SEGUNDA-FEIRA, 07/07/2025
Publicidade

Coluna Opinião de Primeira, por Sérgio Pires – GADO

PERGUNTINHA: Você concorda que é justo e merecido o Prêmio Mulher Economista 2023, entregue à ex-presidente Dilma Rousseff, que lhe foi dado pelo Sistema das Federações estaduais e Confederação Nacional da Economia ou acha que é uma distinção imerecida, pelo histórico da homenageada?

Por Sérgio Pires - 35

Publicado em 

Coluna Opinião de Primeira, por Sérgio Pires - GADO
Foto - Sérgio Pires

SENADOR FAZ PROTESTO (QUASE) SOLITÁRIO CONTRA RETIRADA DE 1.500 PRODUTORES E PERDA DE 100 MIL CABEÇAS DE GADO

O senador Jaime Bagattoli fez um pronunciamento nesta semana, protestando contra o que está sendo feito em Rondônia contra os produtores rurais, através de ações do Ministério Público Federal, acatadas pelo Judiciário. É uma voz quase solitária. Para dar o tom da gravidade do assunto, vamos transcrever, na íntegra, parte importante do pronunciamento do rondoniense no Congresso Nacional. “o senador Confúcio Moura, no apagar das luzes, quando ele foi ser candidato em 2018, ele criou ele criou onze Reservas, prejudicando Minas Novas, Nova Dimensão, Nova Mamoré, Montenegro, Buritis, União Bandeirantes e Guajará Mirim. Criou mais onze Reservas. Essas Reservas foram criadas lá tem famílias. E no dia 8 agora, o Ministério Público e tem uma decisão da Justiça do Estado de Rondônia, para desocupar. Para vocês entenderem, são 1.500 famílias e 100 mil cabeças de gado. Está acontecendo o mesmo que acontece em São Félix do Xingu. A diferença é que aqui não são áreas indígenas, são Reservas. E foi proibido ao frigorifico Irmãos Gonçalves e também o Distriboi, um frigorífico de menor porte, de comprar o gado destas pessoas. São mais de 100 mil cabeças. E foram dados cinco dias para que as pessoas tirassem o gado. Vão fazer o que com o gado? Fala pra mim!”. Bagattoli ainda prosseguiu, protestando com veemência com o que está sendo feito contra os produtores do Estado, sob o tacão de forças do MPF, do Judiciário e das polícias, que, Brasil afora, estão tratando os trabalhadores rurais (menos os invasores do MST, é claro!) como se fossem grandes criminosos.

O governo de Rondônia, a Assembleia Legislativa, a bancada federal (com exceção de Confúcio, que foi quem criou as Reservas) precisam se reunir e começar a falar grosso contra o que está sendo feito contra nossa gente. Gente humilde, trabalhadora, algumas vivendo em terras que lhe foram dadas pelo Governo há décadas e onde criaram seus filhos e sonham criar seus netos. A inversão de valores que ocorre no Brasil, onde trabalhadores são expulsos das suas casas, mas traficantes e assassinos são soltos em nome dos direitos humanos deles, mostra bem o caminho que estamos trilhando. Num passado muito recente, os trabalhadores do campo comemoravam quando viam a presença, muito excepcional, de algum policial a lhes dar proteção. Hoje, quando as viaturas se aproximam, com dezenas de pessoas fardadas, da Força Nacional à Polícia Federal, ao Ibama e polícias estaduais, a sensação é de desespero e pânico. Parece que não temos mais polícias de Estado, mas sim polícias de Governo. A péssima notícia é o que vem por aí: vai piorar muito mais. Preparemo-nos, portanto, para o pior. A Venezuela é logo ali!

OAB VAI À SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR PARA DENUNCIAR RETALIAÇÃO DAS EMPRESAS AÉREAS AOS RONDONIENSES

A OAB de Rondônia tem se destacado, em nível nacional, por uma série de posições que tem tomado. Um dos posicionamentos mais importantes, a reação a uma série de decisões do STF e principalmente do ministro Alexandre de Moraes de não respeitar as prerrogativas dos advogados começou por aqui e acabou movimentando praticamente todas as subseções da entidade país afora, ao ponto da OAB nacional emitir nota de protesto. A valorização das mulheres, compondo em maioria, por exemplo, do comando da subseção regional e várias outras ações, colocam a entidade rondoniense numa posição de destaque. Agora, outra atuação da OAB merece registro. Uma denúncia formal foi feita à Secretaria Nacional do Consumidor pelo presidente da subseção de Rondônia, Márcio Nogueira. Num encontro em Brasília, Nogueira denunciou o que chamou de “retaliação das companhias aéreas contra os rondonienses que buscam seus direitos na Justiça”. Segundo ele, o cerne da questão é a retirada sistemática de voos de e para Rondônia, “deixando nossa população isolada e sem acesso aéreo”. Além disso, o presidente da OAB rondoniense salientou ainda que “alegações de abusos nas tarifas e cancelamentos de voos injustificados, tornaram-se recorrentes, prejudicando não apenas a vida cotidiana dos cidadãos, mas também a dinâmica da economia regional”. A luta em defesa dos direitos dos consumidores do estado em relação à situação não é de agora e não vai parar. “A OAB tomará outras medidas, até que os direitos dos cidadãos rondonienses sejam amplamente respeitados”, completou o presidente da Seccional.

MAIS UMA TENTATIVA FRUSTRADA DE VOLTAR: STJ MANTÉM AFASTAMENTO DE ISAÚ NA PREFEITURA DE JI-PARANÁ

Foram três votos contra e dois a favor. Foi essa a decisão da 6ª Turma do STJ, impedindo a volta de Isau Fonseca ao comando da Prefeitura de Ji-Paraná. Enquanto dois ministros consideraram que o tempo de afastamento dele já fora suficiente para as investigações, outros três, incluindo o relator, ministro Antônio Palheiro consideram que há ainda necessidade de mais investigações e que há, até agora, sinais claros de práticas ilícitas por Isau e seu grupo, considerado pelas investigações como “uma quadrilha”, responsáveis por prejuízos de milhões de reais aos cofres públicos. Desde julho, quando foi tirado da função de Prefeito por decisão da Justiça rondoniense, depois da uma operação policial pesada em Ji-Paraná, Isau já tentou vários recursos. Todos eles foram negados até agora. Quem continua comandando o município é Joaquim Teixeira, que foi eleito vice de Isau e que hoje é seu maior inimigo político. A tal ponto que Isau chegou a determinar a proibição de Teixeira de entrar nas dependências da Prefeitura. O vice só conseguiu manter esse Direito, quando recorreu à Justiça. Isau era um nome de primeira linha para disputar um segundo mandato e, Ji-Paraná. Com ele fora do páreo, ao menos até agora, o principal nome para a disputa continua sendo o do deputado estadual Laerte Gomes.

CHOVE NA HORTA! ALÉM DAS BOAS NOTÍCIAS LOCAIS, MARCOS ROCHA GANHA TÍTULO COMO MELHOR GOVERNADOR DO PAÍS 

Não param de chegar boas notícias. Está chovendo na horta do governador Marcos Rocha, neste final de 2023! A colheita está sendo muito positiva. Nessa semana, ele teve mais duas vitórias importantes. Uma delas local, outra nacional. Aqui, o TRE não aceitou um novo pedido do grupo opositor, derrotado na eleição passada, pela cassação do mandato dele e de seu vice, Sérgio Gonçalves, repetindo decisões anteriores sobre o mesmo tema. Em nível nacional, Marcos Rocha comemora um prêmio, concedido pela Ordem dos Jornalistas do Brasil e pelo Instituto Fiscaliza, que o consideraram o melhor Governador do país. Segundo os promotores do destaque  nacional, Rocha se impôs entre todos os demais governadores do Brasil, por avaliações muito positivas em quesitos como a criação de políticas públicas focadas no combate à corrupção; implementação de políticas contra o desperdício de recurso público; Integridade (Ficha Limpa); eliminação de privilégios no serviço público e, ainda, execução rigorosa de projetos com responsabilidade fiscal. Marcos Rocha é o único representante de Rondônia entre os melhores políticos do Brasil. Os demais políticos premiados são dos estados do Ceará, Rio de Janeiro, Tocantins e Minas Gerais. Mesmo num ano difícil, com percalços e a insegurança que o país vive, sob o novo Governo Federal, o comandante do Estado chega à essa altura com muitos motivos para comemoração. O prêmio recebido no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, coroa um primeiro ano do segundo mandato com muitos avanços e conquistas.

TRUCULÊNCIA E INCÊNDIOS: MAIS DRAGAS E BALSAS DO GARIMPO SÃO DESTRUÍDAS NO RIO MADEIRA

Foi mais um dia de terror para os garimpeiros do rio Madeira. Dessa vez, numa área muito próxima aos que são abrigados pela Cooperativa dos Garimpeiros, que têm autorização para a lavra e toda a documentação exigida. Foi mais uma ação entre as que têm sido executadas por Ibama, Polícia Federal e Polícia Ambiental. Nesta quarta-feira, segundo uma testemunha, “eles chegaram com muita sede para queimar tudo. Nem pediram e nem quiseram ver os documentos do que são legalizados. Estamos vivendo dias de terror na nossa terra!”, contou um dos garimpeiros, ao comentar o evento. Atônitos, os trabalhadores do garimpo ficavam próximo ao rio, assistindo a destruição de tudo o que haviam amealhado, para sobreviver, em poucos minutos. Sem conversa, sem qualquer possibilidade de diálogo, a truculência é a tônica nesses ataques aos garimpeiros, que tentam sobreviver no rio Madeira e outros rios da região. Há uma preocupação dos balseiros e dragueiros (principalmente estes) que trabalham no garimpo legalizado e que têm farta documentação para se manter garimpando. Eles podem correr o risco de terem seus bens queimados, já que não tem sido pedido qualquer documento ou autorização e, mais ainda, a ordem é destruir tudo. Essas ações são apoiadas pelo Ministério Público Federal e pela Justiça. Uma das vítimas da queimada desabafou: “será que os traficantes e as facções criminosas têm sofrido a mesma perseguição que a gente?”

UM INCÊNDIO PRATICADO POR FANÁTICOS QUE MERECEM A OJERIZA DA POPULAÇÃO DE PORTO VELHO E DE TODO O ESTADO         

Não são apenas fanáticos ideológicos. São muito mais que isso. Apenas vagabundos, criminosos, que, agindo de forma sorrateira, querem mostrar quem é que manda, enquanto atacam quem quer que não pense como eles e defenda suas teorias doentias. Dois criminosos, usando uma moto, fizeram o que os covardes fazem: atacaram algo que não lhe podia revidar. Ao queimar a réplica da Estátua da Liberdade, símbolo maior das Lojas Havan, do empresário Luciano Hang, os idiotas imaginam que seriam aplaudidos pela sua turma, por atacarem a propriedade de um bolsonarista. Conseguiram foi o reverso da medalha: indignação, protestos e pedidos para a polícia identifique e prenda a dupla criminosa. Esse tipo de gente está deslocada, ainda mais em Rondônia e Porto Velho, onde a ampla maioria da população pensa como o “Velho da Havan” e onde crimes e atentados conseguem apenas a ojeriza geral. Espera-se agora que os meliantes psicopatas sejam presos e que, como certamente não receberão penas duras, já que os direitos deles estão acima de tudo, que ao menos sejam condenados a pagar todos os prejuízos que causaram. E que Luciano Hang mande, com urgência, recolocar a estátua na frente da sua loja!

