QUARTA-FEIRA, 04/02/2026
Publicidade

Em destaque

Taxa para uso da infraestrutura de operadoras divide teles e big techs

Anatel começa a discutir o assunto a partir de janeiro

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília - 44

Publicado em 

Taxa para uso da infraestrutura de operadoras divide teles e big techs
© Pixabay/Wikimedia

O Brasil testemunhará, nos próximos meses, uma queda de braço entre gigantes que prestam serviços relacionados à internet no país. De um lado, as chamadas big techs, grandes empresas de tecnologia e inovação que desenvolvem bens e oferecem serviços por meio da rede mundial de computadores. Do outro, as empresas de telecomunicações (teles), que fornecem toda a infraestrutura de internet para os lucros das big techs.

O centro da disputa tem dois nomes, mas é uma coisa apenas. As empresas provedoras de internet o chamam de fair share (divisão justa, em português). Já as big techs o chamam de network fee (taxa de rede). Ambos termos se referem à proposta apresentada pelas teles, de dividir os custos de manutenção da infraestrutura necessária à prestação do serviço de internet com as big techs, provedoras de boa parte do conteúdo que circula por essa infraestrutura.

Conexis

Representante do setor de telecomunicações e de conectividade, a Conexis Brasil Digital (antiga SindiTelebrasil) defende que os as big techs provedoras de conteúdo digital “também remunerem o uso massivo das redes de telecomunicações, para assegurar o crescimento do ecossistema da conectividade como um todo”.

De acordo com a Conexis, as big techs são responsáveis por mais de 82% do tráfego total nas redes móveis, sem que façam qualquer contribuição para melhorar a qualidade das redes. “Para o setor de telecomunicações, é essencial que se estabeleça a obrigatoriedade de uma justa contribuição dos provedores de conteúdo digital pelo uso das redes das empresas detentoras dessas infraestruturas de telecomunicações”, informou à Agência Brasil a entidade.

Ainda segundo a Conexis, o crescimento do uso das redes tem se mostrado “um desafio para os investimentos das operadoras”, e isso gera um aumento nos custos inversamente proporcional ao valor cobrado dos usuários.

“Enquanto o tráfego de internet no Brasil cresceu 62,7% na última década e, em cinco anos, a demanda por investimento nas redes subiu 50%, nos últimos cinco anos houve uma queda real de 9% nas receitas de telecomunicações, fruto de um mercado competitivo onde o preço acaba sendo um diferencial para a conquista dos clientes”, complementou.

A Conexis acrescenta que muitos dos serviços oferecidos pelos provedores de internet tiveram uma “rápida evolução”, e que isso acabou por criar um ambiente de concorrência desequilibrada entre as big techs e as empresas de telecomunicações, uma vez que estas precisam manter a infraestrutura com “massivo investimento”, enquanto as big techs, que são as grandes usuárias, não pagam pelo uso destas redes.

AIA

Diante dessa situação e da possibilidade de serem taxadas pelo uso da infraestrutura das operadoras de internet, gigantes das big techs (como Google, Meta, Netflix, Kwai, Mercado Livre e Amazon, bem como associações de emissoras de rádio e televisão, de empresas de inteligência artificial, de softwares e de telemedicina, entre outras) se juntaram e criaram uma entidade com o propósito único de evitar a nova taxa sugerida pelas empresas operadoras de telecomunicações: a Aliança pela Internet Aberta (AIA).

Para o cargo de presidente, a AIA escalou o ex-deputado pelo PSB do Rio de Janeiro Alexandre Molon, que tem feito o papel de porta-voz da entidade.

Durante o lançamento da Aliança, Molon disse que “o debate está invertido”, uma vez que as pessoas pagam pelo acesso à internet para ter acesso aos conteúdos ali disponibilizados. “Isso, portanto, não é problema, mas a razão de existência da internet”, argumentou.

