DOMINGO, 15/03/2026

Em destaque

Taxa para uso da infraestrutura de operadoras divide teles e big techs

Anatel começa a discutir o assunto a partir de janeiro

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília - 44

Publicado em 

Taxa para uso da infraestrutura de operadoras divide teles e big techs
© Pixabay/Wikimedia

O Brasil testemunhará, nos próximos meses, uma queda de braço entre gigantes que prestam serviços relacionados à internet no país. De um lado, as chamadas big techs, grandes empresas de tecnologia e inovação que desenvolvem bens e oferecem serviços por meio da rede mundial de computadores. Do outro, as empresas de telecomunicações (teles), que fornecem toda a infraestrutura de internet para os lucros das big techs.

O centro da disputa tem dois nomes, mas é uma coisa apenas. As empresas provedoras de internet o chamam de fair share (divisão justa, em português). Já as big techs o chamam de network fee (taxa de rede). Ambos termos se referem à proposta apresentada pelas teles, de dividir os custos de manutenção da infraestrutura necessária à prestação do serviço de internet com as big techs, provedoras de boa parte do conteúdo que circula por essa infraestrutura.

Conexis

Representante do setor de telecomunicações e de conectividade, a Conexis Brasil Digital (antiga SindiTelebrasil) defende que os as big techs provedoras de conteúdo digital “também remunerem o uso massivo das redes de telecomunicações, para assegurar o crescimento do ecossistema da conectividade como um todo”.

De acordo com a Conexis, as big techs são responsáveis por mais de 82% do tráfego total nas redes móveis, sem que façam qualquer contribuição para melhorar a qualidade das redes. “Para o setor de telecomunicações, é essencial que se estabeleça a obrigatoriedade de uma justa contribuição dos provedores de conteúdo digital pelo uso das redes das empresas detentoras dessas infraestruturas de telecomunicações”, informou à Agência Brasil a entidade.

Ainda segundo a Conexis, o crescimento do uso das redes tem se mostrado “um desafio para os investimentos das operadoras”, e isso gera um aumento nos custos inversamente proporcional ao valor cobrado dos usuários.

“Enquanto o tráfego de internet no Brasil cresceu 62,7% na última década e, em cinco anos, a demanda por investimento nas redes subiu 50%, nos últimos cinco anos houve uma queda real de 9% nas receitas de telecomunicações, fruto de um mercado competitivo onde o preço acaba sendo um diferencial para a conquista dos clientes”, complementou.

A Conexis acrescenta que muitos dos serviços oferecidos pelos provedores de internet tiveram uma “rápida evolução”, e que isso acabou por criar um ambiente de concorrência desequilibrada entre as big techs e as empresas de telecomunicações, uma vez que estas precisam manter a infraestrutura com “massivo investimento”, enquanto as big techs, que são as grandes usuárias, não pagam pelo uso destas redes.

AIA

Diante dessa situação e da possibilidade de serem taxadas pelo uso da infraestrutura das operadoras de internet, gigantes das big techs (como Google, Meta, Netflix, Kwai, Mercado Livre e Amazon, bem como associações de emissoras de rádio e televisão, de empresas de inteligência artificial, de softwares e de telemedicina, entre outras) se juntaram e criaram uma entidade com o propósito único de evitar a nova taxa sugerida pelas empresas operadoras de telecomunicações: a Aliança pela Internet Aberta (AIA).

Para o cargo de presidente, a AIA escalou o ex-deputado pelo PSB do Rio de Janeiro Alexandre Molon, que tem feito o papel de porta-voz da entidade.

Durante o lançamento da Aliança, Molon disse que “o debate está invertido”, uma vez que as pessoas pagam pelo acesso à internet para ter acesso aos conteúdos ali disponibilizados. “Isso, portanto, não é problema, mas a razão de existência da internet”, argumentou.

Molon acrescenta que a infraestrutura usada para viabilizar o serviço de internet não é custeada pelas empresas de telecomunicações, e sim pelos consumidores que já pagam pelo serviço.

A Aliança defende mais transparência, por parte das teles, no sentido de identificar o real custo dessa infraestrutura para, a partir dele, ampliar o debate sobre o assunto. “Quanto se gasta para manter essa infraestrutura? As telecons precisam apresentar os dados de custos e gastos para manutenção dessa infraestrutura. Ao que parece, os números são muito positivos. É preciso identificar o real custo e debater em cima dele”, questionou.

Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que pretende, no início de 2024, promover uma série de debates sobre a cobrança da nova taxa.

“A complexidade do tema nos leva a fazer uma tomada de subsídios. Nesse sentido, está prevista uma audiência sobre o tema em janeiro. Faremos análises de impacto para então encaminharmos visando à construção de propostas”, disse o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, durante a cerimônia de lançamento da AIA.

“Faremos primeiro uma tomada de subsídios para identificação de problemas e, na sequência, a consulta pública”, acrescentou.

