SÁBADO, 02/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

FUSCA – patrimônio cultural material de Porto Velho

A história do fusca começou na Alemanha bem antes da II Guerra Mundial (1939-1945) pois ninguém imaginaria que se tornaria um clássico atemporal.

Por Lourismar Barroso - ƒ

Publicado em 

Atualizado em 

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia

A paixão pelo Fusca transcende gerações, conectando admiradores através de sua história única e design icônico. Desde seu papel como “carro do povo” na Alemanha até se tornar um fenômeno global, o Fusca conquistou corações com sua simplicidade, confiabilidade e charme atemporal. Os entusiastas valorizam não apenas sua estética clássica, mas também a comunidade apaixonada que se forma em torno desse veículo emblemático.

Pensando em toda essa história que a memória guarda através do tempo, a vereadora Márcia Socorristas, criou o projeto para tornar o Fusca Patrimônio Cultural Material de Porto Velho. A cerimônia acontecerá nesta sexta-feira 08 de dezembro de 2023 às 19 h em frente ao prédio da Unir – Centro em Porto Velho.

A cerimônia de entrega da placa pela homenagem contará com a presença de dezenas de fusqueiros que estarão com suas preciosidades (fusca) para que o público possa apreciá-los. A consagração pela merecida homenagem se dar pelo fato o fusca ser o carro mais carismático do Brasil e do Mundo. A história do fusca começou na Alemanha bem antes da II Guerra Mundial (1939-1945) pois ninguém imaginaria que se tornaria um clássico atemporal.

O Fusca é frequentemente considerado um patrimônio cultural, representando uma era específica da história automotiva. Sua preservação e apreciação como um ícone da cultura popular refletem não apenas conquistas industriais, mas também a conexão emocional entre as pessoas e esse veículo. Para a autora do projeto, em alguns lugares do Brasil se destaca seu valor como parte integrante do patrimônio cultural, preservando não apenas um carro, mas uma peça viva da memória coletiva.

CONHEÇA A HISTÓRIA DO FUSCA

Ferdinand Porsche, austríaco de nascimento foi o criador do designe do carro mais querido do mundo. Em sua mente trazia o desejo de criar um carro do povo, para o povo. O design clássico arredondado e o motor boxer são velhos conhecidos do público brasileiro.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia
Ferdinand Porsche

O Fusca é o carro que rodou o mundo com inúmeros nomes. Os alemães chamam de Käfer, os norte-americanos de Beetle e os portugueses de Carocha. O fusca é o modelo mais produzido da história e conta com mais de 60 anos de produção marcados por 21 milhões de unidades. O modelo “teve filhos”, veículos que foram derivados da tecnologia do velho besouro. Entre eles, conhecidos dos consumidores tupiniquins, como Karmann Ghia, Variant e Kombi.

O projeto do fusca começou a ganhar vida ainda nos anos 1930, durante o regime hitlerista. Hitler estava focado em levar a Alemanha a um nível de modernidade compatível com as grandes potências mundiais.

Introduziu a tecnologia do rádio, da geladeira e do fusca que foi batizado como o Carro do Povo (Volkswagen, o nome original que também batizou a marca alemã).

Hitler encomendou o projeto ao projetista Ferdinand Porsche. A ideia era criar um carro acessível, barato e que cumprisse algumas exigências curiosas, a exemplo, a capacidade de levar uma metralhadora montada no capô.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia
Ferdinand Porsche apresentando o fusca a Hilter

Para a construção do projeto, Porsche garantiu o respaldo do regime para a criação de uma fábrica moderna. A ideia era diminuir os custos de produção e o governo fundou a cidade que futuramente se chamaria Wolfsburg para esse propósito, servindo como espaço para acomodar os operários. É nela que o regime criou a primeira fábrica da Volkswagen e até hoje é onde fica sua sede.

