SÁBADO, 15/11/2025

Em destaque

Porto de Porto Velho realizou investimentos e conquistou avanços e reconhecimento

As ações realizadas culminaram, em agosto desse ano, em reconhecimento nacional durante a premiação Portos+Brasil.

Por Josineide Gonçalves da Silva / Secom/Gov-RO - 25

Publicado em 

Porto de Porto Velho realizou investimentos e conquistou avanços e reconhecimento
Daiane Mendonça

A Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), empresa que administra o Porto de Porto Velho, em conjunto ao Governo do Estado e Governo Federal, desenvolveu projetos e possibilitou avanços que potencializaram o funcionamento do terminal portuário em 2023. Várias ações figuram como marco desse esforço conjunto que culminou, em agosto deste ano, em reconhecimento nacional durante a premiação Portos+Brasil.

Destaque para o convênio assinado entre a Soph e Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), para contratação de mão de obra reeducanda de internos do Sistema Penitenciário Estadual. A ação teve como objetivo, inserir os privados de liberdade em uma rotina laboral que, aliada à capacitação, facilitará a inserção desses mediante trabalho voltado à ressocialização. Outras parcerias também marcaram o ano, direcionadas à promoção da saúde e bem-estar dos funcionários do Porto.

AÇÕES EM SAÚDE

Por um período de dois meses, foram disponibilizados testes rápidos e oficinas de cuidados para a saúde dos trabalhadores portuários, em parceria com uma instituição universitária de Porto Velho. A ação objetivou no tocante a exercitar os conhecimentos práticos dos alunos, contribuindo também, com a saúde dos funcionários do Porto. Foram realizados testes rápidos de sífilis, hepatite B/C, HIV, glicemia, além de aferição de pressão arterial.

O Porto de Porto Velho também desenvolveu e implementou políticas de prevenção a assédio sexual e moral no trabalho, por meio da Campanha de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no Trabalho que, neste ano, esteve sob o comando do Detran Rondônia. Neste sentido, a ideia foi informar e educar todos os colaboradores, a fim de garantir um ambiente seguro e de respeito para todos os funcionários do Porto.

CAPACITAÇÃO

A realização de cursos demonstra o compromisso do Porto com a capacitação e segurança de seus colaboradores. Cinco funcionários participaram de um curso intensivo de primeiros socorros, ministrado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep). O programa teve como intuito, capacitar os funcionários para reconhecerem situações de risco e utilizar técnicas de atendimento e de primeiros socorros, contando com uma simulação de acidente para que os participantes pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos no curso, em um ambiente controlado. A iniciativa é um investimento para assegurar que possíveis acidentes possam ser enfrentados de forma responsável e habilitada.

EXPANSÃO

Com o propósito de incentivar ainda mais o crescimento, e proporcionar oportunidades para empresários e investidores, a administração do Porto disponibilizou três áreas para uso temporário. A disponibilidade dessas áreas representa uma oportunidade para empresas que buscam expandir seus negócios na região amazônica.

Como parte das atividades promovidas durante a Semana do Meio Ambiente deste ano, a Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia inaugurou uma horta social, que utiliza garrafas pets como vasos para o cultivo de verduras e hortaliças, administrada por uma equipe de voluntários que inclui colaboradores do Porto e reeducandos do sistema prisional. A iniciativa objetiva incentivar a agricultura urbana e a reciclagem de materiais plásticos.

Porto de Porto Velho realizou investimentos e conquistou avanços e reconhecimento
Daiane Mendonça

O Porto teve um aumento expressivo na movimentação de cargas durante o primeiro quadrimestre deste ano

O Porto de Porto Velho ainda teve um aumento expressivo na movimentação de cargas durante o primeiro quadrimestre deste ano. De acordo com dados divulgados pela administração portuária, o volume de cargas movimentadas cresceu cerca de 77%, em relação ao mesmo período do ano passado, sendo um reflexo do crescimento da produção local e da procura da rota em que o Porto está localizado para o escoamento de produtos.