Impactos

Para Alessandro Molon, a taxa sugerida pelas teles pode impactar negativamente e de forma transversal os serviços de diversos setores, além de prejudicar a concorrência. Pode também afetar o acesso de usuários de regiões que não são atendidas pelos grandes provedores de internet – motivo pelo qual sua entidade conta com a participação de pequenos provedores de internet.

“Terá reflexos também no futuro da inclusão digital e na transformação digital no Brasil, bem como nos investimentos em inovação; na telemedicina e na saúde digital; nas startups; nas empresas nacionais de inteligência artificial; na cultura e no entretenimento”, complementou.

Gerente médico do Centro de Telemedicina do Einstein, Carlos Pedrotti explica que o setor de saúde usa cada vez mais a rede mundial de computadores para gerar, transmitir e armazenar dados. “É um serviço cada vez mais complexo. Na última década, a geração de dados tem crescido 36% ao ano. Há exames com mais de 20 mil imagens com resolução em 3D. Falamos de algo na ordem de terabytes para apenas um exame”, disse.

Segundo Pedrotti, a previsão é que, até 2028, de 10% a 30% dos dados que circularão pela internet estejam relacionados ao setor de saúde. “São números que aumentarão exponencialmente. Para otimizar custos, enviamos esses dados às nuvens”, acrescentou.

Inteligência artificial

Outro setor que deverá usar cada vez mais a internet para a prestação de serviços é o da inteligência artificial. “Ainda não é possível prevermos o quanto, mas a geração de conteúdo dos próximos anos será absurda. A inteligência artificial se baseia em uma imensa quantidade de dados, para trabalhar em cima deles, identificando modelos e padrões para as mais diversas áreas”, explica o presidente da Associação Brasileira de Inteligência Artificial, Valter Wolf.

A necessidade de garantir a segurança para transmissão e armazenamento dessa grande quantidade de dados tem levado diversas big techs a investir também em infraestrutura para armazenamento e transmissão de dados, sem a necessidade de uma nova taxa.

Molon, da AIA, diz que há casos de empresas que montaram estruturas próprias, “inclusive com a instalação de cabos submarinos, construção de data centers e CDNs [redes de entrega de conteúdo; servidores interconectados que aceleram o carregamento de um site]”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alerta de temporais: Rondônia pode enfrentar chuvas intensas neste fim de semana

Previsão indica que domingo (15) pode registrar chuvas ainda mais intensas em Porto Velho, com risco de tempestades, raios e grande volume de água em curto período.
L
O Agente Secreto: vitória histórica no Spirit Awards

A gente e o Agente por Moisés Selva Santiago

Confira o artigo sobre o filme AGENTE SECRETO, candidato ao Oscar. Grato.
L
Circo de Tradição Familiar se torna Patrimônio Cultural do Brasil

Circo de Tradição Familiar se torna Patrimônio Cultural do Brasil

Reconhecimento do Iphan celebra a história da família Zanchettini e a resistência da arte circense itinerante e familiar.
L
Troca de advogado de Vorcaro indica possível delação premiada

Troca de advogado de Vorcaro indica possível delação premiada

Mudança na defesa ocorre após STF manter prisão do banqueiro investigado por fraudes no Banco Master.
L
Prefeitura intensifica fiscalização contra outdoors irregulares em Porto Velho

Prefeitura intensifica fiscalização contra outdoors irregulares em Porto Velho

Secretaria de Meio Ambiente alerta que estruturas instaladas sem autorização podem gerar transtornos ambientais, urbanos e no trânsito.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sofia Andrade participa de grande encontro do PL e fortalece caminho para pré-candidatura à Câmara Federal

Sofia Andrade participa de grande encontro do PL e fortalece caminho para pré-candidatura à Câmara Federal

O evento, contou contou com a presença do senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República e o senador Marcos Rogério, pré-candidato ao governo de Rondônia. O evento marcou um momento de articulação política e fortalecimento do grupo conservador no estado.
L
Nota de Pesar: Rozilda Pereira dos Reis Santos

Nota de Pesar: Rozilda Pereira dos Reis Santos

Rozilda era uma profissional dedicada, atuando como cabeleireira, uma carreira que amava e na qual se destacava. Seu talento para cortar cabelos encantou muitos, e sua presença será eternamente lembrada por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.
L
Presença de Flávio Bolsonaro marca encontro político do PL em Ji-Paraná que reuniu lideranças de Rondônia

Presença de Flávio Bolsonaro marca encontro político do PL em Ji-Paraná que reuniu lideranças de Rondônia

O evento também contou com a participação do deputado federal Fernando Máximo, da vereadora de Porto Velho Sofia Andrade, do vereador da capital Pedro Geovar e do empresário Bruno Scheid, que acompanha as articulações políticas com vistas às eleições de 2026.
L
Bolsonaro apresenta piora na função renal e aumento de inflamação em Brasília

