SEXTA-FEIRA, 15/08/2025
Publicidade
SICRED

Grupo protesta contra leilão de blocos de exploração de petróleo e gás

"Esse leilão é um desastre", diz diretora do Instituto Arayara.

Por Cristina Indio do Brasil / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Grupo protesta contra leilão de blocos de exploração de petróleo e gás
Cristina Indio do Brasil/Agênci

Um grupo de manifestantes protestou, nesta quarta-feira (13), contra o leilão de áreas de exploração de petróleo e gás natural, feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nesta quarta-feira (13).

O ato foi feito em frente ao Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde a ANP promoveu o 4º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC) e o 2º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da Produção (OPP).

Participaram da manifestação ambientalistas e indígenas da etnia xokleng que pertencem à Aldeia Rio dos Pardos, no município de Porto União, em Santa Catarina.  Segundo o grupo, exploração de petróleo e gás pode causar impactos ambientais negativos na região.

A manifestação foi coordenada pelo Instituto Internacional Arayara, organização brasileira sem fins lucrativos dedicada à defesa dos direitos humanos, do meio ambiente e da justiça social. Criado em 1992, no contexto da Eco 92, o Arayara atua em todos os estados brasileiros e em países latino-americanos. Conforme o Instituto, com o leilão, estão em risco territórios quilombolas, indígenas e unidades de conservação. Além disso, para o instituto, a negociação representa “uma bomba climática em emissões potenciais”.

Impacto ambiental

A diretora executiva do Arayara, Nicole Oliveira, diz que os blocos ofertados no leilão representam mais de 2% do território nacional e 63% da Oferta Permanente da ANP, que tem 955 blocos. De acordo com Nicole, 97% dos blocos têm algum tipo de contradição com as diretrizes ambientais da própria ANP, muitos dos blocos são sobrepostos a corais, o que representa quase 60% destes blocos; outros sobrepostos a áreas inteiras de quilombolas, territórios indígenas e áreas de conservação.

“São 15 unidades de conservação que estão sobrepostas por 23 blocos, são 17 que têm área de amortecimento sobrepostas por mais 33 blocos e no total 366 km² de unidades de conservação sobrepostas”, pontuou, acrescentando que nas áreas quilombolas, 15 territórios vão ser sobrepostos, em 684 km², impactando 5.6 mil habitantes.

“Territórios indígenas são 23 no total, destes, 22 estão na Amazônia. São nove etnias que vão ser impactadas, e destas, duas são de indígenas isolados”, explicou à Agência Brasil.

Segundo a ativista, o Instituto entrou na justiça para questionar a inclusão de 77 blocos que, conforme explicou, viola a legislação e a própria portaria da ANP, que estabeleceu diretrizes ambientais.

“É um leilão problemático, mas o que chama atenção é a questão climática. Se a gente for queimar todas as reservas ofertadas hoje, dá o equivalente a 1 giga tonelada de CO², sendo bem conservador no cálculo. Para comparação, o Brasil prevê na nova NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) vai ter que emitir 1,2 giga tonelada em 2030. Então, a gente está leiloando [quase] o equivalente em giga toneladas ao que o Brasil se comprometeu em todos os setores a emitir em 2030. Do ponto de vista climático esse leilão é um desastre e do ponto de vista socioambiental também”, apontou.

Para o diretor técnico do Arayara e do Observatório do Petróleo e Gás, Juliano Bueno de Araújo, não é aceitável continuar com uma expansão fóssil no Brasil, como se dá atualmente, e ainda em cima de territórios de povos tradicionais, de áreas de risco geológicos significativos ou de conservação, tanto em mar quanto em terra.

“Nós precisamos fazer um novo pacto energético no Brasil, onde a ANP entenda e aceite o não da sociedade e obviamente respeite o jogo. A democracia do novo governo colocou antes da eleição uma série de compromissos com a sociedade, com quilombos, com indígenas com pescadores. Infelizmente, esse leilão que a gente vê hoje é um rompimento desses compromissos e obviamente todo esse grupo está insatisfeito”, completou.