Ainda assim, o “Carro do Povo” teve dificuldade para atingir seu propósito. Isso porque a sociedade alemã era adepta da bicicleta e o automóvel era visto apenas como um lazer reservado à classe média e aos ricos. As primeiras unidades foram, em sua maioria, para as autoridades do alto escalão do regime hitlerista.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia
1943 VW SCHWIMMWAGEN Amphibious Boat Car | Cool Material

Durante a segunda guerra, os alemães interromperam a produção e o Fusca tradicional foi substituído por uma versão militarizada. Similar ao jipe, o novo carro tinha o nome de “Kübelwagen”, ou “carro caixote”. No fim da guerra, a maior parte do maquinário da Volkswagen estava intacto e, a partir dele, a empresa alemã foi reconstruída.

O Fusca em terras Tupiniquim

Assim que foi eleito em 1950, Juscelino Kubitschek assumiu na esteira do chamado “nacional-desenvolvimentismo” e do ambicioso plano de crescer “50 anos em 5”, incentivando a produção de automóveis com capital privado — normalmente, de origem estrangeira. Assim, as multinacionais se concentraram na região do ABC paulista.

No ano de 1959, a Volkswagen lançou o primeiro Fusca com montagem no Brasil. JK aproveitou a fama de pai da indústria automobilística brasileira e desfilou a bordo do carro.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia
JK homenageia os primeiros carros “Made in Brazil”

O clássico da multinacional Volkswagen alemã foi evoluindo ao longo dos anos e logo se tornou o carro mais vendidos do Brasil. Nos anos 1970, ganhou cinto de segurança e começou a passar por testes de impacto. A produção foi interrompida nos anos 1980, já que o carro era considerado obsoleto e a linha de montagem da filial de São Bernardo do Campo precisava ser atualizada.

O Legado do Fusca

Apesar da origem controversa, o Fusca se tornou exatamente o oposto do que o regime hitlerista representava, sendo um sucesso comercial em países democráticos e que respeitam os Direitos Humanos. Diante disso, teve um papel importante para o acesso ao mundo automotivo em economias emergentes e para a democratização do acesso à mobilidade por quatro rodas.

A Volkswagen é uma marca de prestígio no Brasil e está por aqui há mais de 60 anos. Assim, a história do Fusca tem seus altos e baixos e dá algumas pistas do porquê o carro é tão querido por aqui.

Além do design clássico, a mecânica robusta do Fusca também contribui para sua popularidade duradoura. Sua simplicidade torna a manutenção mais acessível, atraindo entusiastas que apreciam a experiência prática de cuidar de seus próprios carros. A personalização criativa e as histórias de aventuras vividas em um Fusca também desempenham um papel significativo, fortalecendo a ligação emocional que muitos desenvolvem com esse carro singular.

A cultura do Fusca vai além das estradas; eventos, clubes e encontros dedicados proporcionam uma plataforma para compartilhar histórias, dicas de manutenção e a celebração coletiva dessa paixão. A resiliência do Fusca ao longo do tempo, resistindo às mudanças no cenário automotivo, acrescenta uma camada de nostalgia e apreço pela durabilidade desse clássico adorado por gerações.

Sua presença na mídia ao longo das décadas contribui para a manutenção de sua relevância e a continuidade da paixão que transcende fronteiras geracionais. Essa interseção entre cultura popular e o legado do Fusca destaca seu papel duradouro como mais do que um simples meio de transporte, mas como uma expressão cultural que perdura.

A presença constante do Fusca em eventos automotivos, desfiles e exposições também reforça seu status como patrimônio cultural. A diversidade de modelos, cores e personalizações exibidas nessas ocasiões destaca a versatilidade do Fusca e a forma como ele se integra às preferências individuais, contribuindo para sua rica herança cultural. Esse fenômeno é uma celebração coletiva da nostalgia e da admirável longevidade do Fusca no cenário automotivo global.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia
Fusca ano 1965 – Santo Graal (prof. Lourismar Barroso)

Hoje em Porto Velho pessoas se reúnem nos finais de semanas para falarem sobre suas máquinas, trocar ideias, trocar peças, pedir sugestões disso ou daquilo. Nesses encontros, nasce em agosto de 2021 o clube dos “Amigos do Fusca”, são homens e mulheres reunidos em prol de uma paixão, o Fusca, uma forma de manter viva a cultura do automobilismo em nossa cidade.

