SEGUNDA-FEIRA, 11/08/2025
Publicidade
SICRED

Taxa para uso da infraestrutura de operadoras divide teles e big techs

Anatel começa a discutir o assunto a partir de janeiro

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília - 44

Publicado em 

Taxa para uso da infraestrutura de operadoras divide teles e big techs
© Pixabay/Wikimedia

O Brasil testemunhará, nos próximos meses, uma queda de braço entre gigantes que prestam serviços relacionados à internet no país. De um lado, as chamadas big techs, grandes empresas de tecnologia e inovação que desenvolvem bens e oferecem serviços por meio da rede mundial de computadores. Do outro, as empresas de telecomunicações (teles), que fornecem toda a infraestrutura de internet para os lucros das big techs.Taxa para uso da infraestrutura de operadoras divide teles e big techs - News RondôniaTaxa para uso da infraestrutura de operadoras divide teles e big techs - News Rondônia

O centro da disputa tem dois nomes, mas é uma coisa apenas. As empresas provedoras de internet o chamam de fair share (divisão justa, em português). Já as big techs o chamam de network fee (taxa de rede). Ambos termos se referem à proposta apresentada pelas teles, de dividir os custos de manutenção da infraestrutura necessária à prestação do serviço de internet com as big techs, provedoras de boa parte do conteúdo que circula por essa infraestrutura.

Conexis

Representante do setor de telecomunicações e de conectividade, a Conexis Brasil Digital (antiga SindiTelebrasil) defende que os as big techs provedoras de conteúdo digital “também remunerem o uso massivo das redes de telecomunicações, para assegurar o crescimento do ecossistema da conectividade como um todo”.

De acordo com a Conexis, as big techs são responsáveis por mais de 82% do tráfego total nas redes móveis, sem que façam qualquer contribuição para melhorar a qualidade das redes. “Para o setor de telecomunicações, é essencial que se estabeleça a obrigatoriedade de uma justa contribuição dos provedores de conteúdo digital pelo uso das redes das empresas detentoras dessas infraestruturas de telecomunicações”, informou à Agência Brasil a entidade.

Ainda segundo a Conexis, o crescimento do uso das redes tem se mostrado “um desafio para os investimentos das operadoras”, e isso gera um aumento nos custos inversamente proporcional ao valor cobrado dos usuários.

“Enquanto o tráfego de internet no Brasil cresceu 62,7% na última década e, em cinco anos, a demanda por investimento nas redes subiu 50%, nos últimos cinco anos houve uma queda real de 9% nas receitas de telecomunicações, fruto de um mercado competitivo onde o preço acaba sendo um diferencial para a conquista dos clientes”, complementou.

A Conexis acrescenta que muitos dos serviços oferecidos pelos provedores de internet tiveram uma “rápida evolução”, e que isso acabou por criar um ambiente de concorrência desequilibrada entre as big techs e as empresas de telecomunicações, uma vez que estas precisam manter a infraestrutura com “massivo investimento”, enquanto as big techs, que são as grandes usuárias, não pagam pelo uso destas redes.

AIA

Diante dessa situação e da possibilidade de serem taxadas pelo uso da infraestrutura das operadoras de internet, gigantes das big techs (como Google, Meta, Netflix, Kwai, Mercado Livre e Amazon, bem como associações de emissoras de rádio e televisão, de empresas de inteligência artificial, de softwares e de telemedicina, entre outras) se juntaram e criaram uma entidade com o propósito único de evitar a nova taxa sugerida pelas empresas operadoras de telecomunicações: a Aliança pela Internet Aberta (AIA).

Para o cargo de presidente, a AIA escalou o ex-deputado pelo PSB do Rio de Janeiro Alexandre Molon, que tem feito o papel de porta-voz da entidade.

Durante o lançamento da Aliança, Molon disse que “o debate está invertido”, uma vez que as pessoas pagam pelo acesso à internet para ter acesso aos conteúdos ali disponibilizados. “Isso, portanto, não é problema, mas a razão de existência da internet”, argumentou.

Molon acrescenta que a infraestrutura usada para viabilizar o serviço de internet não é custeada pelas empresas de telecomunicações, e sim pelos consumidores que já pagam pelo serviço.

