SEXTA-FEIRA, 23/01/2026

Em destaque

Taxa para uso da infraestrutura de operadoras divide teles e big techs

Anatel começa a discutir o assunto a partir de janeiro

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília - 44

Publicado em 

Taxa para uso da infraestrutura de operadoras divide teles e big techs
© Pixabay/Wikimedia

O Brasil testemunhará, nos próximos meses, uma queda de braço entre gigantes que prestam serviços relacionados à internet no país. De um lado, as chamadas big techs, grandes empresas de tecnologia e inovação que desenvolvem bens e oferecem serviços por meio da rede mundial de computadores. Do outro, as empresas de telecomunicações (teles), que fornecem toda a infraestrutura de internet para os lucros das big techs.

O centro da disputa tem dois nomes, mas é uma coisa apenas. As empresas provedoras de internet o chamam de fair share (divisão justa, em português). Já as big techs o chamam de network fee (taxa de rede). Ambos termos se referem à proposta apresentada pelas teles, de dividir os custos de manutenção da infraestrutura necessária à prestação do serviço de internet com as big techs, provedoras de boa parte do conteúdo que circula por essa infraestrutura.

Conexis

Representante do setor de telecomunicações e de conectividade, a Conexis Brasil Digital (antiga SindiTelebrasil) defende que os as big techs provedoras de conteúdo digital “também remunerem o uso massivo das redes de telecomunicações, para assegurar o crescimento do ecossistema da conectividade como um todo”.

De acordo com a Conexis, as big techs são responsáveis por mais de 82% do tráfego total nas redes móveis, sem que façam qualquer contribuição para melhorar a qualidade das redes. “Para o setor de telecomunicações, é essencial que se estabeleça a obrigatoriedade de uma justa contribuição dos provedores de conteúdo digital pelo uso das redes das empresas detentoras dessas infraestruturas de telecomunicações”, informou à Agência Brasil a entidade.

Ainda segundo a Conexis, o crescimento do uso das redes tem se mostrado “um desafio para os investimentos das operadoras”, e isso gera um aumento nos custos inversamente proporcional ao valor cobrado dos usuários.

“Enquanto o tráfego de internet no Brasil cresceu 62,7% na última década e, em cinco anos, a demanda por investimento nas redes subiu 50%, nos últimos cinco anos houve uma queda real de 9% nas receitas de telecomunicações, fruto de um mercado competitivo onde o preço acaba sendo um diferencial para a conquista dos clientes”, complementou.

A Conexis acrescenta que muitos dos serviços oferecidos pelos provedores de internet tiveram uma “rápida evolução”, e que isso acabou por criar um ambiente de concorrência desequilibrada entre as big techs e as empresas de telecomunicações, uma vez que estas precisam manter a infraestrutura com “massivo investimento”, enquanto as big techs, que são as grandes usuárias, não pagam pelo uso destas redes.

AIA

Diante dessa situação e da possibilidade de serem taxadas pelo uso da infraestrutura das operadoras de internet, gigantes das big techs (como Google, Meta, Netflix, Kwai, Mercado Livre e Amazon, bem como associações de emissoras de rádio e televisão, de empresas de inteligência artificial, de softwares e de telemedicina, entre outras) se juntaram e criaram uma entidade com o propósito único de evitar a nova taxa sugerida pelas empresas operadoras de telecomunicações: a Aliança pela Internet Aberta (AIA).

Para o cargo de presidente, a AIA escalou o ex-deputado pelo PSB do Rio de Janeiro Alexandre Molon, que tem feito o papel de porta-voz da entidade.

Durante o lançamento da Aliança, Molon disse que “o debate está invertido”, uma vez que as pessoas pagam pelo acesso à internet para ter acesso aos conteúdos ali disponibilizados. “Isso, portanto, não é problema, mas a razão de existência da internet”, argumentou.

Molon acrescenta que a infraestrutura usada para viabilizar o serviço de internet não é custeada pelas empresas de telecomunicações, e sim pelos consumidores que já pagam pelo serviço.

