SEXTA-FEIRA, 21/11/2025

Em destaque

Organizações cobram punição a agressores de indígenas e jornalistas

Guarani-Kaiowá, jornalista e antropóloga foram agredidos em MS.

Por Alex Rodrigues / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Organizações cobram punição a agressores de indígenas e jornalistas
Ruy Sposati/Cimi

Organizações sociais cobram punição às pessoas que, nos últimos dias, agrediram ao menos dois indígenas guarani kaiowá de Mato Grosso do Sul, o jornalista canadense Renaud Philippe, 39 anos, a antropóloga Ana Carolina Mira Porto, 38, e o engenheiro florestal Renato Farac Galata, 41.

Em nota conjunta divulgada na tarde dessa sexta-feira (24), dez entidades afirmam que as ocorrências são graves e evidenciam “a violência a que os povos indígenas vêm sendo submetidos em Mato Grosso do Sul”. Para as organizações, as últimas denúncias também reforçam “os recorrentes relatos a respeito da conduta da Polícia Militar” no estado.

Documentaristas, Ana e Philippe afirmam ter sido agredidos por um grupo de homens encapuzados e armados enquanto trabalhavam no sudoeste de Mato Grosso do Sul, documentando o conflito fundiário que envolve comunidades indígenas e produtores rurais. Segundo o casal, as agressões ocorreram na tarde da última quarta-feira (22), em Iguatemi (MS).

Galata, que conheceu Ana e Philippe durante a assembleia do povo guarani kaiowá, a Aty Guasu, que está ocorrendo em Caarapó, a cerca de 140 quilômetros de Iguatemi, estava com o casal no momento em que o carro em que o trio viajava foi cercado por dezenas de homens armados e encapuzados.

No boletim de ocorrência que registram na Delegacia de Amambai, Ana, Philippe e Galata afirmaram que deixaram a Aty Guasu em Caarapó, com a intenção de ir a uma aldeia indígena em Iguatemi após ouvir que dois indígenas da comunidade estavam desaparecidos.

Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), horas antes de Ana, Philippe e Galata serem agredidos pelo grupo de desconhecidos, dois indígenas, moradores da área que os guarani kaiowás chamam de Terra Indígena Pyelito Kue/Mbaraka´y, em Iguatemi, foram considerados desaparecidos. A dupla foi posteriormente encontrada ferida, mas, por segurança, as entidades indígenas não divulgaram seus nomes.

Em seus depoimentos à Polícia Civil, Ana, Philippe e Galata contaram que, após alcançá-los e cercá-los, os agressores fizeram com que descessem do carro. Alguns dos homens mascarados passaram a agredi-los, sobretudo Philippe, após se identificar como jornalista e tentar explicar que ele, Ana e Galata estavam na região a trabalho. O canadense diz ter recebido vários chutes nas costas e costelas. Ele também afirma que um dos agressores cortou um pedaço de seu cabelo com uma faca, ameaçando fazer o mesmo com Ana.

De acordo com o trio, enquanto parte dos homens mascarados agredia, outros vasculhavam seus pertences pessoais. No boletim de ocorrência, por roubo, consta que foram levados os passaportes de Ana e Philippe, além de cartões bancários, um crachá de identificação de jornalista internacional, duas câmeras e lentes fotográficas, baterias, dois celulares, uma bolsa e outros objetos. As vítimas dizem ter sido ameaçadas de morte caso não deixassem a região no mesmo dia.

Além da Apib, assinam a nota divulgada nessa sexta-feira as associações Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Brasileira de Antropologia (ABA); Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul; Conselho Indigenista Missionário (Cimi); Comissão Pastoral da Terra (CPT Nacional); Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM); Campanha Contra a Violência no Campo; Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma) e as comunidades guarani kaiowá por meio da Aty Guasu.

“As entidades que assinam esta nota manifestam solidariedade aos profissionais que foram covardemente agredidos e reafirmam o compromisso com a defesa dos direitos dos povos indígenas”, afirmam as organizações, ao reafirmar a certeza de que a “superação da violência” decorrente da disputa por terras exige a urgente demarcação e homologação dos territórios tradicionais guarani kaiowá.

“A impunidade e a naturalização da violência devem ser enfrentadas com determinação, transparência e firmeza por parte de todos os poderes públicos. A apuração dos crimes deve chegar àqueles que incentivam, financiam, promovem e defendem a violência contra os povos indígenas”, defendem as organizações.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, desembarcou ontem em Mato Grosso do Sul. Além de promover a escolha, pelos próprios indígenas, de seus representantes no Conselho Nacional de Política Indígena (Cnpi), Sonia participa da Aty Guasu em Caarapó. Em suas redes sociais, a ministra comentou a importância da demarcação das terras indígenas, sem se referir às recentes denúncias de agressões.

