SÁBADO, 24/02/2024

Coluna Opinião de Primeira, por Sérgio Pires – GADO

PERGUNTINHA: Você concorda que é justo e merecido o Prêmio Mulher Economista 2023, entregue à ex-presidente Dilma Rousseff, que lhe foi dado pelo Sistema das Federações estaduais e Confederação Nacional da Economia ou acha que é uma distinção imerecida, pelo histórico da homenageada?

Por Sérgio Pires - 35

Publicado em 

Coluna Opinião de Primeira, por Sérgio Pires - GADO
Foto - Sérgio Pires

SENADOR FAZ PROTESTO (QUASE) SOLITÁRIO CONTRA RETIRADA DE 1.500 PRODUTORES E PERDA DE 100 MIL CABEÇAS DE GADO

O senador Jaime Bagattoli fez um pronunciamento nesta semana, protestando contra o que está sendo feito em Rondônia contra os produtores rurais, através de ações do Ministério Público Federal, acatadas pelo Judiciário. É uma voz quase solitária. Para dar o tom da gravidade do assunto, vamos transcrever, na íntegra, parte importante do pronunciamento do rondoniense no Congresso Nacional. “o senador Confúcio Moura, no apagar das luzes, quando ele foi ser candidato em 2018, ele criou ele criou onze Reservas, prejudicando Minas Novas, Nova Dimensão, Nova Mamoré, Montenegro, Buritis, União Bandeirantes e Guajará Mirim. Criou mais onze Reservas. Essas Reservas foram criadas lá tem famílias. E no dia 8 agora, o Ministério Público e tem uma decisão da Justiça do Estado de Rondônia, para desocupar. Para vocês entenderem, são 1.500 famílias e 100 mil cabeças de gado. Está acontecendo o mesmo que acontece em São Félix do Xingu. A diferença é que aqui não são áreas indígenas, são Reservas. E foi proibido ao frigorifico Irmãos Gonçalves e também o Distriboi, um frigorífico de menor porte, de comprar o gado destas pessoas. São mais de 100 mil cabeças. E foram dados cinco dias para que as pessoas tirassem o gado. Vão fazer o que com o gado? Fala pra mim!”. Bagattoli ainda prosseguiu, protestando com veemência com o que está sendo feito contra os produtores do Estado, sob o tacão de forças do MPF, do Judiciário e das polícias, que, Brasil afora, estão tratando os trabalhadores rurais (menos os invasores do MST, é claro!) como se fossem grandes criminosos.

O governo de Rondônia, a Assembleia Legislativa, a bancada federal (com exceção de Confúcio, que foi quem criou as Reservas) precisam se reunir e começar a falar grosso contra o que está sendo feito contra nossa gente. Gente humilde, trabalhadora, algumas vivendo em terras que lhe foram dadas pelo Governo há décadas e onde criaram seus filhos e sonham criar seus netos. A inversão de valores que ocorre no Brasil, onde trabalhadores são expulsos das suas casas, mas traficantes e assassinos são soltos em nome dos direitos humanos deles, mostra bem o caminho que estamos trilhando. Num passado muito recente, os trabalhadores do campo comemoravam quando viam a presença, muito excepcional, de algum policial a lhes dar proteção. Hoje, quando as viaturas se aproximam, com dezenas de pessoas fardadas, da Força Nacional à Polícia Federal, ao Ibama e polícias estaduais, a sensação é de desespero e pânico. Parece que não temos mais polícias de Estado, mas sim polícias de Governo. A péssima notícia é o que vem por aí: vai piorar muito mais. Preparemo-nos, portanto, para o pior. A Venezuela é logo ali!

OAB VAI À SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR PARA DENUNCIAR RETALIAÇÃO DAS EMPRESAS AÉREAS AOS RONDONIENSES