A Aliança defende mais transparência, por parte das teles, no sentido de identificar o real custo dessa infraestrutura para, a partir dele, ampliar o debate sobre o assunto. “Quanto se gasta para manter essa infraestrutura? As telecons precisam apresentar os dados de custos e gastos para manutenção dessa infraestrutura. Ao que parece, os números são muito positivos. É preciso identificar o real custo e debater em cima dele”, questionou.

Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que pretende, no início de 2024, promover uma série de debates sobre a cobrança da nova taxa.

“A complexidade do tema nos leva a fazer uma tomada de subsídios. Nesse sentido, está prevista uma audiência sobre o tema em janeiro. Faremos análises de impacto para então encaminharmos visando à construção de propostas”, disse o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, durante a cerimônia de lançamento da AIA.

“Faremos primeiro uma tomada de subsídios para identificação de problemas e, na sequência, a consulta pública”, acrescentou.

Impactos

Para Alessandro Molon, a taxa sugerida pelas teles pode impactar negativamente e de forma transversal os serviços de diversos setores, além de prejudicar a concorrência. Pode também afetar o acesso de usuários de regiões que não são atendidas pelos grandes provedores de internet – motivo pelo qual sua entidade conta com a participação de pequenos provedores de internet.

“Terá reflexos também no futuro da inclusão digital e na transformação digital no Brasil, bem como nos investimentos em inovação; na telemedicina e na saúde digital; nas startups; nas empresas nacionais de inteligência artificial; na cultura e no entretenimento”, complementou.

Gerente médico do Centro de Telemedicina do Einstein, Carlos Pedrotti explica que o setor de saúde usa cada vez mais a rede mundial de computadores para gerar, transmitir e armazenar dados. “É um serviço cada vez mais complexo. Na última década, a geração de dados tem crescido 36% ao ano. Há exames com mais de 20 mil imagens com resolução em 3D. Falamos de algo na ordem de terabytes para apenas um exame”, disse.

Segundo Pedrotti, a previsão é que, até 2028, de 10% a 30% dos dados que circularão pela internet estejam relacionados ao setor de saúde. “São números que aumentarão exponencialmente. Para otimizar custos, enviamos esses dados às nuvens”, acrescentou.

Inteligência artificial

Outro setor que deverá usar cada vez mais a internet para a prestação de serviços é o da inteligência artificial. “Ainda não é possível prevermos o quanto, mas a geração de conteúdo dos próximos anos será absurda. A inteligência artificial se baseia em uma imensa quantidade de dados, para trabalhar em cima deles, identificando modelos e padrões para as mais diversas áreas”, explica o presidente da Associação Brasileira de Inteligência Artificial, Valter Wolf.

A necessidade de garantir a segurança para transmissão e armazenamento dessa grande quantidade de dados tem levado diversas big techs a investir também em infraestrutura para armazenamento e transmissão de dados, sem a necessidade de uma nova taxa.

Molon, da AIA, diz que há casos de empresas que montaram estruturas próprias, “inclusive com a instalação de cabos submarinos, construção de data centers e CDNs [redes de entrega de conteúdo; servidores interconectados que aceleram o carregamento de um site]”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Babu Santana conquista sua primeira liderança no BBB 26

Após seis anos e dez paredões enfrentados em 2020, o “Paizão” finalmente assume o posto de soberano.
L

Fuvest 2026: USP divulga lista de aprovados em primeira chamada

A Fundação Universitária para o Vestibular publicou os nomes dos novos calouros nesta sexta-feira (23).
L
Porto Velho avança com obras de drenagem que eliminam pontos históricos de alagamento

Porto Velho avança com obras de drenagem que eliminam pontos históricos de alagamento

Ações da Prefeitura resolvem problemas antigos e garantem mobilidade; investimento superior a R$ 200 milhões já foi aprovado para intervenções no perímetro urbano
L
Brasil condena demolição de sede da agência da ONU por Israel

