SEGUNDA-FEIRA, 17/11/2025

Centenários brasileiros: envelhecimento acelerado desafia o país

Avaliação é de especialistas ouvidos pela Agência Brasil.

Por Gilberto Costa - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Centenários brasileiros: envelhecimento acelerado desafia o país
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A sexagenária Brasília tem exatos 300 habitantes com 100 anos ou mais, segundo o Censo Populacional de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com 103 anos, um desses centenários é Ermando Armelindo Piveta, militar reformado da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e pioneiro na capital federal.

Nascido em Laranjal Paulista (SP) em 1920 – mesmo ano de nascimento do poeta João Cabral de Melo Neto, da escritora Clarice Lispector, do craque Heleno de Freitas e do ator Anselmo Duarte –, Piveta viveu ao menos duas grandes aventuras brasileiras do século 20: a participação na Segunda Guerra Mundial contra as forças do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), e a construção da nova capital federal.

Em setembro de 1942, um mês depois de o Brasil entrar na guerra, Ermano Piveta foi chamado para prestar serviço militar no 4º Regimento de Artilharia Montada do Exército, baseado em Itu (SP). “Naquele tempo não tinha sorteamento. Era convocado”, lembra, em vídeo gravado por sua filha Vivian Piveta e enviado à Agência Brasil.

No ano seguinte, o expedicionário embarcou no navio de passageiro e carga Almirante Alexandrino, que navegou do Rio de Janeiro até Dakar (Senegal), para fazer treinamento no continente africano. Ele atuou na guarda do litoral brasileiro em Fernando de Noronha, Pontal do Cururipe (Alagoas), Natal e no Recife.

Já reformado como segundo-tenente do Exército, Piveta trabalhou em 1958 na construção de Brasília fazendo transporte de areia e cascalho. “Todo mundo falava: ‘Brasília, capital da esperança’. Botei aquilo na cabeça e vim.” Em 1968, ele voltou para morar definitivamente na cidade.

Em abril de 2020, o expedicionário e pioneiro candango, então com 99 anos, ganhou as primeiras páginas dos jornais após receber alta de uma internação de oito dias no Hospital das Forças Armadas (HFA) por causa da covid-19. A receita dele para a boa saúde e longevidade é simples:

“Não beber e não fumar. [Consumir] alimento bom e sadio. [Ter] boa amizade com todo mundo e ganhar a alegria de todos.”

Longevidade

Centenários como Ermano Piveta representam 0,018% da população brasileira, ou 37.814 pessoas (27.244 mulheres e 10.570 homens) que cruzaram a linha de um século de vida. Os números na casa do milhar parecem modestos diante do total de 203.080.756 habitantes, mas, comparando as somas do Censo de 2010 e a contagem do Censo de 2022, o número de “superidosos” cresceu 66,7% (15.138 pessoas a mais). O dado é indicador da longevidade ascendente da população.

De acordo com o demógrafo Marcio Minamiguchi, do IBGE, esses números podem parecer “curiosidades estatísticas”, uma vez que “a probabilidade de chegar nessas idades extremas é pequena”. Mas, na sua avaliação, o que é mais interessante é que “o fato de ter mais centenários está associado à possibilidade de ter um número maior de pessoas com seus 60, 70, 80 e 90 anos”.

Raciocínio semelhante faz o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Alexandre da Silva.

“A gente deve comemorar é que nós temos mais pessoas chegando aos 100 anos. Isso quer dizer, indiretamente, que tem mais pessoas chegando aos 95, aos 90, aos 85, aos 80. Ou seja, a longevidade cada vez mais é uma constatação mais presente no nosso cotidiano.”

Para a pesquisadora Daniella Jinkings, mestre pela London School of Economics and Political Science (LSE) com dissertação sobre o cuidado dos idosos pelas famílias, os dados revelados são positivos, mas “não estamos preparados para o envelhecimento. Nem a sociedade brasileira, nem o Estado”, pondera em entrevista à Agência Brasil.

“Ainda cultuamos muito a juventude. As pessoas se recusam a envelhecer, ou tratam o idosos de forma pejorativa, colocam o idoso de escanteio como se a partir dos 60 anos fosse uma pessoa completamente inútil. Temos que vencer essa questão cultural, temos que vencer o desafio de integração, temos que reconhecer os idosos como sujeitos de direito, como pessoas que têm condições de decidir sobre a sua própria vida. As pessoas não querem envelhecer porque têm medo de se tornarem inúteis, serem pessoas dependentes.”