A OAB de Rondônia tem se destacado, em nível nacional, por uma série de posições que tem tomado. Um dos posicionamentos mais importantes, a reação a uma série de decisões do STF e principalmente do ministro Alexandre de Moraes de não respeitar as prerrogativas dos advogados começou por aqui e acabou movimentando praticamente todas as subseções da entidade país afora, ao ponto da OAB nacional emitir nota de protesto. A valorização das mulheres, compondo em maioria, por exemplo, do comando da subseção regional e várias outras ações, colocam a entidade rondoniense numa posição de destaque. Agora, outra atuação da OAB merece registro. Uma denúncia formal foi feita à Secretaria Nacional do Consumidor pelo presidente da subseção de Rondônia, Márcio Nogueira. Num encontro em Brasília, Nogueira denunciou o que chamou de “retaliação das companhias aéreas contra os rondonienses que buscam seus direitos na Justiça”. Segundo ele, o cerne da questão é a retirada sistemática de voos de e para Rondônia, “deixando nossa população isolada e sem acesso aéreo”. Além disso, o presidente da OAB rondoniense salientou ainda que “alegações de abusos nas tarifas e cancelamentos de voos injustificados, tornaram-se recorrentes, prejudicando não apenas a vida cotidiana dos cidadãos, mas também a dinâmica da economia regional”. A luta em defesa dos direitos dos consumidores do estado em relação à situação não é de agora e não vai parar. “A OAB tomará outras medidas, até que os direitos dos cidadãos rondonienses sejam amplamente respeitados”, completou o presidente da Seccional.

MAIS UMA TENTATIVA FRUSTRADA DE VOLTAR: STJ MANTÉM AFASTAMENTO DE ISAÚ NA PREFEITURA DE JI-PARANÁ

Foram três votos contra e dois a favor. Foi essa a decisão da 6ª Turma do STJ, impedindo a volta de Isau Fonseca ao comando da Prefeitura de Ji-Paraná. Enquanto dois ministros consideraram que o tempo de afastamento dele já fora suficiente para as investigações, outros três, incluindo o relator, ministro Antônio Palheiro consideram que há ainda necessidade de mais investigações e que há, até agora, sinais claros de práticas ilícitas por Isau e seu grupo, considerado pelas investigações como “uma quadrilha”, responsáveis por prejuízos de milhões de reais aos cofres públicos. Desde julho, quando foi tirado da função de Prefeito por decisão da Justiça rondoniense, depois da uma operação policial pesada em Ji-Paraná, Isau já tentou vários recursos. Todos eles foram negados até agora. Quem continua comandando o município é Joaquim Teixeira, que foi eleito vice de Isau e que hoje é seu maior inimigo político. A tal ponto que Isau chegou a determinar a proibição de Teixeira de entrar nas dependências da Prefeitura. O vice só conseguiu manter esse Direito, quando recorreu à Justiça. Isau era um nome de primeira linha para disputar um segundo mandato e, Ji-Paraná. Com ele fora do páreo, ao menos até agora, o principal nome para a disputa continua sendo o do deputado estadual Laerte Gomes.

CHOVE NA HORTA! ALÉM DAS BOAS NOTÍCIAS LOCAIS, MARCOS ROCHA GANHA TÍTULO COMO MELHOR GOVERNADOR DO PAÍS 

Não param de chegar boas notícias. Está chovendo na horta do governador Marcos Rocha, neste final de 2023! A colheita está sendo muito positiva. Nessa semana, ele teve mais duas vitórias importantes. Uma delas local, outra nacional. Aqui, o TRE não aceitou um novo pedido do grupo opositor, derrotado na eleição passada, pela cassação do mandato dele e de seu vice, Sérgio Gonçalves, repetindo decisões anteriores sobre o mesmo tema. Em nível nacional, Marcos Rocha comemora um prêmio, concedido pela Ordem dos Jornalistas do Brasil e pelo Instituto Fiscaliza, que o consideraram o melhor Governador do país. Segundo os promotores do destaque  nacional, Rocha se impôs entre todos os demais governadores do Brasil, por avaliações muito positivas em quesitos como a criação de políticas públicas focadas no combate à corrupção; implementação de políticas contra o desperdício de recurso público; Integridade (Ficha Limpa); eliminação de privilégios no serviço público e, ainda, execução rigorosa de projetos com responsabilidade fiscal. Marcos Rocha é o único representante de Rondônia entre os melhores políticos do Brasil. Os demais políticos premiados são dos estados do Ceará, Rio de Janeiro, Tocantins e Minas Gerais. Mesmo num ano difícil, com percalços e a insegurança que o país vive, sob o novo Governo Federal, o comandante do Estado chega à essa altura com muitos motivos para comemoração. O prêmio recebido no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, coroa um primeiro ano do segundo mandato com muitos avanços e conquistas.