Molon acrescenta que a infraestrutura usada para viabilizar o serviço de internet não é custeada pelas empresas de telecomunicações, e sim pelos consumidores que já pagam pelo serviço.

A Aliança defende mais transparência, por parte das teles, no sentido de identificar o real custo dessa infraestrutura para, a partir dele, ampliar o debate sobre o assunto. “Quanto se gasta para manter essa infraestrutura? As telecons precisam apresentar os dados de custos e gastos para manutenção dessa infraestrutura. Ao que parece, os números são muito positivos. É preciso identificar o real custo e debater em cima dele”, questionou.

Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que pretende, no início de 2024, promover uma série de debates sobre a cobrança da nova taxa.

“A complexidade do tema nos leva a fazer uma tomada de subsídios. Nesse sentido, está prevista uma audiência sobre o tema em janeiro. Faremos análises de impacto para então encaminharmos visando à construção de propostas”, disse o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, durante a cerimônia de lançamento da AIA.

“Faremos primeiro uma tomada de subsídios para identificação de problemas e, na sequência, a consulta pública”, acrescentou.

Impactos

Para Alessandro Molon, a taxa sugerida pelas teles pode impactar negativamente e de forma transversal os serviços de diversos setores, além de prejudicar a concorrência. Pode também afetar o acesso de usuários de regiões que não são atendidas pelos grandes provedores de internet – motivo pelo qual sua entidade conta com a participação de pequenos provedores de internet.

“Terá reflexos também no futuro da inclusão digital e na transformação digital no Brasil, bem como nos investimentos em inovação; na telemedicina e na saúde digital; nas startups; nas empresas nacionais de inteligência artificial; na cultura e no entretenimento”, complementou.

Gerente médico do Centro de Telemedicina do Einstein, Carlos Pedrotti explica que o setor de saúde usa cada vez mais a rede mundial de computadores para gerar, transmitir e armazenar dados. “É um serviço cada vez mais complexo. Na última década, a geração de dados tem crescido 36% ao ano. Há exames com mais de 20 mil imagens com resolução em 3D. Falamos de algo na ordem de terabytes para apenas um exame”, disse.

Segundo Pedrotti, a previsão é que, até 2028, de 10% a 30% dos dados que circularão pela internet estejam relacionados ao setor de saúde. “São números que aumentarão exponencialmente. Para otimizar custos, enviamos esses dados às nuvens”, acrescentou.

Inteligência artificial

Outro setor que deverá usar cada vez mais a internet para a prestação de serviços é o da inteligência artificial. “Ainda não é possível prevermos o quanto, mas a geração de conteúdo dos próximos anos será absurda. A inteligência artificial se baseia em uma imensa quantidade de dados, para trabalhar em cima deles, identificando modelos e padrões para as mais diversas áreas”, explica o presidente da Associação Brasileira de Inteligência Artificial, Valter Wolf.

A necessidade de garantir a segurança para transmissão e armazenamento dessa grande quantidade de dados tem levado diversas big techs a investir também em infraestrutura para armazenamento e transmissão de dados, sem a necessidade de uma nova taxa.

Molon, da AIA, diz que há casos de empresas que montaram estruturas próprias, “inclusive com a instalação de cabos submarinos, construção de data centers e CDNs [redes de entrega de conteúdo; servidores interconectados que aceleram o carregamento de um site]”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rodovia-135 recebe microrrevestimento asfáltico em Alta Floresta d’Oeste

Rodovia-135 recebe microrrevestimento asfáltico em Alta Floresta d’Oeste

Governo revitaliza trecho da Linha P-50 para ampliar durabilidade do pavimento e fortalecer o escoamento agrícola.
L
Resposta integrada à cheia do Rio Madeira mobiliza secretarias em Porto Velho

Resposta integrada à cheia do Rio Madeira mobiliza secretarias em Porto Velho

Município define força-tarefa para garantir assistência preventiva e resposta integrada à cheia do rio em áreas vulneráveis.
L
Bacellar mantém licença na Alerj após afastamento determinado pelo STF

