TERÇA-FEIRA, 05/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Desigualdade de acesso aos direitos humanos começa no nascimento

Especialistas avaliam que declaração da ONU é carta de princípios.

Por Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Desigualdade de acesso aos direitos humanos começa no nascimento
Rovena Rosa/Agência Brasil
A Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 75 anos neste domingo (10) e destaca as crianças como detentoras do direito a “cuidados e assistência especiais”, como expresso no próprio texto, em seu Artigo 25. Porém, já ao nascer, elas são alvo de desigualdades que influenciarão em toda a trajetória de suas vidas.Desigualdade de acesso aos direitos humanos começa no nascimento - News RondôniaDesigualdade de acesso aos direitos humanos começa no nascimento - News Rondônia

A diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa sobre a Infância (Ciespi) da PUC-Rio, Irene Rizzini, destaca que a declaração afirma que todas as pessoas devem ter capacidade de gozar dos direitos previstos no texto, como diz o Artigo 2, “sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”. Entretanto, isso não ocorre nem mesmo nas primeiras horas de vida.

“Ao nascer, a criança precisa ser muito bem cuidada, porque ela nasce com muitos potenciais. Mas para atingir esses potenciais, precisa comer bem, precisa de afeto, de cuidados, ela precisa se sentir protegida, se sentir segura, né? O dinheiro é importante para assegurar que ela tenha uma casa, que nessa casa ela tenha alimentação para o corpo desenvolver, para o cérebro desenvolver”, diz Rizzini.

De acordo com Rizzini, que também é professora do Departamento de Serviço Social da PUC, há uma impressão de que apenas os mais necessitados precisam ter os direitos expressos, quando, segundo a diretora, a responsabilidade é compartilhada por toda a sociedade.

“Há uma distorção muito grande sobre isso no próprio entendimento dos direitos. É como se só aqueles que são mais pobres e que têm seus direitos mais claramente violados precisassem desses direitos. Não é isso que a Declaração Universal diz. A nossa desigualdade mostra a nossa ignorância em relação à possibilidade de compartilhar e viver em sociedade”, explica.

Crianças

Quanto à infância, especificamente, a professora relembra que a primeira Declaração dos Direitos da Criança é de 1924, e que os estatutos das agências especializadas colocam que “a humanidade deve à criança o melhor de seus esforços”. Enquanto no Brasil, a legislação ainda criminalizava as crianças pobres, com o Código de Menores de 1927.

“Três anos depois da Declaração Universal de Direitos da Criança, o Brasil ainda estava no minorismo, né? A criança enquanto menor abandonado e delinquente. Nós precisamos sair dos anos de ditadura militar, voltar toda a discussão de uma nova Constituição, com uma militância muito forte em relação à população infantil e adolescente. Principalmente porque nós tínhamos ainda grandes orfanatos lotados de crianças que não eram órfãs, eram apenas pobres e vistas como menores. Essa virada só foi acontecer, marcadamente, com a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Rizzini destaca que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de julho de 1990, só foi aprovado após a Declaração dos Direitos da Criança, proclamado pela ONU em 1989, e da Constituição Federal de 1988, que previa a criança e o adolescente como sujeitos de direitos, em seu Artigo 227, além de incluir a responsabilidade da família, da sociedade e do Estado pelo bem-estar deles.

“Esse é o grande salto do ECA e dos anos 80, de dizer ‘não vamos culpabilizar a família’. Se essa família não está conseguindo prover tudo que aquela criança precisa, ela também precisa ser cuidada, ela precisa ter trabalho, ter uma moradia digna. Ela não pode ficar todos os dias preocupada se a casa vai cair, se amanhã não tem comida na mesa. Esse tipo de coisa é responsabilidade do Estado”.

Ela destaca o avanço legislativo do Brasil com a aprovação, em 2016, do Marco Legal da Primeira Infância, que determina atenção especial aos primeiros anos de vida.

“É uma coisa muito nova, em que o Brasil começa a dizer que as crianças, quando são pequenininhas, se elas não tiveram um bom começo de vida, se elas não se alimentarem, não puderem ter acesso à saúde, à educação, vai ficar mais difícil para elas. Isso é política pública pensando também no futuro do país. Nós estamos falando em transferência de rendam, em redistribuição de renda que precisa ser feita nesse país”, explica.

