DOMINGO, 08/02/2026
Publicidade

Em destaque

Familiares são pilar de combate à tortura em presídios

Denúncias de violações triplicaram em São Paulo de janeiro a julho.

Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Familiares de pessoas encarceradas são fundamentais para trazer à tona denúncias sobre o ambiente degradante nas unidades prisionais, além de violações de direitos humanos. No entanto, há tentativas de desacreditar, retaliar e até criminalizar as famílias, que são canais diretos entre o cárcere e os órgãos de denúncia. Suspensão de visitas e de castigos aos detentos são exemplos de ameaças relatados por eles.

“Os familiares são o pilar da prevenção e combate à tortura”, disse a coordenadora do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), a advogada Carolina Barreto Lemos. No estado de São Paulo, o número de denúncias de violações de direitos, como torturas, castigos, maus-tratos e ameaças, sofridos por pessoas encarceradas, triplicou em 2023, de janeiro a julho. Os relatos feitos à Defensoria Pública do estado (211 casos) são 3,45 vezes maiores do que as denúncias recebidas em todo o ano passado (61).

Lemos ressalta que os familiares são ponto de apoio dos órgãos de combate à violação de direitos nos territórios, como presença constante e também como porta-vozes das denúncias às autoridades competentes. “Não se faz prevenção e combate à tortura sem os familiares, porque eles já fazem esse trabalho de certa maneira nas suas visitas ao sistema. A própria presença delas ali já funciona como vetor de prevenção e combate à tortura”, disse.

Em diversas inspeções do Mecanismo realizadas no ano passado, familiares ajudaram a identificar as unidades penitenciárias mais importantes para vistoriar e participaram como especialistas convidados. “É uma prerrogativa que a gente tem de trazer as especialistas, porque entendemos que essas pessoas compreendem melhor que ninguém aquele espaço”, afirmou.

O MNPCT faz parte do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, instituído por lei federal em 2013. O órgão é composto por 11 peritos independentes, que podem acessar as instalações de privação de liberdade, como centros de detenção, hospital psiquiátrico, abrigo de pessoa idosa, instituição socioeducativa ou centro militar de detenção disciplinar.

Em 2019, o governo do presidente Jair Bolsonaro transformou os cargos dos peritos do Mecanismo em não remunerados. Uma decisão judicial, três meses depois, determinou a reintegração dos profissionais ao cargo. “Este ano, a gente solicitou uma recomposição do orçamento do órgão e realmente veio muito mais robusto, o que nos permitiu fazer um número de eventos e de ações que a gente não conseguiu nos anos anteriores”, disse Lemos.

Porta-vozes

Familiar de um rapaz encarcerado no interior de São Paulo, Valéria* afirma que toda e qualquer denúncia feita por um preso só sairá da unidade se for por meio de um familiar e escondido. “Se depender de carta escrita por eles e destinada à Defensoria, jamais chegará ao seu destino pois os funcionários barram, então os familiares são esse elo essencial”.

As denúncias que chegam à Defensoria Pública de São Paulo sobre o sistema carcerário têm origem majoritariamente nas visitas de defensores aos presídios e de familiares, e a partir disso o órgão começa um processo de investigação mais profunda, seja por uma inspeção ou por um pedido judicial de apuração. “A família nesse ponto é central, é quase impossível não ser familiar de preso nesse caso [de denúncia]”, disse o defensor público do Núcleo de Situação Carcerária, Diego Polachini.

“A Defensoria, por meio do contato direto e de inspeção, recebe muita denúncia dos presos. Mas isso é muito pouco, porque a gente não consegue estar em todos os lugares nem em todos os presídios ao mesmo tempo. Ninguém realmente entra na cadeia [com frequência]. As únicas denúncias que podem vir são dos familiares que fazem visitas de fim de semana”, relatou o defensor, confirmando que cartas dos presos são censuradas pelos funcionários. “Cabe aos familiares trazer essas denúncias, muitas vezes ‘de boca’”.

Segundo Polachini, o Ministério Público e o Poder Judiciário deveriam realizar a fiscalização no sistema prisional, mas raramente ocorre uma inspeção completa, em que entram no presídio e falam com os presos. “Muitas vezes, esses presos são escolhidos pela própria direção, então é uma observação muito enviesada”, disse.

Para Valéria, a Defensoria Pública é tudo que as famílias e custodiados têm, mas existe uma defasagem imensa de defensores, que são sobrecarregados e sucessivamente não conseguem fazer todo o necessário para o combate à tortura e crueldades no sistema carcerário.

“Seria muito importante os funcionários e diretores serem responsabilizados por seus atos, mas os próprios juízes não dão continuidade a denúncias de espancamentos, morte por falta de socorro, então eles sabem que nada acontecerá a eles criminalmente e assim, a cada dia, o sistema carcerário está mais agressor, opressor e tem mais e mais óbitos”, avaliou.

