SEGUNDA-FEIRA, 02/03/2026
Publicidade

Em destaque

Pesquisa mostra como judeus usaram música para resistir ao Holocausto

Em tempos de guerra, historiadora propõe reflexão sobre intolerância

Por Rafael Cardoso - Agência Brasil - Rio de Janeiro - 44

Publicado em 

Pesquisa mostra como judeus usaram música para resistir ao Holocausto
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

A historiadora Silvia Lerner estava com tudo programado para o lançamento de um novo livro no Brasil, quando a guerra entre Israel e Hamas começou. Ela vive em Tel Aviv e, durante cinco dias, ficou abrigada no bunker que tem em casa, sem saber se conseguiria um voo. Havia ainda o desafio de publicar uma pesquisa sobre o Holocausto em um contexto que mobiliza posições exaltadas contra judeus, árabes e outros povos envolvidos nos conflitos do Oriente Médio.

O primeiro ponto foi superado e ela lançou o livro “A música e os músicos em tempos de intolerância: o Holocausto” no mês de outubro em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Sobre o segundo ponto, a autora defende que, apesar de tratar de um tema do passado, a pesquisa pode ajudar na reflexão sobre a intolerância entre os povos nos dias atuais. As dificuldades de diálogo e de aceitação do outro, segundo Silvia Lerner, favorecem a violência e tornam acordos de paz cada vez mais distantes.

A pesquisa da historiadora fala da perseguição dos nazistas, que provocou a morte de cerca de 6 milhões de judeus nas décadas de 1930 e 1940 na Europa, evento conhecido como Holocausto. Em meio aos guetos, campos de concentração e de extermínio, muitas vítimas encontraram refúgio na música. O que, segundo Silvia, era uma forma de resistência psicológica contra a violência extrema.

Todas as músicas apresentadas no livro foram escritas originalmente em ídiche ou alemão, mas foram traduzidas para o português pela autora. Elas podem ser ouvidas no idioma original por meio de QR Codes. Em entrevista à Agência Brasil, a historiadora dá detalhes da pesquisa e da experiência em Tel Aviv, em meio aos conflitos entre Israel e Hamas.

Rio de Janeiro (RJ), 24/10/2023 - Detalhe de foto da apresentaçao de orquestra no Gueto de Kovno.  A historiadora e escritora, Silvia Lerner, fala sobre o lançamento do seu livro  “A música e os músicos em Tempos de Intolerância: o Holocausto” (Editora Rio Books), na livraria Travessa, no Shopping Leblon, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
 Detalhe de foto da apresentação de orquestra no Gueto de Kovno. A historiadora e escritora, Silvia Lerner, fala sobre o lançamento do seu livro “A música e os músicos em Tempos de Intolerância: o Holocausto” (Editora Rio Books), na livraria Travessa, no Shopping Leblon, zona sul da cidade – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Agência Brasil: Por que você escolheu esse tema de estudo? Interesse apenas acadêmico ou tem alguma relação pessoal com o assunto?

Silvia Lerner: Meus pais eram sobreviventes do Holocausto. Eram judeus alemães e viviam em Berlim.  Eles se tornaram refugiados no Brasil. Eles vieram sozinhos, então eu nunca tive avó, tio, tia, porque todos morreram na Alemanha ou foram levados para campos de concentração. Fiz faculdade de História e consegui uma bolsa na Escola Internacional de Estudos sobre Holocausto, em Jerusalém. Ali, comecei a me especializar nesse tema e em História Judaica. Buscava encontrar respostas para tanta maldade. Você começa a estudar e ver como os homens são cruéis. E a troco de quê? Se me perguntarem hoje se eu tenho as respostas, vou te dizer: já estudei muito, mas eu ainda não encontrei o que justificasse tanta maldade e crueldade. Eu vejo que nos homens não aprenderam. Porque desde que a guerra terminou, a gente já assistiu a vários genocídios, vários eventos e momentos de falta de paz.

Agência Brasil: Você estuda letras de músicas produzidas pelos judeus nesses tempos de Holocausto. Como teve acesso e como foi o processo de seleção, tradução e análise de fontes?

Silvia Lerner: Dentro desse tema mais geral, eu me identificava com o campo cultural. E resolvi focar na arte e na música. Minha filha morou um tempo em Nova York, eu ia muito lá, e consegui juntar um material que encontrei pesquisando lá, principalmente livros e áudios que encontrei no Institute for Jewish Research (YIVO). Tinha um com músicas escritas em ídiche e, como eu sei a língua, comecei a traduzir e a procurar áudios correspondentes produzidos nos Estados Unidos, em Israel, na França. Algumas também estavam em alemão e, como também sei o idioma, consegui traduzir.