O diretor técnico alertou para o perigo da inclusão no leilão do bloco próximo a área da mina de prospecção de sal-gema da Braskem, em Maceió, Alagoas. “Um dos blocos de petróleo oferecidos está apenas a 2,5 quilômetros de onde hoje está afundando. O risco geológico de oferecer um bloco tão próximo da mina que hoje está com uma série de problemas colocando em risco milhões de pessoas, é, na nossa opinião técnica, um risco que não precisaríamos colocar para a população lá de Maceió”, defendeu à Agência Brasil.

Abrolhos e Noronha

Na visão de Juliano Bueno de Araújo, há riscos também em relação aos blocos de exploração dos montes submarinos da região de Abrolhos e de Fernando de Noronha. “É uma repetição da 17ª Rodada. Não faz sentido nós colocarmos o maior estuário, a maior riqueza que nós temos hoje no litoral norte do Brasil, onde tem uma atividade econômica altamente sustentável como o turismo, para fazer uma exploração em uma área tão sensível e de alto risco. Imaginemos um vazamento de petróleo e gás na região de Fernando de Noronha. Esse desastre pode ser contido? Não. Vale a pena nós corrermos esse risco? Não. Precisamos furar poços nesta região? Também não. Então porque isso se dá? Esse jogo da indústria de petróleo e a irresponsabilidade da Agência e também do Conselho Nacional de Política Energética, precisa ser modificado”, apontou.

Indígenas

Rosalino Pereira de Carvalho, cacique da Aldeia Rio dos Pardos da etnia xokleng, que participa da manifestação, disse que o seu povo está preocupado com as áreas próximas ao seu território, em Porto União, incluídas no leilão. Os blocos 335 e 344, do setor SPAR-T5 na Bacia do Paraná, são o motivo de preocupação do líder indígena.

“Vai afetar a nossa terra, então a gente se reuniu hoje para ver se a gente consegue que isso não aconteça. A gente pensa no futuro dos nossos filhos. Os povos indígenas têm bastante crianças, que amanhã ou depois vão ser afetadas e a toda população indígena e até o pessoal branco como a gente diz. A gente é a favor do meio ambiente e isso vai afetar o meio ambiente e toda a população humana, e a gente não quer que isso aconteça”.

Atualmente a aldeia tem 15 pessoas, porque, segundo o cacique, uma parte se mudou para cidades maiores próximas. “O pessoal saiu para trabalhar fora, na cidade. Alguns voltam e outros vêm de vez em quando. A gente está tentando também repovoar essa aldeia, porque ela sempre existiu, sempre foi aldeia indígena e sempre vai ser. A gente está lutando hoje aqui para defender o nosso território indígena”, disse, acrescentando que na aldeia tem produção de feijão, milho e criação de gado, porcos e frangos. Além disso, os indígenas da Rio dos Pardos se alimentam da pesca no rio local.

Segundo o cacique, em um outro, território também em Santa Catarina, moram mais de 3 mil indígenas da etnia xokleng.

ANP

Em discurso que antecedeu o início do leilão, o diretor geral da ANP, Rodolfo Saboia, disse que para incluir as áreas no certame, antes de submetê-las à aprovação conjunta dos Ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a agência reguladora consultou, como sempre é feito, todos os órgãos ambientais estaduais competentes, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “Todavia, a análise pormenorizada de cada atividade no âmbito do licenciamento ambiental, item obrigatório e fundamental, aliado à rigorosa regulação e fiscalização da segurança operacional pela ANP, nos dá a segurança de que manteremos o mais elevado padrão de proteção à vida e ao meio ambiente que caracteriza a atividade petrolífera no Brasil”, assegurou.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que também estava presente no leilão, disse que não poderia comentar as críticas dos ambientalistas, indígenas e quilombolas sobre a inclusão no leilão de blocos que podem provocar impacto nesses territórios, porque a companhia não disputou nenhuma dessas áreas. “Esse é um problema que a gente não pode comentar porque a gente não foi nesses blocos, a gente não está interessado nesses blocos e não está participando de nenhuma área dessas”, afirmou em coletiva no salão anexo ao leilão.

Resultados

Para a área próxima a Fernando de Noronha não houve ofertas, mas dos 14 blocos que estavam dentro do raio de restrição de terras indígenas indicados pelos manifestantes, três foram arrematados: AM-T-107 AM-T-133 (Bacia do Amazonas) que podem provocar impacto nas Terras Indígenas Gavião, Ponciano e Marinheiro e PAR-T-335 (Bacia do Paraná), que fica próximo à Terra Indígena Rio dos Pardos.

