Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia, realiza, no dia 25 de novembro às 19h30 no Pakaas Palafitas Lodge, em Guajará-Mirim, o 1º Encontro Internacional da AJEB/RO e Lançamento da Coletânea Vivência Amazônicas.
Rosa Foschiani, coautora da Coletânea Vivências Amazônicas, aborda em seu texto “Um sonho de menina” sua trajetória migratória do Paraná para Rondônia, alimentada pelo sonho de trabalhar na agricultura.
É sobre a realização deste sonho que trata o caso de sucesso que será apresentado na Roda de Conversa sobre Gastronomia e Cultura na Amazônia, no segundo dia do I Encontro Internacional da AJEB-Rondônia, em Guajará Mirim-RO.
A mandioca é uma raiz muito versátil e nutritiva, que pode ser consumida de diversas formas: cozida, frita, assada, em purês, bolos, pães e até sorvetes. Além disso, a mandioca é a matéria-prima de vários produtos derivados, como a farinha, o polvilho, a tapioca e o tucupi.
SIM, a mandioca é muito mais que farinha: é um alimento rico em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, que faz parte da cultura e da história do Brasil. Ela está na lenda amazônica da indígena Mani e está na história de vida de Rosa Foschiani, a menina que sonhou e realizou, se tornando uma empreendedora de sucesso.
Rosa Maria não está só neste empreendimento, conta com a parceria de seu esposo Marcondes Fernandes e dos filhos Pâmela (Marketing e designer), Sammy (operacional e manutenção de máquinas) e Phelipe (área comercial) e com o apoio de várias instituições dentre elas a Embrapa, que neste ano lançou a cultivar de mandioca BR1668, uma mandioca de mesa, que já vem sendo adotada pela empresa para o desenvolvimento de produtos.
Alguns destes produtos poderão ser degustados após a apresentação de Rosa Foschiani.
Para a Ana Maria Tourinho, Vice Presidente da Rede Sem Fronteiras e Diretora de Comunicação da Associação de Jornalistas do Brasil – AJEB NACIONAL , fomentar a Gastronomia e a Cultura é uma iniciativa que eleva a autoestima de um lugar e por isso, o evento no Município de Guajará-Mirim valoriza a preservação ambiental, cultural juntamente com a Gastronomia Regional do Estado de Rondônia.