SÁBADO, 22/11/2025

Em destaque

Organizações cobram punição a agressores de indígenas e jornalistas

Guarani-Kaiowá, jornalista e antropóloga foram agredidos em MS.

Por Alex Rodrigues / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Organizações cobram punição a agressores de indígenas e jornalistas
Ruy Sposati/Cimi

Organizações sociais cobram punição às pessoas que, nos últimos dias, agrediram ao menos dois indígenas guarani kaiowá de Mato Grosso do Sul, o jornalista canadense Renaud Philippe, 39 anos, a antropóloga Ana Carolina Mira Porto, 38, e o engenheiro florestal Renato Farac Galata, 41.

Em nota conjunta divulgada na tarde dessa sexta-feira (24), dez entidades afirmam que as ocorrências são graves e evidenciam “a violência a que os povos indígenas vêm sendo submetidos em Mato Grosso do Sul”. Para as organizações, as últimas denúncias também reforçam “os recorrentes relatos a respeito da conduta da Polícia Militar” no estado.

Documentaristas, Ana e Philippe afirmam ter sido agredidos por um grupo de homens encapuzados e armados enquanto trabalhavam no sudoeste de Mato Grosso do Sul, documentando o conflito fundiário que envolve comunidades indígenas e produtores rurais. Segundo o casal, as agressões ocorreram na tarde da última quarta-feira (22), em Iguatemi (MS).

Galata, que conheceu Ana e Philippe durante a assembleia do povo guarani kaiowá, a Aty Guasu, que está ocorrendo em Caarapó, a cerca de 140 quilômetros de Iguatemi, estava com o casal no momento em que o carro em que o trio viajava foi cercado por dezenas de homens armados e encapuzados.

No boletim de ocorrência que registram na Delegacia de Amambai, Ana, Philippe e Galata afirmaram que deixaram a Aty Guasu em Caarapó, com a intenção de ir a uma aldeia indígena em Iguatemi após ouvir que dois indígenas da comunidade estavam desaparecidos.

Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), horas antes de Ana, Philippe e Galata serem agredidos pelo grupo de desconhecidos, dois indígenas, moradores da área que os guarani kaiowás chamam de Terra Indígena Pyelito Kue/Mbaraka´y, em Iguatemi, foram considerados desaparecidos. A dupla foi posteriormente encontrada ferida, mas, por segurança, as entidades indígenas não divulgaram seus nomes.

Em seus depoimentos à Polícia Civil, Ana, Philippe e Galata contaram que, após alcançá-los e cercá-los, os agressores fizeram com que descessem do carro. Alguns dos homens mascarados passaram a agredi-los, sobretudo Philippe, após se identificar como jornalista e tentar explicar que ele, Ana e Galata estavam na região a trabalho. O canadense diz ter recebido vários chutes nas costas e costelas. Ele também afirma que um dos agressores cortou um pedaço de seu cabelo com uma faca, ameaçando fazer o mesmo com Ana.

De acordo com o trio, enquanto parte dos homens mascarados agredia, outros vasculhavam seus pertences pessoais. No boletim de ocorrência, por roubo, consta que foram levados os passaportes de Ana e Philippe, além de cartões bancários, um crachá de identificação de jornalista internacional, duas câmeras e lentes fotográficas, baterias, dois celulares, uma bolsa e outros objetos. As vítimas dizem ter sido ameaçadas de morte caso não deixassem a região no mesmo dia.

Além da Apib, assinam a nota divulgada nessa sexta-feira as associações Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Brasileira de Antropologia (ABA); Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul; Conselho Indigenista Missionário (Cimi); Comissão Pastoral da Terra (CPT Nacional); Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM); Campanha Contra a Violência no Campo; Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma) e as comunidades guarani kaiowá por meio da Aty Guasu.

“As entidades que assinam esta nota manifestam solidariedade aos profissionais que foram covardemente agredidos e reafirmam o compromisso com a defesa dos direitos dos povos indígenas”, afirmam as organizações, ao reafirmar a certeza de que a “superação da violência” decorrente da disputa por terras exige a urgente demarcação e homologação dos territórios tradicionais guarani kaiowá.

“A impunidade e a naturalização da violência devem ser enfrentadas com determinação, transparência e firmeza por parte de todos os poderes públicos. A apuração dos crimes deve chegar àqueles que incentivam, financiam, promovem e defendem a violência contra os povos indígenas”, defendem as organizações.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, desembarcou ontem em Mato Grosso do Sul. Além de promover a escolha, pelos próprios indígenas, de seus representantes no Conselho Nacional de Política Indígena (Cnpi), Sonia participa da Aty Guasu em Caarapó. Em suas redes sociais, a ministra comentou a importância da demarcação das terras indígenas, sem se referir às recentes denúncias de agressões.

“A demarcação de terras é a principal saída para combater a violência no campo. Enquanto Ministério dos Povos Indígenas, estamos atuando pela pacificação da vida nos territórios brasileiros e isso passa pelo diálogo, combate às notícias falsas e desinformação sobre nossas terras, modos de vida e, principalmente, pela luta pela demarcação”, escreveu a ministra em sua página no Instagram.

