QUARTA-FEIRA, 18/03/2026

Em destaque

Pesquisa mostra como judeus usaram música para resistir ao Holocausto

Em tempos de guerra, historiadora propõe reflexão sobre intolerância

Por Rafael Cardoso - Agência Brasil - Rio de Janeiro - 44

Publicado em 

Pesquisa mostra como judeus usaram música para resistir ao Holocausto
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

A historiadora Silvia Lerner estava com tudo programado para o lançamento de um novo livro no Brasil, quando a guerra entre Israel e Hamas começou. Ela vive em Tel Aviv e, durante cinco dias, ficou abrigada no bunker que tem em casa, sem saber se conseguiria um voo. Havia ainda o desafio de publicar uma pesquisa sobre o Holocausto em um contexto que mobiliza posições exaltadas contra judeus, árabes e outros povos envolvidos nos conflitos do Oriente Médio.

O primeiro ponto foi superado e ela lançou o livro “A música e os músicos em tempos de intolerância: o Holocausto” no mês de outubro em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Sobre o segundo ponto, a autora defende que, apesar de tratar de um tema do passado, a pesquisa pode ajudar na reflexão sobre a intolerância entre os povos nos dias atuais. As dificuldades de diálogo e de aceitação do outro, segundo Silvia Lerner, favorecem a violência e tornam acordos de paz cada vez mais distantes.

A pesquisa da historiadora fala da perseguição dos nazistas, que provocou a morte de cerca de 6 milhões de judeus nas décadas de 1930 e 1940 na Europa, evento conhecido como Holocausto. Em meio aos guetos, campos de concentração e de extermínio, muitas vítimas encontraram refúgio na música. O que, segundo Silvia, era uma forma de resistência psicológica contra a violência extrema.

Todas as músicas apresentadas no livro foram escritas originalmente em ídiche ou alemão, mas foram traduzidas para o português pela autora. Elas podem ser ouvidas no idioma original por meio de QR Codes. Em entrevista à Agência Brasil, a historiadora dá detalhes da pesquisa e da experiência em Tel Aviv, em meio aos conflitos entre Israel e Hamas.

Rio de Janeiro (RJ), 24/10/2023 - Detalhe de foto da apresentaçao de orquestra no Gueto de Kovno.  A historiadora e escritora, Silvia Lerner, fala sobre o lançamento do seu livro  “A música e os músicos em Tempos de Intolerância: o Holocausto” (Editora Rio Books), na livraria Travessa, no Shopping Leblon, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
 Detalhe de foto da apresentação de orquestra no Gueto de Kovno. A historiadora e escritora, Silvia Lerner, fala sobre o lançamento do seu livro “A música e os músicos em Tempos de Intolerância: o Holocausto” (Editora Rio Books), na livraria Travessa, no Shopping Leblon, zona sul da cidade – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Agência Brasil: Por que você escolheu esse tema de estudo? Interesse apenas acadêmico ou tem alguma relação pessoal com o assunto?

Silvia Lerner: Meus pais eram sobreviventes do Holocausto. Eram judeus alemães e viviam em Berlim.  Eles se tornaram refugiados no Brasil. Eles vieram sozinhos, então eu nunca tive avó, tio, tia, porque todos morreram na Alemanha ou foram levados para campos de concentração. Fiz faculdade de História e consegui uma bolsa na Escola Internacional de Estudos sobre Holocausto, em Jerusalém. Ali, comecei a me especializar nesse tema e em História Judaica. Buscava encontrar respostas para tanta maldade. Você começa a estudar e ver como os homens são cruéis. E a troco de quê? Se me perguntarem hoje se eu tenho as respostas, vou te dizer: já estudei muito, mas eu ainda não encontrei o que justificasse tanta maldade e crueldade. Eu vejo que nos homens não aprenderam. Porque desde que a guerra terminou, a gente já assistiu a vários genocídios, vários eventos e momentos de falta de paz.

Agência Brasil: Você estuda letras de músicas produzidas pelos judeus nesses tempos de Holocausto. Como teve acesso e como foi o processo de seleção, tradução e análise de fontes?