Retaliações

O Mecanismo e a Defensoria Pública de São Paulo já receberam diversos relatos de violações contra familiares e detentos que fizeram alguma denúncia. “O clássico é a pessoa denunciar, chegar na visita seguinte e a unidade falar que a visita foi cancelada, que não tirou a senha, inventam justificativas para a pessoa não conseguir entrar e fazer a visita. Isso é recorrente em vários estados do Brasil”, disse Carolina Lemos.

Há ainda a deslegitimação de familiares em espaços públicos. “Por exemplo, se é uma pessoa que denuncia muito, ela vai sofrer o processo discriminatório dentro de órgãos, a recusa de que participe de reuniões. Até de pessoas expulsas de reuniões.”

As tentativas generalizadas de perseguir os denunciantes e inibir possíveis denúncias também são registradas pela Defensoria de São Paulo. “Muitas vezes, os familiares que estão na fila para entrar no presídio têm que passar por procedimento muito longo, de revista, de scaner. Esse processo em si já é péssimo, mas esses familiares são constantemente ameaçados de ‘gancho’, que é a impossibilidade de visitação”, disse Polachini.

Ele ressalta que as penas administrativas, como a suspensão de visitas, são dadas pelos diretores dos presídios e podem vir de fatos muito subjetivos, como desrespeito, desacato ou não cumprimento de ordem pelos familiares.

Valéria reafirma que os familiares são constantemente desacreditados e sofrem retaliação. “Pois a denúncia feita à SAP [Secretaria de Administração Penitenciária] é encaminhada diretamente ao diretor, que normalmente ‘cava’ uma sindicância no custodiado ou dá ‘gancho’ no familiar quando vai visitar, alegando ‘mancha”’ no scaner”, contou.

Os encarcerados relatam também, à Defensoria, o medo de serem encaminhados para o castigo. “O ‘pote’ é o castigo, é uma ala da cadeia, normalmente pior ainda que a cadeia, em que os presos são colocados lá individualmente e permanecem por 30 dias, às vezes, infelizmente, até mais – o limite seria 30 dias. A possibilidade de você aplicar faltas dos presos pelos motivos mais genéricos possíveis é sempre uma ameaça que pende sobre eles”, contou o defensor.

“O STJ [Superior Tribunal de Justiça] teve que decidir, no caso da Defensoria, que o preso não comer e reclamar da comida que chegou estragada não é falta grave. Então qualquer tipo de reclamação dos presos e dos familiares está sujeita a um controle desse diretor, que pode piorar as condições dos presos lá dentro e dos próprios familiares”, acrescentou o defensor. Ainda que haja denúncias graves sobre violação de direitos, as instituições alertam que pode haver subnotificação pelo medo generalizado de se fazer a denúncia.

Caraguatatuba

“O local em que é preparada a nossa alimentação tem condições inadequadas, com ratos andando por todos os cantos da cozinha e deixando rastro de urina”. O trecho é de uma carta coletiva feita por detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, e divulgada neste mês.

Após tomar conhecimento da denúncia, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, determinou à ouvidoria da pasta o acionamento de entidades estaduais do setor e de autoridades locais do sistema de Justiça para apurar os fatos narrados na carta. “Pelo amor de Deus, Direitos Humanos, inclina seus ouvidos a esse grito de desespero”, pediram os detentos.

Eles reclamavam das condições desumanas na unidade e citaram situações como a redução extrema da quantidade da alimentação e até a oferta de comida estragada, além de negligência médica. Segundo a carta, durante um mês, os detentos receberam leite azedo e tiveram corte na salada e no suco servidos. “E [está vindo] feijão podre três ou quatro vezes por semana e arroz cru, sem nenhuma condição de comer.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Parque da Cidade passa por melhorias e será reaberto ao público

Parque da Cidade passa por melhorias e será reaberto ao público

Após manutenção, visitas recomeçam em 14 de fevereiro
L
Governo de Rondônia lança ações de trânsito para o Carnaval 2026 em Porto Velho

Governo de Rondônia lança ações de trânsito para o Carnaval 2026 em Porto Velho

Detran-RO iniciou ações educativas e reforçou a fiscalização com Lei Seca durante o Carnaval em pontos estratégicos
L
Rondônia avança para viabilizar Rota Bioceânica rumo ao Pacífico após acordos internacionais

Rondônia avança para viabilizar Rota Bioceânica rumo ao Pacífico após acordos internacionais

Assinatura da Carta de Porto Velho e de protocolo com a Bolívia marca avanços logísticos e integração regional durante Nodo Bioceânico Central
L

Feminicídio da professora Juliana: “Precisamos trazer os homens para o nosso lado para que parem de nos matar”, afirma Neidinha Suruí

Ativista cobra reação do poder público e aponta omissão política diante da escalada da violência contra mulheres em Rondônia.
L

Após pedido do MPRO, Justiça decreta prisão preventiva do suspeito da morte de professora universitária

A justiça acolheu o pedido e converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Quando ensinar vira risco: a morte de uma professora em Porto Velho

Tragédia expõe a banalização da violência, o oportunismo político e a pressão cotidiana sobre professores, em um cenário onde discursos inflamados ajudam a normalizar o ódio e a insegurança nas escolas.
L

