SÁBADO, 18/10/2025

Em destaque

Os marcadores linguísticos dos seringais amazônicos

Podemos observar que as unidades lexicais que preenchem o vocabulário linguístico dos seringais não são fenômenos isolados e separados do universo extralinguístico, visto que a língua é um fator social inseparável da vida e da cultura de uma comunidade falante.

Por Marquelino Santana - ƒ

Publicado em 

A linguagem dos seringais está intimamente ligada aos modos de vida do seringueiro. A vida na floresta proporciona uma importante estrutura sócio-linguístico-cultural, composta por uma vasta rede de unidades lexicais que representa em sua forma tradicional as peculiaridades do discurso do homem da floresta.

O marcador territorial linguístico, especificado pelo geógrafo Almeida Silva é caracterizado por ele – dentre outras relevantes características – como uma condição sine qua non que o divíduo carrega, traduzinho sua internalidade e exterioridade pessoal e territorial, porque segundo o autor onde quer que esse divíduo caminhe estará conduzindo esse marcador como algo inerente, como pertencimento.

Podemos observar que as unidades lexicais que preenchem o vocabulário linguístico dos seringais não são fenômenos isolados e separados do universo extralinguístico, visto que a língua é um fator social inseparável da vida e da cultura de uma comunidade falante.

O seringueiro, pois, carrega em si uma vasta rede de conhecimentos originados de um complexo imaginário imortalizado na floresta. Seu acervo lexical flui naturalmente através de uma língua imbricada em sua cotidianidade. São palavras ou vocábulos que expressam os conhecimentos adquiridos no seu espaço vivido.

Foto – Marquelino Santana

Ao discorrer sobre o fenômeno da linguagem o filósofo Martin Heidegger nos informa que o fundamento ontológico-existencial da linguagem é o discurso, pois segundo ele, o discurso é um existencial originário da abertura, constituído primordialmente pelo ser-no-mundo, ele também deve possuir, em sua essência, um modo de ser especificamente mundano. Para o mesmo autor, a linguagem pode ser estilhaçada em coisas-palavras simplesmente dadas, porque existencialmente, o discurso é linguagem porque aquele ente possui o modo de ser-lançado-no-mundo, dependente de um mundo.

Mencionaremos aqui o depoimento do soldado da borracha, Manoel Gomes de Oliveira – falecido no ano de 2018 – na época em que ele ainda trabalhava na extração de seringa, o seu filho ficou muito doente. Em sua narrativa ele pede ajuda a um compadre seu que era muito conhecedor da medicina popular. Esse sabedor chamava-se João Amaral e era conhecido nos seringais dos rios Mamu e Abunã como João “Pretinho”. Ele possuía uma vida dedicada a socorrer as pessoas doentes de toda Região da Ponta do Abunã e demais comunidades fronteiriças.

Observemos a narrativa do seringueiro Manoel Gomes sobre o atendimento do seu filho pelo sabedor João Amaral:

“Quando o menino ficou doente eu peguei e levei para o João pretinho rezar, dito o menino que tinha pneumonia que me dava trabalho quando estava doente. Um dia eu cheguei com o menino, ele me perguntou o que a gente estava fazendo lá, eu falei que nós tínhamos ido lá passear. Deitei o menino numa rede e fiquei balançando, quando me dei fé, o menino estava morrendo, aí eu gritei para o compadre João que se achegasse, pois, o menino estava morrendo. Eli correu, pegou o menino e levou para um quarto e me perguntou se eu tinha copaíba em casa, eu falei que sim, então ele me mandou ir buscar um pouco, para ele começar o trabalho. Quando cheguei com a copaíba, entreguei para ele, que pegou o gergelim, pilou um pouco e misturou com a copaíba. Passou num corpo do menino da cabeça ao pé. Depois pediu a primeira camisa que o menino vestiu. Então fui em casa buscar, ele pegou a camisa e uma bacia com água. Tocou fogo na camisa e colocou dentro da bacia com água, porque se a cinza da camisa fosse para o fundo, o menino morria, mas se ficasse sobre a água, ele não morria. A cinza ficou por cima, então ele disse que o menino estava com anemia no sangue, que podia levar no médico, mas que daquela doença o menino não morreria. Ele me disse que eu tinha que ficar sete dias na casa dele com o menino, para ele poder se recuperar. No sétimo dia ele me liberou, aí eu fui para Rio Branco com o menino. Cheguei lá o médico me falou que o menino estava mesmo com anemia. Então o doutor Moura passou o remédio que curou, mas o menino não cresceu muito”.

