QUARTA-FEIRA, 06/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Semusa realiza educação em saúde sobre cuidados de combate à dengue

Bairros com maiores índices de infestação do mosquito Aedes aegypti receberam a atividade.

Por João Muniz / SMC/PMPV - 30

Publicado em 

Semusa realiza educação em saúde sobre cuidados de combate à dengue
João Muniz

Com o objetivo de reforçar os cuidados de combate à dengue, a Prefeitura de Porto Velho, através da Divisão de Controle de Vetores, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), ampliou as atividades de educação em saúde com orientação aos moradores dos bairros Cidade Nova, Cidade do Lobo e Novo Horizonte, todos na zona Sul da cidade.

Os bairros que receberam a ação são os que possuem os maiores índices de infestação do mosquito causador da dengue, chikungunya e zika, segundo resultado obtido através do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em novembro.

João Muniz
João Muniz

AÇÃO NAS RUAS

Para evitar a proliferação do mosquito, os Agentes de Combate à Endemias (ACE) visitaram estes bairros nas últimas semanas de novembro. As equipes do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), da Semusa, levaram serviços de orientação e educação em saúde para os moradores da região.

Segundo o Agente de Combate à Endemias, Reinaldo Maia, além do diálogo individual com os cidadãos, as equipes também colaram cartazes com informações relevantes sobre o combate à dengue em comércios, escolas e locais com maior circulação de pessoas.

“Esse trabalho de educação e conscientização à saúde que é desenvolvido pela Semusa é para explicar aos moradores que eles precisam manter os cuidados de combate à dengue. Aqui, nesses cartazes, eles têm todas orientações desta situação”, explicou Reinaldo.

Silas Elias é comerciante há aproximadamente dez anos, no bairro Cidade Nova. Ele recebeu o serviço em seu estabelecimento e relatou que a atividade é fundamental, pois reforça a necessidade da população em manter os cuidados para que o mosquito Aedes aegypti não se reproduza. “Essa atividade é muito boa para a população, pois as pessoas vêm ao mercado fazer as compras do dia a dia e já têm a oportunidade de ficarem cientes dos cuidados com a dengue”, relatou Silas.

Os Agentes de Combate à Endemias também entregaram panfletos e pregaram cartazes em escolas. A diretora do colégio Manoel Aparício Nunes Almeida, também na zona Sul, Maria de Fátima, enfatiza que o serviço é importante para a saúde pública.

“Esse olhar para as nossas crianças é muito necessário, pois, através delas, nós faremos a conscientização dos cuidados para prevenir essa doença, porque sabemos que a dengue é real, mas, se a gente fizer a nossa parte, podemos manter o controle”, frisa.

João Muniz
João Muniz

Além disso, como parte da rotina, os servidores da Semusa também percorreram ruas de outros bairros da região e passaram orientações para os moradores sobre a importância de não manter água parada e evitar a exposição de lixo domésticos.

DENGUE

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas, como diabetes, asma brônquica, entre outras.

A transmissão se dá pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que é reproduzida através de água parada. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento. De acordo com o último LIRAa, o lixo é responsável por 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Semusa realiza educação em saúde sobre cuidados de combate à dengue - News Rondônia
João Muniz

NÚMEROS

Em Porto Velho, de acordo com dados do DVS, do início do ano até novembro, 1.007 casos da doença foram confirmados. O mês que registrou a maior alta foi em janeiro, com 385 registros, justamente época do período chuvoso. Apesar disso, esses números de casos de dengue estão bem abaixo de todo o registro do ano passado, quando 1.963 pessoas tiveram a confirmação da doença.

Mas, esse dado não expõe a necessidade de relaxar. Essa conscientização da população precisará ser ainda mais reforçada no período que se aproxima, uma vez que começam as chuvas, época líder em elevação dos casos de dengue pelo país.

“Essa contribuição da população é necessária. São coisas simples, que dá pra gente fazer, e todos precisam entender que o melhor trabalho de combate à dengue é a limpeza, explicou a subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue, Jussara Alves.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru asfalta a rua Daniel da Rocha, no Setor 07

Prefeitura de Jaru asfalta a rua Daniel da Rocha, no Setor 07

A Prefeitura de Jaru pavimenta a rua Daniel da Rocha com recursos de uma emenda de R$ 16 milhões do deputado federal Lúcio Mosquini, em um projeto que visa asfaltar 15 km da cidade.
L
Prefeitura realiza patrolamento e encascalhamento no bairro Conceição, em Porto Velho

Prefeitura realiza patrolamento e encascalhamento no bairro Conceição, em Porto Velho

Trabalho da Seinfra contempla ruas Capitão Silva, travessa Alvarado e Beco São Jorge, com serviços de limpeza, patrolamento e encascalhamento
L
Prefeitura intensifica sinalização viária nos distritos de Porto Velho, diz Semtran

Prefeitura intensifica sinalização viária nos distritos de Porto Velho, diz Semtran