“A demarcação de terras é a principal saída para combater a violência no campo. Enquanto Ministério dos Povos Indígenas, estamos atuando pela pacificação da vida nos territórios brasileiros e isso passa pelo diálogo, combate às notícias falsas e desinformação sobre nossas terras, modos de vida e, principalmente, pela luta pela demarcação”, escreveu a ministra em sua página no Instagram.

“Fui até a Terra Indígena Kunumi, em Caarapó, para integrar a assembleia da Aty Guasu. Fizemos um amplo debate sobre as demandas do povo guarani kaiowá, ouvindo atentamente as lideranças indígenas que relataram a violência e violação de direitos que sofrem na região”, acrescentou a ministra.

O caso de Ana, Philippe e Galata está sendo acompanhado pelas defensorias públicas da União (DPU) e de Mato Grosso do Sul (DPE-MS). Embora tenha atendido as vítimas e registrado um boletim de ocorrência, a Polícia Civil deixou a investigação do caso a cargo da Polícia Federal, já que o fato ocorreu em contexto de disputa de terras envolvendo comunidades indígenas e em razão desse conflito.

A PF informou que já realizou “diligências nas localidades próximas” ao local das agressões. Consultada pela Agência Brasil, a embaixada do Canadá informou que foi comunicada de que um cidadão canadense foi agredido em Mato Grosso do Sul. “Funcionários consulares no Brasil estão em contato com os indivíduos e prestam assistência consular. Devido a considerações de privacidade, nenhuma informação adicional pôde ser fornecida.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ativistas do Pará relembram história da Marcha das Negras

Ativistas do Pará relembram história da Marcha das Negras

Ativistas paraenses resgatam a história da Marcha das Mulheres Negras e preparam nova mobilização em Brasília dez anos depois.
L

Brasil pagará pensão especial a filhos de vítimas de feminicídio a partir de dezembro

Benefício de um salário mínimo será destinado a órfãos menores que perderam a mãe por feminicídio, como forma de reparação social e econômica.
L
Horóscopo de sexta-feira, 21/11/2025: confira as previsões para cada signo

Horóscopo de sexta-feira, 21/11/2025: confira as previsões para cada signo

A sexta-feira, 21 de novembro de 2025, chega com um movimento astral que incentiva finalizações, ajustes emocionais e decisões práticas.
L
Agenda News: Chair Dance Experience Natal estreia em Porto Velho

Agenda News: Chair Dance Experience Natal estreia em Porto Velho

Evento exclusivo para mulheres une coreografia natalina, conexão e diversão.
L
Natal Porto Velho Luz terá acesso antecipado para pessoas com deficiência no Parque da Cidade

Natal Porto Velho Luz terá acesso antecipado para pessoas com deficiência no Parque da Cidade

A abertura do Natal Porto Velho Luz Inclusivo será nesta sexta-feira (21), às 16h30, com entrada prioritária e ambiente adaptado para PCDs e neurodivergentes.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

INSS passa a exigir biometria para novos benefícios

INSS passa a exigir biometria para novos benefícios

Cadastro biométrico será obrigatório no INSS a partir de 21 de novembro para combater fraudes.
L
Receita libera consulta a restituições da malha fina

Receita libera consulta a restituições da malha fina

Receita libera consulta a restituições da malha fina
L
EUA retiram tarifa de 40% sobre produtos brasileiros

EUA retiram tarifa de 40% sobre produtos brasileiros

Trump anuncia medida após conversa com Lula.
L

Incêndio atinge a Zona Azul da COP30 em Belém e provoca correria entre delegações

Fogo começou no início da tarde desta quinta (20) e foi controlado rapidamente; organização confirma 13 atendimentos por inalação de fumaça
L
Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir de 1º de maio de 2026, conforme cronograma de modernização e combate a fraudes divulgado pelo Ministério da Gestão.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula agradece gesto dos EUA e busca reduzir tensão bilateral

Lula agradece gesto dos EUA e busca reduzir tensão bilateral

Presidente vê redução de tarifas dos EUA como passo relevante e diz esperar “zerar celeuma” nas relações comerciais.
L
Lula celebra retirada de tarifas pelos EUA

Lula celebra retirada de tarifas pelos EUA

Presidente diz que decisão reforça respeito entre países.
L
PT questiona saída de Ramagem do país

PT questiona saída de Ramagem do país

Lindbergh aciona STF e Câmara sobre parlamentar condenado.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Câmara aprova mudanças penais e reacende debate na política de Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Câmara aprova mudanças penais e reacende debate na política de Rondônia

Propostas sobre crime organizado geram reação no STF e movimentam a política de Rondônia.
L
Lula assina 28 decretos para regularização de territórios quilombolas