No depoimento do soldado da borracha, podemos observar que através de sua linguagem peculiar, as comunidades tradicionais possuem uma histórica sabedoria popular sobre a utilização de ervas medicinais nos variados casos de doenças surgidas nos seringais. Atualmente, essas ervas medicinais foram substituídas por remédios alopáticos, fabricados por grandes indústrias farmacêuticas que mantém e domina o uso em alto custo desses produtos industrializados.

Manoel Gomes demonstra em suas narrativas, através de uma linguagem que representa os seus saberes e fazeres, que o ente em sua existência espacial, inicialmente valorizou o silêncio como forma de aprendizagem, para que posteriormente, através de sua fala, pudesse valorizar a sua forma de ser.

O marcador territorial linguístico, como um marcador estruturante, assim caracterizado por Almeida Silva, nos traz a relevante oportunidade de demonstrar as singularidades do ente, vivenciadas nas espacialidades e temporalidades, e reproduzidas através de sua fala como resultado de suas experiências de vida.

A seguir o soldado da borracha relata em mais uma narrativa, um pouco do cotidiano vivido em sua colocação, onde demonstra um vocabulário rico de conteúdos peculiares entrelaçados aos modos de vida dos seringais. Através deste importante marcador linguístico é possível detectar semanticamente a utilização do léxico do seringueiro amazônida, tais como: Estrada de seringa, tigela, paneiro, buião, balde e demais palavras – anteriormente conceituadas em outros marcadores – utilizadas no seu espaço de ação. Vejamos:

“O serviço do seringal começava cedo, às quatro horas da madrugada. Eu me levantava, fazia café, pegava minhas facas de seringa e saia para entrar na mata para cortar a seringa. Era uma estrada com duzentas árvores de seringa, tinha árvore que dava mais de cinco tigelas de seringa. Fechava o corte umas dez horas da manhã. Chegava em casa cansado, ainda tinha que fazer comida. Comia, pegava o paneiro, um saco de seringa encauchado e um balde, que era para colocar o leite, uma paletinha para limpar as tigelas. Quando o balde estava cheio, eu botava no saco e amarrava, botava nas costas e me mandava pegar o resto do leite de seringa. Quando chegava em casa ia para o defumador, tinha uma baciona para colocar o leite e já trazia um cipó que era para aquecer o leite, para ficar grosso. Tocava fogo no buião que era para defumar o leite. Era cavado um metro, tinha que fazer um suspiro para colocar o fogo e uma boca em cima para sair a fumaça e defumar o leite. As madeiras eram carapanaúba, breu, coco babaçu. Essas eram as melhores para defumar a seringa. Eu amarrava uma corda na linha da defumadeira; um gancho para colocar um cavador da borracha, após cinco dias eu ferrava a borracha, colocava minha marca, então eu ia trabalhar para tirar borracha. O patrão mandava buscar a borracha de quinze em quinze dias. O tropeiro vinha buscar a borracha na minha casa e levava para o barracão que ficava na beira do rio Abunã”.