Silvia Lerner: Dentro desse tema mais geral, eu me identificava com o campo cultural. E resolvi focar na arte e na música. Minha filha morou um tempo em Nova York, eu ia muito lá, e consegui juntar um material que encontrei pesquisando lá, principalmente livros e áudios que encontrei no Institute for Jewish Research (YIVO). Tinha um com músicas escritas em ídiche e, como eu sei a língua, comecei a traduzir e a procurar áudios correspondentes produzidos nos Estados Unidos, em Israel, na França. Algumas também estavam em alemão e, como também sei o idioma, consegui traduzir.

Agência Brasil: A pesquisa encontrou cerca de 300 músicas produzidas nesse contexto pelos judeus. Qual critério você utilizou para analisar e publicar 31 delas no livro?

Silvia Lerner: Eu comecei a escolher músicas que fossem produzidas em espaços diferentes. Por exemplo, algo que era do gueto de Varsóvia, do de Vilna, do de Białystok. Para mostrar o quanto se produziu, em tantos lugares diferentes. Tem músicas feitas em campos de extermínio, como Treblinka e Auschwitz. Mas é interessante que, mesmo em lugares tão diferentes, existam pontos em comum. Por exemplo, muitas traziam em comum uma estrofe que diz “dorme, meu filho, dorme”. Era um sentimento do pai e da mãe que não queriam que o filho percebesse toda a tragédia em volta. Elas também costumam trazer temas como a saudade e a chamada para uma luta.

Agência Brasil: Quais músicas você destacaria como emblemáticas desse período?

Silvia Lerner: Tem uma que eu gosto muito que se chama Friling, (Primavera), composta no gueto de Vilna, em ritmo de tango. O autor escreveu essa música logo após o assassinato de sua esposa, com quem tinha casado recentemente. E realmente é uma música bonita, emocionante. E perguntaram a ele, como tinha conseguido compor algo naquele momento. E ele respondeu que era a música que o segurava, que sustentava os músculos dele. E por que o ritmo de tango? Por que os alemães permitiam esse tipo de ritmo. Ao contrário, por exemplo, do jazz, que eles não admitiam. Para eles era um estilo de origem dos negros, grupo que eles perseguiam. E o tango era visto como dança de submissão da mulher ao homem.

Agência Brasil: Você centra a análise das músicas a partir do conceito de resistência, que há muito tempo é explorado na historiografia em diferentes situações. Pode explicar como você o entende e o aplica no estudo?

Silvia Lerner: Havia tanto a resistência armada, quanto a resistência psicológica. Os judeus pegaram em armas tardiamente. Não estavam habituados, não tinham treinamento militar. Somente quando sentiram que os guetos estavam sendo evacuados é que resolveram pegar em armas. A resistência psicológica consistia em produzir elementos, como a música, para esquecer a fome. Em trabalhar uma composição para esquecer a saudade. Era tentar viver com dignidade em tempos indignos.

E havia o papel da transmissão e do testemunho. Quando os guetos iam sendo evacuados, os prisioneiros eram enviados para diferentes lugares. Mas eles levavam com eles as músicas. Cantavam em barracões em diferentes campos de concentração. E quando a guerra acaba, há um grupo de sobreviventes que começa a se interessar em manter essa memória e a juntar todas as músicas que tinham ouvido e passar para partituras.

Agência Brasil: O seu livro está sendo lançado em um momento de conflito no Oriente Médio, e os judeus são um dos grupos envolvidos. Acredita que o contexto pode ter influência nas leituras que serão feitas do livro? O estudo pode, de alguma forma, dialogar com a atualidade?

Silvia Lerner: O título traz a palavra intolerância. E esses eventos no Oriente Médio têm como foco a intolerância. Acho que lançar o livro nesses tempos tem um impacto. Até para os leitores perceberem que a intolerância ainda não terminou. No sentido de não aceitação do outro. No Holocausto, foi assim. Para o nazista, o outro não era o que ele queria, não tinha a compleição física considerada ideal, que era ser ariano. Ele não produzia a arte que os ideólogos do nazismo consideravam a correta. E o que acontece no Oriente Médio é essa dificuldade em aceitar o outro. Isso nos dois lados, a ponto de ter sido deflagrada essa guerra violenta.

Agência Brasil: Você estava em Israel quando começou o conflito mais recente, entre o governo israelense e o Hamas. O que poderia falar dessa experiência e de como acompanhou de perto os acontecimentos?

