A premiação do Fifa The Best vai acontecer no dia 15 de janeiro – e os três finalistas já são conhecidos: Haaland, Messi e Mbappé. Qual deles ficará com o troféu? Essa é a pergunta que diversos torcedores têm tentado responder com o Código promocional Betano.
Curiosamente, a participação de Messi e Mbappé na Copa do Mundo não vale para a premiação, uma vez que o período de avaliação do Fifa The Best começa exatamente no dia seguinte ao fim do torneio.
Por isso mesmo, muitas pessoas estranharam o nome do argentino e do francês na lista de finalistas. Embora, é claro, ninguém questione a qualidade técnica da dupla, tirando o Mundial do Catar, nenhum dos dois fez uma temporada que justifique a indicação.
Acontece que a eleição do Fifa The Best não obedece a critérios sólidos. Na verdade, têm direito a voto treinadores e capitães de seleções filiadas à entidade, bem como um jornalista de cada federação. Além disso, o próprio público pode votar pelo site da Fifa.
Cada um dos votantes elege três jogadores, em ordem, e no fim, quem tiver mais pontos vence.
Portanto, há muitos votos bem embasados, enquanto há outros tantos que são dados de acordo com preferência pessoal, popularidade do atleta, patriotismo, clubismo ou mesmo amizade.
Isso explica por que há, muitas vezes, indicações forçadas nessas listas. Se o merecimento falar mais alto, o norueguês Erling Haaland deverá ficar com o troféu desta temporada. Afinal, dentre os três, ele foi aquele que teve o melhor desempenho ao longo do período avaliado, conquistando títulos importantes, como a Premier League e a Liga dos Campeões, e sendo artilheiro de ambas.
Bola de Ouro
Já a premiação da Bola de Ouro tende a ser mais criteriosa, uma vez que apenas jornalistas participam da votação. Isso não significa, claro, que muitos daqueles elementos que permeiam a votação do Fifa The Best também não estejam presentes.
Mas eles tendem a ter um impacto menor na escolha dos indicados. A pergunta que fica é: então por que Messi venceu a Bola de Ouro desta temporada?
Na verdade, ao contrário do Fifa The Best, a Bola de Ouro considerou a Copa do Mundo do Catar em seu período de avaliação. Dessa forma, o argentino tinha um belo argumento a seu favor, já que ele foi o campeão do torneio, liderando sua seleção e sendo eleito o craque do Mundial.
Ele também vencerá o Fifa The Best? Tudo é possível, mas certamente não seria a opção mais justa.