No programa “Agenda News” exibido no dia 21 de novembro, às 17h, apresentado por Renata Camurça, tivemos a oportunidade de conversar com Izabel Cristina, presidente da AJEB/RO. A entrevista focou no lançamento da Coletânea Vivências Amazônicas, que acontecerá no 1º Encontro Internacional da AJEB/RO que será realizado no dia 25 de novembro, no Pakaas Palafitas Lodge, em Guajará-Mirim.
Na ocasião, a nossa convidada compartilhou como surgiu a ideia de criar uma coletânea composta de narrativas biográficas de 70 mulheres de diferentes partes do mundo e como esse projeto contribui para a valorização da cultura e da literatura amazônica, especialmente no contexto mulheres amazônicas.
Na oportunidade, Izabel falou sobre o processo de seleção que reuniu coautoras de Rondônia, de várias regiões do Brasil e países do exterior como Bolívia, Alemanha, França e Portugal e dividiu com os internautas algumas histórias que fazem partem da coletânea que provavelmente emocionará o leitor, fazendo com que o mesmo entenda o que a Amazônia representa para os Amazônidas.
Durante a entrevista, a presidente da AJEB/RO, contou como foi coordenar uma produção literária inédita no estado e destacou que contou com o apoio da presidente nacional Irislene Morato, com a colaboração das coautoras e na parte da organização esteve, a jornalista Vânia Beatriz Vasconcelos (2ª vice-presidente da AJEB/RO e coautora da coletânea), a jornalista Jaqueline Alencar (membro e assessora de comunicação da AJEB/RO) e a professora Rosângela Arend (escritora e 1º secretária da AJEB/RO).
Izabel Cristina ofereceu seu ponto de vista sobre a relevância da coletânea Vivência Amazônicas e como esse projeto impacta o cenário literário no estado desde a sua criação. A entrevista também foi um convite para as mulheres escritoras, especialmente da região Amazônica, participarem da AJEB/RO.
Acompanhe e fique por dentro das novidades da AJEB/RO seguindo @ajebrondonia no Instagram. Para saber mais sobre o lançamento da coletânea Vivências Amazônicas, não perca a entrevista completa no programa “Agenda News”, disponível online.
Assista à entrevista na íntegra: