SEXTA-FEIRA, 09/05/2025

FUSCA – patrimônio cultural material de Porto Velho

A história do fusca começou na Alemanha bem antes da II Guerra Mundial (1939-1945) pois ninguém imaginaria que se tornaria um clássico atemporal.

Por Lourismar Barroso - ƒ

Publicado em 

Atualizado em 

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia

A paixão pelo Fusca transcende gerações, conectando admiradores através de sua história única e design icônico. Desde seu papel como “carro do povo” na Alemanha até se tornar um fenômeno global, o Fusca conquistou corações com sua simplicidade, confiabilidade e charme atemporal. Os entusiastas valorizam não apenas sua estética clássica, mas também a comunidade apaixonada que se forma em torno desse veículo emblemático.

Pensando em toda essa história que a memória guarda através do tempo, a vereadora Márcia Socorristas, criou o projeto para tornar o Fusca Patrimônio Cultural Material de Porto Velho. A cerimônia acontecerá nesta sexta-feira 08 de dezembro de 2023 às 19 h em frente ao prédio da Unir – Centro em Porto Velho.

A cerimônia de entrega da placa pela homenagem contará com a presença de dezenas de fusqueiros que estarão com suas preciosidades (fusca) para que o público possa apreciá-los. A consagração pela merecida homenagem se dar pelo fato o fusca ser o carro mais carismático do Brasil e do Mundo. A história do fusca começou na Alemanha bem antes da II Guerra Mundial (1939-1945) pois ninguém imaginaria que se tornaria um clássico atemporal.

O Fusca é frequentemente considerado um patrimônio cultural, representando uma era específica da história automotiva. Sua preservação e apreciação como um ícone da cultura popular refletem não apenas conquistas industriais, mas também a conexão emocional entre as pessoas e esse veículo. Para a autora do projeto, em alguns lugares do Brasil se destaca seu valor como parte integrante do patrimônio cultural, preservando não apenas um carro, mas uma peça viva da memória coletiva.

CONHEÇA A HISTÓRIA DO FUSCA

Ferdinand Porsche, austríaco de nascimento foi o criador do designe do carro mais querido do mundo. Em sua mente trazia o desejo de criar um carro do povo, para o povo. O design clássico arredondado e o motor boxer são velhos conhecidos do público brasileiro.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia
Ferdinand Porsche

O Fusca é o carro que rodou o mundo com inúmeros nomes. Os alemães chamam de Käfer, os norte-americanos de Beetle e os portugueses de Carocha. O fusca é o modelo mais produzido da história e conta com mais de 60 anos de produção marcados por 21 milhões de unidades. O modelo “teve filhos”, veículos que foram derivados da tecnologia do velho besouro. Entre eles, conhecidos dos consumidores tupiniquins, como Karmann Ghia, Variant e Kombi.

O projeto do fusca começou a ganhar vida ainda nos anos 1930, durante o regime hitlerista. Hitler estava focado em levar a Alemanha a um nível de modernidade compatível com as grandes potências mundiais.

Introduziu a tecnologia do rádio, da geladeira e do fusca que foi batizado como o Carro do Povo (Volkswagen, o nome original que também batizou a marca alemã).

Hitler encomendou o projeto ao projetista Ferdinand Porsche. A ideia era criar um carro acessível, barato e que cumprisse algumas exigências curiosas, a exemplo, a capacidade de levar uma metralhadora montada no capô.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia
Ferdinand Porsche apresentando o fusca a Hilter

Para a construção do projeto, Porsche garantiu o respaldo do regime para a criação de uma fábrica moderna. A ideia era diminuir os custos de produção e o governo fundou a cidade que futuramente se chamaria Wolfsburg para esse propósito, servindo como espaço para acomodar os operários. É nela que o regime criou a primeira fábrica da Volkswagen e até hoje é onde fica sua sede.

Ainda assim, o “Carro do Povo” teve dificuldade para atingir seu propósito. Isso porque a sociedade alemã era adepta da bicicleta e o automóvel era visto apenas como um lazer reservado à classe média e aos ricos. As primeiras unidades foram, em sua maioria, para as autoridades do alto escalão do regime hitlerista.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia
1943 VW SCHWIMMWAGEN Amphibious Boat Car | Cool Material

Durante a segunda guerra, os alemães interromperam a produção e o Fusca tradicional foi substituído por uma versão militarizada. Similar ao jipe, o novo carro tinha o nome de “Kübelwagen”, ou “carro caixote”. No fim da guerra, a maior parte do maquinário da Volkswagen estava intacto e, a partir dele, a empresa alemã foi reconstruída.

O Fusca em terras Tupiniquim

Assim que foi eleito em 1950, Juscelino Kubitschek assumiu na esteira do chamado “nacional-desenvolvimentismo” e do ambicioso plano de crescer “50 anos em 5”, incentivando a produção de automóveis com capital privado — normalmente, de origem estrangeira. Assim, as multinacionais se concentraram na região do ABC paulista.

