QUARTA-FEIRA, 10/12/2025
Publicidade

Em destaque

Os marcadores linguísticos dos seringais amazônicos

Podemos observar que as unidades lexicais que preenchem o vocabulário linguístico dos seringais não são fenômenos isolados e separados do universo extralinguístico, visto que a língua é um fator social inseparável da vida e da cultura de uma comunidade falante.

Por Marquelino Santana - ƒ

Publicado em 

A linguagem dos seringais está intimamente ligada aos modos de vida do seringueiro. A vida na floresta proporciona uma importante estrutura sócio-linguístico-cultural, composta por uma vasta rede de unidades lexicais que representa em sua forma tradicional as peculiaridades do discurso do homem da floresta.

O marcador territorial linguístico, especificado pelo geógrafo Almeida Silva é caracterizado por ele – dentre outras relevantes características – como uma condição sine qua non que o divíduo carrega, traduzinho sua internalidade e exterioridade pessoal e territorial, porque segundo o autor onde quer que esse divíduo caminhe estará conduzindo esse marcador como algo inerente, como pertencimento.

Podemos observar que as unidades lexicais que preenchem o vocabulário linguístico dos seringais não são fenômenos isolados e separados do universo extralinguístico, visto que a língua é um fator social inseparável da vida e da cultura de uma comunidade falante.

O seringueiro, pois, carrega em si uma vasta rede de conhecimentos originados de um complexo imaginário imortalizado na floresta. Seu acervo lexical flui naturalmente através de uma língua imbricada em sua cotidianidade. São palavras ou vocábulos que expressam os conhecimentos adquiridos no seu espaço vivido.

Foto – Marquelino Santana

Ao discorrer sobre o fenômeno da linguagem o filósofo Martin Heidegger nos informa que o fundamento ontológico-existencial da linguagem é o discurso, pois segundo ele, o discurso é um existencial originário da abertura, constituído primordialmente pelo ser-no-mundo, ele também deve possuir, em sua essência, um modo de ser especificamente mundano. Para o mesmo autor, a linguagem pode ser estilhaçada em coisas-palavras simplesmente dadas, porque existencialmente, o discurso é linguagem porque aquele ente possui o modo de ser-lançado-no-mundo, dependente de um mundo.

Mencionaremos aqui o depoimento do soldado da borracha, Manoel Gomes de Oliveira – falecido no ano de 2018 – na época em que ele ainda trabalhava na extração de seringa, o seu filho ficou muito doente. Em sua narrativa ele pede ajuda a um compadre seu que era muito conhecedor da medicina popular. Esse sabedor chamava-se João Amaral e era conhecido nos seringais dos rios Mamu e Abunã como João “Pretinho”. Ele possuía uma vida dedicada a socorrer as pessoas doentes de toda Região da Ponta do Abunã e demais comunidades fronteiriças.

Observemos a narrativa do seringueiro Manoel Gomes sobre o atendimento do seu filho pelo sabedor João Amaral:

“Quando o menino ficou doente eu peguei e levei para o João pretinho rezar, dito o menino que tinha pneumonia que me dava trabalho quando estava doente. Um dia eu cheguei com o menino, ele me perguntou o que a gente estava fazendo lá, eu falei que nós tínhamos ido lá passear. Deitei o menino numa rede e fiquei balançando, quando me dei fé, o menino estava morrendo, aí eu gritei para o compadre João que se achegasse, pois, o menino estava morrendo. Eli correu, pegou o menino e levou para um quarto e me perguntou se eu tinha copaíba em casa, eu falei que sim, então ele me mandou ir buscar um pouco, para ele começar o trabalho. Quando cheguei com a copaíba, entreguei para ele, que pegou o gergelim, pilou um pouco e misturou com a copaíba. Passou num corpo do menino da cabeça ao pé. Depois pediu a primeira camisa que o menino vestiu. Então fui em casa buscar, ele pegou a camisa e uma bacia com água. Tocou fogo na camisa e colocou dentro da bacia com água, porque se a cinza da camisa fosse para o fundo, o menino morria, mas se ficasse sobre a água, ele não morria. A cinza ficou por cima, então ele disse que o menino estava com anemia no sangue, que podia levar no médico, mas que daquela doença o menino não morreria. Ele me disse que eu tinha que ficar sete dias na casa dele com o menino, para ele poder se recuperar. No sétimo dia ele me liberou, aí eu fui para Rio Branco com o menino. Cheguei lá o médico me falou que o menino estava mesmo com anemia. Então o doutor Moura passou o remédio que curou, mas o menino não cresceu muito”.

