Entre as estrelas do cinema mundial, fluía a emoção de um reservado indígena rondoniense, mas bastou um anúncio para que o sentimento tomasse conta dos corredores do Peacock Theater, em Los Angeles, California. “Até agora eu não estou acreditando. Conseguimos ganhar isso aqui (Emmy). Eu, estou muito feliz! Isso aqui vem das nossas lutas. Não tenho nada a dizer”, descrevia um Bitaté quase as lágrimas.

Minutos antes da consagração de O Território, como vencedor do prêmio Emmy Internacional, já existia um Bitaté que não continha os impulsos. Até muito diferente daquilo que descrevia.

O cocar, posto ali mesmo, nos bastidores do teatro, compôs o figurino que quase não chegou. Foram pouco mais de 7 mil quilômetros, viajando de Manaus até a cidade do Emmy. Rondoniense, indígena e protagonista, Bitaté, do Povo Jupaú, brilhou ao representar toda a sua ancestralidade. “Isso vai para a minha comunidade, meu povo Uru-eu-wau-wau, minha Associação Jupaú. É nosso!”.

The Territory, foi indicado a Melhor Direção, Excelente Cinematografia, mas ganhou por Mérito Excepcional. Para a coordenadora da Associação Etnoambiental – Kanindé, Ivaneide Cardozo, a “Neidinha Suruí”, um mérito indiscutível que mostra a força dos povos indígenas. “Eu tentei não pensar se a gente iria ganhar ou não. Para mim, já era muito importante ter sido indicado (a). Na hora que anunciaram que ganhamos, meu coração explodiu. Este filme representa muito para os povos indígenas, representa muito para a nossa luta, para a nossa luta por território. Esse prêmio é de vocês povos indígenas”, festeja.

Ao vencer o Emmy, o Território torna o primeiro em muitos requisitos históricos. “É a primeira vez que indígenas ganham o Emmy, é realmente histórico. Estamos imensamente felizes”, reflete Cardozo.
Com locação em Rondônia, O Território é um primor da cinematografia mundial. Para os críticos, a obra é um super documentário ambiental. Desde o lançamento, em agosto de 2022, o longa-metragem soma mais de 30 prêmios. A conta é maior com as estatuetas recebidas de organizações internacionais.