recorde na América do Sul causa 15 mortes na Argentina, Chile e Uruguai

Governos restringiram fornecimento de gás e acionaram abrigos
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.