TRUCULÊNCIA E INCÊNDIOS: MAIS DRAGAS E BALSAS DO GARIMPO SÃO DESTRUÍDAS NO RIO MADEIRA

Foi mais um dia de terror para os garimpeiros do rio Madeira. Dessa vez, numa área muito próxima aos que são abrigados pela Cooperativa dos Garimpeiros, que têm autorização para a lavra e toda a documentação exigida. Foi mais uma ação entre as que têm sido executadas por Ibama, Polícia Federal e Polícia Ambiental. Nesta quarta-feira, segundo uma testemunha, “eles chegaram com muita sede para queimar tudo. Nem pediram e nem quiseram ver os documentos do que são legalizados. Estamos vivendo dias de terror na nossa terra!”, contou um dos garimpeiros, ao comentar o evento. Atônitos, os trabalhadores do garimpo ficavam próximo ao rio, assistindo a destruição de tudo o que haviam amealhado, para sobreviver, em poucos minutos. Sem conversa, sem qualquer possibilidade de diálogo, a truculência é a tônica nesses ataques aos garimpeiros, que tentam sobreviver no rio Madeira e outros rios da região. Há uma preocupação dos balseiros e dragueiros (principalmente estes) que trabalham no garimpo legalizado e que têm farta documentação para se manter garimpando. Eles podem correr o risco de terem seus bens queimados, já que não tem sido pedido qualquer documento ou autorização e, mais ainda, a ordem é destruir tudo. Essas ações são apoiadas pelo Ministério Público Federal e pela Justiça. Uma das vítimas da queimada desabafou: “será que os traficantes e as facções criminosas têm sofrido a mesma perseguição que a gente?”

UM INCÊNDIO PRATICADO POR FANÁTICOS QUE MERECEM A OJERIZA DA POPULAÇÃO DE PORTO VELHO E DE TODO O ESTADO         

Não são apenas fanáticos ideológicos. São muito mais que isso. Apenas vagabundos, criminosos, que, agindo de forma sorrateira, querem mostrar quem é que manda, enquanto atacam quem quer que não pense como eles e defenda suas teorias doentias. Dois criminosos, usando uma moto, fizeram o que os covardes fazem: atacaram algo que não lhe podia revidar. Ao queimar a réplica da Estátua da Liberdade, símbolo maior das Lojas Havan, do empresário Luciano Hang, os idiotas imaginam que seriam aplaudidos pela sua turma, por atacarem a propriedade de um bolsonarista. Conseguiram foi o reverso da medalha: indignação, protestos e pedidos para a polícia identifique e prenda a dupla criminosa. Esse tipo de gente está deslocada, ainda mais em Rondônia e Porto Velho, onde a ampla maioria da população pensa como o “Velho da Havan” e onde crimes e atentados conseguem apenas a ojeriza geral. Espera-se agora que os meliantes psicopatas sejam presos e que, como certamente não receberão penas duras, já que os direitos deles estão acima de tudo, que ao menos sejam condenados a pagar todos os prejuízos que causaram. E que Luciano Hang mande, com urgência, recolocar a estátua na frente da sua loja!

DEPUTADOS APROVAM ORÇAMENTO DO ESTADO DE 16 BI; AUMENTO HISTÓRICO PARA A SEGURANÇA E EMENDAS INDIVIDUAIS DE 11 MILHÕES E 500 MIL

Os deputados rondonienses acabaram o ano legislativo com uma longa sessão, interrompida algumas vezes, mas que, no geral, passou de mais de 10 horas. Foi na última quarta-feira, quando o parlamento votou alguns dos mais importantes projetos do ano. Um deles o do orçamento do Estado para o ano que vem, de 16 bilhões de reais, cerca de 1 bilhão a mais do que chegou a ser previsto anteriormente, antes da mensagem ser encaminhada pelo Executivo. Foi aprovado também o reajuste histórico, concedido pelo Governo Marcos Rocha, aos servidores da segurança pública, nas áreas da Polícia Técnica-Científica (Politec); da Secretaria da Justiça;  de militares, policiais civis, agentes de segurança socioeducativos entre outros. Os próprios parlamentares também terminam o ano com uma ótima notícia para 2024. O valor das emendas individuais, hoje na casa dos 3 milhões e 500 mil reais, saltou para 11 milhões e meio de reais.  O valor das emendas de bancada, de 5 milhões e 500 mil reais, permanece a mesma. Ou seja, no total, os parlamentares terão um pacote de 17 milhões em emendas, totalizando, nos 12 meses de 2024, nada menos do que 408 milhões de reais. Na sessão de quarta-feira também foi aprovado um abono de final de ano para todos os servidores do Poder Judiciário.