Ainda no papel

Quanto à atuação do Estado e às políticas públicas, o país avançou no reconhecimento legal de direitos, reconhece Daniella Jinkings. No entanto, ela assinala que “vários serviços que estão na Política Nacional da Pessoa Idosa, reiterados no Estatuto da Pessoa Idosa, ainda não saíram do papel”. “Não temos serviços de cuidado domiciliar, temos uma rede muito pequena de centros dia para pessoas idosas ou de instituições de longa permanência. A integração entre as políticas intersetorialmente ainda é difícil”, avalia.

A pesquisadora também destaca que o envelhecimento populacional no Brasil é “bastante desigual”.

“As pessoas com mais poder aquisitivo têm expectativa de vida maior do que as pessoas em situação de vulnerabilidade”, diz Daniella Jinkings.

O livro A Pessoa Idosa na Cidade de São Paulo: Subsídios para a Defesa de Direitos e Controle Social aponta que, na maior cidade do país, por exemplo, “observa-se que quanto mais precária a condição socioterritorial menor a proporção de idosos com idade acima de 75 anos.” A publicação acrescenta que “quanto mais vulnerável a população, maior sua concentração em territórios cujas condições são mais precárias”. Publicado com apoio da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o livro está disponível na internet.

No livro, a análise sobre as desigualdades territoriais apresenta as grandes diferenças de condição de vida entre os idosos que residem em distritos centrais, como Moema e Jardim Paulista, “bem mais providos de infraestrutura urbana e serviços”, e os que habitam a periferia, como Brasilândia e Capão Redondo, “de urbanização mais precária.”

População menor

A média da expectativa de vida projetada em 2021 era de 77 anos – de 80,5 anos para mulheres e 73,6 anos para homens. Esses resultados serão atualizados com as estatísticas do Censo 2022, que deverão confirmar a tendência de envelhecimento, notada nas últimas décadas quando além do aumento da longevidade ainda se observou a diminuição do nascimento de bebês. A taxa de fecundidade (também em 2021) era de 1,76 filho por mulher.

A previsão é que no futuro o Brasil terá mais velhos do que crianças. Projeção publicada pelo Ministério da Fazenda – feita pela analista técnica de políticas sociais Avelina Alves Lima Neta – calcula que, em 2060, “para cada 100 pessoas entre 0 e 14 anos teremos 206,2 idosos acima de 65 anos, ou seja, dois idosos nessa faixa etária para cada uma criança ou adolescente (0-14).”

Bem antes disso, a população brasileira começará a diminuir de tamanho por causa da redução da fecundidade. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), assinado pela técnica de planejamento e pesquisa Ana Amélia Camarano, prevê que a população brasileira crescerá até 2030, quando atingirá seu máximo em “aproximadamente 215 milhões.” A partir daí, o desenho da curva se inverte, deixa de ser de crescimento populacional, pois o número de brasileiros começa a diminuir e em 2040 chegará a cerca de 209 milhões, 6 milhões a menos do que na década anterior.

O mercado de trabalho e a Previdência Social serão bastante impactados pelo envelhecimento e pela diminuição da população durante a formação desses cenários. É possível que as pessoas permaneçam trabalhando por mais tempo e que tenham que se tornar mais produtivas – gerar mais valor naquilo que fazem, com menos recurso e/ou em menos tempo.

A análise do Ipea alerta que “aumentar a produtividade do trabalho é condição fundamental para diminuir os efeitos da redução populacional na competitividade da indústria e, por isso, ela deveria ser um dos objetivos centrais das políticas que visem a aumentar a competitividade e criar empregos”. “O aumento da produtividade poderia, também, minimizar a redução da massa salarial, que é resultado da diminuição da força de trabalho, e melhorar a relação contribuinte/beneficiário e as condições atuariais atuais do sistema previdenciário”, acrescenta.

O estudo evidencia que cuidar dos idosos vai além da assistência social: “A manutenção do trabalhador na atividade econômica por mais tempo requer políticas de inclusão digital, capacitação continuada, saúde ocupacional, adaptações no local de trabalho, como cargos e horários flexíveis, redução de preconceitos com relação ao trabalho do idoso, melhoria no transporte público, entre outras.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Biblioteca Nacional envia literatura brasileira traduzida para o árabe à Palestina

Biblioteca Nacional envia literatura brasileira traduzida para o árabe à Palestina

A Fundação Biblioteca Nacional do Brasil (FBN) assinou um acordo com a Biblioteca Nacional da Palestina para o envio mensal de livros de 21 autores brasileiros, traduzidos para o árabe, com o objetivo de promover a cultura de paz e solidariedade por meio da “diplomacia do livro”.
L
Novo Guia de Classificação Indicativa inclui faixa de 6 anos e analisa interatividade de aplicativos