DEPUTADOS APROVAM ORÇAMENTO DO ESTADO DE 16 BI; AUMENTO HISTÓRICO PARA A SEGURANÇA E EMENDAS INDIVIDUAIS DE 11 MILHÕES E 500 MIL

Os deputados rondonienses acabaram o ano legislativo com uma longa sessão, interrompida algumas vezes, mas que, no geral, passou de mais de 10 horas. Foi na última quarta-feira, quando o parlamento votou alguns dos mais importantes projetos do ano. Um deles o do orçamento do Estado para o ano que vem, de 16 bilhões de reais, cerca de 1 bilhão a mais do que chegou a ser previsto anteriormente, antes da mensagem ser encaminhada pelo Executivo. Foi aprovado também o reajuste histórico, concedido pelo Governo Marcos Rocha, aos servidores da segurança pública, nas áreas da Polícia Técnica-Científica (Politec); da Secretaria da Justiça;  de militares, policiais civis, agentes de segurança socioeducativos entre outros. Os próprios parlamentares também terminam o ano com uma ótima notícia para 2024. O valor das emendas individuais, hoje na casa dos 3 milhões e 500 mil reais, saltou para 11 milhões e meio de reais.  O valor das emendas de bancada, de 5 milhões e 500 mil reais, permanece a mesma. Ou seja, no total, os parlamentares terão um pacote de 17 milhões em emendas, totalizando, nos 12 meses de 2024, nada menos do que 408 milhões de reais. Na sessão de quarta-feira também foi aprovado um abono de final de ano para todos os servidores do Poder Judiciário.

OS QUE MATAM MULHERES E CRIANÇAS, GEMEM POR SUAS VIDAS E SE ENTREGAM COMO TODOS OS COVARDES

Os covardes atacaram de surpresa. Foi um massacre inominável. Mataram jovens, mulheres, crianças, estupraram suas vítimas, fizeram centenas de reféns. Fortemente armados, como todos os covardes, atacaram quem não podia se defender. Agora a coisa mudou. Quando foram enfrentar gente preparada, armada, com técnicas de defesa e ataque, os canalhas correram para levantar os braços, entregar as armas e pedir Cclemência. O Exército israelense teve com eles, a clemência que eles jamais tiveram com suas vítimas. Depois do brutal ataque que cometeram contra israelenses desarmados, os terroristas do Hamas (que o governo brasileiro faz de tudo para não chamar de grupo terrorista) sentiram o peso da vingança, na Faixa de Gaza e começaram também a entender que uma coisa é atacar mulheres e crianças, outra é enfrentar um dos Exércitos melhor preparados do mundo. É assim que os terroristas devem ser tratados. São animais travestidos de seres humanos, mas que, quando se entregam, gemem por suas vidas, mesmo sabendo que não terão o destino cruel das suas vítimas. São apenas covardes cuja única ideologia é destruir um país inteiro. Que se danem!

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sorteio do RondônCAP Especial de Férias premia rondonienses com carro, barco, motos e giros de R$ 500

Fiat Strada cabine dupla, três motos Honda POP e R$ 20 mil em Giros da Sorte marcaram o domingo de prêmios
L

Limpeza do espaço do pet reduz riscos e fortalece cuidados preventivos

Prática regular de higiene evita contaminações e melhora a convivência no lar
L

Mercado automotivo brasileiro cresce no primeiro semestre de 2025

Estrutura de consumo sofre mudanças com retração no showroom e fortalecimento da venda direta
L

CAOA Chery atualiza Tiggo 5X 2026 e mantém preços

CAOA Chery atualiza Tiggo 5X 2026 e mantém preços
L

IMPASSÍVEL: Marina Silva passa por nova humilhação, desta vez na Câmara dos Deputados

Se Marina Silva se sentiu ofendida com as cobranças sobre seu trabalho em defesa dos interesses estrangeiros — e quase nada em relação ao povo brasileiro, principalmente o que vive na Amazônia — no Senado, imagine quantos sapos teve que engolir em sua passagem pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, nesta semana.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

PORTO VELHO: Fiscalização do TCE revela falhas graves em unidades de saúde da capital

Relatório aponta falta de medicamentos, insumos, problemas estruturais e sobrecarga no SAMU
L

Ram Rampage 2025 combina desempenho, conectividade e segurança

Linha oferece quatro versões com propostas distintas para uso urbano, rodoviário e fora de estrada
L

Fique por dentro de tudo com o News Rondônia!