Silvia Lerner: Eu vivo em Israel há um ano e meio. E esses cinco dias que passei lá, antes de voltar ao Brasil para o lançamento do livro, não foram fáceis. Tinha o estresse de querer sair para honrar os compromissos aqui e não conseguir. As sirenes tocando me deixavam muito perturbada. Não é fácil ter que correr para o quarto antimíssil. Você fica ali fechada, correr com os documentos, água, comida. Em algum momento devo voltar. Eu moro lá. Tenho uma filha lá e três netos. No condomínio onde eu moro, muitos vizinhos foram recrutados para o conflito. No kibutz, no Sul de Israel, tem uma família de brasileiros que eu conheço e eles conseguiram se salvar. E eu cedi meu apartamento para uma outra família, vinda do Norte, se abrigar.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Concurso SEDUC RO: IBADE divulga gabarito e abre recursos

Após provas com alta participação em Rondônia, candidatos já podem consultar o gabarito preliminar e enviar recursos dentro do prazo estabelecido pelo edital.
L
REFIS 2026 facilita regularização de débitos fiscais com descontos em Porto Velho

REFIS 2026 facilita regularização de débitos fiscais com descontos em Porto Velho

Programa oferece descontos em multas e juros e permite parcelamento em até 36 vezes
L
Nova 364 intensifica cronograma de obras e serviços para reforçar segurança viária na BR-364

Nova 364 intensifica cronograma de obras e serviços para reforçar segurança viária na BR-364

As ações têm como objetivo ampliar a proteção dos usuários da rodovia e reduzir riscos durante a circulação no trecho concedido.
L

Orgulho Rondoniense: Willou, Watson, Geanderson Mosini e Tio Phil brilham no humor

Willou e Watson começaram em Rondônia e conquistaram o Brasil, enquanto Geanderson Mosini e Tio Phil seguem crescendo e expandindo o humor rondoniense
L

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae promove imersão estratégica na ANUGA Select Brazil 2026, com foco em inovação, tendências e geração de negócios para empresários rondonienses
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Congresso promulga acordo Mercosul-União Europeia após 26 anos de espera

Congresso promulga acordo Mercosul-União Europeia após 26 anos de espera

A ratificação encerra a última etapa legislativa no Brasil, criando uma das maiores zonas de livre comércio do mundo com mais de 700 milhões de consumidores.
L
STF define penas de até 6 anos de prisão para deputados do PL por corrupção

STF define penas de até 6 anos de prisão para deputados do PL por corrupção

O colegiado estabeleceu o regime semiaberto para os condenados, mas a decisão final sobre a perda dos mandatos parlamentares caberá à Câmara dos Deputados.
L

Agenda News : Lucas Castilho Lock conta histórias que viram tatuagem

Entre os benefícios oferecidos aos participantes estão 10 horas de workshop, certificado de participação, coffee break, sorteio de uma máquina pen importada e desconto de 10% na loja Madeira Ink Supply. O evento será realizado no endereço João Pessoa, nº 387, bairro Embratel, em Porto Velho, com início às 9 horas da manhã.
L

Giro News: Dr. Matheus Puppe debate a falta de efetividade da LGPD no Brasil

O mundo tecnológico passou a conviver com temas como inteligência artificial, blockchain, tokenização, automação de decisões e novas formas de circulação de informações, enquanto a legislação brasileira ainda tenta responder a desafios mais básicos de implementação.
L
Governo de RO reabre inscrições para cadastro reserva em Ji-Paraná

Governo de RO reabre inscrições para cadastro reserva em Ji-Paraná

Interessados podem se inscrever até 14 de abril pelo sistema de Cadastro Habitacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus garante R$ 300 mil para projeto "Escola de Talentos" em Ji-Paraná e Porto Velho

Cláudia de Jesus garante R$ 300 mil para projeto “Escola de Talentos” em Ji-Paraná e Porto Velho

A deputada viabilizou o recurso para atender 450 crianças e adolescentes com atividades esportivas no contraturno escolar.
L
Dr. Rodrigo Rafael acompanha eleição para o triênio do Conselho Estadual de Saúde de Rondônia

Dr. Rodrigo Rafael acompanha eleição para o triênio do Conselho Estadual de Saúde de Rondônia

A votação definiu as organizações que irão compor o colegiado, peça fundamental para a garantia da participação social na saúde.
L
Dino denuncia "atacadistas de emendas" ao condenar deputados do PL

