SEGUNDA-FEIRA, 11/08/2025
Publicidade
SICRED

Setor audiovisual carece de profissionais especializados, diz estudo 

Período de expansão da indústria contribui para a alta demanda.

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Setor audiovisual carece de profissionais especializados, diz estudo
Fernando Frazão/Agência Brasil
Uma pesquisa realizada com uma amostra de 300 empresas da indústria brasileira do audiovisual aponta a existência de uma demanda por profissionais especializados. O Estudo de Demanda Profissional do Setor Audiovisual foi desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em parceria com o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) e confirma a existência de alta demanda por mão de obra, especialmente no atual momento de expansão vivido pelo mercado. 

Setor audiovisual carece de profissionais especializados, diz estudo  - News RondôniaSetor audiovisual carece de profissionais especializados, diz estudo  - News Rondônia

Segundo o estudo, contribuem para o cenário as recentes leis de cota para o cinema e para a TV paga, sancionadas pelo governo, garantindo mais espaço para as produções nacionais, somadas aos R$ 2,7 bilhões da Lei Paulo Gustavo, destinados especificamente para o audiovisual.

A maior parte das empresas que participaram da pesquisa (86,7%) pertence à atividade de produção e quase a totalidade (91%) são microempresas. A maioria das empresas está situada no estado do Rio de Janeiro, com 46%, seguido por São Paulo (20%), Minas Gerais (9%), Paraná (5%) e Bahia (3,3%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de julho e 18 de agosto de 2023.

Mão de obra

De acordo com a pesquisa, três a cada quatro empresas encontram dificuldades na contratação de mão de obra no Brasil, ou o equivalente a 76,7% do total consultado. Para 72,3%, a expectativa é que esse desafio permaneça no setor nos próximos três anos.

“A gente vê que as empresas do setor do audiovisual têm muita dificuldade na contratação de mão de obra, mas é importante destacar o período de que estamos falando, que é um período de expansão do setor e de retomada de investimentos após a pandemia. Esse cenário pode contribuir para a demanda do período atual”, explica a consultora de Estudos e Pesquisas da Firjan, Joana Siqueira, em entrevista à Agência Brasil.

Ela observa, no entanto, que essa demanda não está, necessariamente, relacionada à falta de competência dos profissionais que se encontram no mercado, mas aponta para a necessidade da formação de novos profissionais.

Os pesquisadores detectaram que há também um caminho para a requalificação, sobretudo em temas mais atuais, relacionados às transformações e tendências modernas do mercado de trabalho. “As empresas pontuam, por exemplo, a carência de profissionais mais preparados para lidar com a Lei Geral de Proteção de Dados, novas funções exigidas pelo mercado, com funções relacionadas a tecnologia e digitalização. São esses dois caminhos que a gente percebe”, indicou Joana Siqueira.

Um total de 48,4% das empresas consultadas que sentem alguma dificuldade aponta para a carência de profissionais para lidar com novas tecnologias e digitalização, entre as quais a Inteligência Artificial (IA). “A gente entende que a mão de obra é um dos pilares principais para a manutenção e crescimento dos setores. Entendendo que o cenário é positivo para o setor audiovisual e tende a crescer nos próximos anos, é importante olhar para essa questão, para ter cada vez mais profissionais qualificados para atuação nesse mercado”.

Desafios

Os principais desafios que as empresas já enfrentam ou vão enfrentar proximamente envolvem as chamadas soft skills, que são habilidades comportamentais e socioemocionais dos profissionais que estão no mercado, relacionadas à maneira como eles lidam com os outros e consigo mesmos em diferentes situações, apontadas por 71,7% dos entrevistados, e qualidade técnica (64,3%). Em seguida, aparecem segurança e proteção de dados (LGPD), novas funções exigidas pelo mercado, novas tecnologias e digitalização do setor, e condutas e legislações que impactam o setor, como assédio, racismo, discriminação e diversidade.

Joana destacou que muitos dos desafios apontados são mais relacionados às tendências atuais. A demanda é bastante pulverizada, por cargos de gestão de pré e pós-produção (62,7%), por técnicos de pós-produção (61,9%), técnicos de pré-produção e produção (58,6%). “Os cargos artísticos e de desenvolvimento criativo são um pouco menos demandados no momento atual (48%)”.