No ano de 1959, a Volkswagen lançou o primeiro Fusca com montagem no Brasil. JK aproveitou a fama de pai da indústria automobilística brasileira e desfilou a bordo do carro.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia
JK homenageia os primeiros carros “Made in Brazil”

O clássico da multinacional Volkswagen alemã foi evoluindo ao longo dos anos e logo se tornou o carro mais vendidos do Brasil. Nos anos 1970, ganhou cinto de segurança e começou a passar por testes de impacto. A produção foi interrompida nos anos 1980, já que o carro era considerado obsoleto e a linha de montagem da filial de São Bernardo do Campo precisava ser atualizada.

O Legado do Fusca

Apesar da origem controversa, o Fusca se tornou exatamente o oposto do que o regime hitlerista representava, sendo um sucesso comercial em países democráticos e que respeitam os Direitos Humanos. Diante disso, teve um papel importante para o acesso ao mundo automotivo em economias emergentes e para a democratização do acesso à mobilidade por quatro rodas.

A Volkswagen é uma marca de prestígio no Brasil e está por aqui há mais de 60 anos. Assim, a história do Fusca tem seus altos e baixos e dá algumas pistas do porquê o carro é tão querido por aqui.

Além do design clássico, a mecânica robusta do Fusca também contribui para sua popularidade duradoura. Sua simplicidade torna a manutenção mais acessível, atraindo entusiastas que apreciam a experiência prática de cuidar de seus próprios carros. A personalização criativa e as histórias de aventuras vividas em um Fusca também desempenham um papel significativo, fortalecendo a ligação emocional que muitos desenvolvem com esse carro singular.

A cultura do Fusca vai além das estradas; eventos, clubes e encontros dedicados proporcionam uma plataforma para compartilhar histórias, dicas de manutenção e a celebração coletiva dessa paixão. A resiliência do Fusca ao longo do tempo, resistindo às mudanças no cenário automotivo, acrescenta uma camada de nostalgia e apreço pela durabilidade desse clássico adorado por gerações.

Sua presença na mídia ao longo das décadas contribui para a manutenção de sua relevância e a continuidade da paixão que transcende fronteiras geracionais. Essa interseção entre cultura popular e o legado do Fusca destaca seu papel duradouro como mais do que um simples meio de transporte, mas como uma expressão cultural que perdura.

A presença constante do Fusca em eventos automotivos, desfiles e exposições também reforça seu status como patrimônio cultural. A diversidade de modelos, cores e personalizações exibidas nessas ocasiões destaca a versatilidade do Fusca e a forma como ele se integra às preferências individuais, contribuindo para sua rica herança cultural. Esse fenômeno é uma celebração coletiva da nostalgia e da admirável longevidade do Fusca no cenário automotivo global.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia
Fusca ano 1965 – Santo Graal (prof. Lourismar Barroso)

Hoje em Porto Velho pessoas se reúnem nos finais de semanas para falarem sobre suas máquinas, trocar ideias, trocar peças, pedir sugestões disso ou daquilo. Nesses encontros, nasce em agosto de 2021 o clube dos “Amigos do Fusca”, são homens e mulheres reunidos em prol de uma paixão, o Fusca, uma forma de manter viva a cultura do automobilismo em nossa cidade.

Hoje o grupo tem um total de 50 integrantes, que periodicamente, são convidados para estarem presentes em eventos automobilísticos, social e cultural pelo estado de Rondônia, como bem sabemos o Fusca com suas curvas nostálgica, conta histórias silenciosas de viagens e aventuras.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Zona Sul/Conceição: moradores alertam a Semtran e pedem lombada na Rua Rio Grande do Sul em Porto Velho

“Veículos e bicicletas motorizadas passam pelo trecho em alta velocidade com risco de matar alguém.”
L
Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

O conhecimento compartilhado durante o Congresso subsidiará a formulação de ações voltadas à melhoria da eficiência do gasto público e elevação da qualidade das entregas governamentais à sociedade.
L

Névoa no mês de maio é comum e está associada à passagem de massa de ar frio polar em choque com a alta pressão atmosférica

Fenômeno flagrado pelas câmeras do News Rondônia também pode ocorrer no estado em decorrência do clima tropical e das altas temperaturas.
L
Em defesa da Justiça do Trabalho: Mobilização Nacional reúne participantes em frente a sede do TRT-14 em Porto Velho(RO) e Rio Branco(AC)

Ato em defesa da Justiça do Trabalho reúne participantes em Porto Velho e Rio Branco

Ato reuniu magistrados(as), procuradores(as), advogados(as) e servidores(as) em defesa do papel da Justiça do Trabalho na garantia de direitos constitucionais.
L
Professor da UNIR lança livro sobre desinformação e covid-19