Agência Brasil: A pesquisa encontrou cerca de 300 músicas produzidas nesse contexto pelos judeus. Qual critério você utilizou para analisar e publicar 31 delas no livro?

Silvia Lerner: Eu comecei a escolher músicas que fossem produzidas em espaços diferentes. Por exemplo, algo que era do gueto de Varsóvia, do de Vilna, do de Białystok. Para mostrar o quanto se produziu, em tantos lugares diferentes. Tem músicas feitas em campos de extermínio, como Treblinka e Auschwitz. Mas é interessante que, mesmo em lugares tão diferentes, existam pontos em comum. Por exemplo, muitas traziam em comum uma estrofe que diz “dorme, meu filho, dorme”. Era um sentimento do pai e da mãe que não queriam que o filho percebesse toda a tragédia em volta. Elas também costumam trazer temas como a saudade e a chamada para uma luta.

Agência Brasil: Quais músicas você destacaria como emblemáticas desse período?

Silvia Lerner: Tem uma que eu gosto muito que se chama Friling, (Primavera), composta no gueto de Vilna, em ritmo de tango. O autor escreveu essa música logo após o assassinato de sua esposa, com quem tinha casado recentemente. E realmente é uma música bonita, emocionante. E perguntaram a ele, como tinha conseguido compor algo naquele momento. E ele respondeu que era a música que o segurava, que sustentava os músculos dele. E por que o ritmo de tango? Por que os alemães permitiam esse tipo de ritmo. Ao contrário, por exemplo, do jazz, que eles não admitiam. Para eles era um estilo de origem dos negros, grupo que eles perseguiam. E o tango era visto como dança de submissão da mulher ao homem.

Agência Brasil: Você centra a análise das músicas a partir do conceito de resistência, que há muito tempo é explorado na historiografia em diferentes situações. Pode explicar como você o entende e o aplica no estudo?

Silvia Lerner: Havia tanto a resistência armada, quanto a resistência psicológica. Os judeus pegaram em armas tardiamente. Não estavam habituados, não tinham treinamento militar. Somente quando sentiram que os guetos estavam sendo evacuados é que resolveram pegar em armas. A resistência psicológica consistia em produzir elementos, como a música, para esquecer a fome. Em trabalhar uma composição para esquecer a saudade. Era tentar viver com dignidade em tempos indignos.

E havia o papel da transmissão e do testemunho. Quando os guetos iam sendo evacuados, os prisioneiros eram enviados para diferentes lugares. Mas eles levavam com eles as músicas. Cantavam em barracões em diferentes campos de concentração. E quando a guerra acaba, há um grupo de sobreviventes que começa a se interessar em manter essa memória e a juntar todas as músicas que tinham ouvido e passar para partituras.

Agência Brasil: O seu livro está sendo lançado em um momento de conflito no Oriente Médio, e os judeus são um dos grupos envolvidos. Acredita que o contexto pode ter influência nas leituras que serão feitas do livro? O estudo pode, de alguma forma, dialogar com a atualidade?

Silvia Lerner: O título traz a palavra intolerância. E esses eventos no Oriente Médio têm como foco a intolerância. Acho que lançar o livro nesses tempos tem um impacto. Até para os leitores perceberem que a intolerância ainda não terminou. No sentido de não aceitação do outro. No Holocausto, foi assim. Para o nazista, o outro não era o que ele queria, não tinha a compleição física considerada ideal, que era ser ariano. Ele não produzia a arte que os ideólogos do nazismo consideravam a correta. E o que acontece no Oriente Médio é essa dificuldade em aceitar o outro. Isso nos dois lados, a ponto de ter sido deflagrada essa guerra violenta.

Agência Brasil: Você estava em Israel quando começou o conflito mais recente, entre o governo israelense e o Hamas. O que poderia falar dessa experiência e de como acompanhou de perto os acontecimentos?