A pesquisa analisou 48 ocupações do setor audiovisual e a demanda das empresas por cada uma delas. Observa-se que a área de pós-produção parece ser um gargalo relevante para o setor, uma vez que das 11 ocupações em destaque identificadas na pesquisa, seis pertencem a essa categoria de profissionais.

Políticas públicas

O Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) está trabalhando com a Firjan em cima dos resultados apurados visando fomentar a formação de mão de obra para o setor que é bastante relevante para a indústria fluminense e nacional. Na avaliação de Leonardo Edde, vice-presidente da Firjan e presidente do Conselho Empresarial de Indústria Criativa da entidade, depois da desaceleração provocada pela pandemia da covid-19 e pela falta de políticas públicas destinadas à indústria audiovisual, tornar o ambiente mais competitivo e autossustentável significa ir além dos investimentos retomados, focando na profissionalização e formação de quem atua na área, especialmente em um ambiente de demanda represada.

Segundo Edde, “a ascensão de novas tecnologias de comunicação e mídia, assim como diferentes formas de disseminação de conteúdo, têm provocado mudanças estruturais na distribuição ocupacional dos profissionais do mercado, nas relações trabalhistas e nas habilidades técnicas e comportamentais demandadas pelo setor”. O estudo vai se somar às pesquisas feitas pela Firjan e Sicav sobre o setor audiovisual e a economia criativa que foram encaminhadas ao Ministério da Cultura no ano passado com o intuito de ajudar na formação de políticas públicas. O setor do audiovisual contribui com mais de R$ 27 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB brasileiro, soma de todos os bens e serviços produzidos no país), destaca Leonardo Edde.

Joana Siqueira acrescentou que a pesquisa objetiva também fomentar o trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para poder atender às necessidades desse setor audiovisual.

Impactos

Entre os principais impactos que a carência de profissionais já está provocando, a pesquisa destaca, no âmbito da empresa, o encarecimento dos profissionais (65,2%) e a terceirização de serviços (63,9%). A consultora de Estudos e Pesquisas da Firjan salientou, porém, que existe um montante significativo de empresas que já relata desdobramentos que impactam diretamente o público: quatro em cada dez empresas relatam redução na qualidade das produções realizadas (39,8%) e três em cada dez já experimentam diminuição do volume de produções pela falta de profissionais (29,9%). “A gente vê que já tem desdobramentos que impactam o produto que o público vai receber, o que reforça mais ainda a relevância de se olhar para a questão da mão de obra”. Aumento do tempo de execução das produções é relatado por 41% dos consultados.

O cenário dos próximos três anos é muito similar, destacou a consultora da Firjan. Na perspectiva das empresas, embora se esteja agora em um momento com potencial grande de recuperação para o setor, com a retomada dos investimentos, a realidade de maior demanda por mão de obra não é um fato isolado ou causado por um fator circunstancial.

“Na perspectiva da indústria audiovisual, essa demanda alta por mão de obra vai se manter nos próximos anos”. Ou seja, será preciso concentrar esforços para que a indústria se desenvolva da melhor forma.

Cenário fluminense

No Rio de Janeiro, estão 138 do total de empresas entrevistadas no estudo. Entre as empresas fluminenses, 89,1% são de micro porte e 84,8% são empresas de produção. Setenta e dois vírgula cinco por cento se dedicam exclusivamente ao setor audiovisual. A busca por profissionais qualificados é sentida por 71% das empresas fluminenses, abaixo do resultado nacional, bem como a expectativa para os próximos anos é mais otimista, apontada por 65,9% dos entrevistados.

Ainda entre as empresas fluminenses, 51,4% apontam para a necessidade de mais profissionais preparados para lidar com as novas tecnologias e digitalização do audiovisual. Outras dificuldades são apontadas para encontrar profissionais para atuar com segurança e proteção de dados – LGPD (48,6%) e com as novas funções exigidas pelo mercado (46,7%).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horta de Zeca Pagodinho combate fome e gera emprego em Xerém, no RJ

Cantor cede terreno de 8 mil m² para projeto que vai produzir até 40 toneladas de alimentos por ano, beneficiando famílias e criando empregos.
L
IPVA de graça para idosos com deficiência

IPVA de graça para idosos com deficiência; veja como solicitar a isenção

Benefício vale para idosos com limitações funcionais ou doenças que se enquadrem como PCD, mediante laudo médico e requisitos estaduais
L
Prefeitura de Porto Velho oferece transporte gratuito durante Feirão do Emprego no Ginásio Cláudio Coutinho