Dino denuncia “atacadistas de emendas” ao condenar deputados do PL

O ministro do STF afirmou que o repasse de recursos federais se transformou em um mercado ilegal de compra e venda, com agravamento após a pandemia de covid-19.
L
Primeira Turma do STF condena deputados do PL por corrupção passiva

Primeira Turma do STF condena deputados do PL por corrupção passiva

Em decisão unânime, o colegiado considerou os parlamentares culpados por cobrarem propina em troca da liberação de emendas para o Maranhão.
L
RESENHA POLITICA – Bastidores da política em Rondônia expõem disputas, denúncias e articulações

Resenha Politica: Pesquisa revela volatilidade do eleitorado em Rondônia e consolida disputa dentro da direita

Levantamento indica que 56% dos eleitores já decidiram o voto, mas 43% ainda podem mudar, mantendo a eleição estadual em Rondônia aberta e competitiva
L
Publicidade

POLÍCIA

Passageira de táxi é presa com 4kg de maconha na BR-364

Passageira de táxi é presa com 4kg de maconha na BR-364

A prisão ocorreu em Porto Velho após a PRF flagrar a jovem de 25 anos transportando entorpecentes em um táxi vindo de Guajará-Mirim.
10
Mulher é presa em flagrante após furtar pertences de veículo no centro

Mulher é presa em flagrante após furtar pertences de veículo no centro

Suspeita de 38 anos foi detida por populares na Avenida Alexandre Guimarães após invadir um Ford Ka e furtar o som automotivo.
10
Governo de RO integra 10ª fase da Operação Mute para reforçar segurança prisional

Governo de RO integra 10ª fase da Operação Mute para reforçar segurança prisional

A operação segue um cronograma nacional que prioriza a estabilidade e a disciplina no ambiente carcerário.
L
Caminhonete clonada com registro de furto é recuperada em Extrema

Caminhonete clonada com registro de furto é recuperada em Extrema

A ação ocorreu durante a Operação Desarme/RENOE na BR-364, resultando na prisão do condutor por receptação e adulteração de sinal identificador.
10
Operação Desarme-RENOE desarticula ponto de tráfico em Vista Alegre do Abunã

Operação Desarme-RENOE desarticula ponto de tráfico em Vista Alegre do Abunã

A ação conjunta da Polícia Militar e do BPTAR resultou na prisão de três suspeitos e na apreensão de quase duas mil porções de entorpecentes prontos para a comercialização.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Principais Formas de um eSIM Melhorar a Estabilidade do Celular em Viagens Longas

Planejar a conectividade em viagens longas se torna essencial, e o uso do eSIM surge como uma alternativa prática e estável para garantir acesso móvel contínuo em qualquer destino.
L

Da ideia à tela: como eu faço vídeos com um video editor online

Com o crescimento dos vídeos na internet, ferramentas online com inteligência artificial estão simplificando a criação e edição, tornando o processo mais acessível e dinâmico para todos.
L

Criando um video clip com IA: uma nova Forma criativa

O avanço da inteligência artificial está tornando a produção de vídeos mais acessível, rápida e intuitiva, permitindo que qualquer pessoa crie conteúdos digitais com facilidade e criatividade.
L
Prefeitura leva conscientização sobre proteção animal às escolas municipais

Prefeitura leva conscientização sobre proteção animal às escolas municipais

Ação da SEMA e SEMED em Porto Velho promove palestras sobre guarda responsável e combate aos maus-tratos para alunos da rede municipal.
L
Porto Velho amplia rede de urgência com funcionamento de três UPAs

Porto Velho amplia rede de urgência com funcionamento de três UPAs

Nova unidade na zona Leste reforça rede 24h, reduz sobrecarga hospitalar e amplia acesso da população aos serviços de saúde
L
Governo inicia projeto Vem Pro Parque com ações em Campo Novo de Rondônia

Governo inicia projeto Vem Pro Parque com ações em Campo Novo de Rondônia

Estudantes recebem atividades focadas em conscientização ambiental e preservação.
L

Ceaclin promove palestra sobre saúde da mulher com Dra. Paula Melo

Na sexta-feira, 13, a Ceaclin Laboratórios promoveu palestra para suas funcionárias, com Dra. Paula Melo orientando sobre cuidados e prevenção feminina.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Distrito de Triunfo: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Jardim Santa Leticia 1 – Candeias do Jamari: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Vila Iata: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L