Silvia Lerner: Eu vivo em Israel há um ano e meio. E esses cinco dias que passei lá, antes de voltar ao Brasil para o lançamento do livro, não foram fáceis. Tinha o estresse de querer sair para honrar os compromissos aqui e não conseguir. As sirenes tocando me deixavam muito perturbada. Não é fácil ter que correr para o quarto antimíssil. Você fica ali fechada, correr com os documentos, água, comida. Em algum momento devo voltar. Eu moro lá. Tenho uma filha lá e três netos. No condomínio onde eu moro, muitos vizinhos foram recrutados para o conflito. No kibutz, no Sul de Israel, tem uma família de brasileiros que eu conheço e eles conseguiram se salvar. E eu cedi meu apartamento para uma outra família, vinda do Norte, se abrigar.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Projeto autoriza spray de pimenta para mulheres em PVH

Projeto autoriza spray de pimenta para mulheres em PVH

Prefeitura envia à Câmara projeto que regulamenta porte de spray de extratos vegetais por mulheres a partir de 16 anos
L

Programador cria IA que cruza dados públicos e aponta indícios de corrupção

Ferramenta desenvolvida no próprio computador integra bases como TSE, IBGE e Banco Central e já identificou casos de funcionários fantasma e emendas direcionadas.
L
Sindicato dos Motoristas por Aplicativos do Estado de Rondônia repudia plataforma Urbano Norte por suposta exclusão de motoristas

Sindicato dos Motoristas por Aplicativos do Estado de Rondônia repudia plataforma Urbano Norte por suposta exclusão de motoristas

Entidade sindical denuncia possível retaliação contra trabalhadores que participaram de manifestações por melhores condições de trabalho.
L
Central Única dos Trabalhadores - RO repudia acusações de ex-presidente do SINDMOTO-RO

Central Única dos Trabalhadores – RO repudia acusações de ex-presidente do SINDMOTO-RO

Entidade afirma que não tem ingerência no processo eleitoral do sindicato e cita decisões da Justiça do Trabalho que destituíram ex-dirigente.
L
Ministério Público do Estado de Rondônia suspende atendimento presencial na Promotoria de Costa Marques por 30 dias

Ministério Público do Estado de Rondônia suspende atendimento presencial na Promotoria de Costa Marques por 30 dias

Obras de reforma geral no prédio motivam suspensão temporária do atendimento ao público externo; serviços seguem de forma remota.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF nega prisão domiciliar a Jair Bolsonaro

Alexandre de Moraes rejeita pedido humanitário e mantém ex-presidente no regime fechado na Papuda, após laudo médico apontar quadro clínico controlado
L
Governo paga parcelas do Pé-de-Meia para nascidos em maio e junho

Governo paga parcelas do Pé-de-Meia para nascidos em maio e junho

Estudantes que concluíram etapas do ensino médio em 2025 e participaram do Enem recebem os valores nesta segunda-feira; depósitos chegam a R$ 1.200.
L
Inep lança plataforma para emissão digital de certificado do ensino médio

Inep lança plataforma para emissão digital de certificado do ensino médio

Participantes do Enem 2025 podem solicitar o documento online a partir desta segunda-feira; novo sistema substitui processo físico e reduz espera para poucos minutos.
L
Alerta mantido: previsão reforça risco de tempestades intensas em Rondônia

Alerta mantido: previsão reforça risco de tempestades intensas em Rondônia

Órgãos meteorológicos apontam chuva generalizada com potencial para tempestades severas e acumulados que podem causar transtornos no estado.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de segunda-feira, 02/03/2026: foco, planejamento e decisões estratégicas marcam o início da semana

O horóscopo desta segunda-feira, 2 de março de 2026, aponta um dia favorável para organizar prioridades, retomar compromissos e tomar decisões práticas no campo profissional e pessoal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cássio Góis investe quase R$ 1 milhão no esporte e fortalece projetos sociais em Cacoal

Cássio Góis investe quase R$ 1 milhão no esporte e fortalece projetos sociais em Cacoal

Parlamentar participou do lançamento do calendário esportivo e da entrega de mais de 1.500 kits a crianças e adolescentes atendidos por programa social.
L
Cláudia de Jesus fortalece agricultura familiar em Jaru com implementos agrícolas

Cláudia de Jesus fortalece agricultura familiar em Jaru com implementos agrícolas

Emenda de R$ 325 mil beneficia cerca de 50 famílias, ampliando produção de grãos, café e forragem no município.
L
Eyder Brasil reúne mil no Cidadania no Bairro

Eyder Brasil reúne mil no Cidadania no Bairro

Ação promovida pelo deputado levou serviços de saúde, assistência social e atendimentos gratuitos à zona Sul de Porto Velho.
L
Cássio Gois é homenageado pela ACI em Cacoal

