SEXTA-FEIRA, 28/11/2025

Em destaque

Organizações cobram punição a agressores de indígenas e jornalistas

Guarani-Kaiowá, jornalista e antropóloga foram agredidos em MS.

Por Alex Rodrigues / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Organizações cobram punição a agressores de indígenas e jornalistas
Ruy Sposati/Cimi

Organizações sociais cobram punição às pessoas que, nos últimos dias, agrediram ao menos dois indígenas guarani kaiowá de Mato Grosso do Sul, o jornalista canadense Renaud Philippe, 39 anos, a antropóloga Ana Carolina Mira Porto, 38, e o engenheiro florestal Renato Farac Galata, 41.

Em nota conjunta divulgada na tarde dessa sexta-feira (24), dez entidades afirmam que as ocorrências são graves e evidenciam “a violência a que os povos indígenas vêm sendo submetidos em Mato Grosso do Sul”. Para as organizações, as últimas denúncias também reforçam “os recorrentes relatos a respeito da conduta da Polícia Militar” no estado.

Documentaristas, Ana e Philippe afirmam ter sido agredidos por um grupo de homens encapuzados e armados enquanto trabalhavam no sudoeste de Mato Grosso do Sul, documentando o conflito fundiário que envolve comunidades indígenas e produtores rurais. Segundo o casal, as agressões ocorreram na tarde da última quarta-feira (22), em Iguatemi (MS).

Galata, que conheceu Ana e Philippe durante a assembleia do povo guarani kaiowá, a Aty Guasu, que está ocorrendo em Caarapó, a cerca de 140 quilômetros de Iguatemi, estava com o casal no momento em que o carro em que o trio viajava foi cercado por dezenas de homens armados e encapuzados.

No boletim de ocorrência que registram na Delegacia de Amambai, Ana, Philippe e Galata afirmaram que deixaram a Aty Guasu em Caarapó, com a intenção de ir a uma aldeia indígena em Iguatemi após ouvir que dois indígenas da comunidade estavam desaparecidos.

Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), horas antes de Ana, Philippe e Galata serem agredidos pelo grupo de desconhecidos, dois indígenas, moradores da área que os guarani kaiowás chamam de Terra Indígena Pyelito Kue/Mbaraka´y, em Iguatemi, foram considerados desaparecidos. A dupla foi posteriormente encontrada ferida, mas, por segurança, as entidades indígenas não divulgaram seus nomes.

Em seus depoimentos à Polícia Civil, Ana, Philippe e Galata contaram que, após alcançá-los e cercá-los, os agressores fizeram com que descessem do carro. Alguns dos homens mascarados passaram a agredi-los, sobretudo Philippe, após se identificar como jornalista e tentar explicar que ele, Ana e Galata estavam na região a trabalho. O canadense diz ter recebido vários chutes nas costas e costelas. Ele também afirma que um dos agressores cortou um pedaço de seu cabelo com uma faca, ameaçando fazer o mesmo com Ana.

De acordo com o trio, enquanto parte dos homens mascarados agredia, outros vasculhavam seus pertences pessoais. No boletim de ocorrência, por roubo, consta que foram levados os passaportes de Ana e Philippe, além de cartões bancários, um crachá de identificação de jornalista internacional, duas câmeras e lentes fotográficas, baterias, dois celulares, uma bolsa e outros objetos. As vítimas dizem ter sido ameaçadas de morte caso não deixassem a região no mesmo dia.

Além da Apib, assinam a nota divulgada nessa sexta-feira as associações Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Brasileira de Antropologia (ABA); Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul; Conselho Indigenista Missionário (Cimi); Comissão Pastoral da Terra (CPT Nacional); Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM); Campanha Contra a Violência no Campo; Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma) e as comunidades guarani kaiowá por meio da Aty Guasu.

“As entidades que assinam esta nota manifestam solidariedade aos profissionais que foram covardemente agredidos e reafirmam o compromisso com a defesa dos direitos dos povos indígenas”, afirmam as organizações, ao reafirmar a certeza de que a “superação da violência” decorrente da disputa por terras exige a urgente demarcação e homologação dos territórios tradicionais guarani kaiowá.

“A impunidade e a naturalização da violência devem ser enfrentadas com determinação, transparência e firmeza por parte de todos os poderes públicos. A apuração dos crimes deve chegar àqueles que incentivam, financiam, promovem e defendem a violência contra os povos indígenas”, defendem as organizações.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, desembarcou ontem em Mato Grosso do Sul. Além de promover a escolha, pelos próprios indígenas, de seus representantes no Conselho Nacional de Política Indígena (Cnpi), Sonia participa da Aty Guasu em Caarapó. Em suas redes sociais, a ministra comentou a importância da demarcação das terras indígenas, sem se referir às recentes denúncias de agressões.

“A demarcação de terras é a principal saída para combater a violência no campo. Enquanto Ministério dos Povos Indígenas, estamos atuando pela pacificação da vida nos territórios brasileiros e isso passa pelo diálogo, combate às notícias falsas e desinformação sobre nossas terras, modos de vida e, principalmente, pela luta pela demarcação”, escreveu a ministra em sua página no Instagram.

“Fui até a Terra Indígena Kunumi, em Caarapó, para integrar a assembleia da Aty Guasu. Fizemos um amplo debate sobre as demandas do povo guarani kaiowá, ouvindo atentamente as lideranças indígenas que relataram a violência e violação de direitos que sofrem na região”, acrescentou a ministra.

O caso de Ana, Philippe e Galata está sendo acompanhado pelas defensorias públicas da União (DPU) e de Mato Grosso do Sul (DPE-MS). Embora tenha atendido as vítimas e registrado um boletim de ocorrência, a Polícia Civil deixou a investigação do caso a cargo da Polícia Federal, já que o fato ocorreu em contexto de disputa de terras envolvendo comunidades indígenas e em razão desse conflito.

A PF informou que já realizou “diligências nas localidades próximas” ao local das agressões. Consultada pela Agência Brasil, a embaixada do Canadá informou que foi comunicada de que um cidadão canadense foi agredido em Mato Grosso do Sul. “Funcionários consulares no Brasil estão em contato com os indivíduos e prestam assistência consular. Devido a considerações de privacidade, nenhuma informação adicional pôde ser fornecida.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Peças perdidas de Bach são apresentadas pela primeira vez em 300 anos, em Leipzig

Duas peças perdidas de Bach, dadas como desaparecidas por mais de três séculos, voltaram a ser tocadas na Igreja de St. Thomas, na Alemanha.
L

Atendimento jurídico gratuito: Afya Ji-Paraná promove ação neste sábado (29)

Curso de Direito da Afya Ji-Paraná oferece atendimento jurídico gratuito à comunidade em áreas como família, consumidor e previdenciário.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA - Chuvas intensas, crescimento econômico e novas lideranças marcam Porto Velho e Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Chuvas intensas, crescimento econômico e novas lideranças marcam Porto Velho e Rondônia

Porto Velho enfrenta temporais, Rondônia projeta alto PIB, Luiz Cláudio assume Emater e prefeito cria escritório em Brasília.
L

Energisa abre agência em Porto Velho para negociar débitos com até 80% de desconto neste sábado (29)

A Energisa realizará atendimento especial em sua agência de Porto Velho para negociação de débitos com condições facilitadas e descontos que podem chegar a 80%.
L
Palmeiras Talipot florescem após 60 anos no Aterro

Palmeiras Talipot florescem após 60 anos no Aterro

A rara Corypha umbraculifera, introduzida por Roberto Burle Marx, está em floração no Parque do Flamengo, um fenômeno único que marca o fim do ciclo de vida da palmeira Talipot e celebra os 60 anos do parque.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de quarta-feira, 26/11/2025: previsões baseadas em estudos e tendências astrológicas

Horóscopo de Sexta-Feira, 28/11/2025 traz movimentos que influenciam decisões

O horóscopo de sexta-feira, 28 de novembro de 2025, apresenta orientações sobre amor, trabalho, energia e relacionamentos, destacando tendências importantes para cada signo.
L

Giro News: Professor Adriano Dantas revela como o IFRO está transformando o futuro dos jovens em Rondônia

Diretor do IFRO campus Ariquemes, o professor Adriano Dantas detalha projetos que aproximam escola e comunidade, defendem o jovem do campo e reforçam o papel da educação como motor de transformação social no estado.
L

Pequi, milho e coco: farofa artesanal de Vilhena movimenta visitantes na Agrotec 2025

A aceitação foi imediata, abrindo espaço também para outros sabores como bacon, bacon com banana-da-terra, coco em fitas e versões à base de farinha de biju.
L

Rondônia Reality Show 2025: Abnner Assunção, Lylyan Silva e Mano João PVH estão no novo Paredão

A dinâmica foi marcada por disputas emocionantes, estratégias reveladas e forte tensão na casa após a vitória de Skem Kika como Anjo, liderança de Danny Andrade e novo paredão.
L

Café artesanal do Baixo Madeira chega à Agrotec em sua primeira grande apresentação

Produzido no Baixo Madeira pela agricultora Maria José, o café Chaleira Quente faz sua primeira apresentação ao público na Agrotec, destacando a força da agricultura familiar e do robusta amazônico.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L
Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Publicidade

POLÍTICA

PL suspende atividades e salário de Jair Bolsonaro

PL suspende atividades e salário de Jair Bolsonaro

O Partido Liberal divulgou nesta quinta-feira (27) a suspensão das funções partidárias e da remuneração do ex-presidente Jair Bolsonaro, cumprindo a lei em decorrência de sua condenação e suspensão dos direitos políticos.
L
Justiça peruana condena Pedro Castillo a mais de 11 anos de prisão