“Fui até a Terra Indígena Kunumi, em Caarapó, para integrar a assembleia da Aty Guasu. Fizemos um amplo debate sobre as demandas do povo guarani kaiowá, ouvindo atentamente as lideranças indígenas que relataram a violência e violação de direitos que sofrem na região”, acrescentou a ministra.

O caso de Ana, Philippe e Galata está sendo acompanhado pelas defensorias públicas da União (DPU) e de Mato Grosso do Sul (DPE-MS). Embora tenha atendido as vítimas e registrado um boletim de ocorrência, a Polícia Civil deixou a investigação do caso a cargo da Polícia Federal, já que o fato ocorreu em contexto de disputa de terras envolvendo comunidades indígenas e em razão desse conflito.

A PF informou que já realizou “diligências nas localidades próximas” ao local das agressões. Consultada pela Agência Brasil, a embaixada do Canadá informou que foi comunicada de que um cidadão canadense foi agredido em Mato Grosso do Sul. “Funcionários consulares no Brasil estão em contato com os indivíduos e prestam assistência consular. Devido a considerações de privacidade, nenhuma informação adicional pôde ser fornecida.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Homenagem a Antônia Quintão Sampaio destaca pioneirismo na educação e legado histórico no Vale do Guaporé

Homenagem a Antônia Quintão Sampaio destaca pioneirismo na educação e legado histórico no Vale do Guaporé

A homenagem a Antônia Quintão Sampaio reconhece a trajetória da professora que impulsionou a educação no antigo Território do Guaporé e marcou a história de Rondônia.
L
Cientistas criticam ausência de combustíveis fósseis em texto final da COP30

Cientistas criticam ausência de combustíveis fósseis em texto final da COP30

Pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais afirmam que a omissão da expressão “combustíveis fósseis” no rascunho da conferência “trai a ciência” e põe em risco a meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C.
L
Guterres apela por transição energética justa e cobra resultado da COP30

Guterres apela por transição energética justa e cobra resultado da COP30

O secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou que a economia favorece as fontes renováveis, mas exige que a vontade política dos países acompanhe o ritmo para garantir uma transição energética justa em Belém.
L
Escolas municipais de Jaru realizam ações em alusão ao Dia da Consciência Negra

Escolas municipais de Jaru realizam ações em alusão ao Dia da Consciência Negra

Além deste cronograma de atividades, outras escolas do município também fazem ações sobre a temática afro-brasileira ao longo da próxima semana, ampliando o alcance das ações alusivas ao mês da Consciência Negra.
L
COP30: Fundo Amazônia investe R$ 123,6 milhões em projetos de restauração indígena

COP30: Fundo Amazônia investe R$ 123,6 milhões em projetos de restauração indígena

Dezenove projetos foram selecionados no programa Restaura Amazônia e irão recuperar 3,3 mil hectares e plantar 5,7 milhões de árvores em 26 terras indígenas em sete estados da Amazônia.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd: Racks Yang fala sobre sua trajetória artística e o álbum Protagonista

Seu segundo álbum de estúdio: “PROTAGONISTA”.
L

Eleições 2026: “Quero transformar Rondônia como transformei Cacoal”, diz Adaílton Fúria

Em conversa com o News Rondônia, o prefeito Adaílton Fúria detalha por que decidiu disputar espaço na política estadual em 2026, apontando responsabilidade geracional, críticas ao abandono do estado e resultados que afirma ter alcançado em Cacoal.
L
Saúde de Bolsonaro motiva pedido de prisão domiciliar ao STF

Saúde de Bolsonaro motiva pedido de prisão domiciliar ao STF

Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitam ao ministro Alexandre de Moraes prisão domiciliar alegando doenças permanentes e necessidade de acompanhamento médico intenso.
L

Encerramento da COP30: “Mas que não! Que sim!”

A COP30 terminou misturando orgulho paraense, debates climáticos, preços polêmicos, um incêndio na área diplomática e muita expectativa sobre o futuro da Amazônia.
L

Fogo na “Blue Zone” causou apreensão em membros da organização Kanindé presentes na COP30

Neide Cardozo relatou o incidente nas suas redes sociais. Apesar do susto, minguem se feriu
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Dr. Santana mantém fiscalização firme em obras do Tchau Poeira

Vereador Dr. Santana mantém fiscalização firme em obras do Tchau Poeira

O parlamentar atua com responsabilidade e presença ativa para garantir a correta aplicação dos recursos e o cumprimento dos prazos na pavimentação asfáltica nos bairros 3 Marias e Castanheiras em Porto Velho.
L
Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Novo órgão atuará na proteção e na promoção de políticas voltadas às mulheres do município.
L
Prisão de Ramagem é decretada por Moraes após deputado ser flagrado em Miami