Cássio Gois é homenageado pela ACI em Cacoal

Deputado estadual recebeu Diploma de Honra ao Mérito durante posse da nova diretoria da Associação Cacoalense de Imprensa, em solenidade na OAB.
L
Extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do setor público

Extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do setor público

Movimento defende extinção da cobrança previdenciária de aposentados do setor público e revisão da PEC 555/2006 no Congresso Nacional.
L
Publicidade

POLÍCIA

Estudante afastado da Universidade Santa Cecília pede desculpas após mensagens com ameaça contra colega

Estudante afastado da Universidade Santa Cecília pede desculpas após mensagens com ameaça contra colega

Jovem de 20 anos afirmou que conteúdo foi “brincadeira”, mas reconheceu gravidade do caso; Polícia Civil investiga o episódio em Santos (SP).
18
PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429

Ação em São Miguel do Guaporé teve perseguição, disparos e prisão de suspeitos que atuariam como batedores do carregamento.
14
Jovem morre após grave acidente de motocicleta em Ji-Paraná

Jovem morre após grave acidente de motocicleta em Ji-Paraná

Vítima de 27 anos perdeu o controle ao passar por quebra-molas em trecho com pouca iluminação.
18
Furto é registrado em comércio na madrugada em Ji-Paraná

Furto é registrado em comércio na madrugada em Ji-Paraná

Dupla arrombou estabelecimento, levou dinheiro e bebidas e fugiu antes da chegada da polícia.
14
Moto elétrica pega fogo e fica parcialmente destruída em Ji-Paraná

Moto elétrica pega fogo e fica parcialmente destruída em Ji-Paraná

Incêndio aconteceu em cruzamento movimentado; apesar do susto, ninguém ficou ferido.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Netflix desiste de comprar Warner Bros. Discovery após proposta bilionária rival

Netflix desiste de comprar Warner Bros. Discovery após proposta bilionária rival

Co-CEO Ted Sarandos afirma que empresa não quis assumir dívidas excessivas para cobrir oferta superior feita pela Paramount Skydance.
L
Embaixador do Irã acusa EUA de usarem acordo nuclear como farsa para ataques

Embaixador do Irã acusa EUA de usarem acordo nuclear como farsa para ataques

Abdollah Nekounam afirma que ofensiva militar visa mudança de regime e critica postura de Donald Trump; diplomata agradeceu condenação do Brasil ao uso da força.
L
Ministério Público do Estado de Rondônia recomenda que Polícia Civil siga regras no reconhecimento de pessoas

Ministério Público do Estado de Rondônia recomenda que Polícia Civil siga regras no reconhecimento de pessoas

Recomendação do Gaesp orienta cumprimento de normas legais para evitar erros, anulações de processos e condenações injustas em investigações criminais.
L
Companhia Nacional de Abastecimento aponta predomínio de chuvas no Centro-Norte e restrição hídrica no Sul em fevereiro

Companhia Nacional de Abastecimento aponta predomínio de chuvas no Centro-Norte e restrição hídrica no Sul em fevereiro

Boletim de Monitoramento Agrícola indica que distribuição das precipitações favoreceu os cultivos na maior parte do país, com limitação no Rio Grande do Sul.
L
Sebrae RO lança “Conexão CDE – Diálogos de Governança” para integrar estratégia e execução

Sebrae RO lança “Conexão CDE – Diálogos de Governança” para integrar estratégia e execução

Iniciativa aproxima o Conselho Deliberativo Estadual dos colaboradores e fortalece o alinhamento entre planejamento estratégico e atuação institucional em Rondônia.
L
Companhia Nacional de Abastecimento aponta alta nos fretes agrícolas com início da colheita da soja

Companhia Nacional de Abastecimento aponta alta nos fretes agrícolas com início da colheita da soja

Boletim Logístico indica pressão nos preços do transporte de grãos impulsionada pelo avanço da safra 2025/2026, com produção estimada em 178 milhões de toneladas.
L
Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região homologa acordos que garantem mais de R$ 1 milhão a trabalhadores

Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região homologa acordos que garantem mais de R$ 1 milhão a trabalhadores

Conciliações em fase recursal asseguraram indenizações por doença ocupacional e adicional de transferência, entre outros direitos trabalhistas.
L
Agenda News: Carnaval 2026 brilha com 40 Graus e Baby Trio

Agenda News: Carnaval 2026 brilha com 40 Graus e Baby Trio

Família Camurça celebra o sucesso dos trios elétricos, que marcaram presença nos principais blocos da capital.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.