O processo de licitação para a elaboração de projetos executivos, orçamento e supervisão técnica da obra de reforma e ampliação do cais flutuante indica a visão de futuro da Soph, que busca modernizar suas instalações para contribuir ainda mais com o desenvolvimento econômico regional.

RECONHECIMENTO

Pelo segundo ano consecutivo, o Porto de Porto Velho foi homenageado com o Prêmio Portos+Brasil. O Porto ficou na 2ª colocação na categoria Variação da Margem EBITDA”, um indicador utilizado para aferir a eficiência operacional e rentabilidade de uma empresa. O reconhecimento do trabalho fortalece a importância do órgão como pilar para a economia do Estado e o dinamismo do comércio internacional, consolidando ainda mais Rondônia como um polo logístico estratégico na região.

SECA HISTÓRICA

monitoramento constante do nível do rio Madeira e a adaptação das operações durante a seca evidenciaram a preparação do Porto para desafios naturais, garantindo assim, a segurança das embarcações e a continuidade das operações. Na seca, um dos protocolos para garantir a segurança das embarcações que utilizam o Porto foi diminuir a quantidade de cargas que foram transportadas, evitando que as embarcações encalhassem nos bancos de areia e pedrais. O cais flutuante e as rampas Roll on – Roll off auxiliaram na mitigação de impactos, pois, uma vez que as estruturas acompanham o nível do rio, contribuíram para a movimentação regular de carga e descarga dos produtos.

IMPLANTAÇÃO DA HIDROVIA

No mês de novembro aconteceu a primeira etapa da visita realizada pela equipe técnica ao Porto de Porto Velho pela Superintendência de Projetos Portuários e Aquaviários (Supaq), da Infra S.A, juntamente à equipe técnica do Ministério de Portos e Aeroportos e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com objetivo de estudar a viabilidade de concessão e implantação da hidrovia no rio Madeira. O diálogo com o Porto de Porto Velho foi feito com a troca de informações relevantes acerca da logística portuária e da realidade que o setor enfrenta, para criação de medidas com o fim de potencializar e melhorar a navegação nas hidrovias.

O governador, Marcos Rocha ressaltou a importância do trabalho do Porto. “Neste cenário de realizações e perspectivas promissoras, a parceria efetiva entre a Soph e o Governo do Estado resultou em avanços significativos que potencializaram o funcionamento do terminal portuário. O Porto de Porto Velho é um pilar essencial para a economia estadual”, salientou.

O diretor-presidente da Soph, Fernando Parente pontuou que, “o Porto de Porto Velho alcançou marco significativo em 2023, fortalecendo sua posição como peça-chave no transporte hidroviário. Investimentos em infraestrutura, parcerias sociais e reconhecimento nacional destacam nosso compromisso com eficiência e responsabilidade. Receber pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Portos+Brasil, reflete nossa dedicação à excelência operacional. Em 2024, seguiremos inovando e contribuindo para o desenvolvimento de Rondônia e da região”, evidenciou.

Anexo: premiacao-MPOR-Ebitda2.jpeg Download

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

O evento gratuito “Re-conhecendo nosso rio” ocorre neste sábado (15) em parceria com a UFRJ e o ICMBio. A iniciativa visa educar o público sobre a rica e desconhecida fauna de peixes e crustáceos dos rios que nascem na maior floresta urbana do mundo.
L
Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

No Dia da Proclamação da República, o Governo de Rondônia reforça que responsabilidade fiscal, transparência e trabalho contínuo são essenciais para um Brasil mais digno.
L
ARDPV percorre mais de 35 bairros e moradores relatam melhora na coleta de lixo

ARDPV percorre mais de 35 bairros e moradores relatam melhora na coleta de lixo

Fiscalização da ARDPV reforça monitoramento da coleta de lixo em Porto Velho e mostra avanço no serviço, após dias de atrasos na capital.
L