Prisão de Ramagem é decretada por Moraes após deputado ser flagrado em Miami

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão do deputado federal Alexandre Ramagem após a confirmação de que ele deixou o país, violando uma proibição judicial, enquanto recorre de sua condenação na trama golpista.
L
Lula indica Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Lula indica Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Advogado-Geral da União foi escolhido para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso.
L
Pista de caminhada no Estádio Aglair Tonelli recebe ordem de serviço em Cacoal

Pista de caminhada no Estádio Aglair Tonelli recebe ordem de serviço em Cacoal

Investimento destinado por Cássio Gois atende demanda antiga da comunidade.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre fratura em acidente com S10 na Rio de Janeiro

Motociclista sofre fratura em acidente com S10 na Rio de Janeiro

Testemunhas contaram que a caminhonete seguia pela Equador, quando invadiu a preferencial e atropelou o motociclista que trafegava sentido centro.
16
Casal é preso com drogas e material de tráfico no bairro Parque Amazônia

Casal é preso com drogas e material de tráfico no bairro Parque Amazônia

Homem de 41 anos e mulher de 18 foram detidos em uma residência na Zona Leste de Porto Velho, após denúncias de tráfico de drogas na região.
12

Madrasta mata enteada de 7 anos enforcada com cinto no DF; menina tinha medo de voltar para casa

A criança não queria retornar à casa do pai, e a polícia investiga se o ciúme da madrasta foi a motivação para o brutal homicídio qualificado.
16
Homem atacado com pauladas na cabeça morre no hospital em Porto Velho

Homem atacado com pauladas na cabeça morre no hospital em Porto Velho

Na ocasião, Mateus foi visto sendo perseguido pelo suspeito, depois agredido com vários golpes na cabeça, onde foi socorrido desacordo em estado grave.
18
Policiais militares salvam cinco pessoas após grave acidente na BR-364 em RO

VÍDEO: Policiais militares salvam cinco pessoas após grave acidente na BR-364 em RO

De acordo com testemunhas, um carro modelo Peugeot com os cinco ocupantes que estava parado no “Pare e Siga”, foi atingido na traseira por um caminhão e depois prensado contra uma carreta que estava a frente, deixando todas as vítimas presas às ferragens.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PAPUS – O Mago Alquimista: Ciência, Medicina e Ocultismo na França do Século XIX

Durante a Primeira Guerra Mundial, Papus serviu como médico militar, atendendo feridos nas linhas de frente, o que acabou por agravar sua saúde.
L
APRON e FAPERON realizam reunião preparatória para construção do Plano Estratégico do Leite em Rondônia

APRON e FAPERON realizam reunião preparatória para construção do Plano Estratégico do Leite em Rondônia

A iniciativa integra o esforço das entidades para reorganizar o setor leiteiro diante da queda da produção, da perda de competitividade e dos desafios enfrentados por pequenos, médios e grandes produtores em todo o estado.
L
Tarifaço dos EUA afeta 22% das exportações brasileiras, diz Alckmin

Tarifaço dos EUA afeta 22% das exportações brasileiras, diz Alckmin

O presidente em exercício e ministro Geraldo Alckmin confirma que a negociação bilateral com a Casa Branca resultou na isenção de 238 produtos, mas o tarifaço segue impactando US$ 15,1 bilhões em bens brasileiros.
L
Diplomatas indígenas relatam aprendizados em negociações climáticas na COP30

Diplomatas indígenas relatam aprendizados em negociações climáticas na COP30

Programa Kuntari Katu preparou 30 jovens líderes de todo o Brasil para atuar diretamente nas complexas decisões internacionais em Belém, garantindo que a pauta dos povos originários chegue à mesa de negociação da COP30.
L
Restituição do IRPF beneficia milhares de brasileiros e estimula a economia

Restituição do IRPF beneficia milhares de brasileiros e estimula a economia

No estado de Rondônia, o valor total de R$ 4.372.991,02 será distribuído entre 1.620 contribuintes
L
Sicredi é reconhecido entre as instituições que melhor se relacionam com startups no Ranking 100 Open Startups 2025

Sicredi é reconhecido entre as instituições que melhor se relacionam com startups no Ranking 100 Open Startups 2025

Premiação chancela o sucesso das ações realizadas em práticas de inovação aberta.
L

Requerimento da Outorga: VALDECI HENKERT

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L
Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para médico veterinário; inscrições vão até a próxima terça-feira (25)

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para médico veterinário; inscrições vão até a próxima terça-feira (25)

As inscrições ficam abertas até as 23h59min da próxima terça-feira (25), e devem ser feitas virtualmente, no endereço eletrônico disponibilizado no edital. Não há possibilidade de prorrogação do prazo.
L
Porto Velho Shopping exibe final da Copa Sul-Americana neste sábado

Porto Velho Shopping exibe final da Copa Sul-Americana neste sábado

Público poderá assistir à decisão em telão na Praça de Alimentação, às 16h
L
Inscritos no Enade devem preencher Questionário do Estudante até este sábado

Inscritos no Enade devem preencher Questionário do Estudante até este sábado

O prazo para preenchimento do Questionário do Estudante encerra neste sábado (22), sendo uma etapa obrigatória para os concluintes que realizarão as provas do Enade no domingo (23).
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.