No depoimento do soldado da borracha, podemos observar que através de sua linguagem peculiar, as comunidades tradicionais possuem uma histórica sabedoria popular sobre a utilização de ervas medicinais nos variados casos de doenças surgidas nos seringais. Atualmente, essas ervas medicinais foram substituídas por remédios alopáticos, fabricados por grandes indústrias farmacêuticas que mantém e domina o uso em alto custo desses produtos industrializados.

Manoel Gomes demonstra em suas narrativas, através de uma linguagem que representa os seus saberes e fazeres, que o ente em sua existência espacial, inicialmente valorizou o silêncio como forma de aprendizagem, para que posteriormente, através de sua fala, pudesse valorizar a sua forma de ser.

O marcador territorial linguístico, como um marcador estruturante, assim caracterizado por Almeida Silva, nos traz a relevante oportunidade de demonstrar as singularidades do ente, vivenciadas nas espacialidades e temporalidades, e reproduzidas através de sua fala como resultado de suas experiências de vida.

A seguir o soldado da borracha relata em mais uma narrativa, um pouco do cotidiano vivido em sua colocação, onde demonstra um vocabulário rico de conteúdos peculiares entrelaçados aos modos de vida dos seringais. Através deste importante marcador linguístico é possível detectar semanticamente a utilização do léxico do seringueiro amazônida, tais como: Estrada de seringa, tigela, paneiro, buião, balde e demais palavras – anteriormente conceituadas em outros marcadores – utilizadas no seu espaço de ação. Vejamos:

“O serviço do seringal começava cedo, às quatro horas da madrugada. Eu me levantava, fazia café, pegava minhas facas de seringa e saia para entrar na mata para cortar a seringa. Era uma estrada com duzentas árvores de seringa, tinha árvore que dava mais de cinco tigelas de seringa. Fechava o corte umas dez horas da manhã. Chegava em casa cansado, ainda tinha que fazer comida. Comia, pegava o paneiro, um saco de seringa encauchado e um balde, que era para colocar o leite, uma paletinha para limpar as tigelas. Quando o balde estava cheio, eu botava no saco e amarrava, botava nas costas e me mandava pegar o resto do leite de seringa. Quando chegava em casa ia para o defumador, tinha uma baciona para colocar o leite e já trazia um cipó que era para aquecer o leite, para ficar grosso. Tocava fogo no buião que era para defumar o leite. Era cavado um metro, tinha que fazer um suspiro para colocar o fogo e uma boca em cima para sair a fumaça e defumar o leite. As madeiras eram carapanaúba, breu, coco babaçu. Essas eram as melhores para defumar a seringa. Eu amarrava uma corda na linha da defumadeira; um gancho para colocar um cavador da borracha, após cinco dias eu ferrava a borracha, colocava minha marca, então eu ia trabalhar para tirar borracha. O patrão mandava buscar a borracha de quinze em quinze dias. O tropeiro vinha buscar a borracha na minha casa e levava para o barracão que ficava na beira do rio Abunã”.

Apesar das dificuldades atreladas à época do processo de extração, Manoel em sua narrativa demonstrava possuir satisfação na sua relação com o seringal. As lembranças de sua terra natal e do percurso que ele realizou de Fortaleza à Manaus, continuavam presentes no seu rico imaginário. O seu novo espaço amazônico – vivido na colocação, no tapiri e nas estradas de seringa – foi aos poucos sendo transformado, e transformando os modos de vida de Manoel.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

É fake news que a Assembleia Legislativa aumentou o ICMS em 2%

Lei nº 6.287/2025 exclui telecomunicações da base de cálculo do FECOEP, corrige distorções legais e reduz o custo de internet e serviços de mídia para a população de Rondônia.
L
CAE do Senado aprova novo marco legal do Sistema de Pagamentos