Prefeitura de Porto Velho oferece transporte gratuito durante Feirão do Emprego no Ginásio Cláudio Coutinho

Ônibus com letreiro “FEIRÃO DO EMPREGO” facilitam deslocamento dos candidatos, beneficiando moradores de regiões distantes da capital.
L
Pix brasileiro já é aceito em destinos internacionais como EUA, Argentina e Portugal

Pix brasileiro já é aceito em destinos internacionais como EUA, Argentina e Portugal

Pagamento via Pix, criado pelo Banco Central, conquista o exterior e já funciona em países da América do Sul, Europa e Estados Unidos.
L
Prêmio Educador Transformador 2025

Prêmio Educador Transformador 2025: inscrições prorrogadas até 18 de Agosto

A 3ª edição do Prêmio Educador Transformador amplia oportunidades para educadores e gestores, com novidades e mentorias para projetos inovadores.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Evento promovido pela Prefeitura oferta mais de 1.000 vagas e mobiliza jovens, mulheres, PcD e trabalhadores acima de 50 anos.
L
Resultados de vacina experimental contra o câncer de pâncreas são promissores

Resultados de vacina experimental contra o câncer de pâncreas são promissores

O imunizante, considerado de prateleira, estimulou o sistema imunológico a combater a mutação KRAS, um alvo da vacina experimental contra o câncer.
L
Prazo para defesa de Bolsonaro entregar alegações finais ao STF termina na quarta

Prazo para defesa de Bolsonaro entregar alegações finais ao STF termina na quarta

A defesa de Bolsonaro e de mais seis aliados tem até o dia 13 de agosto para protocolar manifestações sobre a trama golpista.
L
Governo finaliza plano para socorrer setores afetados pelo tarifaço de Trump

Governo finaliza plano para socorrer setores afetados pelo tarifaço de Trump

Plano do governo para responder ao tarifaço de Trump deve ser finalizado hoje, com foco em pequenos produtores.
L

Giro News – Entrevista com José Macedo, fundador da Skap-car Centro Automotivo

Nesta segunda-feira, dia 11, às 15h, o Programa Giro News recebe José Macedo, fundador da Skap-car Centro Automotivo, para uma conversa sobre sua trajetória no mundo da mecânica e os bastidores do crescimento do seu centro automotivo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo apoia etapa do 5º Regional Norte de Motocross em Itapuã do Oeste

Deputado Coronel Chrisóstomo apoia etapa do 5º Regional Norte de Motocross em Itapuã do Oeste

O deputado Coronel Chrisóstomo foi representado por seu gabinete itinerante na 5ª etapa do Regional Norte de Motocross, em Itapuã do Oeste, reforçando seu apoio ao evento e a sua comunicação com a população local.
L
Dra. Taíssa solicita à Seduc informações sobre andamento da reforma do Palanque Oficial em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita à Seduc informações sobre andamento da reforma do Palanque Oficial em Guajará-Mirim

Parlamentar cobra atualização sobre tramitação e viabilidade da obra no Instituto Estadual Paulo Saldanha para revitalização do espaço.
L
Eyder Brasil recebe Crea-RO e Senge e se compromete a apoiar pleitos salariais da categoria

Eyder Brasil recebe Crea-RO e Senge e se compromete a apoiar pleitos salariais da categoria

Deputado ouve reivindicações sobre perda salarial de engenheiros e se dispõe a buscar interlocução política junto ao Executivo estadual.
L
Dra. Taíssa solicita reativação do banco de sangue da FHEMERON em Guajará-Mirim para atendimento urgente

Dra. Taíssa solicita reativação do banco de sangue da FHEMERON em Guajará-Mirim para atendimento urgente

Deputada destaca necessidade urgente de infraestrutura para transfusões imediatas e segurança no atendimento médico-hospitalar.
L
Câmara pautará projetos sobre adultização de crianças nas redes após campanha de Felca

Câmara pautará projetos sobre adultização de crianças nas redes após campanha de Felca

Presidente da Câmara, Hugo Motta, atende a apelo popular e promete enfrentar a questão da adultização de crianças nas plataformas digitais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia prende mãe após a morte de bebê de 8 meses deixado sozinho no Rio