Bacellar mantém licença na Alerj após afastamento determinado pelo STF

Deputado estadual segue fora da presidência da Assembleia do Rio enquanto cumpre medidas cautelares, incluindo uso de tornozeleira eletrônica, impostas pelo Supremo Tribunal Federal.
L
Programa Pão Nosso já serviu mais de 40 mil cafés da manhã gratuitos em Porto Velho

Programa Pão Nosso já serviu mais de 40 mil cafés da manhã gratuitos em Porto Velho

Iniciativa do governo de Rondônia fortalece a segurança alimentar e já recebeu investimento superior a R$ 700 mil desde dezembro.
L
Clínica Animal terá horários especiais durante o Carnaval em Porto Velho

Clínica Animal terá horários especiais durante o Carnaval em Porto Velho

Prefeitura divulga funcionamento da unidade para orientar tutores e evitar deslocamentos desnecessários durante o feriado.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula lança pacto nacional para combater o feminicídio no Brasil

Lula lança pacto nacional para combater o feminicídio no Brasil

O presidente defendeu que a responsabilidade pela segurança das mulheres deve ser assumida prioritariamente pelos homens para frear a violência de gênero.
L
MEC convoca 226 mil aprovados na primeira fase do Prouni 2026

MEC convoca 226 mil aprovados na primeira fase do Prouni 2026

Os candidatos pré-selecionados devem confirmar os dados nas instituições de ensino até o dia 13 de fevereiro para garantir as bolsas de estudo.
L
Pedido de perda de patente de Bolsonaro entra em fase inicial no STM

Pedido de perda de patente de Bolsonaro entra em fase inicial no STM

Ministério Público Militar acionou o tribunal após condenação por trama golpista; ex-presidente e outros oficiais podem ser expulsos das Forças Armadas após julgamento.
L
Acumulado elevado de chuvas coloca Rondônia em atenção no dia 05

Acumulado elevado de chuvas coloca Rondônia em atenção no dia 05

Chuvas contínuas por várias horas elevam o risco de alagamentos e vêm acompanhadas de descargas elétricas na capital.
L

Agenda News Folia 2026: Dona Chica celebra 20 anos do Bloco Até Que a Noite Vire Dia

A convidada do programa é Dona Chica, figura emblemática do bloco, que representa não apenas a memória viva da agremiação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Senado instala comissão para apurar fraudes do Banco Master

Senado instala comissão para apurar fraudes do Banco Master

Sob coordenação de Renan Calheiros, o grupo investigará suspeitas de irregularidades bilionárias e a tentativa de venda da instituição ao banco público BRB.
L
Cristiane Lopes abre trabalhos legislativos de 2026 com foco em Rondônia

Cristiane Lopes abre trabalhos legislativos de 2026 com foco em Rondônia

Deputada federal reafirma compromisso com a destinação de recursos e o fortalecimento dos municípios rondonienses no início do novo ano legislativo na Câmara.
L
Dra. Taíssa destaca trabalho da Ascanov e geração de renda com reciclagem

Dra. Taíssa destaca trabalho da Ascanov e geração de renda com reciclagem

Visita da parlamentar evidencia como a transformação de garrafas pet em vassouras garante dignidade, sustentabilidade e inclusão social para catadores.
L
Alex Redano cobra manutenção urgente do ar-condicionado no Hospital João Paulo II

Alex Redano cobra manutenção urgente do ar-condicionado no Hospital João Paulo II

Indicação do presidente da ALE-RO pede providências imediatas para garantir segurança sanitária e melhores condições de atendimento em setores críticos da unidade.
L
Implantação de pista de ciclismo entre Cacoal e Espigão d’Oeste é solicitada por Cláudia de Jesus

Implantação de pista de ciclismo entre Cacoal e Espigão d’Oeste é solicitada por Cláudia de Jesus