Direto da Marcha pelo Clima na COP 30, News Rondônia registra ato com povos tradicionais e autoridades

Durante a COP 30 em Belém, o correspondente Carlos Caldeira registrou a Marcha Global pelo Clima, que reuniu povos tradicionais, organizações sociais e autoridades como Marina Silva e Sonia Guajajara, reforçando debates sobre justiça climática e transição ambiental.
L
O que as convulsões revelam sobre a saúde dos cães

O que as convulsões revelam sobre a saúde dos cães

Identificação precoce de sinais e tratamento adequado permitem controle das crises e segurança ao animal
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Enem 2025: sugestões e foco para o segundo dia de exame

Enem 2025: sugestões e foco para o segundo dia de exame

Com provas de Matemática e Ciências da Natureza, o segundo dia do Enem 2025 exige atenção aos cálculos e raciocínio lógico. Especialista sugere priorizar as questões mais fáceis e usar a estratégia da Teoria de Resposta ao Item (TRI).
L
Enem 2025 saiba o que é permitido levar no segundo dia de prova

Enem 2025 saiba o que é permitido levar no segundo dia de prova

Portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h. As provas de Matemática e Ciências da Natureza terão duração de 5 horas.
L
STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em inquérito sobre golpe de Estado

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em inquérito sobre golpe de Estado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade aceitar a denúncia da PGR, tornando o deputado federal Eduardo Bolsonaro réu. Ele é acusado de coação no curso do processo por articular sanções dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras, buscando pressionar o julgamento que condenou seu pai.
L
Governo e GEAPP fecham parceria para levar energia limpa à Amazônia

Governo e GEAPP fecham parceria para levar energia limpa à Amazônia

O acordo de cinco anos, anunciado na COP30 em Belém, visa expandir o acesso à energia renovável em comunidades isoladas, eliminando a pobreza energética e fortalecendo a bioeconomia local.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L

POLÍTICA

Alckmin vê passo positivo, mas distorção tarifária dos EUA persiste

Alckmin vê passo positivo, mas distorção tarifária dos EUA persiste

O vice-presidente Geraldo Alckmin classificou a retirada da tarifa global de 10% sobre cerca de 200 produtos como um avanço diplomático. Contudo, a permanência da sobretaxa exclusiva de 40% aplicada ao Brasil mantém um obstáculo relevante à competitividade das exportações brasileiras.
L
Deputada Ieda Chaves resgata filhote ferido e garante tratamento

Deputada Ieda Chaves resgata filhote ferido e garante tratamento

Parlamentar presta socorro a filhote com ferimento grave no olho e reforça a importância da proteção animal em Porto Velho e em todo o estado.
L
Lula envia novo Plano Nacional de Cultura ao Congresso

Lula envia novo Plano Nacional de Cultura ao Congresso

Documento de 10 anos reforça cultura como política de Estado e pilar da democracia.
L
Candidaturas espelho inundam o país

Candidaturas espelho inundam o país

Pré-candidatos dependentes da imagem de terceiros revelam falta de preparo e oportunismo na política brasileira.
L
Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um apelo para que a Câmara dos Deputados vote o projeto de lei que visa punir o devedor contumaz. Segundo o ministro, a medida é essencial para asfixiar financeiramente o crime organizado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é presa tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Jovem é presa tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Suspeita de 19 anos foi flagrada pelo aparelho Bodyscan ao tentar visitar o pai no presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso, acompanhada da irmã de 4 anos.
16
Motorista provoca colisão com moto aplicativo na zona Leste

Motorista provoca colisão com moto aplicativo na zona Leste

Acidente no cruzamento da Rua Aruba com José Amador dos Reis deixou o piloto de moto aplicativo ferido na manhã deste sábado.
12
Três ficam feridos em colisão entre motocicletas na zona Leste

Três ficam feridos em colisão entre motocicletas na zona Leste

Acidente na Rua Benedito Inocêncio deixou duas mulheres e um homem feridos na noite de sexta-feira no bairro JK.
12
Dupla é presa com droga antes de fazer entrega em Porto Velho