Nova sinalização viária está sendo implantada em Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre; objetivo é reforçar a segurança no trânsito e prevenir acidentes.
L
Líderes cogitam Plenário alternativo para a Câmara funcionando

Líderes cogitam Plenário alternativo para a Câmara funcionando

Aliados do governo discutem a possibilidade de usar um plenário alternativo caso a oposição mantenha a ocupação da Mesa Diretora.
L
Lula vai debater Tarifaço com o Brics e não ligará para Trump

Lula vai debater Tarifaço com o Brics e não ligará para Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não vai se humilhar ligando para o presidente dos EUA e debaterá a sobretaxa com o grupo de nações em desenvolvimento.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Fonte de Vida | Entrevista com a Poetisa Nazaré

Nesta quarta-feira, dia 06 de agosto, às 17h, o programa Fonte de Vida recebe uma convidada especial: Poetisa Nazaré, uma mulher que transforma sentimentos em versos e leva mensagens de fé, amor e superação por meio da arte da poesia. A entrevista promete um mergulho sensível na espiritualidade e na força das palavras.
L
Fies 2025 lista de espera é divulgada para o Segundo Semestre

Fies 2025 lista de espera é divulgada para o Segundo Semestre

Estudantes que não foram selecionados na chamada regular agora podem consultar sua posição na lista de espera do Fies.
L

Giro News | Entrevista Letícia Nunes, Charles Dam e Max Mauro Boone Barbino – CRA-RO

O Giro News desta quarta-feira, 06 de agosto, às 16h, entrevista Letícia Nunes Nascimento Martins (Coordenadora da Comissão de Ensino e Desenvolvimento Profissional do CRA-RO), Charles Dam (Diretor Financeiro CRA-RO) e Max Mauro Boone Barbino (Diretor de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRA-RO). Eles vão apresentar detalhes do ERPA Norte, evento histórico que Rondônia sediará nos dias 21 e 22 de agosto, reunindo profissionais da Administração de toda a região Norte.
L

In Foco | Entrevista Robinho Dee Tattoo

O In Foco Podcast desta quarta-feira, 06 de agosto, às 15h, entrevista Luiz Carlos Chagas de Oliveira, conhecido artisticamente como Robinho Dee Tattoo.
L
Mounjaro: Dra. Ingrid Pessoa alerta sobre uso seguro da “caneta emagrecedora” no Agenda News com Renata Camurça

Mounjaro: Dra. Ingrid Pessoa alerta sobre uso seguro da “caneta emagrecedora” no Agenda News com Renata Camurça

Especialista em Medicina Interna esclarece benefícios, riscos e cuidados do medicamento recém-aprovado pela Anvisa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal reforça importância do currículo para vagas no Feirão do Emprego em Porto Velho

Sine Municipal reforça importância do currículo para vagas no Feirão do Emprego em Porto Velho

Órgão oferece atendimento gratuito para elaboração e revisão de currículos, visando fortalecer a empregabilidade local antes do Feirão do Emprego.
L
Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho para Direito, Engenharias e outras áreas

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho para Direito, Engenharias e outras áreas

A Energisa abriu inscrições para seu programa de estágio em Porto Velho, com vagas até 8 de agosto para estudantes de diversas áreas, incluindo Engenharias e Direito.
L
Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontece no dia 11 de agosto, e candidatos já podem se cadastrar no site oficial para agilizar o atendimento.
L
Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Edital seleciona profissionais da Atenção Primária à Saúde em Porto Velho; projeto “Saúde Já” busca fortalecer atendimento nas unidades básicas
L
Empresas de Rondônia ampliam uso do Geração Emprego; 905 adesões só em 2025

Empresas de Rondônia ampliam uso do Geração Emprego; 905 adesões só em 2025

Plataforma Geração Emprego, do governo de Rondônia, soma mais de 6 mil empresas cadastradas e facilita contratação em todo o estado
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa parabeniza a Bolívia pela Independência e destaca laços históricos com Rondônia

Deputada Dra. Taíssa parabeniza a Bolívia pela Independência e destaca laços históricos com Rondônia

Data marca a luta e conquista do povo boliviano; Dra. Taíssa reforça integração entre Guajará-Mirim e Guayaramerín.
L
Deputado Dr. Fernando Máximo viabiliza 950 vagas para capacitação profissional em Porto Velho

Deputado Dr. Fernando Máximo viabiliza 950 vagas para capacitação profissional em Porto Velho

A parceria entre o deputado Dr. Fernando Máximo e o Instituto Agir oferece 950 vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional em Porto Velho.
L
Com recurso de Cristiane Lopes, Marcha para Jesus 2025 reúne multidão em Porto Velho

Com recurso de Cristiane Lopes, Marcha para Jesus 2025 reúne multidão em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) destinou R$ 300 mil para a Marcha para Jesus 2025, que reuniu milhares de fiéis em Porto Velho em um ato de fé e união.
L
Com recurso de Sílvia Cristina, Casa da Comunidade entrega 133 certificados em Ji-Paraná

