O Instagram é uma rede social incrível e repleta de ferramentas interessantes. Não é à toa que atualmente conta com centenas de milhões de usuários espalhados pelo mundo. Inclusive, uma de suas ferramentas são as enquetes.
Enquetes no Instagram existem já fazem algum tempo e com o tempo os influenciadores estão levando essa ferramenta mais a sério. Na verdade, a coisa toda chegou a um ponto em que muitas pessoas estão procurando por votos em enquete Instagram grátis na internet.
Não sabemos se é possível conseguir votes de graça, mas comprar votos é definitivamente possível. Mas isso levanta um outro debate, afinal, é ético comprar votes em enquetes no Instagram? Vamos discutir isso e muito mais a seguir.
Como funcionam as enquetes do Instagram
As enquetes podem ser feitas nos stories. São como pesquisas, os votos são calculados automaticamente, assim que um usuário votou, o resultado aparece para ele. A realização de uma enquete pode ser útil por diversos motivos.
Um criador de conteúdo pode usar a enquete para saber a opinião dos seus seguidores sobre diversos assuntos ou até para obter feedback. Por exemplo, você pode perguntar: Qual tipo de conteúdo vocês mais gostam? E as alternativas seriam posts, reels, stories e etc.
Por outro lado, criadores de conteúdo podem utilizar as enquetes para realizar sorteios, concursos e etc. Eles podem perguntar “Qual o melhor clipe do ano?” ou algo do tipo. E é aí que entra a compra de votes.
Há muita gente que adoraria manipular esse tipo de votação. E isso não só é possível, como também é fácil. Hoje em dia é possível comprar centenas de votes por apenas alguns reais.
A justiça eleitoral não se importa com enquetes do Instagram
Em primeiro lugar, vamos deixar claro que a justiça eleitoral não se importa com o que acontece no Instagram. É claro que a justiça eleitoral não tem nada a ver com votações em redes sociais, mas é importante deixar isso claro pois em breve teremos eleições no Brasil.
Com as eleições também vem propaganda eleitoral, pesquisa de votes, opinião de especialistas e etc. No meio disso temos os perfis que fazem as próprias enquetes sobre as próximas eleições. Por conta disso, achamos importante adiantar que a justiça brasileira não vai levar a sério ou ficar monitorando essas enquetes.
É claro, a prática de criação de notícias falsas e coisas do tipo é considerado crime no Brasil. Portanto, tenha isso em mente.
O que é intenção de voto
Intenção de voto é o mesmo que “em quem uma pessoa ou pessoas querem votar”. É comum fazerem esse tipo de levantamento quando há eleições políticas se aproximando.
Uma enquete pode te dar uma noção das intenções de voto
Uma enquete do Instagram é a ferramenta perfeita para descobrir a intenção de voto das pessoas. Quando uma eleição está se aproximando, muitas pessoas fazem suas próprias votações a fim de ter uma noção de como as eleições reais vão se desenrolar. Isto é o mesmo que tentar descobrir a intenção de voto das pessoas.
Motivos para comprar votos para enquetes
Agora que já falamos sobre política, vamos para algo um pouco mais próximo da realidade da maioria. Estamos falando da compra de votos para enquetes por motivos não políticos. E sim, há vários motivos para alguém querer comprar votes para esse tipo de enquete.
Por exemplo, para favorecer um artista. Muitas premiações pedem voto popular. Coisas como “vote no seu artista favorito” e etc. Há muita gente que vê nisso uma oportunidade para garantir uma vitória com a compra de votos.
Outro motivo para a compra de votes seria o benefício próprio. Você está participando de uma competição ou algum tipo de concurso e então há uma votação para saber quem vai ganhar o prêmio. Você poderia comprar votes o bastante para garantir a vitória.
Isso também poderia ser feito com produtos. Uma votação para escolher o produto mais querido pelo público poderia ser manipulada através de votos comprados.
A lista de motivos para comprar votes é quase infinita para sermos francos. Mas a ética em torno disso é que acaba sendo um assunto mais complexo.
Ética e legalidade na compra de votos
Em primeiro lugar, é necessário deixar claro que a compra de métricas para redes sociais como o Instagram é algo bastante comum. Estamos falando de curtidas, comentários, seguidores e etc. A compra de votes é algo um pouco incomum, mas também existe.