Nicole Oliveira disse que dos 77 blocos que o Instituto Arayara entrou na justiça para que fossem excluídos do leilão, cinco foram arrematados, o que representa 6% do total. “Tivemos 94% de sucesso”, comemorou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo 2025: Previsões para quinta-feira (14/08)

Horóscopo 2025 – Previsões para hoje (15/08/2025)

Lua em Touro forma trígono com Júpiter pela manhã, promovendo união familiar, prosperidade e boas energias no lar e nos relacionamentos.
L

Em uma publicação, Madonna, que já foi excomungada pela Igreja Católica, pede ao Papa que interceda em Israel e salve as crianças de Gaza

“A política não pode afetar a mudança. Somente a consciência pode. Por isso estou Alcançando um Homem de Deus”.
L
Sílvia Cristina cobra votação da PEC 47, que garante transposição de servidores admitidos até 1991

Sílvia Cristina cobra votação da PEC 47, que garante transposição de servidores admitidos até 1991

Deputada federal reforça apelo para que matéria, aprovada no Senado há dois anos, seja apreciada na Câmara dos Deputados.
L
Governo já devolveu mais de R$ 1 bilhão às vítimas do INSS; saiba como pedir o ressarcimento

Governo já devolveu mais de R$ 1 bilhão às vítimas do INSS; saiba como pedir o ressarcimento

Mais de 1,6 milhão de beneficiários foram lesados por fraudes de entidades associativas entre 2019 e 2022; pagamento é corrigido pela inflação.
L
Colírio que corrige visão de perto é aprovado nos EUA; chega de óculos

Colírio que corrige visão de perto é aprovado nos EUA; chega de óculos

VIZZ, novo colírio da LENZ Therapeutics, promete corrigir presbiopia com efeito de até 10 horas, sem prejudicar a visão à distância.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Projeto do governo Lula prevê suspensão de redes sociais sem ordem judicial

Projeto do governo Lula prevê suspensão de redes sociais sem ordem judicial

O novo projeto de lei de regulamentação de plataformas digitais prevê que a ANPD poderá suspender temporariamente redes que não removerem conteúdos ilícitos.
L

Programa Agenda News | Entrevista Priscila Franco

A inspiradora história de Priscila Franco, que transformou um simples cadastro no REDOME em um gesto que salvou uma vida.
L

Ram revela a Dakota e antecipa novidades para 2026

Modelo inédito marca a entrada da marca no segmento de picapes médias na América do Sul
L
Giro News

Giro News | Entrevista Enoque do Carmo

O Programa Giro News desta quinta-feira, dia 14, às 16h, recebe Enoque do Carmo, representante do HS Consórcios.
L

Comunidade News | Entrevista Abidão Filho, líder comunitário da zona leste de Porto Velho

O Comunidade News recebe Abidão Filho, líder comunitário da zona leste de Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L
Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Evento promovido pela Prefeitura contou com 189 empresas, mais de mil vagas e oportunidades para todos os públicos.
L
Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho cadastrou candidatos, encaminhou jovens para entrevistas e abriu inscrições para capacitações profissionais.
L
Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Evento reuniu mais de 10 mil inscritos, 150 empresas e 1.000 oportunidades de trabalho, incluindo vagas para idosos, PcDs e jovens.
L
Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) abriu concurso público com vagas para Rondônia e outras regiões do país.
L

POLÍTICA

Donald Trump critica o Brasil e defende Jair Bolsonaro

Donald Trump critica o Brasil e defende Jair Bolsonaro

O presidente americano classificou o Brasil como “péssimo parceiro comercial” e o processo contra Jair Bolsonaro de “execução política”.
L
Dra. Taíssa solicita manutenção na RO-010 para garantir acesso seguro ao Distrito de Tarilândia

Dra. Taíssa solicita manutenção na RO-010 para garantir acesso seguro ao Distrito de Tarilândia

Indicação nº 13762/2025 ao DER visa trafegabilidade e segurança para moradores, produtores e estudantes da região.
L
Deputado Edevaldo Neves pede dados sobre afastamentos de professores por problemas psicológicos em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves pede dados sobre afastamentos de professores por problemas psicológicos em Rondônia

Parlamentar quer saber número de casos e se o Estado oferece acompanhamento especializado aos profissionais.
L
Deputado Alex Redano solicita recuperação urgente da RO-420 entre Buritis e Jacinópolis