Novo Guia de Classificação Indicativa inclui faixa de 6 anos e analisa interatividade de aplicativos

O (MJSP) lançou a quinta edição do Guia Prático de Classificação Indicativa, que expande a proteção de crianças e adolescentes ao introduzir a faixa etária de 6 anos e estender a análise para as funcionalidades e mecanismos interativos de produtos digitais, como aplicativos (apps) e inteligências artificiais (IAs).
L
TRT-14 participa da 20ª Semana Nacional da Conciliação

TRT-14 reinaugura Fórum Regional de Rio Branco com estrutura modernizada e foco em atendimento humanizado

Reforma do prédio garante mais acessibilidade, segurança e conforto para magistrados, servidores e a população acreana.
L
Ministra Sônia Guajajara anuncia dez novas portarias de demarcação de terras indígenas

Ministra Sônia Guajajara anuncia dez novas portarias de demarcação de terras indígenas

O Ministério da Justiça publicará dez portarias declaratórias de demarcação de terras indígenas nos próximos dias, conforme anunciado pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, durante a COP30 em Belém.
L
Na COP30, Brasil lança iniciativa global para proteger 160 milhões de hectares de terras

Na COP30, Brasil lança iniciativa global para proteger 160 milhões de hectares de terras

O Brasil anunciou nesta segunda-feira (17) a criação da primeira iniciativa global dedicada a garantir os direitos territoriais de povos indígenas, afrodescendentes e comunidades tradicionais, com apoio de 15 países.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lei de Linguagem Simples entra em vigor para tornar comunicação pública mais clara

Lei de Linguagem Simples entra em vigor para tornar comunicação pública mais clara

A Política Nacional de Linguagem Simples (Lei nº 15.263/2025) entra em vigor nesta segunda-feira (17), determinando que os órgãos da União adotem padrões objetivos e acessíveis de comunicação para fortalecer o direito à informação e a participação social.
L

Ponto & Contraponto entrevista Marisa Lobo Martins nesta segunda-feira

Veterinária especializada em clínica, cirurgia e dermatologia de pequenos animais fala sobre saúde pet e desafios da área.
L

Giro News: entrevista com o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza

As perspectivas para o próximo ano e os desafios da instituição frente às demandas da educação profissional e tecnológica.
L
Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Neve artificial, pista de patinação e passeio de trenzinho estão entre as atrações do Natal no Parque da Cidade, que terá acesso gratuito para toda a população
L
STF publica ata de julgamento e avança rumo à ordem de prisão de Bolsonaro

STF publica ata de julgamento e avança rumo à ordem de prisão de Bolsonaro

A oficialização da rejeição dos primeiros recursos pela Primeira Turma aproxima o ex-presidente da execução da pena de 27 anos por crimes contra a democracia; acórdão deve sair até terça-feira.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L

POLÍTICA

Com recurso do senador Jaime Bagattoli, Ji-Paraná recebe asfaltamento da rua Tenente Antônio João

Com recurso do senador Jaime Bagattoli, Ji-Paraná recebe asfaltamento da rua Tenente Antônio João

A obra ocorreu em parceria com o prefeito Affonso Cândido e os vereadores André da Royal e Weslei Brito. A pavimentação era uma demanda antiga da comunidade e representa um avanço significativo na mobilidade urbana do município.
L
COP30 dedica dia à infância e crianças participam ativamente das negociações em Belém

COP30 dedica dia à infância e crianças participam ativamente das negociações em Belém

Com um dia temático dedicado a elas, crianças e jovens ocuparam a COP30 em Belém, expressando a urgência das mudanças climáticas e a preocupação com o futuro; a participação infantil já influencia a inclusão de suas vozes nos textos de negociação.
L
Reconhecimento a integrantes do MPRO na Alero

Reconhecimento a integrantes do MPRO na Alero

Homenagem destacou o trabalho da Procuradora Andréa Engel e da Promotora Tânia Garcia em defesa da sociedade.
L
Marcha indígena na COP30 cobra punição por assassinato de Guarani Kaiowá

Marcha indígena na COP30 cobra punição por assassinato de Guarani Kaiowá

Lideranças indígenas aproveitaram a Marcha Global em Belém para pedir o fim da violência e exigir justiça pela morte de Vicente Fernandes Vilhalva Kaiowá, atingido a tiros durante um ataque em Mato Grosso do Sul.
L
Ministro do Turismo atribui críticas à organização da COP30 à "síndrome de vira-lata"

Ministro do Turismo atribui críticas à organização da COP30 à “síndrome de vira-lata”