Professores da Unir publicam livro sobre fake news e covid-19

Obra analisa as estratégias de combate das agências de checagem de fatos durante a infodemia
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ram relança a 1500 Express e amplia opções na linha de picapes

Modelo é reposicionado e ganha novas configurações, mantendo foco em custo-benefício
L

Só um deputado de Rondônia apoia aumento de vagas na Câmara em Brasília

Os demais integrantes da bancada rondoniense se posicionaram contra o aumento.
L

Agenda News | Entrevista Alexandre Rotuno – Músico, publicitário e Produtor Cultural e Musical

Mais do que entretenimento, a Toca é um reduto da cena underground, que valoriza a diversidade, promove encontros e transforma experiências em expressão artística.
L

Agenda News: Diversão, boa música e gastronomia – final de semana especial do Grego Original Pub

Com shows ao vivo, promoções especiais e um almoço exclusivo para o Dia das Mães, o pub promete ser o destino certo para curtir o final de semana ao lado de amigos e família.
L

Resultados da Operação Fio Desencapado destacam avanços no combate ao comércio ilegal de fiação elétrica em Porto Velho

Materiais da Emdur foram apreendidos durante a ação em ferros velhos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Juristas avaliam que suspensão de ação penal é inconstitucional
L

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Cristiane ressaltou que o reconhecimento às agremiações é mais do que merecido, por tudo o que representam para a cultura rondoniense.
L
Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Nesta quarta-feira (7), uma pesquisa do Instituto Continental na Região cafeeira de Rondônia confirmou o forte apoio ao deputado estadual Cássio Gois (PSD).
L

JAIME BAGATTOLI: Após pedidos do senador ao DNIT, obras de reforma do porto do Cai N’Água são iniciadas

Os recursos para a obra são do próprio Dnit. Já os serviços são executados pela empresa vencedora da licitação.
L

Deputada Cláudia de Jesus defende mais diálogo e políticas públicas voltadas à pesca artesanal

Quatro indicações ao MP e ao Governo foram apresentadas para fortalecer a pesca artesanal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação conjunta da PF, PM/RO e Exército Brasileiro prende casal com grande volume de drogas em Rondônia

Informações de inteligência levaram à interceptação de veículo com casal que transportava maconha e pasta base; ocorrência foi registrada em Nova Brasilândia D’Oeste/RO.
10

Polícia Militar de Rondônia inicia nova fase da Operação Fio Desencapado em Porto Velho para combater furto de metais e tráfico de drogas

A ofensiva contou com o cumprimento de 31 mandados judiciais em diversos pontos da capital.
10

Idoso passa mal e morre em calçada em frente a escola em Porto Velho

Uma equipe do Samu chegou rapidamente ao local, mas a vítima não resistiu.
18
ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

O crime aconteceu na Rua Carmem Costa, bairro Tancredo Neves, zona leste de Porto Velho.
12
VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

Segundo a PM, os dois motoristas e o passageiro do carro de aplicativo tiveram escoriações leves.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LO): FUNERÁRIA SÃO CRISTÓVÃO LTDA

Licença de Operação Nº 113 – SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LP-LI): PAULO HENRIQUE GONÇALVES DE ARAUJO

Licença Prévia Nº 02 – SOL/DLA e a Licença de Instalação Nº 13 – SOL/DLA
L
Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Inspeção conduzida pela Corregedoria do TRT-14 avaliou fluxos de trabalho e promoveu diálogo com servidores(as) e magistrados(as)
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): BANZEIRO FG LTDA- ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA  (LAS )
L
Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

O JEM’s 2025 será realizado entre os dias 13 e 17 de maio.
L
ASCOM UNIR

Obra sobre histórias e culturas de Rondônia na Amazônia é lançada

O evento  acontece no Auditório da Unir-Centro, em Porto Velho, e está programado para iniciar às 14h e encerrar às 18h.
L

Aquisições de kits de higiene bucal pelos municípios de Rondônia são alvo de notificações do MPC

Porto Velho, por exemplo, formalizou procedimento em que o kit é cotado a R$ 7,35. Já Alta Floresta do Oeste alcançou, em sua licitação, o valor de R$ 7,38.
L

Distrito de Calama é contemplado com atendimentos da 9ª etapa do MP Itinerante

As atividades continuarão até sexta-feira (9/5), no mesmo local, das 8h às 17h. Com o MP Itinerante, o Ministério Público de Rondônia reafirma, mais uma vez, o compromisso de garantir os direitos dos cidadãos de forma eficiente e acessível.
L

Secretaria de Desenvolvimento Social de Jaru promove jantar em homenagem ao Dia das Mães com apresentações e sorteios

O evento foi realizado nas dependências do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e reuniu aproximadamente 200 mães, acompanhadas de seus filhos.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.