Porém, mesmo com tantas declarações e leis determinando o acesso aos direitos mínimos para cada pessoa viver dignamente, nem todos conseguem acessar questões básicas como alimentação e água potável. Para a defensora pública Andréa Sepúlveda, os direitos no papel são importantes para que se possa exigir, até mesmo na Justiça, que eles sejam cumpridos.

“Eu falo que os direitos são como superpoderes, porque eles são instrumentos. Se eles fossem totalmente implementados, a gente teria a sociedade ideal. Mas a gente vive em sociedade onde tudo se relaciona a poder, então quanto mais poder um determinado grupo tem na sociedade, mais os direitos daquelas pessoas são assegurados. As pessoas que estão vivendo na pobreza, que não têm o poder político ou econômico, não conseguem virar essa chave. Por isso é muito importante que a gente tenha movimentos sociais, que a gente tenha educação para a política, para os direitos, para que as pessoas saibam que elas podem lutar pelos seus direitos”, defende.

Conferência

Irene Rizzini destaca a participação dos jovens e crianças na elaboração das políticas públicas. Em abril, será realizada em Brasília a 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, organizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

“Em todo o município tem um conselho, e tem uma conferência livre, onde as crianças podem inclusive organizar sua conferência. Depois tem as conferências municipais que vão discutir o que as crianças acham que é importante incluir. E aí são eleitos delegados, os representantes de cada estado que vão estar em Brasília. Vai estar lotado, são centenas de crianças e adolescentes que participam com adultos, é uma coisa muito linda, que dá muita esperança pra gente, apesar dos imensos desafios desse país”, disse.

Podcast

Para marcar os 75 anos da Declaração dos Direitos Humanos, a Radiogência Nacional lançou neste domingo o podcast Crianças Sabidas. Neste primeiro episódio da produção, que vai trazer o formato jornalístico voltado para o público infantil, o tema é a declaração.

Com produção e roteiro da jornalista da Agência Brasil Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, o podcast explica de uma forma lúdica e com linguagem acessível para as crianças o que são os direitos humanos e os artigos da declaração. A menina Maria Eduarda, de 8 anos de idade, neta da jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Beatriz Arcoverde, participa da locução do podcast.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RO-413 recebe manutenção do governo de RO para melhorar escoamento e estrutura viária em Ji-Paraná

RO-413 recebe manutenção do governo de RO para melhorar escoamento e estrutura viária em Ji-Paraná

Obras incluem encascalhamento, implantação de bueiros e elevação de greide; objetivo é garantir trafegabilidade e fortalecer a logística regional
L
RO-140 recebe serviços de manutenção em trecho de 8 km no distrito de Colina Verde, em Governador Jorge Teixeira

RO-140 recebe serviços de manutenção em trecho de 8 km no distrito de Colina Verde, em Governador Jorge Teixeira

Governo de Rondônia realiza patrolamento e limpeza lateral na RO-140, melhorando a trafegabilidade e a segurança para moradores e produtores rurais
L
Biblioteca Municipal Francisco Meireles celebra 50 anos de história e transformação social

Biblioteca Municipal Francisco Meireles celebra 50 anos de história e transformação social

A Biblioteca Municipal Francisco Meireles, um dos principais centros culturais e de conhecimento de Porto Velho, completa 50 anos, reafirmando seu papel como patrimônio da memória e incentivadora da leitura e da cultura local.
L
Comitiva de Rondônia visita projetos de inovação no Paraná

Comitiva de Rondônia visita projetos de inovação no Paraná

Representantes de Rondônia visitaram Maringá e Campo Mourão, no Paraná, em uma missão técnica para conhecer projetos de desenvolvimento e inovação.
L
Em Colorado do Oeste, MP obtém condenação de 36 anos para réu por crimes sexuais contra familiar

Em Colorado do Oeste, MP obtém condenação de 36 anos para réu por crimes sexuais contra familiar

O MPRO conseguiu a condenação de um homem a 36 anos e 10 meses de prisão por crimes sexuais e coação cometidos contra familiar em Colorado do Oeste.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Cinco senadores ocupam plenário do Senado para obstruir votações e protestar contra prisão domiciliar de Bolsonaro

Cinco senadores ocupam plenário do Senado para obstruir votações e protestar contra prisão domiciliar de Bolsonaro