Apesar das dificuldades atreladas à época do processo de extração, Manoel em sua narrativa demonstrava possuir satisfação na sua relação com o seringal. As lembranças de sua terra natal e do percurso que ele realizou de Fortaleza à Manaus, continuavam presentes no seu rico imaginário. O seu novo espaço amazônico – vivido na colocação, no tapiri e nas estradas de seringa – foi aos poucos sendo transformado, e transformando os modos de vida de Manoel.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News recebe Fast Escova: beleza sem complicações

Day Mendonça participou do programa apresentado por Renata Camurça e explicou como o salão atende à mulher moderna com serviços ágeis, acessíveis e sem necessidade de agendamento.
L

Resultado do sorteio: ingressos garantidos no Cine Araújo

Mais um participante foi premiado com dois ingressos para curtir grandes histórias na telona. Fique ligado e participe do próximo sorteio!
L

Fhemeron reconhece imprensa como “Vozes que Salvam Vidas” em café da manhã especial

Durante encontro realizado em Porto Velho, a Fhemeron entregou certificados a todos os veículos de comunicação presentes e destacou a importância da parceria com a imprensa para incentivar a doação de sangue e medula óssea
L
Sociedade civil cobra limite de 1,5°C na COP30 e pede ação urgente

Sociedade civil cobra limite de 1,5°C na COP30 e pede ação urgente

Documento com seis eixos prioritários para o sucesso da conferência em Belém é entregue à presidência brasileira, reforçando a necessidade de recuperar a confiança na ação climática global.
L
Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Feira do Livro de Frankfurt

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Feira do Livro de Frankfurt

Autora rondoniense de coração Ana Paula Fanz apresenta “Relacionamentos – Pandemia de Solidão” na Frankfurter Buchmesse 2025, integrando o catálogo da editora Europabuch ao lado de nomes como Barack Obama e Papa Francisco.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça: entrevista com Fernando Carlos da Silva

Uma conversa aprofundada sobre os desafios e avanços na saúde da região.
L

Estreia da Semana no Cine Araújo: “O Telefone Preto 2” promete ainda mais suspense e terror

Após o grande sucesso do primeiro filme, “O Telefone Preto 2” chega aos cinemas com uma trama ainda mais intensa e arrepiante, consolidando-se como um dos lançamentos mais aguardados do gênero suspense.
L

Povoado Nerd: Entrevista com Márcio Ferreira (Max Drinks)

Ele vai compartilhar experiências do dia a dia como bartender
L

Nota de pesar: VALDECI MENDES DA SILVA

Contadora por profissão, exerceu sua função com honestidade, responsabilidade e amor, deixando um legado de dedicação e sabedoria.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Serviço de médico-legista será restabelecido em Guajará-Mirim após articulação da deputada Dra. Taíssa

Serviço de médico-legista será restabelecido em Guajará-Mirim após articulação da deputada Dra. Taíssa

Retorno do atendimento pericial reforça a estrutura da Polícia Civil e garante mais dignidade e celeridade nos serviços para a população da região.
L
Acelero Enem deve reunir 600 estudantes neste domingo, 19, na Assembleia

Acelero Enem deve reunir 600 estudantes neste domingo, 19, na Assembleia

Evento integra as comemorações pelos 42 anos da Alero e reforça a preparação gratuita de estudantes rondonienses para o Enem.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo entrega três veículos para reforçar a saúde pública de Buritis

Deputado Coronel Chrisóstomo entrega três veículos para reforçar a saúde pública de Buritis

O investimento total soma R$ 845 mil, destinados à aquisição de uma van, uma ambulância e um veículo modelo HB20 para atender demandas da Secretaria Municipal de Saúde.
L
Julgamento no STF mantém desativado sistema de controle de bebidas Sicobe

Julgamento no STF mantém desativado sistema de controle de bebidas Sicobe

Ministros Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes votam para derrubar determinações do TCU que exigiam a reativação do Sicobe, sistema extinto pela Receita Federal em 2016 e usado para contagem de produção de cervejas e refrigerantes.
L
Moraes dá 5 dias para defesa de Collor explicar tornozeleira desligada