OS QUE MATAM MULHERES E CRIANÇAS, GEMEM POR SUAS VIDAS E SE ENTREGAM COMO TODOS OS COVARDES

Os covardes atacaram de surpresa. Foi um massacre inominável. Mataram jovens, mulheres, crianças, estupraram suas vítimas, fizeram centenas de reféns. Fortemente armados, como todos os covardes, atacaram quem não podia se defender. Agora a coisa mudou. Quando foram enfrentar gente preparada, armada, com técnicas de defesa e ataque, os canalhas correram para levantar os braços, entregar as armas e pedir Cclemência. O Exército israelense teve com eles, a clemência que eles jamais tiveram com suas vítimas. Depois do brutal ataque que cometeram contra israelenses desarmados, os terroristas do Hamas (que o governo brasileiro faz de tudo para não chamar de grupo terrorista) sentiram o peso da vingança, na Faixa de Gaza e começaram também a entender que uma coisa é atacar mulheres e crianças, outra é enfrentar um dos Exércitos melhor preparados do mundo. É assim que os terroristas devem ser tratados. São animais travestidos de seres humanos, mas que, quando se entregam, gemem por suas vidas, mesmo sabendo que não terão o destino cruel das suas vítimas. São apenas covardes cuja única ideologia é destruir um país inteiro. Que se danem!

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Grupo vai subsidiar políticas de enfrentamento de mortes no trabalho

Grupo vai subsidiar políticas de enfrentamento de mortes no trabalho

Medida está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
L
Conselho autoriza instalação de canis e gatis em penitenciárias

Conselho autoriza instalação de canis e gatis em penitenciárias

Medida deve ser implantada em todo o Brasil.
L

Santo Antônio Energia investe R$ 15 milhões em pesquisa para testar a influência de diferentes tipos de solo na instalação de usinas solares

Estudo inclui a construção de um parque fotovoltaico em Porto Velho (RO), em área de 14 mil m² nas dependências da hidrelétrica
L

Geruzza Vargas e a trajetória de sucesso da 3079 Destilados no Momento Empresarial

De uma experiência negativa a uma marca inovadora: a jornada empreendedora por trás da 3079 Destilados
L

PlayStation vs Xbox: O Duelo dos Titãs no Pahpowcast

Debate acalorado revela as facetas de cada plataforma na busca pelo domínio em 2024
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

FIERO inaugura o Observatório da Indústria

FIERO inaugura o Observatório da Indústria

Com esse objetivo, a Federação das Indústrias do Estado (FIERO) inaugurou nesta sexta-feira, 23, o Observatório da Indústria, um ambiente propício para o setor produtivo local.
L

Menor taxa anual de desemprego; adaptação nos critérios do “Programa Vencer” marcam ações do Governo de Rondônia

A liderança da menor taxa de desocupados começou no quarto trimestre de 2022, e desde então Rondônia tem se sobressaído no país
L
Hyundai Creta alcança o topo com a linha 2024

Hyundai Creta alcança o topo com a linha 2024

Modelo assumiu a liderança no segmento dos SUVs compactos
L

Em visita às comunidades do Baixo Madeira, secretário de segurança com sua guarnição prende foragido da justiça

Durante a operação, que faz parte de uma série de visitas às comunidades do Baixo Madeira, a guarnição liderada pelo Coronel Vital visou ouvir as demandas de segurança pública diretamente da população local.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vagas de Emprego

Marquise abre vaga para Gari em Porto Velho

Se você busca uma colocação profissional e deseja contribuir para a limpeza e conservação da cidade, esta pode ser a chance que você estava esperando
L
Vagas de Emprego

ELLO COMÉRCIO busca Motorista de Carro de Passeio em Porto Velho

Se você é um motorista experiente, comprometido com a segurança e busca uma oportunidade de trabalho em uma empresa sólida e dinâmica, esta pode ser a sua chance
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Ótica Chilli Beans abre oportunidade para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem experiência na área de vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica e inovadora, esta pode ser a sua chance
L
Vaga de Empregos

B2X CARE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS LTDA. está contratando: Auxiliar de Eletrotécnico

