A rede de farmácias Pague Menos e Extrafarma soltaram à imprensa um dado importante sobre testes de Covid-19 no estado. Segundo levantamento, foi registrado aumento de 318% nos testes feitos nas lojas das redes. “Nos consultórios farmacêuticos do Clinic Farma, houve um crescimento significativo de realização de testes nas lojas da rede, quando comparados os meses de outubro e novembro de 2023”, informou.
Recentemente, diversos estados do Brasil receberam alertas acerca do crescente número de casos de Covid-19. As lojas da rede no estado relataram um aumento na procura dos testes no mês de novembro, quando comparado ao mês anterior, outubro de 2023.
A realização do teste rápido para a Covid-19 em farmácias deverá seguir diretrizes, protocolos e condições estabelecidas pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde, bem como as Boas Práticas Farmacêuticas. A rede farmacêutica informa que “o teste pode ser feito com um profissional de saúde nas instalações dos consultórios farmacêuticos. Alternativamente, os consumidores podem adquirir os autotestes em alguma loja da rede e realizá-los onde desejarem”.
Vale lembrar que considerando a emergência de saúde pública internacional relacionada à Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, em caráter temporário e excepcional, a utilização de testes rápidos para a pesquisa de anticorpos ou antígeno do novo coronavírus (SARS-CoV-2), sem fins de diagnóstico confirmatório, em farmácias com licença sanitária e autorização de funcionamento.
A autorização da utilização dos testes rápidos em farmácias ocorreu por meio da publicação da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa nº 377/2020, que entrou em vigor em 29 de abril de 2020 e cuja vigência cessará automaticamente a partir do reconhecimento pelo Ministério da Saúde de que não mais se configura a situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.