Polícia prende mãe após a morte de bebê de 8 meses deixado sozinho no Rio

O caso de morte de bebê no Rio aconteceu em Realengo, quando a mãe saiu de casa e deixou a criança sob o cuidado de um irmão de 5 anos.
18
Apenado baleado foge após Samu e PM serem acionados na zona leste

Apenado baleado foge após Samu e PM serem acionados na zona leste

As equipes chegaram a fazer buscas nas proximidades, mas o rapaz ferido não foi mais localizado.
10
Foragido da Justiça condenado até 2037 é preso em frutaria na Zona Leste de Porto Velho

Foragido da Justiça condenado até 2037 é preso em frutaria na Zona Leste de Porto Velho

A prisão ocorreu após denúncias anônimas e levantamentos realizados pela guarnição.
10
Adolescente fica ferido após colisão com carro em Ji-Paraná

Adolescente fica ferido após colisão com carro em Ji-Paraná

Um menor de idade sofreu escoriações após a bicicleta elétrica que conduzia na contramão colidir com um Fiat Argo Drive, no cruzamento da Rua T-9 com a Rua São Paulo.
10
Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida em Ji-Paraná

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida em Ji-Paraná

Uma mulher ficou ferida e com suspeita de fratura na perna após o carro em que estava avançar a preferencial e atingir a moto que ela pilotava, na Avenida Marechal Rondon.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministro Flávio Dino garante auxílio para vítimas do vírus Zika

Ministro Flávio Dino garante auxílio para vítimas do vírus Zika

Decisão do STF assegura o pagamento de pensão vitalícia e indenização de R$ 50 mil no auxílio para vítimas do Zika.
L
INSS já devolve mais de R$ 1 bilhão por descontos ilegais em benefícios

INSS já devolve mais de R$ 1 bilhão por descontos ilegais em benefícios

Cerca de 1,6 milhão de aposentados e pensionistas já foram ressarcidos em ação onde o INSS devolve valores por via administrativa.
L
Prefeitura de Porto Velho oferece cadeira facilitadora de parto natural na rede pública de saúde

Prefeitura de Porto Velho oferece cadeira facilitadora de parto natural na rede pública de saúde

Equipamento inovador criado por psicóloga local está disponível na Maternidade Municipal Mãe Esperança para humanizar o parto no SUS.
L
Operação Noturna Tapa-buracos reforça recuperação de ruas em Porto Velho com trabalho até às 23h

Operação Noturna Tapa-buracos reforça recuperação de ruas em Porto Velho com trabalho até às 23h

Prefeitura intensifica serviços à noite para reduzir impacto no trânsito e garantir segurança a motoristas e pedestres.
L
Prefeitura de Porto Velho abre Chamamento Público para locação do imóvel que abrigará Pronto Atendimento José Adelino da Silva

Prefeitura de Porto Velho abre Chamamento Público para locação do imóvel que abrigará Pronto Atendimento José Adelino da Silva

Edital busca imóvel na região Leste que atenda normas técnicas para sede provisória até entrega da nova unidade conforme Anvisa.
L
Skate Parque recebe nova encanação para melhorar abastecimento de água a permissionários e visitantes em Porto Velho

Skate Parque recebe nova encanação para melhorar abastecimento de água a permissionários e visitantes em Porto Velho

Prefeitura e Caerd concluem troca da rede de água no Parque Jardim das Mangueiras, garantindo melhor qualidade e instalação de bebedouro gratuito.
L
Vereadora Amanda Areval coordenará o "Republicanas do Agro" em Rondônia

Vereadora Amanda Areval coordenará o “Republicanas do Agro” em Rondônia

Após um processo seletivo interno, a vereadora Amanda Areval, de Vilhena, foi escolhida pelo partido Republicanos para coordenar o movimento, que visa valorizar a atuação feminina no agronegócio rondoniense.
L
Quase 2,3 milhões de crianças não têm acesso à creche no Brasil

Quase 2,3 milhões de crianças não têm acesso à creche no Brasil

A falta de creche afeta mais as famílias de baixa renda, impactando o desenvolvimento infantil e a renda familiar.
L
AOL desativa serviço de internet discada nos EUA após mais de 30 anos

AOL desativa serviço de internet discada nos EUA após mais de 30 anos

Fim de uma era digital: a empresa encerra o acesso à internet discada AOL em 30 de setembro.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO 111/2025): WALDEMIR IVAL LOTO

LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº111/2025/SEMMA/PMV
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.