Com recurso de Sílvia Cristina, Casa da Comunidade entrega 133 certificados em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina (PL-RO) destinou recursos para o programa Casa da Comunidade, do campus do Ifro de Ji-Paraná, que formou 133 pessoas em cursos gratuitos.
L
Saúde de Costa Marques recebe veículo 0km entregue por deputada Lebrinha

Saúde de Costa Marques recebe veículo 0km entregue por deputada Lebrinha

A deputada Lebrinha (União Brasil) entregou um veículo 0km para a rede de saúde de Costa Marques, resultado de uma emenda parlamentar que visa melhorar o atendimento à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Passageira morre após carro ser arrastado por ônibus na zona leste

Segundo testemunhas, o carro que a mulher estava com um homem conduzindo, teria avançado a preferencial e foi atingido pelo ônibus
18
Motociclista fica ferido após colisão com carro na região central de Porto Velho

Motociclista fica ferido após colisão com carro na região central de Porto Velho

Com a batida, o motociclista sofreu fratura na clavícula e múltiplas escoriações pelo corpo.
14
PM e PRF contêm interdição da BR-364 em Cacoal

PM e PRF contêm interdição da BR-364 em Cacoal

Ação rápida da guarnição do Canil e da Polícia Rodoviária Federal evita maiores transtornos em tentativa de bloqueio da rodovia em Cacoal.
12
Produtividade do BPCHOQUE da PMRO aumenta no 1º semestre de 2025

Produtividade do BPCHOQUE da PMRO aumenta no 1º semestre de 2025

Batalhão de Polícia de Choque de Rondônia registra crescimento expressivo em atendimentos e apreensões no primeiro semestre de 2025.
L
PRF apreende mais de 125 kg de drogas em Ariquemes

PRF apreende mais de 125 kg de drogas em Ariquemes

Infratores empreendem fuga e se acidentam na estrada
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho economiza milhões com reforma administrativa e medidas de austeridade

Prefeitura de Porto Velho economiza milhões com reforma administrativa e medidas de austeridade

Com redução de gastos e reestruturação da máquina pública, gestão Léo Moraes fortalece ações nas áreas prioritárias como saúde, educação e saneamento.
L
Feira Livre Mulher do Norte reúne 30 expositoras no TRE-RO e reforça campanha Agosto Lilás em Porto Velho

Feira Livre Mulher do Norte reúne 30 expositoras no TRE-RO e reforça campanha Agosto Lilás em Porto Velho

Com foco no empreendedorismo feminino e combate à violência contra a mulher, evento acontece nesta sexta-feira (8), das 9h às 17h, no bairro Olaria.
L
Reinaldo Silva, fundador e CEO da PLATAFORMA Negócios

Consórcio bate recorde e PLATAFORMA Negócios projeta expansão

Empresa aposta em gestão estratégica para ampliar resultados no segundo semestre.
L

Requerimento de Outorga: WALBERTO COSTA FERNANDES

Termos de Outorga – Direito de Uso de Recursos hídricos
L
WindRunner quer construir o maior avião do mundo

WindRunner quer construir o maior avião do mundo

O ambicioso projeto da Radia, o WindRunner, é o maior avião já concebido, desenhado para transportar pás de turbinas eólicas e revolucionar o setor.
L
Prefeitura de Jaru conclui patrolamento da Linha 627 e avança para a 628

Prefeitura de Jaru conclui patrolamento da Linha 627 e avança para a 628

A Prefeitura de Jaru concluiu o patrolamento da Linha 627 e segue com as obras de manutenção para a Linha 628, com o objetivo de melhorar 1.500 km de estradas vicinais.
L
TRT-14 firma novas teses vinculantes e uniformiza jurisprudência

TRT-14 firma novas teses vinculantes e uniformiza jurisprudência

O TRT-14 aprovou duas novas teses vinculantes para unificar a jurisprudência, visando maior segurança jurídica e celeridade nos processos.
L
Dotum Software House lança ferramenta de gestão financeira inteligente na 8ª Ficop

Dotum Software House lança ferramenta de gestão financeira inteligente na 8ª Ficop

A Dotum Software House lançará a Ajud.Ai, uma ferramenta de gestão financeira inteligente que funciona por WhatsApp, durante a 8ª Ficop em Pimenta Bueno.
L
Pai e filho planejam parceria após concluírem cursos do programa Vencer em Rondônia

Pai e filho planejam parceria após concluírem cursos do programa Vencer em Rondônia

Pai e filho receberam kits profissionais após finalizarem capacitações ofertadas pelo governo de Rondônia por meio do programa Vencer; nova etapa ofertará 3 mil vagas.
L
Hospedagem na COP30 preocupa Presidente do Evento

Hospedagem na COP30 preocupa Presidente do Evento

Embaixador André Corrêa do Lago teme redução de participantes devido aos preços exorbitantes e busca soluções para acomodações em Belém.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.