Senadores protestam contra a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro e pressionam Davi Alcolumbre por medidas que “devolvam a democracia” ao país.
L
Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões para sorteio desta terça-feira

Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões para sorteio desta terça-feira

Apostas para o concurso 2.897 podem ser feitas até as 19h em lotéricas ou pela internet.
L
Câncer Colorretal pode ter aumento de 36% nas mortes até 2040

Câncer Colorretal pode ter aumento de 36% nas mortes até 2040

Estudo da Fundação do Câncer aponta crescimento da mortalidade e destaca que a maioria dos diagnósticos ocorre em fases avançadas da doença.
L
Horóscopo de Hoje (05/08/2025): veja o que os astros reservam para seu signo

Horóscopo de Hoje (05/08/2025): veja o que os astros reservam para seu signo

A terça-feira chega com influência positiva da Lua em Gêmeos e bons aspectos entre Sol e Júpiter, favorecendo comunicação, tomadas de decisão e crescimento pessoal. Confira as previsões para amor, carreira, saúde e espiritualidade de cada signo.
L

Nota de Falecimento – Ronaldo Gomes de Paula

A cerimônia de despedida será realizada na sala 02da Funerária Dom Bosco, na Av. Pinheiro Machado, 1964 – São Cristóvão, Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Empresas de Rondônia ampliam uso do Geração Emprego; 905 adesões só em 2025

Empresas de Rondônia ampliam uso do Geração Emprego; 905 adesões só em 2025

Plataforma Geração Emprego, do governo de Rondônia, soma mais de 6 mil empresas cadastradas e facilita contratação em todo o estado
L
Prefeitura de Porto Velho realiza Feirão do Emprego com mais de mil vagas e lança site para facilitar cadastros

Prefeitura de Porto Velho realiza Feirão do Emprego com mais de mil vagas e lança site para facilitar cadastros

Feirão do Emprego acontece dia 11 de agosto com mais de mil vagas; site agiliza seleção e atendimento aos candidatos em Porto Velho
L
Brasil registra 166,6 mil novos empregos formais em junho

Brasil registra 166,6 mil novos empregos formais em junho

Abertura de postos de trabalho em junho de 2025 é menor que a do ano anterior, com destaque para os setores de serviços e comércio.
L

Vaga para Agente Funerário em Porto Velho – Envie seu currículo

Oportunidade aberta para Agente Funerário em Porto Velho. Salário fixo, prêmios variáveis e benefícios. Confira os requisitos e candidate-se.
L

Funerária São Cristóvão está contratando Auxiliar Administrativo

A Funerária São Cristóvão está contratando Auxiliar Administrativo em Porto Velho. Salário fixo, comissões e oportunidade de crescimento.
L

POLÍTICA

Deputada Cristiane Lopes propõe PL que transfere terras da União para Rondônia

Deputada Cristiane Lopes propõe PL que transfere terras da União para Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes propôs o Projeto de Lei nº 3609/2024, que transfere terras da União para Rondônia, visando a regularização fundiária.
L
"Aqui é Brasil" é o novo programa do governo para brasileiros repatriados

“Aqui é Brasil” é o novo programa do governo para brasileiros repatriados

A iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos vai oferecer apoio psicossocial e assistência à saúde a cidadãos em situação de vulnerabilidade.
L
Lula sanciona lei que libera R$ 22 bilhões para ciência e tecnologia

Lula sanciona lei que libera R$ 22 bilhões para ciência e tecnologia

Recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico vão financiar pesquisa e inovação.
L
Léo Moraes e Lula garantem mais de R$ 32 milhões para a saúde de Porto Velho

Governo Lula destina mais de R$ 32 milhões para saúde via Prefeitura de Porto Velho

Parceria entre Prefeitura e Governo Federal recoloca capital de Rondônia no mapa dos grandes investimentos
L

Prefeitura de Jaru asfalta ruas Tom Jobim e Alberto Santos Dumont no Jardim Novo Estado

Obra integra pacote de 15 km de pavimentação viabilizados com emenda de Lúcio Mosquini e contrapartida municipal
L
Publicidade

POLÍCIA

Aluna é agredida por quatro colegas em escola de Mato Grosso

Aluna é agredida por quatro colegas em escola de Mato Grosso

Vítima foi encurralada, agredida com socos, chutes e um cabo de vassoura dentro da Escola Estadual Carlos Hugueney, em Alto Araguaia.
16

