A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia, representada pela presidente fundadora e membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher Izabel Cristina e a Diretora de Comunicação da AJEB/RO Jaqueline Alencar participou na noite dessa terça-feira (05/12) da Campanha: “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, realizada pela Comissão da Mulher Advogada da OAB Rondônia no Plenário da Sede da Seccional em Porto Velho.
Segundo os organizadores, a iniciativa é adesão da Ordem ao movimento internacional “16 dias de ativismo”, que ocorre anualmente em aproximadamente 150 países. No Brasil, a campanha iniciou no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, devido à vulnerabilidade adicional enfrentada pelas mulheres negras. O movimento tem o objetivo de divulgar informações e estimular organizações a desenvolverem campanhas de conscientização e mobilização para erradicar a violência contra a mulher.
O Encontro de ontem abordou as “Vozes Unidas: Diálogo pelo Fim da Violência contra a Mulher”. O tema foi debatido pelos advogados e palestrantes: Maracélia Lima de Oliveira, especialista em Direito Penal que fez explanações sobre “Lawfare de Gênero”; Itaci Ferreira que apresentou estatísticas estarrecedoras que mostram Rondônia no topo de índices de violência contra a mulher; e Rossilena de Souza que tratou sobre capacitismo e ampliação de acesso às mulheres PCD´s ou com qualquer tipo de deficiência.
Vinícius Miguel, mestre e doutor em Direitos Humanos, trouxe questionamentos como a atuação de homens que cometeram feminicídio e foram eleitos na esfera federal, e a projeção da rede social após a polêmica declaração feita esta semana pelo ex-PM e fundador de uma Escola preparatória para Concursos Públicos de policiais que minimizou pena por violar corpos de mulheres mortas. A falta de projetos específicos em favor das mulheres nas Câmaras em nível municipal e estadual e outros assuntos também foram mencionados pelo palestrante. Outros representantes do setor presentes também trataram sobre o tema.
“Mobilização extremamente importante e interessante, com chamado para reflexão e ação de homens e mulheres. Precisamos liderar esforços que garantam segurança, justiça e igualdade para todas as mulheres. Cada passo que damos em direção ao fim da violência contra a mulher é um passo em direção a um mundo mais humano e melhor”, avaliaram a presidente e a Diretora da AJEB/RO.
Vivências Amazônicas
Após o debate, as duas representantes da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia, divulgaram a Coletânea Vivências Amazônicas, lançada pela entidade no último dia 25/11 em Guajará-Mirim RO e no dia 01 deste mês na Biblioteca Municipal Francisco Meireiles em Porto Velho RO.