Bolsonaro apresenta piora na função renal e aumento de inflamação em Brasília

Ex-presidente segue internado na UTI com broncopneumonia bilateral; boletim médico indica estabilidade clínica apesar do agravamento renal.
L
Saúde aumenta em 15% repasses para hemodiálise no SUS

Saúde aumenta em 15% repasses para hemodiálise no SUS

Medida integra programa Agora Tem Especialistas e busca reduzir tempo de espera por tratamento renal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo federal mobiliza R$ 179 bilhões para transição ecológica desde 2023

Governo federal mobiliza R$ 179 bilhões para transição ecológica desde 2023

Recursos provenientes do Fundo Clima e do programa Eco Invest Brasil somam investimentos recordes em sustentabilidade e recuperação ambiental.
L
Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Atualização salarial segue piso nacional do magistério autorizado pelo governo federal.
L
MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

Ação pede R$ 10 milhões em danos morais coletivos após declarações consideradas transfóbicas feitas durante programa de TV.
L
Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Deputada destaca sabedoria e trajetórias de vida durante homenagem na Associação dos Idosos do município
L
Cristiane Lopes destina R$ 800 mil para novo Centro de Diagnóstico da ASSDACO em Cacoal

Cristiane Lopes destina R$ 800 mil para novo Centro de Diagnóstico da ASSDACO em Cacoal

Deputada federal visita obras da associação e garante recursos para compra de equipamentos oncológicos no interior de Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR prende suspeito de 21 anos por tráfico de drogas no Residencial Orgulho do Madeira

BPTAR prende suspeito de 21 anos por tráfico de drogas no Residencial Orgulho do Madeira

Ação coordenada pelas operações Máximus e OPEDS resultou na apreensão de mais de 1 kg de maconha, cocaína e um simulacro de pistola.
10
Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Suspeito, que já responde por tráfico, foi localizado após briga de casal e alegou ter comprado o material de iluminação por valor muito abaixo do mercado.
14
"Kanon do CV", foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

“Kanon do CV”, foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

Criminoso de alta periculosidade era alvo de investigação do Ministério Público contra ataques a prédios públicos em Rondônia.
12
BPTAR prende traficante que vendia cocaína misturada com cafeína em condomínio

BPTAR prende traficante que vendia cocaína misturada com cafeína em condomínio

Ação no Residencial Orgulho do Madeira flagra apenado com mais de 1kg de maconha e substâncias para refino de entorpecentes.
10
Mãe, filho e nora são detidos após flagrante de tráfico no centro de Porto Velho

Mãe, filho e nora são detidos após flagrante de tráfico no centro de Porto Velho

Ação do 1º Batalhão no bairro Cai N’água resulta na captura de mãe foragida, nora monitorada e adolescente com porções de crack
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Embaixada dos EUA no Iraque é atingida por míssil em escalada de tensões

Embaixada dos EUA no Iraque é atingida por míssil em escalada de tensões

Ataque em Bagdá ocorre após bombardeio norte-americano a alvos militares na Ilha Kharg, principal terminal petrolífero do Irã.
L
Presidente interina da Venezuela pede fim das sanções em reunião com a Colômbia

Presidente interina da Venezuela pede fim das sanções em reunião com a Colômbia

Delcy Rodríguez classificou encontro como produtivo e enviou mensagem direta a Donald Trump para suspensão de medidas coercitivas.
L
Pós-NRF reúne empresários para debater tendências do varejo em Porto Velho

Pós-NRF reúne empresários para debater tendências do varejo em Porto Velho

Evento realizado no shopping da capital de Rondônia apresentou insights globais sobre inovação, inteligência artificial e experiência do consumidor no setor varejista.
L
Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Apesar do reconhecimento em festivais e premiações, especialistas apontam desafio para ampliar público nas salas.
L
Privatização da BR Distribuidora pode prejudicar consumidor em momentos de crise

Privatização da BR Distribuidora pode prejudicar consumidor em momentos de crise

Especialistas apontam que venda da empresa reduziu capacidade de intervenção do Estado no mercado de combustíveis.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 75 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 75 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h em lotéricas ou pela internet.
L
Economia pode crescer até 1% no primeiro trimestre, diz Haddad

Economia pode crescer até 1% no primeiro trimestre, diz Haddad

Ministro da Fazenda afirma que deixará o cargo na próxima semana para se dedicar a projetos políticos.
L

Requerimento de Outorga: LUIZ MARIA CALENTE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS.
L
Dólar fecha a R$ 5,32 com tensão no Irã e bolsa recua 0,91%

Dólar fecha a R$ 5,32 com tensão no Irã e bolsa recua 0,91%

Escalada do conflito no Oriente Médio aumenta aversão ao risco e pressiona mercados financeiros.
L