A Aliança defende mais transparência, por parte das teles, no sentido de identificar o real custo dessa infraestrutura para, a partir dele, ampliar o debate sobre o assunto. “Quanto se gasta para manter essa infraestrutura? As telecons precisam apresentar os dados de custos e gastos para manutenção dessa infraestrutura. Ao que parece, os números são muito positivos. É preciso identificar o real custo e debater em cima dele”, questionou.

Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que pretende, no início de 2024, promover uma série de debates sobre a cobrança da nova taxa.

“A complexidade do tema nos leva a fazer uma tomada de subsídios. Nesse sentido, está prevista uma audiência sobre o tema em janeiro. Faremos análises de impacto para então encaminharmos visando à construção de propostas”, disse o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, durante a cerimônia de lançamento da AIA.

“Faremos primeiro uma tomada de subsídios para identificação de problemas e, na sequência, a consulta pública”, acrescentou.

Impactos

Para Alessandro Molon, a taxa sugerida pelas teles pode impactar negativamente e de forma transversal os serviços de diversos setores, além de prejudicar a concorrência. Pode também afetar o acesso de usuários de regiões que não são atendidas pelos grandes provedores de internet – motivo pelo qual sua entidade conta com a participação de pequenos provedores de internet.

“Terá reflexos também no futuro da inclusão digital e na transformação digital no Brasil, bem como nos investimentos em inovação; na telemedicina e na saúde digital; nas startups; nas empresas nacionais de inteligência artificial; na cultura e no entretenimento”, complementou.

Gerente médico do Centro de Telemedicina do Einstein, Carlos Pedrotti explica que o setor de saúde usa cada vez mais a rede mundial de computadores para gerar, transmitir e armazenar dados. “É um serviço cada vez mais complexo. Na última década, a geração de dados tem crescido 36% ao ano. Há exames com mais de 20 mil imagens com resolução em 3D. Falamos de algo na ordem de terabytes para apenas um exame”, disse.

Segundo Pedrotti, a previsão é que, até 2028, de 10% a 30% dos dados que circularão pela internet estejam relacionados ao setor de saúde. “São números que aumentarão exponencialmente. Para otimizar custos, enviamos esses dados às nuvens”, acrescentou.

Inteligência artificial

Outro setor que deverá usar cada vez mais a internet para a prestação de serviços é o da inteligência artificial. “Ainda não é possível prevermos o quanto, mas a geração de conteúdo dos próximos anos será absurda. A inteligência artificial se baseia em uma imensa quantidade de dados, para trabalhar em cima deles, identificando modelos e padrões para as mais diversas áreas”, explica o presidente da Associação Brasileira de Inteligência Artificial, Valter Wolf.

A necessidade de garantir a segurança para transmissão e armazenamento dessa grande quantidade de dados tem levado diversas big techs a investir também em infraestrutura para armazenamento e transmissão de dados, sem a necessidade de uma nova taxa.

Molon, da AIA, diz que há casos de empresas que montaram estruturas próprias, “inclusive com a instalação de cabos submarinos, construção de data centers e CDNs [redes de entrega de conteúdo; servidores interconectados que aceleram o carregamento de um site]”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia reabre inscrições do programa Vencer com 3 mil vagas em 32 cursos profissionalizantes

Rondônia reabre inscrições do programa Vencer com 3 mil vagas em 32 cursos profissionalizantes

Inscrições começam nesta terça-feira (12) e seguem até 31 de agosto; participantes recebem material, auxílio financeiro e kit profissional.
L
diploma de pós-graduação

Estudante recebe R$ 6 mil de indenização após esperar 4 anos por diploma de pós-graduação

TJMG manteve condenação contra a Pitágoras por atraso na emissão de certificado de MBA concluído em 2018.
L
Jubileu de Ouro da Biblioteca Municipal Francisco Meireles: um marco de cultura e aprendizado

Jubileu de Ouro da Biblioteca Municipal Francisco Meireles: um marco de cultura e aprendizado

A celebração do Jubileu de Ouro da Biblioteca marca 50 anos de história e destaca a colaboração com a AJEB-RO.
L