Nota de pesar: Tatiane Freire Martins

Aos 39 anos, Tatiane Freire Martins deixa um legado de amor, coragem e dedicação à família, sendo lembrada pela força com que enfrentou os desafios da vida.
L
Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Parque temático temporário reúne atrações inspiradas em grandes parques do mundo, oferece entretenimento gratuito e reforça a importância de acesso organizado ao público.
L

Morte de professora dentro da Faculdade FIMCA reacende debate sobre segurança e assédio no ambiente acadêmico

Caso investigado pela polícia gera comoção, expõe fragilidades na segurança dos campi e levanta denúncias de assédio moral contra docentes dentro da instituição.
L

Momento Agro: Diego Sebastian fala sobre gestão, eficiência e resultados no agro

Ele também vai explicar o papel do pós-vendas em marcas como Renault, Nissan e New Holland, mostrando como processos bem definidos impactam diretamente a satisfação do cliente, o giro de estoque e a saúde financeira da operação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

FGV nega suspensão de provas do concurso da Alero em Porto Velho

FGV nega suspensão de provas do concurso da Alero em Porto Velho

A organizadora reforçou que todas as provas estão mantidas, conforme o cronograma estabelecido em edital, sem qualquer alteração de datas ou de locais.
L
Nota de Pesar - Alero lamenta morte da professora

Nota de Pesar – Alero lamenta morte da professora

Juliana Mattos de Lima Santiago
L
Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Deputado federal reforça compromisso com o desenvolvimento de Rondônia ao atender gestores municipais na Câmara Federal
L
STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

Supremo decide por unanimidade que prática pode gerar punição dupla, com responsabilização eleitoral e cível para campanhas com recursos não declarados.
L
Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lideranças e Assembleia Legislativa destacam a defesa de territórios, direitos e dignidade dos povos originários.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Penal inicia Operação Carnaval durante desfile de bloco no Centro de Porto Velho

Polícia Penal inicia Operação Carnaval durante desfile de bloco no Centro de Porto Velho

Ação do governo reforça a fiscalização sobre monitorados e foragidos durante blocos carnavalescos na capital.
L
Suspeitos de ataque na Mamoré são detidos após perseguição

Suspeitos de ataques a tiros contra provedora de internet são presos

Dupla foi presa após perseguição no bairro Lagoa
10
Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Os policiais localizaram 12 invólucros de maconha no bolso do adolescente.
10
Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

A equipe recebeu informações sobre um motociclista em uma Yamaha Lander preta que transportava drogas por uma estrada vicinal.
10
Acadêmico afirma que planejou ataque após ver foto de professora com ex-marido

Acadêmico afirma que planejou ataque após ver foto de professora com ex-marido

Crime ocorreu dentro de sala de aula em faculdade de Porto Velho e é investigado como feminicídio; suspeito relatou relação amorosa e premeditação do ataque.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corte do Rei Momo leva clima de alegria à rodoviária e ao aeroporto de Porto Velho

Corte do Rei Momo leva clima de alegria à rodoviária e ao aeroporto de Porto Velho

Famílias registravam o momento com fotos e vídeos
L
Manual da 13ª Rondônia Rural Show é apresentado a expositores em Ji-Paraná

Manual da 13ª Rondônia Rural Show é apresentado a expositores em Ji-Paraná

Governo de Rondônia apresentou manual com orientações sobre montagem, prazos, segurança e normas do evento.
L

Políticas públicas em Porto Velho ganham reforço com parceria entre Prefeitura e Ministério do Trabalho

Semagric discute implantação de conselhos municipais e estratégias para garantir acesso a recursos federais para políticas públicas e economia solidária
L

Semtran organiza trânsito e fiscaliza estacionamento no percurso do Carnaval 2026

Secretaria Municipal de Trânsito realiza remoção de veículos em Porto Velho para garantir segurança e fluidez durante os desfiles do Carnaval 2026
L

Proteção às mulheres no Carnaval terá unidade móvel estratégica em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho lança “Van do Acolhimento” para garantir proteção às mulheres e combate à importunação sexual durante os desfiles dos blocos
L
Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Furto de picape termina em confronto com a polícia em RO

Furto de picape termina em confronto com a polícia em RO

Troca de tiros durante buscas pela Montana furtada deixou um suspeito morto, outro preso e resultou na recuperação do veículo em área rural do município.
10
Homem é ferido com facada na cabeça durante briga em RO

Homem é ferido com facada na cabeça durante briga em RO

Vítima foi atacada pelo padrasto após discussão que começou em um estabelecimento e terminou em uma residência no bairro Boa Esperança.
16
Colisão entre motos deixa dois feridos no bairro Boa Esperança

Colisão entre motos deixa dois feridos no bairro Boa Esperança

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida São Paulo com a Rua Rio Madeira; condutores foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados à UPA com ferimentos leves.
12
Reincidente no tráfico é preso novamente com drogas em RO

Reincidente no tráfico é preso novamente com drogas em RO

Suspeito de 32 anos, já detido no ano passado, foi flagrado pela Polícia Militar com maconha, cocaína, dinheiro e materiais usados no comércio de entorpecentes.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.