Deputado Alex Redano solicita recuperação urgente da RO-420 entre Buritis e Jacinópolis

Medida busca garantir acesso seguro à Carreta do Hospital do Amor, que oferece exames gratuitos à população.
L
Dra. Taíssa solicita caminhão-pipa para melhorar vias do Distrito de Rio Pardo

Dra. Taíssa solicita caminhão-pipa para melhorar vias do Distrito de Rio Pardo

Indicação ao DER busca reduzir poeira e garantir mais saúde e segurança para moradores durante a estiagem.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro invade contramão e bate de frente com moto na zona leste

Carro invade contramão e bate de frente com moto na zona leste

Com a colisão, o piloto da moto sofreu fratura exposta na perna.
14
Bolsa suspeita mobiliza Esquadrão Antibomba no Aeroporto Jorge Teixeira

Bolsa suspeita mobiliza Esquadrão Antibomba no Aeroporto Jorge Teixeira

A área foi isolada até a conclusão dos trabalhos.
10

Acidente na BR-364 em Porto Velho deixa mulher gravemente ferida após capotamento

Veículo capotou após estouro de pneu; vítima ficou presa às ferragens e foi levada ao Hospital João Paulo II em estado grave.
12
PRF em Rondônia e PMRO prendem uma mulher e um homem por tráfico de drogas na capital

PRF em Rondônia e PMRO prendem uma mulher e um homem por tráfico de drogas na capital

No total, foram mais de 10 kg de entorpecentes
10
Menino de dois anos morre após engolir moeda em distrito de Calama

Menino de dois anos morre após engolir moeda em distrito de Calama

Menino de dois anos, no distrito de Calama, não resistiu à asfixia causada por uma moeda; a Polícia Civil investiga o caso.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF valida lei para devolução de valores em conta de luz

STF valida lei para devolução de valores em conta de luz

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional a norma que garante a devolução de valores pagos a mais em ICMS e PIS/Pasep até 2021.
L
FACER participa de reunião na Sefin para alinhar ações estratégicas entre setor produtivo e Estado

FACER participa de reunião na Sefin para alinhar ações estratégicas entre setor produtivo e Estado

Encontro tratou do Refaz, criação de comitê de crises e fortalecimento do diálogo entre empresas e Governo de Rondônia.
L
Presidente Lula participa da inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis (SP)

Presidente Lula participa da inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis (SP)

Unidade da montadora chinesa deve gerar mil empregos no Brasil até o fim de 2025 e receber R$ 4 bilhões em investimentos até 2026
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental de Operação: MINERAÇÃO BEIRA RIO LTDA

Renovação da Licença de Operação (LO).
L
Polícia Civil prende homem por tentativa de homicídio em Porto Velho

Polícia Civil prende homem por tentativa de homicídio em Porto Velho

A 7ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Velho prendeu preventivamente um homem acusado de esfaquear o vizinho no bairro Aeroclube.
10

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental [LO]: MINERAÇÃO BEIRA RIO LTDA

Renovação da Licença de Operação (LO).
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LO): MINERAÇÃO BEIRA RIO LTDA

Renovação da Licença de Operação (LO).
L
Dia D de vacinação contra o sarampo em Jaru será neste sábado, 16, nos postos Carlos Chagas e Ruth Rocha

Dia D de vacinação contra o sarampo em Jaru será neste sábado, 16, nos postos Carlos Chagas e Ruth Rocha

Campanha atende público de 6 meses a 59 anos e disponibiliza também todas as vacinas do calendário oficial.
L
Reta final: Dra. Taíssa e governador Marcos Rocha acompanham pavimentação da RO-420 em Jacinópolis

Reta final: Dra. Taíssa e governador Marcos Rocha acompanham pavimentação da RO-420 em Jacinópolis

Obra de R$ 7 milhões, com emenda parlamentar e recursos do governo, promete transformar mobilidade e desenvolvimento no distrito.
L
Plano Brasil Soberano recebe elogios e sugestões de indústrias

Plano Brasil Soberano recebe elogios e sugestões de indústrias

Setores da indústria elogiaram o Plano Brasil Soberano, mas pediram agilidade na implementação das medidas e nas negociações com os Estados Unidos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.