Dupla é presa com droga antes de fazer entrega em Porto Velho

Dois jovens, de 23 e 25 anos, foram detidos com meio tablete de maconha na zona leste da cidade na noite de sexta-feira.
16
Motorista fica em estado grave após acidente na Penal

Motorista fica em estado grave após acidente na Penal

Acidente na Penal deixou três feridos e envolveu um Fiat Strada e um Ford Fusion na noite de sexta-feira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Miguel Alves Ferreira

Nota de pesar: Miguel Alves Ferreira

Conhecido por seu jeito brincalhão, divertido e de bom humor, Miguel tinha a determinação como marca registrada. Amava cuidar dos seus, aconselhar, ouvir e estar presente em cada momento importante.
L
Lote extra de R$ 156,4 milhões do abono salarial é pago neste sábado

Lote extra de R$ 156,4 milhões do abono salarial é pago neste sábado

Cerca de 152,4 mil de trabalhadores serão beneficiados pelo pagamento extra do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O recurso fica disponível para saque até 29 de dezembro.
L
Estudo sugere que inflamação é chave para o estabelecimento e progressão do Alzheimer

Estudo sugere que inflamação é chave para o estabelecimento e progressão do Alzheimer

Pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer (UFRGS) indica que o acúmulo das proteínas tau e beta-amiloide só causa danos quando células de defesa do cérebro (microglia e astrócitos) estão ativadas, sugerindo novas vias de tratamento.
L
Fundo Amazônia libera R$ 81,2 milhões para projeto sustentável no Pará

Fundo Amazônia libera R$ 81,2 milhões para projeto sustentável no Pará

O projeto Pará Mais Sustentável, aprovado durante a COP30, destinará recursos para 27 municípios nas regiões do Baixo Amazonas e Xingu. A iniciativa visa fortalecer a sociobiodiversidade e o desenvolvimento de baixo carbono no estado.
L
Brasil vence Senegal por 2 a 0 em Londres

Brasil vence Senegal por 2 a 0 em Londres

A Seleção Brasileira superou o adversário africano no Emirates Stadium, em mais um amistoso de preparação para a Copa do Mundo de 2026. Estêvão e Casemiro marcaram os gols da vitória, consolidando a tática ofensiva de Carlo Ancelotti.
L
Sobretaxa de 40% nos EUA Mantém Entrave para Exportações Brasileiras

Sobretaxa de 40% nos EUA mantém entrave para Exportações Brasileiras

Apesar da redução de uma tarifa de 10% para 80 produtos, entidades setoriais apontam que a sobretaxa adicional de 40% imposta pelos Estados Unidos é o principal obstáculo para a competitividade brasileira no mercado norte-americano.
L
Duelo na Fronteira 2025 abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira 2025 abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Primeira noite do Duelo na Fronteira 2025 reúne centenas de pessoas no Bumbódromo de Guajará-Mirim e destaca as apresentações do Boi Malhadinho Mirim e Adulto.
L

Nota de pesar: Adalberto de Oliveira Castro

A família comunica com pesar a partida de Adalberto de Oliveira Castro, aos 87 anos, servidor público dedicado e motorista do governador Jorge Teixeira, cuja trajetória marcou a história de Rondônia e deixou lembranças de amor, simplicidade e devoção à família.
L

Momento Agro: Da infância nos leilões à liderança no agronegócio

Jefferson do Vale relembra como começou a empreender aos 12 anos nos leilões de Goiás e Tocantins e construiu um império agropecuário com fazendas em cinco estados e uma das maiores leiloeiras do Tocantins.
L
Profissionais da construção civil lideram acidentes com energia elétrica no país

Profissionais da construção civil lideram acidentes com energia elétrica no país

Em 2023, 115 trabalhadores morreram em choques elétricos; Energisa reforça orientações de segurança para obras e reformas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.