Inclusive, muitas celebridades internacionais compram seguidores para suas redes sociais. Neymar, Cristiano Ronaldo e muitos outros possuem contas com seguidores comprados.
É uma situação estranha em que todo mundo sabe, mas provavelmente ninguém conseguiria provar. E mesmo se conseguissem provar, o que aconteceria? O Instagram suspenderá a conta de celebridades só por causa da compra de métricas? É bem provável que não.
A verdade é que o Instagram nunca fez um grande esforço para livrar a plataforma dos seguidores comprados. O mesmo vale para as curtidas compradas, comentários e outras métricas.
Mas o que dizer da compra de votos para as enquetes? O Instagram permite esse tipo de coisa? Podemos dizer que o Insta trata a compra de votes da mesma forma que a compra de seguidores, na teoria eles não gostam muito disso, mas na prática eles não fazem muita coisa para impedir que isso aconteça.
A compra de votes e outras métricas para o Instagram pode ser entendida como uma violação dos termos da plataforma, mas provavelmente ninguém vai fazer nada a respeito. É muito fácil passar despercebido ao fazer esse tipo de coisa.
Então, resta a pergunta: é ético comprar votes para enquetes no Instagram? A resposta vai depender de cada caso. Algumas enquetes não envolvem assuntos sérios ou a derrota de outras pessoas ou empresas.
Uma pessoa pode comprar votos para vencer um concurso e derrotar outros participantes que estão competindo honestamente. Por outro lado, ela pode comprar votes para uma enquete que não envolve premiações ou coisas do tipo.
Verdade seja dita, as enquetes do Insta não devem ser levadas muito a sério. É bastante fácil manipular a coisa toda. Uma pessoa só pode ter várias contas diferentes nessa plataforma, o que já anula a possibilidade de uma votação justa.
De qualquer forma, não vamos ficar em cima do muro aqui. Comprar votos para uma enquete geralmente não é ético. A maioria dos usuários do Instagram provavelmente concordaria que fazer esse tipo de coisa é errado.
É claro, opiniões podem variar bastante de pessoa para pessoa. O melhor argumento que uma pessoa que compra votos para enquetes no Instagram pode ter é o de que a votação é para algo sem muita importância, que não faz diferença na vida das pessoas.
Por outro lado, há pessoas que podem comprar votes para manipular os resultados de enquetes sérias. Algo em prol do benefício próprio, para criar hype para uma pessoa, um político por exemplo e etc.
Cenários em que a compra de votos pode ser ruim
O shadowban é uma prática comum em redes sociais. Basicamente, a plataforma restringe uma conta de forma furtiva. Isto é, não há um aviso claro de suspensão ou de algum tipo de punição, mas a conta já não é a mesma.
Por exemplo, a conta já não pode mais ser achada no mecanismo de busca do Instagram, seu conteúdo não aparece mais no feed, nem mesmo para os seus seguidores e etc. O shadowban é uma forma de punição dada quando a plataforma acredita que sua conta violou os termos e condições do Instagram.
Comprar votos ou outras métricas em uma empresa ruim, que não sabe o que está fazendo, é uma das formas em que você pode acabar sendo punido pelo Insta. Por conta disso, uma das maiores preocupações entre as pessoas que compram coisas como seguidores e curtidas ou votes para enquetes é justamente a qualidade do serviço prestado.
Conclusão: Faz sentido comprar votos para enquetes no Instagram?
Um perfil no Insta raramente vai ter problemas por causa de métricas compradas como curtidas, seguidores e etc. Estamos falando de coisas como suspensão ou outro tipo de punição. Isto vale para a compra de votos para enquetes.
Mas isso não quer dizer que você deveria fazer isso. É como dizem, poder fazer uma coisa não quer dizer que você deve. No final das contas, comprar votes para enquetes é algo que funciona, mas se você vai ficar com a consciência tranquila depois de fazer isso é outra história.
Dito isto, de todas as métricas que podem ser compradas para o Instagram, votes para enquetes são as que fazem menos sentido. Comprar seguidores pode ser bastante útil, você daria a ideia de que é mais popular do que realmente é e o seguidores ficariam com você para sempre (se forem bons).
O mesmo vale para curtidas e comentários. Mas os votes para enquetes são coisas que vão desaparecer dentro do prazo do story em questão. Portanto, talvez até valha a pena comprar votos, mas é importante ter bons motivos para fazer isso.