Moraes dá 5 dias para defesa de Collor explicar tornozeleira desligada

STF alerta sobre possibilidade de prisão do ex-presidente em regime domiciliar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criminoso é flagrado furtando moto na frente do complexo da Polícia Civil em Porto Velho

Criminoso é flagrado furtando moto na frente do complexo da Polícia Civil em Porto Velho

Nas imagens é possível ver que um indivíduo que segura um capacete anda de um lado para o outro, depois atravessa a rua e vai em direção do veículo estacionado em frente ao prédio do complexo da Polícia Civil.
14
Mulher presa em Vilhena por auxiliar em homicídio brutal na Operação Femina Occulta

Mulher presa em Vilhena por auxiliar em homicídio brutal na Operação Femina Occulta

Polícia Civil e Militar de Rondônia deflagram ação para prender suspeita de envolvimento na morte decapitada de Ivone Maria Bento de Freitas, crime supostamente ligado a facção criminosa e tráfico de drogas.
12
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de homicídio em Porto Velho

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de homicídio em Porto Velho

Investigação do DHPP resulta na prisão de P. C. V. M., acusado de matar o apenado J. C. C. a facadas no bairro Nova Esperança, em setembro, após desavenças entre os dois.
10
Polícia flagra furto de energia em salão de beleza de Porto Velho

Polícia flagra furto de energia em salão de beleza de Porto Velho

Estabelecimento funcionava com ligação clandestina direta, sem medidor, em bairro nobre da capital.
L
Ação conjunta da Polícia Penal de Rondônia e Mato Grosso integra Operação “Fora da Rede”

Ação conjunta da Polícia Penal de Rondônia e Mato Grosso integra Operação “Fora da Rede”

Forças de segurança cumpriram mandados e apreenderam armas, drogas e materiais suspeitos em ação coordenada entre os dois estados.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa Consultec-Leite contribui para reconhecimento internacional em pesquisa agropecuária pela FAO

Programa Consultec-Leite contribui para reconhecimento internacional em pesquisa agropecuária pela FAO

O Programa Consultec-Leite, que fortalece a cadeia produtiva do leite em Rondônia, teve papel de destaque no reconhecimento internacional da Embrapa pela FAO.
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: F H Gomes Costa

Licença Ambiental Por Declaração – LAD, Nº 277 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: KAPITAL SERVICOS TERCEIRIZADOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada-LAS Nº 016.00466.002/2025-SUL
L
Gestores municipais e estaduais discutem fortalecimento do SUS em Rondônia

Gestores municipais e estaduais discutem fortalecimento do SUS em Rondônia

9ª Reunião da Câmara Técnica e da CIB tratou de ações prioritárias para ampliar acesso e qualidade da saúde no estado.
L
Brasil lidera desinformação sobre vacinas na América Latina

Brasil lidera desinformação sobre vacinas na América Latina

Estudo aponta que fake news impactam a adesão da população às campanhas de imunização.
L
Micro e nanoplásticos estão presentes na água, ar e alimentos no Brasil

Micro e nanoplásticos estão presentes na água, ar e alimentos no Brasil

Estudo aponta contaminação ambiental e alimentar, com partículas encontradas da Amazônia ao Rio Grande do Sul.
L
Professores de Rondônia podem concorrer a 15 mil bolsas gratuitas em curso de IA

Professores de Rondônia podem concorrer a 15 mil bolsas gratuitas em curso de IA

Santander EducaIA capacita docentes no uso de Inteligência Artificial para otimizar aulas e personalizar o ensino.
L
Voto de Zanin mantém acordo de compensação na desoneração da folha

Voto de Zanin mantém acordo de compensação na desoneração da folha

Ministro do STF, Cristiano Zanin, vota contra a constitucionalidade da desoneração, mas valida o acordo posterior entre Congresso e governo que estabeleceu a reoneração gradual e compensação pelas perdas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.