Mini celular e ponto eletrônico: grupo é flagrado tentando fraudar concurso da Polícia Civil no Ceará

Quatro pessoas foram presas em Fortaleza com aparelhos de alta tecnologia; Justiça concedeu liberdade provisória mediante fiança
10
Empresário de Rondônia é preso com 104 kg de ouro e fica calado na PF

Empresário de Rondônia é preso com 104 kg de ouro e fica calado na PF

Bruno M., de 30 anos, foi detido em uma Hilux em Boa Vista, Roraima, com o maior volume de ouro já apreendido pela PRF.
10
Ação conjunta entre as Polícias civis de Rondônia e Amazonas resulta na prisão de dois investigados por roubo e homicídio

Ação conjunta entre as Polícias civis de Rondônia e Amazonas resulta na prisão de dois investigados por roubo e homicídio

A investigação, conduzida pela Delegacia de Humaitá/AM, apurou os crimes de roubo majorado e homicídio ocorridos no município amazonense.
10
Motociclista sofre queda após escorregar em mancha de óleo em Ji-Paraná

Motociclista sofre queda após escorregar em mancha de óleo em Ji-Paraná

Vítima foi socorrida pelo SAMU com dores no tórax e escoriações após acidente na marginal da BR-364.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO aplica simulado do Projeto de Fortalecimento das Aprendizagens em escolas estaduais

Governo de RO aplica simulado do Projeto de Fortalecimento das Aprendizagens em escolas estaduais

Simulado bimestral segue até 22 de agosto e prepara estudantes para avaliações como o Saero e o Saeb; meta é elevar os níveis de proficiência
L
POC oferece atendimentos em mais de 40 especialidades médicas com equipe multiprofissional em Rondônia

POC oferece atendimentos em mais de 40 especialidades médicas com equipe multiprofissional em Rondônia

Plataforma ambulatorial da Policlínica Oswaldo Cruz amplia acesso à saúde especializada no estado; atendimentos são feitos via encaminhamento das UBS
L
Motocicleta é furtada no Setor 5 de Jaru com a chave na ignição

Motocicleta é furtada no Setor 5 de Jaru com a chave na ignição

Vítima deixa a motocicleta estacionada e, ao retornar, percebe que o veículo foi levado; suspeito é descrito pela polícia.
14
Polícia Militar apreende drogas e prende suspeitos em Jaru

Polícia Militar apreende drogas e prende suspeitos em Jaru

Após perseguição no Setor 3, três indivíduos são presos por tráfico de drogas e outros crimes.
10
Menor é apreendido com arma de fogo durante operação em Jaru

Menor é apreendido com arma de fogo durante operação em Jaru

Adolescente de 17 anos, com mandado de busca em aberto, estava em casa onde a Polícia Militar encontrou uma pistola 9mm.
12
Acusado de tentativa de homicídio em Espigão do Oeste é preso em Rolim de Moura

Acusado de tentativa de homicídio em Espigão do Oeste é preso em Rolim de Moura

Donizete S. foi capturado com um revólver após ter mandado de prisão preventiva expedido pelo Tribunal de Justiça de Rondônia.
14

Mulher atacada por chow-chow em Rondônia celebra 2ª cirurgia reparadora: “Minha alegria voltou”

Após mordida que arrancou seu lábio, Natani Santos passou por nova etapa de reconstrução facial em SC e inicia recuperação emocional
14
Queda de raio mata 16 animais em propriedade rural de Rondônia

Queda de raio mata 16 animais em propriedade rural de Rondônia

A descarga elétrica atingiu uma fazenda em Espigão do Oeste e causou um prejuízo significativo para o proprietário.
10
Idoso morre em acidente de moto na BR-435

Idoso morre em acidente de moto na BR-435

Antônio Donizete Linhares de Moura, de 62 anos, colidiu de frente com uma picape Fiat Strada.
18
Mulher é atingida por “bala perdida” e é levada para a UPA em Vilhena

Mulher é atingida por “bala perdida” e é levada para a UPA em Vilhena

Vítima de 47 anos foi ferida no braço no centro da cidade e não ouviu o disparo; a Polícia Civil investiga o caso.
16
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.