Lula assina 28 decretos para regularização de territórios quilombolas

A medida abrange 31 comunidades em 14 estados, beneficiando 5,2 mil famílias, e foi anunciada no Palácio da Alvorada para marcar o Dia da Consciência Negra.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM prende dois homens por tráfico em ponto de venda no Bairro Roque

PM prende dois homens por tráfico em ponto de venda no Bairro Roque

Ação do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) em Ji-Paraná (RO), motivada por denúncia, resultou na prisão de Oseas B. e Cristian C., foragido da justiça, por tráfico de drogas, após um deles tentar se livrar da cocaína pela janela.
12
Caminhão carregado com toras tomba em Rondônia

Caminhão carregado com toras tomba em Rondônia

O acidente ocorreu na tarde desta quarta-feira, 19 de novembro, no trevo que liga Jaru aos municípios de Theobroma e Governador Jorge Teixeira (RO). O veículo, que transportava toras de madeira, tombou ao tentar realizar o contorno.
10

Pastor é preso por estuprar enteadas gêmeas por cerca de dez anos

A prisão do pastor ocorreu em Guaratiba, realizada pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Campo Grande, após uma das vítimas, de 15 anos, denunciar os abusos à mãe.
16
Homem morre em poço durante limpeza após possível inalação de gás tóxico

Homem morre em poço durante limpeza após possível inalação de gás tóxico

Fabio Ferreira de Oliveira, 44 anos, foi encontrado morto em um poço em Jaru (RO) na manhã desta quarta-feira, 19 de novembro, após descer para realizar um serviço de limpeza. A suspeita é que a causa da morte tenha sido a exposição a gases nocivos acumulados no local.
18
Colisão entre carreta e Palio causa danos materiais em RO

Colisão entre carreta e Palio causa danos materiais em RO

Um Fiat Palio ficou danificado na tarde desta quinta-feira, 20 de novembro, após ser imprensado por uma carreta durante a tentativa de ambos os veículos acessarem a BR-364, próximo à Linha 605, na zona rural de Jaru (RO).
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudantes-atletas de Rondônia brilham nas Paralimpíadas Escolares

Estudantes-atletas de Rondônia brilham nas Paralimpíadas Escolares

Jovens representam o estado com dedicação e superação.
L

Edital de Convocação – AGE: Associação dos Policiais e Servidores da 1ª Delegacia e Sede SRPRF/RO – APOSER

Data – 29/11/2025 – BR 364 km 698 ( atras Posto PRF) Porto Velho/RO
L
COP30 retoma atividades após incêndio na Zona Azul

COP30 retoma atividades após incêndio na Zona Azul

Trabalhos da COP30 seguem nesta sexta, mas incêndio deve estender negociações.
L
Sinara Rúbia diz ser “pantera negra do meu tempo”

Sinara Rúbia diz ser “pantera negra do meu tempo”

Gestora do Muhcab relata trajetória, ativismo e criação da performance Panteras Negras no Rio de Janeiro.
L
Caixa paga Bolsa Família a inscritos com NIS final 5

Caixa paga Bolsa Família a inscritos com NIS final 5

Beneficiários com NIS final 5 recebem parcela de novembro do Bolsa Família, cujo valor médio neste mês é de R$ 683,28.
L
COP30 retoma negociações após incêndio em pavilhão

COP30 retoma negociações após incêndio em pavilhão

Secretário da COP30 confirma retomada das negociações e isolamento apenas do trecho afetado pelo incêndio na Zona Azul.
L
COP30 pode ser prorrogada após incêndio em estande

COP30 pode ser prorrogada após incêndio em estande

Presidente da COP30 afirma que incêndio na Zona Azul deve alterar cronograma das negociações em Belém.
L
Jovem morre afogado em represa no bairro Green Park em RO

Jovem morre afogado em represa no bairro Green Park em RO

João S. perdeu a vida na tarde desta quarta-feira, 19 de novembro, após perder as forças e afundar nas águas de uma represa localizada nas proximidades do bairro Green Park, em Ji-Paraná (RO), enquanto tentava atravessá-la a nado com amigos.
18
Depay e Yuri Alberto brilham em vitória do Corinthians

Depay e Yuri Alberto brilham em vitória do Corinthians

Timão supera o São Paulo por 3 a 1 no Majestoso em Itaquera.
L
Homem espancado morre após dois dias internado em RO

Homem espancado morre após dois dias internado em RO

Fabrício Vieira Francelino, 25 anos, não resistiu à gravidade das lesões e faleceu no Hospital Municipal de Ji-Paraná (RO) na quarta-feira, 19 de novembro, após ser brutalmente atacado na segunda-feira, 17, por frequentadores de uma área conhecida como antiga cerâmica do Bairro Primavera.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.