Participe do nosso grupo exclusivo de notícias e receba as principais informações direto no seu celular
L

Fábio Botelho destaca importância de eventos como esse para fortalecer a pecuária em Rondônia

Médico veterinário e organizador reforça o papel do diálogo, da troca de experiências e da qualidade genética no avanço do agro
L

Cláudio da RondoAgro reforça compromisso com o agro e destaca parcerias durante evento em Rondônia

Com mais de 30 anos de experiência no campo, empresário fala sobre genética, tecnologia e união no agronegócio
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Com investimento de R$ 13,9 milhões, nova estrutura do Hospital Regional de Guajará-Mirim inclui UTI com 10 leitos, sala de hemodiálise e tomógrafo moderno, reforçando a regionalização da saúde em Rondônia.
L
Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Comemoramos 10ª década do banco renovada de propósito
L

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L
Publicidade

POLÍCIA

ZONA SUL: Pai e filha sofrem grave acidente de moto no bairro Cohab em Porto Velho

Colisão entre moto e carro deixou homem desacordado e criança com fratura exposta na perna
10

Corpo é encontrado sob ponte na zona rural de Jaru, Rondônia

O cadáver foi encontrado embaixo da estrutura da ponte, em uma posição que levanta a possibilidade de que o crime tenha ocorrido em outro local, com posterior ocultação do corpo no ponto onde foi descoberto.
18

Motorista capota veículo ao retornar de celebração de festa na igreja; perda total

Mesmo diante do impacto emocional e material, o motorista demonstrou gratidão por ter saído com vida. “Fico triste por ter perdido o carro, mas muito grato a Deus por ter saído sem nenhum arranhão”, declarou.
10

Suspeito é preso com drogas, dinheiro e chave PIX usada para tráfico na zona sul de Porto

Prisão foi efetuada por guarnição do 5º BPM durante patrulhamento no bairro Areal da Floresta
10

Acusado de homicídio é preso pela equipe do sargento Machado na zona sul de Porto Velho

Mandado de prisão preventiva era válido até 2044; prisão ocorreu no bairro Areal da Floresta, em Porto Velho
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Stellantis inicia produção do Cargo Box BEV

Modelo elétrico será fabricado no maior polo europeu de veículos comerciais leves
L

BYD apresenta primeiro veículo experimental da fábrica de Camaçari

Planta brasileira inicia operação em fase SKD com foco na nacionalização gradual da produção
L

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L

Ataque a tiros deixa Jequisson Pantoja morto e três pessoas baleadas no Cristal da Calama

Ex-presidiário foi alvo de disparos na zona leste de Porto Velho; outras três pessoas ficaram feridas e foram levadas ao Hospital João Paulo II
18

URGENTE: Ataque a tiros deixa três baleados e um morto no Cristal da Calama

Equipes do Samu foram acionados e socorreram as três vítimas para o Hospital João Paulo II. A PM faz buscas pelos suspeitos.
18

Motorista de HB20 fica ferido em colisão frontal com caminhão em Porto Velho

Acidente ocorreu na noite de sábado (05) na Avenida Rio de Janeiro com Antônio Violão; impacto arrancou uma roda do caminhão
10

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L

Amandio Marcos Rabel Damatta destaca apoio da Sicredi à inovação no agro durante cobertura do Momento Agro na Fazenda Raízes

Gerente de Negócios Agro ressalta sustentabilidade e produtividade como pilares para o futuro do campo
L

Fazenda Raízes e Mateus do Sicoob Amazônia impulsionam inovação e sustentabilidade no Momento Agro

Parceria fortalece o agronegócio com tecnologia, crédito e impacto positivo na comunidade
L

Cairo celebra a sucessão familiar e defende tecnologia no campo para fortalecer a pecuária de Rondônia

Produtor rural compartilha trajetória de aprendizado, modernização e respeito à genética na fazenda da família
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.