Horta de Zeca Pagodinho combate fome e gera emprego em Xerém, no RJ

Cantor cede terreno de 8 mil m² para projeto que vai produzir até 40 toneladas de alimentos por ano, beneficiando famílias e criando empregos.
L
IPVA de graça para idosos com deficiência

IPVA de graça para idosos com deficiência; veja como solicitar a isenção

Benefício vale para idosos com limitações funcionais ou doenças que se enquadrem como PCD, mediante laudo médico e requisitos estaduais
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Breno Jeferson Davy Malheiros

Homenagem a Breno Jeferson Davy Malheiros, missionário dedicado e exemplo de fé, que partiu aos 31 anos deixando um legado de amor e inspiração.
L
JUABP e Az de Ouro vencem categorias adultas do 41º Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

JUABP e Az de Ouro vencem categorias adultas do 41º Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Evento reuniu mais de 100 mil pessoas, movimentou R$ 1 milhão e celebrou tradições juninas com quadrilhas e bois-bumbás mirins e adultos.
L
Pix brasileiro já é aceito em destinos internacionais como EUA, Argentina e Portugal

Pix brasileiro já é aceito em destinos internacionais como EUA, Argentina e Portugal

Pagamento via Pix, criado pelo Banco Central, conquista o exterior e já funciona em países da América do Sul, Europa e Estados Unidos.
L
Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Evento promovido pela Prefeitura oferta mais de 1.000 vagas e mobiliza jovens, mulheres, PcD e trabalhadores acima de 50 anos.
L
Resultados de vacina experimental contra o câncer de pâncreas são promissores

Resultados de vacina experimental contra o câncer de pâncreas são promissores

O imunizante, considerado de prateleira, estimulou o sistema imunológico a combater a mutação KRAS, um alvo da vacina experimental contra o câncer.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa visita Conselho Tutelar de Guajará-Mirim e discute melhorias para atendimento à infância

Dra. Taíssa visita Conselho Tutelar de Guajará-Mirim e discute melhorias para atendimento à infância

Parlamentar reforçou compromisso em buscar junto ao governo estadual avanços na infraestrutura e nas condições de trabalho dos conselheiros tutelares.
L

Deputada Sílvia Cristina entrega Capela Mortuária em Pimenteiras do Oeste

Espaço construído com recursos da parlamentar homenageia vereador Ramon Lima das Neves e oferece mais conforto às famílias no momento de despedida.
L
Pedro Fernandes entrega duas pontes na Linha C-35 e fortalece produção rural em Monte Negro

Pedro Fernandes entrega duas pontes na Linha C-35 e fortalece produção rural em Monte Negro

Estruturas sobre os rios Massangana e Cutia garantem mais segurança, mobilidade e escoamento agrícola no Vale do Jamari
L
Deputado Coronel Chrisóstomo apoia etapa do 5º Regional Norte de Motocross em Itapuã do Oeste

Deputado Coronel Chrisóstomo apoia etapa do 5º Regional Norte de Motocross em Itapuã do Oeste

O deputado Coronel Chrisóstomo foi representado por seu gabinete itinerante na 5ª etapa do Regional Norte de Motocross, em Itapuã do Oeste, reforçando seu apoio ao evento e a sua comunicação com a população local.
L
Prazo para defesa de Bolsonaro entregar alegações finais ao STF termina na quarta

Prazo para defesa de Bolsonaro entregar alegações finais ao STF termina na quarta

A defesa de Bolsonaro e de mais seis aliados tem até o dia 13 de agosto para protocolar manifestações sobre a trama golpista.
L
Publicidade

POLÍCIA

TRÁFICO DE DROGAS | PRF apreende 16 kg de cocaína em carro acidentado transportado por cegonha em Rondônia

Apreensão ocorreu em Ji-Paraná, no KM 352 da BR-364; droga estava escondida em veículo com parte dianteira danificada e airbags acionados.
10
Governo de Rondônia reduz homicídios em 17,2% com ações integradas de segurança