Brasil condena demolição de sede da agência da ONU por Israel

O Itamaraty classificou a destruição do escritório da UNRWA em Jerusalém Oriental como uma violação do direito internacional e dos privilégios das Nações Unidas.
L
Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para 63 milhões de reais

Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para 63 milhões de reais

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.963 e o montante principal segue sem ganhadores para o próximo sorteio que ocorre neste sábado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Receita Federal nega aumento de imposto para professores com novo piso

Receita Federal nega aumento de imposto para professores com novo piso

O Fisco esclareceu que o reajuste salarial do magistério será acompanhado por uma redução na carga tributária devido às novas faixas de isenção vigentes.
L
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate Laka

Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate Laka

A agência suspendeu a comercialização do lote após erro na rotulagem que omitia a presença de glúten, representando risco para consumidores com restrições alimentares.
L
Caixa paga parcela de janeiro do Bolsa Família para NIS final 5

Caixa paga parcela de janeiro do Bolsa Família para NIS final 5

Beneficiários com Número de Inscrição Social terminado em 5 recebem o pagamento nesta sexta-feira com valor médio de 697,77 reais devido aos novos adicionais.
L
Inscrições para 274,8 mil vagas do Sisu terminam nesta sexta-feira

Inscrições para 274,8 mil vagas do Sisu terminam nesta sexta-feira

O processo seletivo deste ano oferece o maior número de vagas da história e permite o uso das notas das últimas três edições do Enem para a classificação.
L
Inmetro orienta sobre segurança no uso do bebê conforto

Inmetro orienta sobre segurança no uso do bebê conforto

O instituto alerta para a obrigatoriedade do selo de certificação e as normas técnicas de instalação para garantir a proteção de crianças em veículos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

IBRADIP abre inscrições para novos associados e reforça compromisso com democracia partidária

IBRADIP abre inscrições para novos associados e reforça compromisso com democracia partidária

Instituto Brasileiro de Direito Partidário busca profissionais graduados em Direito para atuar em Direito Partidário e Eleitoral; inscrições abertas de 23 de janeiro a 31 de março de 2026
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – TCE analisa compra de hospital; eleições 2026 se definem; alagamentos afetam Porto Velho

OPINIÃO DE PRIMEIRA – TCE analisa compra de hospital; eleições 2026 se definem; alagamentos afetam Porto Velho

Fiscalização de R$ 67 milhões para Hospital de Urgência deve levar 70 dias; cenário eleitoral tem Flori, Hildon e Marcos Rocha; chuvas causam alagamentos na capital
L
Presidente do STF defende atuação de Toffoli no caso do Banco Master

Presidente do STF defende atuação de Toffoli no caso do Banco Master

Em nota oficial, o ministro Edson Fachin afirmou que o tribunal não se curva a pressões e destacou a importância do devido processo legal nas investigações.
L
Vereadora Sofia Andrade se une à caminhada até Brasília

Vereadora Sofia Andrade se une à caminhada até Brasília

Durante o trajeto, a parlamentar reforçou pautas de Rondônia, como o alto valor do pedágio na BR-364, cobrado mesmo sem a duplicação da rodovia
L
Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para notebooks em Seringueiras

Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para notebooks em Seringueiras

Recurso de emenda parlamentar será destinado à aquisição de equipamentos de informática para fortalecer a tecnologia na educação municipal
L
Publicidade

POLÍCIA

Criminosos tentam furtar motocicleta em arena de vôlei na zona leste

Criminosos tentam furtar motocicleta em arena de vôlei na zona leste

Imagens de câmeras de monitoramento registraram a ação da dupla, que desistiu do crime após o proprietário realizar o bloqueio do veículo via celular.
12
Professor da rede estadual é preso suspeito de aliciar aluno em RO

Professor da rede estadual é preso suspeito de aliciar aluno em RO

O docente foi detido em flagrante em frente à sua residência após familiares descobrirem mensagens de cunho sexual enviadas à criança por um aplicativo.
16
Homem é detido por suspeita de assédio sexual contra menor em RO