Indicação apresentada ao DER pede infraestrutura na Rodovia do Café para reduzir riscos e garantir mais segurança a ciclistas que utilizam diariamente o trecho da RO-486.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhão erra manobra e provoca colisão com ônibus na avenida Jorge Teixeira

Caminhão erra manobra e provoca colisão com ônibus na avenida Jorge Teixeira

Manobra mal calculada durante troca de faixa teria provocado o impacto, que terminou com um caminhão lançado contra o muro de um cemitério e de uma funerária na capital.
12
Polícia Civil prende suspeito de homicídio qualificado em Rondônia

Polícia Civil prende suspeito de homicídio qualificado em Rondônia

Investigação aponta crime motivado por ciúmes após relacionamento da vítima com ex-companheira do investigado; prisão ocorreu durante operação deflagrada nesta quarta-feira.
10
Motociclista sem habilitação fica gravemente ferido após colisão em RO

Motociclista sem habilitação fica gravemente ferido após colisão em RO

Condutor bateu em carro estacionado em via urbana, sofreu ferimentos no rosto e no braço e foi socorrido pelos bombeiros para o hospital municipal.
16
Cavalo solto na RO-383 causa acidente e morre atropelado em RO

Cavalo solto na RO-383 causa acidente e morre atropelado em RO

Animal foi encontrado sem vida sobre a pista na zona rural do município; veículo envolvido no acidente deixou o local antes da chegada da polícia e dos bombeiros.
12
Moradora da zona rural chama a PM por suposta agressão e nega violência ao ser atendida

Moradora da zona rural chama a PM por suposta agressão e nega violência ao ser atendida

Mulher acionou a polícia durante a madrugada em Vilhena relatando agressões do companheiro, mas afirmou no local que houve apenas discussão verbal e recusou registrar ocorrência
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Autorização Ambiental: JBS S/A

Autorização Ambiental para Destinação dos lodos Oriundos da Limpeza da Lagoa de Polimento – componentes da ETE
L

Recebimento da Licença Ambiental: PETROPOLIS TRANSPORTES E LOGISTICA LTDA

Licença Ambiental Simplificada-LAS n° Nº 016.00502.002/2025-SUL
L
COI estuda antecipar Jogos de Inverno para garantir presença de neve

COI estuda antecipar Jogos de Inverno para garantir presença de neve

A proposta de transferir o evento para janeiro surge como resposta ao aquecimento global, que reduz a disponibilidade de gelo natural em sedes tradicionais.
L
Moltbook: a fascinante e arriscada rede social exclusiva para IAs

Moltbook: a fascinante e arriscada rede social exclusiva para IAs

A plataforma que está redefinindo os limites da internet em 2026, sendo um espaço onde apenas agentes de inteligência artificial podem interagir, postar e debater, enquanto humanos assumem o papel de meros espectadores.
L
Oftalmologia gratuita em Porto Velho amplia atendimentos com unidades móveis

Oftalmologia gratuita em Porto Velho amplia atendimentos com unidades móveis

Programa Agora Tem Especialistas, oferece consultas e cirurgias de catarata no Parque da Cidade para pacientes de Rondônia.
L
Com projeto do governo Lula, cerca de 122,3 mil rondonienses passam a ser isentos do Imposto de Renda

Com projeto do governo Lula, cerca de 122,3 mil rondonienses passam a ser isentos do Imposto de Renda

Do total, o Governo do Brasil explica que mais de 75,7 mil trabalhadores rondonienses com renda de até R$ 5 mil mensais deixam de pagar o Imposto de Renda a partir de fevereiro.
L
Consulta ao abono salarial começa nesta quinta-feira

Consulta ao abono salarial começa nesta quinta-feira

Trabalhadores poderão verificar se têm direito ao benefício referente ao ano-base de 2024; primeiro pagamento está previsto para fevereiro e soma bilhões em recursos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.