CAE do Senado aprova novo marco legal do Sistema de Pagamentos

Projeto de lei que cria novo marco legal para o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) foi aprovado na CAE do Senado e visa aumentar a segurança de transações como o Pix.
L

Réveillon Marco Zero é cancelado após reavaliação interna da organização

Produção confirma que o Réveillon Marco Zero não será mais realizado este ano por questões de documentação e regularização; reembolsos já estão disponíveis.
L
Site do governo federal visa chegar aos líderes do crime organizado

Site do governo federal visa chegar aos líderes do crime organizado

O secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, defendeu que o site Captura estimulará a população a denunciar e terá como foco principal a captura de líderes de organizações criminosas.
L
Estatais em dificuldade poderão pedir aportes da União

Estatais em dificuldade poderão pedir aportes da União

O governo federal criou um mecanismo que permite a estatais federais não dependentes em crise apresentarem um plano de reequilíbrio econômico-financeiro, que pode incluir aportes pontuais da União.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Congresso isenta IPVA de veículos com mais de 20 anos

Congresso isenta IPVA de veículos com mais de 20 anos

A Emenda Constitucional 137/25 foi promulgada nesta terça-feira, proibindo a cobrança do IPVA para carros de passeio, caminhonetes e ônibus com 20 anos ou mais de fabricação.
L

Momento Empresarial: Marina Wascheck leva a força da gastronomia local à TV

Proprietária da Cabana Hamburgueria ao lado do esposo, Marina também se destaca na realização de eventos e no fortalecimento do cenário gastronômico local.
L
Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Com 291 votos a favor, a Câmara dos Deputados aprovou o PL que altera a Lei de Execução Penal e beneficia condenados pelo 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
STF volta a analisar o Marco Temporal de terras indígenas

STF volta a analisar o Marco Temporal de terras indígenas

O Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento de quatro processos sobre o Marco Temporal para demarcação de terras indígenas, ouvindo hoje as sustentações orais das partes envolvidas.
L
Caixa volta a liberar mais de um financiamento imobiliário

Caixa volta a liberar mais de um financiamento imobiliário

A Caixa Econômica Federal retoma a contratação de múltiplos financiamentos imobiliários com recursos do SBPE, regra que estava suspensa desde novembro de 2024.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara aprova regras mais rígidas para devedor contumaz

Câmara aprova regras mais rígidas para devedor contumaz

O Projeto de Lei Complementar 125/22, que estabelece critérios rigorosos para o devedor sistemático e cria programas de cooperação fiscal, será enviado à sanção presidencial.
L
Entidades condenam retirada da imprensa na Câmara dos Deputados

Entidades condenam retirada da imprensa na Câmara dos Deputados

Associações de jornalistas e veículos de comunicação repudiam o cerceamento da imprensa no Plenário, com corte do sinal da TV Câmara e agressões, e cobram apuração de responsabilidades de Hugo Motta.
L
Câmara retoma trabalhos após retirada à força de Glauber Braga

Câmara retoma trabalhos após retirada à força de Glauber Braga

Presidente da Câmara, Hugo Motta, reabriu a sessão e classificou a ocupação da cadeira por Glauber Braga como “abuso”, garantindo, no entanto, a apuração de excessos contra a imprensa.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crises no STF, rombo do Master, guerra política por 2026, obras na saúde, BR-319, absolvição de Daniel Alves e economia aquecida movimentam o país

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crises no STF, rombo do Master, guerra política por 2026, obras na saúde, BR-319, absolvição de Daniel Alves e economia aquecida movimentam o país

Decisões controversas no Supremo, disputa eleitoral intensa, investimentos na saúde, avanços e embates sobre a BR-319, absolvição de Daniel Alves, ações do MDB e do PP, emendas municipais e até o caos no transporte aéreo compõem o mosaico turbulento que marca o cenário nacional e rondoniense.
L
Alcolumbre quer votar dosimetria após aval da Câmara

Alcolumbre quer votar dosimetria após aval da Câmara

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, manifestou intenção de pautar o Projeto da Dosimetria, mas o presidente da CCJ, Otto Alencar, exige que a matéria passe pela comissão.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia prende suspeito ligado a acidente que matou delegado aposentado e esposa em RO

Polícia prende suspeito ligado a acidente que matou delegado aposentado e esposa em RO