Hoje o grupo tem um total de 50 integrantes, que periodicamente, são convidados para estarem presentes em eventos automobilísticos, social e cultural pelo estado de Rondônia, como bem sabemos o Fusca com suas curvas nostálgica, conta histórias silenciosas de viagens e aventuras.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sucesso no Parque dos Tanques: Primeiro dia do Arraial Flor do Maracujá encanta o público

Evento teve abertura oficial, apresentações culturais e movimentou a economia local em Porto Velho
L
Rondônia reduz furtos e roubos de veículos em 2025 com tecnologia de monitoramento e presença policial

Rondônia reduz furtos e roubos de veículos em 2025 com tecnologia de monitoramento e presença policial

Estado registra queda de até 56% nos índices de roubo de veículos; Muralha Digital e policiamento estratégico aceleram recuperação de automóveis.
L

Inmet alerta para chuvas intensas em Rondônia neste sábado

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas em Rondônia, com possibilidade de tempestades severas em Porto Velho neste sábado (2).
L
Vilhena sedia 9º Circuito Nacional Nasce Capoeira

Vilhena sedia 9º Circuito Nacional Nasce Capoeira

O evento celebra a cultura da capoeira com rodas, troca de cordas, atividades ao ar livre e homenagem na Câmara de Vereadores de Vilhena.
L
Ecoporé vence prêmio internacional de restauração ecológica e destaca importância do trabalho realizado

Ecoporé vence prêmio internacional de restauração ecológica e destaca importância do trabalho realizado

A cerimônia que apresentou os vencedores do prêmio e durante o evento, Sheila Noele, diretora técnica da organização, foi a representante da equipe.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Governador do Acre ironiza a crise EUA-Brasil e acredita que a política brasileira precisa parar de trocar farpas

“Está comprovado, pelo menos aqui no Brasil, que esse radicalismo, tanto da esquerda quanto da direita, o povo não quer e deixou isso claro! Quem vai pagar essa conta somos nós”, disse.
L

Momento Agro | Entrevista especial na Associação dos Agricultores da Gleba Aliança

O Momento Agro especial visitou a Associação dos Agricultores da Gleba Aliança. O programa trouxe entrevistas exclusivas com convidados especiais, destacando o trabalho e os desafios do agronegócio local.
L

Falaê PodCast | Entrevista Pastor Carlos Amorim

Neste sábado (02), às 10h, o Falaê Podcast apresenta uma edição especial com a participação do Pastor Carlos Amorim. A entrevista será dedicada à Marcha para Jesus, evento cristão que reúne fiéis de diversas denominações em um momento de fé, louvor e celebração.
L

Rafael Moreira: desafios e sucesso no empreendedorismo jovem em Rondônia

Fundador da RM Engenharia, Rafael Moreira revela trajetória de superação, inovação e impacto social no mercado de construção civil em Rondônia.
L
Trump afirma que Lula pode ligar a qualquer momento

Trump afirma que Lula pode ligar a qualquer momento

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu a perguntas sobre o tarifaço imposto ao Brasil e expressou abertura para o diálogo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego desde 2012, alcançando 5,8% no segundo trimestre de 2025, com destaque para a criação de postos de trabalho em educação.
L
CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L

POLÍTICA

Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

SÍLVIA CRISTINA: Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

Recurso que garantiu a qualificação foi destinado pela deputada Sílvia Cristina, através do Cidadania Plena
L
Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha "A Roça é Nossa"

Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha “A Roça é Nossa”

Deputada destina R$ 100 mil para indumentárias que homenageará o Nordeste no Arraial Flor do Maracujá.
L

Vereadora Nice Condaque: projetos, conquistas e transformação política em Cacoal

A trajetória de Nice Condaque, vereadora de Cacoal, destaca projetos de impacto social, avanços na saúde, infraestrutura urbana e diálogo com a comunidade.
L
Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Corpo de mulher é encontrado em decomposição em residência na zona leste