Homem é detido por suspeita de assédio sexual contra menor em RO

O suspeito foi flagrado em uma distribuidora de bebidas oferecendo álcool e acariciando a adolescente; a polícia também encontrou entorpecentes com o indivíduo.
16
Suspeito esquece capacete e facilita identificação após furto em RO

Suspeito esquece capacete e facilita identificação após furto em RO

O crime ocorreu em uma lanchonete na avenida Dom Pedro I; imagens de segurança mostram que o autor utiliza tornozeleira eletrônica e deixou um item pessoal no local.
14
Polícia Militar recupera moto roubada em Governador Jorge Teixeira

Polícia Militar recupera moto roubada em Governador Jorge Teixeira

A ação ocorreu na tarde de quarta-feira após denúncia sobre um veículo suspeito; durante a abordagem, os militares prenderam um homem foragido da Justiça.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entrega de kits para inscritos na 6ª Corrida do MPRO será neste sábado (24/1) na Empro

Entrega de kits para inscritos na 6ª Corrida do MPRO será neste sábado (24/1) na Empro

Corredores devem retirar camiseta, número de peito e chip de cronometragem; evento solidário destinará recursos para compra de material escolar em escolas ribeirinhas de Porto Velho
L
Por que o TikTok foi vendido nos EUA? Entenda a negociação e o que muda no app

Por que o TikTok foi vendido nos EUA? Entenda a negociação e o que muda no app

Operação da plataforma passa para consórcio americano por US$ 14 bilhões; algoritmo será treinado apenas com dados locais para atender exigências de segurança nacional
L
Paulo Moraes Jr. rompe inércia histórica e devolve passeios de barco ao Complexo da Madeira-Mamoré

Paulo Moraes Jr. rompe inércia histórica e devolve passeios de barco ao Complexo da Madeira-Mamoré

Secretário municipal de Turismo atende reivindicação de mais de uma década dos barqueiros; embarques retornam ao complexo histórico a partir de sábado, 24 de janeiro, com autorização do Iphan
L
Criminoso se passa por gerente e aplica golpe de 49 mil reais em RO

Criminoso se passa por gerente e aplica golpe de 49 mil reais em RO

Vítima acreditou estar cancelando transferências suspeitas via WhatsApp, mas acabou confirmando seis transações financeiras para contas de estelionatários.
10
Hacker invade Pague Menos e desvia Pix para conta particular

Hacker invade Pague Menos e desvia Pix para conta particular

Rede de farmácias identifica “instabilidade pontual” no site com ofertas suspeitas e chave Pix desviada; clientes serão ressarcidos ou receberão pedidos entregues
L
Homem preso por agredir esposa faz serenata dentro de viatura em Mato Grosso

Homem preso por agredir esposa faz serenata dentro de viatura em Mato Grosso

Suspeito foi detido em Boa Esperança do Norte após invadir residência e puxar vítima pelos cabelos; vídeo do detido cantando clássico sertanejo viralizou.
16
Star Wars: Maul – Shadow Lord traz Wagner Moura em nova série animada

Star Wars: Maul – Shadow Lord traz Wagner Moura em nova série animada

Ator indicado ao Oscar por O Agente Secreto dubla detetive que persegue o vilão; série chega ao Disney+ em 6 de abril com 10 episódios e dois lançamentos semanais
L
Esteticista nega culpa em acidente que vitimou idoso em RO

Esteticista nega culpa em acidente que vitimou idoso em RO

A condutora afirmou que prestou socorro à vítima e apresentou provas de que seguia na preferencial quando o ciclista de 83 anos cruzou a via central.
12
Axé Folia Mix 2026: A Magia da Bahia Invade Porto Velho

Axé Folia Mix 2026: A Magia da Bahia Invade Porto Velho

Bloco celebra 16 anos com atrações como Babado Novo e Juninho Alê; desfile na Avenida Pinheiro Machado acontece em 21 de fevereiro, com concentração às 22h e festa até às 4h
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.