Se você tem experiência na área e busca por uma oportunidade de crescimento profissional, esta pode ser a sua chance
L
Vagas de Emprego

Empresa privada oferece oportunidade para Empregada Doméstica em Porto Velho

Uma empresa privada em Porto Velho está buscando preencher uma vaga para o cargo de Empregada Doméstica
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves celebra medidas de emergência em meio à estiagem em Porto Velho

Ieda Chaves celebra medidas de emergência em meio à estiagem em Porto Velho

Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicou Portaria e recursos devem ser liberados.
L
Cláudia de Jesus solicita do governo estadual recapeamento na RO-472 em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus solicita do governo estadual recapeamento na RO-472 em Ji-Paraná

Na Linha 94 existem muitos buracos e falta de iluminação.
L
Deputado Marcelo Cruz prestigia visita do ministro Edson Fachin a Rondônia

Deputado Marcelo Cruz prestigia visita do ministro Edson Fachin a Rondônia

Parlamentar realizou a entrega de maquete da Assembleia ao ministro.
L
Deputado Alan Queiroz fortalece cooperação entre Assembleias Estaduais em encontro com presidente da Unale

Deputado Alan Queiroz fortalece cooperação entre Assembleias Estaduais em encontro com presidente da Unale

Reunião destaca compromisso com o progresso e bem-estar da população estadual.
L
Pedro Fernandes lidera esforços para melhorias significativas nas rodovias de Rondônia

Pedro Fernandes lidera esforços para melhorias significativas nas rodovias de Rondônia

Iniciativa visa compromisso com a segurança, mobilidade e progresso econômico do estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Apenado monitorado é espancado e esfaqueado no Teixeirão

URGENTE: Apenado monitorado é espancado e esfaqueado no Teixeirão

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
14
URGENTE: Ataque a tiros deixa um morto e outro baleado na zona sul de Porto Velho

IDENTIFICADO: Tiroteio deixa um morto e outro baleado durante bebedeira na zona sul

Uma equipe do Samu fez a constatação do óbito.
18
Em Jaru, PRF detém condutor alcoolizado se passando por militar

Em Jaru, PRF detém condutor alcoolizado se passando por militar

Teste de alcoolemia retornou o valor de 0,99 Mg/L, três vezes superior à quantidade considerada como crime.
10
URGENTE: Carro avança preferencial e causa grave acidente com moto na zona leste

Carro avança preferencial e causa grave acidente com moto na zona leste

A PM foi acionada para registrar a ocorrência.
14
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Homem agride ex-mulher com garrafada e quebra tudo dentro da casa após fim de relacionamento

A mulher contou que está em outro relacionamento e o suspeito não aceita. Ele teria invadido a casa, e agredido a vítima com uma garrafada na cabeça.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inovações e Personalização no Tratamento Ortopédico: A Visão do Dr. Rodrigo Queiroz no Mais Saúde Podcast

Inovações e personalização no tratamento ortopédico: A visão do Dr. Rodrigo Queiroz no Mais Saúde Podcast

Em uma conversa reveladora, o especialista em ombro e cotovelo destaca a precisão diagnóstica e a abordagem centrada no paciente
L

Em Porto Velho/RO, PRF detém homem com 4 Kg de Skunk

O homem estava acompanhado da sua esposa e sua filha, de 4 meses
10

Recebimento da Licença Ambiental: JR FERREIRA LTDA

Licença Ambiental Por Declaração n° 419/SOL/DLA
L
Correios distribuirão provas do Concurso Unificado

Correios distribuirão provas do Concurso Unificado

Provas estão previstas para o dia 5 de maio.
L
Vendas do Tesouro Direto sobem 13% em janeiro

Vendas do Tesouro Direto sobem 13% em janeiro

No mês passado, foram vendidos R$ 3,649 bi em títulos
L
Mulheres são maioria dos candidatos no concurso unificado

Mulheres são maioria dos candidatos no concurso unificado

Inscritos de 5.555 municípios vão participar da seleção.
L
Santo Antônio Energia investe R$ 15 milhões em pesquisa para testar a influência de diferentes tipos de solo na instalação de usinas solares

Santo Antônio Energia investe R$ 15 milhões em pesquisa para testar a influência de diferentes tipos de solo na instalação de usinas solares

Estudo inclui a construção de um parque fotovoltaico em Porto Velho (RO), em área de 14 mil m² nas dependências da hidrelétrica.
L