Corpo de mulher é encontrado em decomposição em residência na zona leste

Cadáver foi localizado em residência na Avenida Amazonas, bairro Jardim Santana; Polícia Militar isolou o local para perícia.
18
Homem e adolescente morrem afogados em rio no município de Candeias do Jamari

Homem e adolescente morrem afogados em rio no município de Candeias do Jamari

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para realizar as buscas e conseguiram localizar os corpos das vítimas.
18
Foragido é preso com cocaína em vila de apartamento na capital

Foragido é preso com cocaína em vila de apartamento na capital

O suspeito foi localizado na casa da ex-companheira.
10
Técnica em enfermagem é encontrada morta em quarto de hotel na zona sul

Mulher encontrada morta em quarto de Hotel na capital

Vítima estava desaparecida há três dias.
18
Colisão de carro e carreta mata família na BR-364 em Rondônia

Colisão de carro e carreta mata família na BR-364 em Rondônia

As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO intensifica vigilância contra o sarampo e reforça vacinação em áreas de fronteira e baixa cobertura

Governo de RO intensifica vigilância contra o sarampo e reforça vacinação em áreas de fronteira e baixa cobertura

Com casos na Bolívia, Rondônia amplia programa “Vacinação Sem Fronteiras” para proteger população e manter estado livre do sarampo.
L
41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

Flor do Maracujá valoriza cultura popular, reúne mais de 40 grupos folclóricos em Porto Velho e fortalece Rondônia como polo turístico do folclore.
L
Criminosos que assaltaram agência do Sicredi em MT são presos em RO

Criminosos que assaltaram agência do Sicredi em MT são presos em RO

Quadrilha que roubou agência do Sicredi em Cuiabá e fez reféns é capturada pela Polícia de Rondônia em ação conjunta com o Mato Grosso.
10
MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

Participantes do exame têm até a próxima quarta-feira para pagar a taxa de inscrição, que é uma etapa de admissão para professores em redes de ensino público.
L
Arraial da UNIR 2025 será neste sábado, 2 de agosto, na Praça das Três Caixas D'água

Arraial da UNIR 2025 será neste sábado, 2 de agosto, na Praça das Três Caixas D’água

A festa é organizada pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea/UNIR) em comemoração ao aniversário da Universidade, que completou 43 anos no último dia 8 de julho.
L
Dados do Pé-de-Meia agora estão abertos no Portal da Transparência

Dados do Pé-de-Meia agora estão abertos no Portal da Transparência

Iniciativa visa fortalecer o controle social e garantir a visibilidade sobre a aplicação do programa, com um total de mais de R$ 10 bilhões repassados até junho.
L
Homem arromba porta de apartamento e espanca ex-mulher na zona leste

Homem arromba porta de apartamento e espanca ex-mulher na zona leste

De acordo com a PM, o indivíduo chegou bastante alterado, e a ex-mulher não abriu a porta com medo, então o suspeito arrombou e depois de entrar espancou a vítima.
16
Homem é atacado a facada após negar que catador pegasse latinhas

Homem é atacado a facada após negar que catador pegasse latinhas

Durante o bate boca, um dos suspeitos foi para trás da vítima e desferiu uma facada no pescoço do rapaz, em seguida, a dupla fugiu correndo.
16
Operação Shamar mobiliza 50 mil agentes para combater violência contra mulheres

Operação Shamar mobiliza 50 mil agentes para combater violência contra mulheres

Iniciativa acontece em 2 mil municípios brasileiros durante o Agosto Lilás e celebra o aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha.
L
Bruno Henrique do Flamengo é denunciado por manipulação de apostas

Bruno Henrique do Flamengo é denunciado por manipulação de apostas

O atacante pode pegar até dois anos de suspensão após a Procuradoria do STJD aceitar a denúncia de ter forçado um cartão amarelo em 2023.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.