Operação conjunta da Polícia Civil de Rondônia e Mato Grosso resulta na prisão em flagrante do principal suspeito do acidente que vitimou o casal, além da apreensão de veículos e madeira extraída ilegalmente.
14
Motocicleta furtada em Chupinguaia é encontrada abandonada em RO

Motocicleta furtada em Chupinguaia é encontrada abandonada em RO

Veículo Honda Pop, com registro de furto/roubo em Chupinguaia, foi recuperado pela Polícia Militar abandonado às margens da BR-364 e encaminhado à UNISP de Vilhena.
12
Polícia Civil de Vilhena identifica motorista envolvido em acidente

Polícia Civil de Vilhena identifica motorista envolvido em acidente

O condutor do Honda Civic que feriu gravemente duas irmãs em um acidente na cidade foi identificado e prometeu se apresentar à UNISP para prestar seu depoimento sobre os fatos.
10
Moto aplicativo foge após causar acidente que deixou grávida e marido feridos na zona Sul

Moto aplicativo foge após causar acidente que deixou grávida e marido feridos na zona Sul

Casal afirma que motociclista provocou a colisão e fugiu sem prestar socorro.
14
Traficante foge pelo esgoto e equipe do sargento Machado apreende drogas em boca de fumo

Traficante foge pelo esgoto e equipe do sargento Machado apreende drogas em boca de fumo

Suspeito escapou por tubulação enquanto PM encontrava drogas, balanças e documentos no local.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paramount tem perfil no X supostamente hackeado e descrição alterada com referência fascista

Paramount tem perfil no X supostamente hackeado e descrição alterada com referência fascista

Bio do perfil oficial foi modificada com frase associada ao fascismo, e empresa restaurou conteúdo após ser alertada.
L
Netflix diz que WB Games “não vale nada” na compra bilionária da Warner Bros

Netflix diz que WB Games “não vale nada” na compra bilionária da Warner Bros

Co-CEO afirma que divisão de games da Warner não teve peso estratégico na aquisição avaliada em US$ 80 bilhões.
L
TRT-14 reforça compromisso com a excelência na 4ª Reunião de Análise da Estratégia de 2025

TRT-14 reforça compromisso com a excelência na 4ª Reunião de Análise da Estratégia de 2025

Tribunal celebra Selo Diamante, apresenta diretrizes para 2025-2026 e projeta futuro inovador até 2032.
L
Rodrigo Bacellar é solto no Rio de Janeiro após usar tornozeleira eletrônica

Rodrigo Bacellar é solto no Rio de Janeiro após usar tornozeleira eletrônica

O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, foi solto após a instalação da tornozeleira eletrônica, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, após a revogação da prisão preventiva pela própria Assembleia Legislativa do Rio.
L
Porto Velho registra queda na cesta básica em novembro e segue tendência nacional de redução dos preços

Porto Velho registra queda na cesta básica em novembro e segue tendência nacional de redução dos preços

Tomate, arroz e açúcar lideram baixas; pesquisa Conab/Dieese aponta retração em 24 capitais.
L
Governo lança painel inédito para rastrear gastos ambientais

Governo lança painel inédito para rastrear gastos ambientais

A ferramenta Painel Gastos Climáticos, iniciativa do governo federal, revela investimento de R$ 782 bilhões em 14 anos, permitindo o rastreamento das despesas com agenda climática, biodiversidade e gestão de riscos.
L
Coluna Espaço Aberto – Quando a montanha vira cabine e a dignidade vira microfone

Coluna Espaço Aberto – Quando a montanha vira cabine e a dignidade vira microfone

A jornada de Cleaver expõe a força da resistência latino-americana e a potência de uma voz que se recusa a ser calada.
L
Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 38 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 38 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do Concurso 2949 da Mega-Sena, resultando no acúmulo do prêmio principal, que está estimado em R$ 38 milhões.
L
Beneficiários com NIS final 1 recebem Auxílio Gás nesta quarta-feira

Beneficiários com NIS final 1 recebem Auxílio Gás nesta quarta-feira

O Auxílio Gás de dezembro, no valor de R$ 110, começa a ser pago hoje a beneficiários com NIS final 1; o programa alcança cerca de 4,4 milhões de famílias.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.