Justiça peruana condena Pedro Castillo a mais de 11 anos de prisão

O ex-presidente de esquerda Pedro Castillo foi condenado a 11 anos e meio de prisão por rebelião e conspiração, após ter tentado fechar o Congresso e assumir amplos poderes no final de 2022, no Peru.
L
Bagattoli entrega empilhadeira à Coocare em Ariquemes

Bagattoli entrega empilhadeira à Coocare em Ariquemes

Equipamento reforça trabalho da cooperativa que recicla mais de 200 toneladas por mês.
L
Governo estuda judicialização de nova Lei do Licenciamento Ambiental

Governo estuda judicialização de nova Lei do Licenciamento Ambiental

Ministra Marina Silva, em entrevista à TV Brasil, afirma ser fundamental considerar a ação judicial após o Congresso Nacional derrubar 56 vetos presidenciais à Lei do Licenciamento Ambiental, conhecida como “PL da Devastação”.
L
CPMI do INSS adia votação para convocar Jorge Messias por falta de consenso

CPMI do INSS adia votação para convocar Jorge Messias por falta de consenso

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI do INSS) adiou a votação do requerimento para convocar o advogado-geral da União, Jorge Messias, devido à falta de consenso entre os parlamentares da base do governo e da oposição.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre mandado de prisão em Rondônia contra condenado

Polícia Civil cumpre mandado de prisão em Rondônia contra condenado

Ordem judicial definitiva expedida pela Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes de Rondônia foi cumprida contra V. A. S., de 62 anos, dando início ao cumprimento da pena em regime fechado.
14
Mulher presa por tráfico em Porto Velho após denúncia de vizinhos

Mulher presa por tráfico em Porto Velho após denúncia de vizinhos

Cheiro de maconha vindo de apartamento no Residencial Morar Melhor levou à prisão de uma mulher por tráfico de drogas em Porto Velho, na zona sul da capital rondoniense.
12
Mulher flagra marido com outra e é agredida em Porto Velho

Mulher flagra marido com outra e é agredida em Porto Velho

Vítima de 33 anos foi atacada com tapas e arrastada pelo companheiro após flagrar a traição em casa, no bairro Socialista, em mais um caso de agressão em Porto Velho.
16
Homem que morreu após espancamento estava com documento do irmão

Homem que morreu após espancamento estava com documento do irmão

Ele chegou a ser socorrido à Policlínica Ana Adelaide, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois.
18

Foram encontrados mortos os três brasileiros que estavam desaparecidos há onze dias em Santa Cruz

Jovens de Pontes de Lacerda, Mato Grosso, partiram alegando que venderiam o carro em que viajavam na Bolívia. Em 17 de novembro, um deles comunicou a conclusão da venda, mas, desde então, não houve mais contato.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença e Outorga: CASTILHO ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS S.A.

Licença Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O. – OUTORGA de uso recursos hídricos
L

Requerimento da Licença e Outorga: CASTILHO ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS S.A.

Licença Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O. – OUTORGA de uso recursos hídricos
L
torresminho-de-coco-ganha-destaque-natural-na-agrotec-2025

Torresminho de coco ganha destaque natural na Agrotec 2025

Produto artesanal é aposta de produtor de Rondônia na feira agropecuária.
L
Receita paga lote da malha fina de novembro

Receita paga lote da malha fina de novembro

Cerca de 214 mil contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco vão receber R$ 494,09 milhões no lote de restituição Imposto de Renda pago nesta sexta-feira (28), que inclui valores residuais de anos anteriores.
L
Caixa conclui hoje pagamento Bolsa Família de novembro

Caixa conclui hoje pagamento Bolsa Família de novembro

Beneficiários com NIS de final zero recebem nesta sexta-feira (28) a última parcela do pagamento Bolsa Família de novembro, que alcançou 18,65 milhões de famílias com valor médio de R$ 683,28.
L
Porto Velho projeta futuro tecnológico no agro na Agrotec 2025

Porto Velho projeta futuro tecnológico no agro na Agrotec 2025

Prefeito Leo Moraes destaca inovação e integração com o Acre durante evento.
L
Produtor mira Acre e relata entraves para expandir linguiça de jacaré

Produtor mira Acre e relata entraves para expandir linguiça de jacaré

Agrotec destaca inovação de produtos regionais, mas falta de matéria-prima certificada ainda limita expansão.
L
Incêndio em Hong Kong mata 128 pessoas e deixa 79 feridos

Incêndio em Hong Kong mata 128 pessoas e deixa 79 feridos

Autoridades de Hong Kong confirmam 128 mortos e 79 feridos após pior incêndio em décadas atingir complexo residencial construído nos anos 80; investigação sobre as causas da tragédia já está em curso.
L
Trump anuncia ação militar terrestre e aumenta tensão EUA Venezuela

Trump anuncia ação militar terrestre e aumenta tensão EUA Venezuela

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu sobre ações terrestres iminentes contra narcotraficantes venezuelanos; Nicolás Maduro, em resposta, colocou a Força Aérea em alerta máximo, escalando a tensão EUA Venezuela.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.