O ministro Celso Sabino defendeu a organização da COP30 em Belém e afirmou que as críticas sobre o evento refletem a crença de que “tudo o que presta tem que ser lá fora”; ele destacou que esta é a primeira COP realizada na porta de uma grande floresta tropical.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem atacado a golpes de facão morre no Hospital João Paulo II

Homem atacado a golpes de facão morre no Hospital João Paulo II

De acordo com as primeiras informações, a vítima estava com amigos quando um homem que mora na mesma rua se aproximou e iniciou o ataque.
18
Motociclista sofre queda e fratura clavícula após atropelar cachorro na Zona Leste

Motociclista sofre queda e fratura clavícula após atropelar cachorro na Zona Leste

O acidente ocorreu na tarde desta segunda-feira (17) no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho, quando a motociclista perdeu o controle do veículo depois de atingir um cachorro que estava solto na via.
16
Motoboy de 20 anos e mais dois são presos por tráfico de crack na Zona Sul de Porto Velho

Motoboy de 20 anos e mais dois são presos por tráfico de crack na Zona Sul de Porto Velho

A perseguição policial no bairro Aeroclube levou à prisão de um motoboy de 20 anos, seu passageiro e um homem de 52 anos, que aguardava a entrega da droga; conversas em celular revelaram o esquema de tráfico de drogas.
14
Motociclista fratura a perna em acidente na rotatória da Marechal Rondon

Motociclista fratura a perna em acidente na rotatória da Marechal Rondon

O condutor de um carro utilitário não teria respeitado a preferência da rotatória, atingindo a motocicleta e arremessando a vítima ao solo.
14
Acidente entre motocicletas deixa um condutor gravemente ferido em RO

Acidente entre motocicletas deixa um condutor gravemente ferido em RO

A colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Marechal Rondon com a Rua Menezes Filho; a vítima foi socorrida pelo SAMU com forte trauma na cabeça.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina para tratar diabetes tipo 2 pelo SUS

Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina para tratar diabetes tipo 2 pelo SUS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu nesta segunda-feira (17) em Guarulhos (SP) o primeiro lote com mais de dois milhões de unidades de insulina glargina, que será incorporada ao tratamento de portadores de diabetes tipo 2 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
L
Inca inaugura no Rio de Janeiro primeiro centro de treinamento em cirurgia robótica do SUS

Inca inaugura no Rio de Janeiro primeiro centro de treinamento em cirurgia robótica do SUS

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) abriu nesta segunda-feira (17) o primeiro centro de formação em cirurgia robótica do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro.
L

JOVEM NEWS: entrevista com Bruno Marques e Ícaro Andrade

Vamos aprofundar temas importantes como segurança, respeito, condições de trabalho e possíveis caminhos para melhorar a vida desses profissionais que sustentam boa parte da dinâmica urbana.
L
Estradas vicinais sobrecarregam municípios e ampliam desigualdade viária em Rondônia

Estradas vicinais sobrecarregam municípios e ampliam desigualdade viária em Rondônia

Municípios são responsáveis por 83% da malha viária, mas recebem poucos recursos para manutenção e enfrentam desafios climáticos.
L
Pedro Fernandes celebra sucesso do Rodeio Expocampo em Campo Novo

Pedro Fernandes celebra sucesso do Rodeio Expocampo em Campo Novo

Deputado destaca impacto cultural e econômico do evento, que reuniu famílias e movimentou a cidade.
L

Requerimento da Outorga: BRUNO GOMES VICENTE

Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L
AROM apoia capacitações do Conexão CNM em Porto Velho

AROM apoia capacitações do Conexão CNM em Porto Velho

Municípios rondonienses recebem cursos do projeto Conexão CNM – Qualifica no dia 27 de novembro.
L
Brasil aposta no turismo sustentável como diferencial competitivo

Brasil aposta no turismo sustentável como diferencial competitivo

Ministro Celso Sabino destaca ações de ecoturismo e sustentabilidade durante a COP30 em Belém.
L
COP30 inclui Cerrado nas discussões sobre clima e sustentabilidade

COP30 inclui Cerrado nas discussões sobre clima e sustentabilidade

Carta para o Cerrado reúne governos do Consórcio Brasil Central para valorizar conservação e desenvolvimento do bioma.
L
Caminhada do Hospital de Amor mobiliza Porto Velho por diagnóstico precoce do câncer

Caminhada do Hospital de Amor mobiliza Porto Velho por diagnóstico precoce do câncer

A capital de Rondônia sediará no dia 23 de novembro, na saída do Espaço Alternativo, um evento de conscientização promovido pelo Hospital de Amor para alertar a população sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e incentivar a detecção precoce.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.