Governo de Rondônia reduz homicídios em 17,2% com ações integradas de segurança

Estado acompanha tendência positiva da Região Norte e aposta em inteligência, prevenção e investimentos estratégicos para reduzir crimes letais.
L
Polícia apreende motocicleta roubada durante operação em Guajará-Mirim

Polícia apreende motocicleta roubada durante operação em Guajará-Mirim

Veículo com restrição de furto e roubo foi encontrado em estabelecimento comercial na zona rural da cidade.
10
Mulher é atacada a terçado pelo ex-namorado em Porto Velho

Mulher é atacada a terçado pelo ex-namorado em Porto Velho

Uma mulher atacada a terçado pelo ex-namorado sofreu um corte no pé esquerdo, após ser agredida no bairro Santa Bárbara.
16
PRF em Rondônia prende 8 pessoas em flagrante neste final de semana

PRF em Rondônia prende 8 pessoas em flagrante neste final de semana

Ocorrências aconteceram em Vilhena, Jaru, Itapuã do Oeste, Porto Velho e Ariquemes
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

prefeitura-de-porto-velho-lanca-projeto-piloto-lanche-extra-para-ampliar-alimentacao-escolar

Prefeitura de Porto Velho lança projeto-piloto “Lanche Extra” para ampliar alimentação escolar

Programa garante lanche complementar a todos os alunos, com cardápio adaptado e incentivo à agricultura familiar.
L
Presidente Lula destaca combate à evasão na entrega do Prêmio MEC da Educação

Presidente Lula destaca combate à evasão na entrega do Prêmio MEC da Educação

A cerimônia do Prêmio MEC da Educação celebrou 116 projetos e teve a participação de estudantes, escolas e municípios de todo o país.
L

Recebimento da Licença de Operação: Madeireira São Lourenço LTDA – EPP

Licença de Operação Nº 159200/COLMAM/SEDAM
L
Prefeitura de Porto Velho oferece transporte gratuito durante Feirão do Emprego no Ginásio Cláudio Coutinho

Prefeitura de Porto Velho oferece transporte gratuito durante Feirão do Emprego no Ginásio Cláudio Coutinho

Ônibus com letreiro “FEIRÃO DO EMPREGO” facilitam deslocamento dos candidatos, beneficiando moradores de regiões distantes da capital.
L
Ministro Flávio Dino garante auxílio para vítimas do vírus Zika

Ministro Flávio Dino garante auxílio para vítimas do vírus Zika

Decisão do STF assegura o pagamento de pensão vitalícia e indenização de R$ 50 mil no auxílio para vítimas do Zika.
L
Prêmio Educador Transformador 2025

Prêmio Educador Transformador 2025: inscrições prorrogadas até 18 de Agosto

A 3ª edição do Prêmio Educador Transformador amplia oportunidades para educadores e gestores, com novidades e mentorias para projetos inovadores.
L
INSS já devolve mais de R$ 1 bilhão por descontos ilegais em benefícios

INSS já devolve mais de R$ 1 bilhão por descontos ilegais em benefícios

Cerca de 1,6 milhão de aposentados e pensionistas já foram ressarcidos em ação onde o INSS devolve valores por via administrativa.
L
Prefeitura de Porto Velho oferece cadeira facilitadora de parto natural na rede pública de saúde

Prefeitura de Porto Velho oferece cadeira facilitadora de parto natural na rede pública de saúde

Equipamento inovador criado por psicóloga local está disponível na Maternidade Municipal Mãe Esperança para humanizar o parto no SUS.
L
Operação Noturna Tapa-buracos reforça recuperação de ruas em Porto Velho com trabalho até às 23h

Operação Noturna Tapa-buracos reforça recuperação de ruas em Porto Velho com trabalho até às 23h

Prefeitura intensifica serviços à noite para reduzir impacto no trânsito e garantir segurança a motoristas e pedestres.
L
Prefeitura de Porto Velho abre Chamamento Público para locação do imóvel que abrigará Pronto Atendimento José Adelino da Silva

Prefeitura de Porto Velho abre Chamamento Público para locação do imóvel que abrigará Pronto Atendimento José Adelino da Silva

Edital busca imóvel na região Leste que atenda normas técnicas para sede provisória até entrega da nova unidade conforme Anvisa.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.