QUINTA-FEIRA, 13/11/2025

Em destaque

Consultas, traumas e euforia: o primeiro dia dos repatriados no Brasil

Após longa espera, o grupo de 32 pessoas saiu de Gaza em voo da FAB.

Por Carolina Pimentel - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Consultas, traumas e euforia: o primeiro dia dos repatriados no Brasil
Jerônimo Gonzalez/MS
No primeiro dia no Brasil, depois de mais de 30 dias de espera pela saída de uma Faixa de Gaza sob bombardeios constantes de Israel, o grupo de 32 repatriados passou por consultas médicas, tomou vacinas, recebeu atendimento com psicólogos e regularizou documentos. Os atendimentos ocorreram no alojamento da Base Aérea de Brasília, onde estão hospedados.

De acordo com o diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (Dahu) do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Júnior, ninguém precisou de internação e, após as consultas, todos receberam alta, inclusive as crianças. Nessa segunda-feira (13), foi divulgada a informação de que duas crianças estavam com quadro de desnutrição. Nilton Júnior informou que elas foram avaliadas por pediatras e não foi constatado desnutrição ou desidratação.

Traumas e euforia

O diretor contou que algumas crianças e adultos estão apresentando sinais de estresse, como dor de cabeça, dores no corpo, insônia e ansiedade, quadro esperado após os momentos vivenciados no conflito entre Israel e Hamas. Segundo ele, a maioria das crianças não dormiu na noite de ontem depois do desembarque.

“Crianças estão incomodadas com barulho de avião pelo trauma que passaram”, disse. “Algumas crianças não dormiram, brincaram a noite toda, pois estão em um misto de alívio, euforia, preocupação e estresse por perda e afastamento de alguns familiares”.

Para minimizar esses sinais, a equipe do Ministério da Saúde montou uma brinquedoteca no alojamento, com jogos educativos, e tem promovido atividades lúdicas.

Os repatriados receberão acompanhamento psicológico pelos próximos 30 dias.

Brasília-DF, 14/11/2023,  Repatriados vindos da Faixa de Gaza que chegaram ontem em Brasília, no alojamento da Base Aérea.  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Brasília-DF, 14/11/2023, Repatriados vindos da Faixa de Gaza recebem assistência para regularizarem situação no Brasil. Foto – Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As equipes também estão fazendo trabalho para que as crianças bebam água, principalmente com a onda de calor que atinge o país. “Estamos estimulando o consumo de água por causa do calor e do processo [de repatriação]. Várias crianças estão se recusando a beber água, porque tomaram água contaminada, suja e tiveram diarreia. É um processo de convencimento”, afirmou Nilton Júnior.

Vacinação e assistência social

Adultos e crianças foram vacinados conforme cronograma de imunização brasileiro, como tríplice viral, influenza e sarampo. Os dez repatriados palestinos, sendo sete naturalizados brasileiros e três familiares de brasileiros, fizeram cadastro para tirar o CPF.

O Ministério do Desenvolvimento Social fez um diagnóstico sobre quais famílias poderão ingressar em programas sociais, como Bolsa Família.

Na noite desta segunda-feira, os 32 repatriados (22 brasileiros e dez palestinos) chegaram ao Brasil. O grupo é formado por 17 crianças, nove mulheres e seis homens, que esperava há mais de um mês pela saída da zona de conflito entre Israel e Hamas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Obras de pavimentação na Linha 625 melhoram mobilidade em Jaru

Obras de pavimentação na Linha 625 melhoram mobilidade em Jaru

Parceria entre Governo de Rondônia e Prefeitura avança em 4,6 km de pavimentação, beneficiando moradores e produtores da região
L
MP do Rio relata ao STF lesões atípicas em operação com 121 mortos

MP do Rio relata ao STF lesões atípicas em operação com 121 mortos

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) enviou um relatório parcial sobre a Operação Contenção, destacando que um dos 121 corpos estava decapitado e outro apresentava marcas de tiro à curta distância.
L
IBGE lança mapa na COP30 que coloca o Pará no centro do mundo

IBGE lança mapa na COP30 que coloca o Pará no centro do mundo

A iniciativa, chamada Mapa-múndi invertido, busca descolonizar a visão cartográfica tradicional e destacar o protagonismo da Amazônia Legal e de Belém nas discussões climáticas globais.
L
MPRO consegue condenação de réu por feminicídio em Costa Marques

MPRO consegue condenação de réu por feminicídio em Costa Marques

Homem é sentenciado a 40 anos de prisão por assassinar ex-esposa minutos após ela obter medida protetiva.
L
Brasil e Reino Unido firmam parceria contra o tráfico de pessoas

Brasil e Reino Unido firmam parceria contra o tráfico de pessoas

O memorando de entendimento prevê a troca de informações de inteligência e a coordenação de operações conjuntas para fortalecer a política nacional de combate a esses crimes.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF analisa se recreio deve integrar jornada de trabalho de professores

STF analisa se recreio deve integrar jornada de trabalho de professores

O placar do julgamento está em 2 a 1 para validar o entendimento da Justiça do Trabalho de que o intervalo conta como tempo à disposição do empregador.
L

Agenda News: Fim de semana com rock, happy hour e feijoada no Grego Original

Happy Friday na sexta e Feijuka com Rock no sábado agitam o Grego Original Pub em Porto Velho.
L
Governo flexibiliza critério para acesso ao Plano Brasil Soberano

Governo flexibiliza critério para acesso ao Plano Brasil Soberano

Portaria dos Ministérios da Fazenda e MDIC reduz de 5% para 1% o impacto tarifário mínimo exigido no faturamento de exportações para os EUA para que empresas busquem financiamento.
L

Nota de pesar: Mansueto Vinicio Tumelero

Familiares e amigos se despedem de Mansueto Vinicio Tumelero, exemplo de amor, simplicidade e generosidade, em emocionante cerimônia de homenagem em Porto Velho.
L

Cassuli Advogados garante segurança jurídica ao agro de RO

Escritório de regularização fundiária e ambiental amplia atuação em Rondônia, orienta produtores sobre riscos de embargos e planeja unidade em Porto Velho.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L
CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L
Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Serviço da Prefeitura de Porto Velho auxilia na elaboração de currículos e prepara candidatos para entrevistas.
L
Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Evento nesta quinta-feira, 13, no Tudo Aqui, em Porto Velho, oferece 51 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e diversos serviços gratuitos.
L

POLÍTICA

Governadores de oposição pedem adiamento da votação do PL Antifacção

Governadores de oposição pedem adiamento da votação do PL Antifacção

O grupo solicitou ao presidente da Câmara, Hugo Motta, pelo menos mais 30 dias de discussão para o projeto que visa combater facções criminosas.
L
Sociedade Brasileira de Pediatria se opõe a projeto que limita aborto legal

Sociedade Brasileira de Pediatria se opõe a projeto que limita aborto legal

A Câmara aprovou a suspensão de uma resolução do Conanda sobre o atendimento a vítimas de estupro, mas a entidade médica defende a manutenção da norma para garantir acolhimento humanizado.
L
Senado aprova recondução de Paulo Gonet para Procurador-Geral da República

Senado aprova recondução de Paulo Gonet para Procurador-Geral da República

O Plenário confirmou Gonet no cargo por mais dois anos, com 45 votos favoráveis e 26 contrários.
L
Governo critica relatório do PL Antifacção e alega risco de "caos jurídico"

Governo critica relatório do PL Antifacção e alega risco de “caos jurídico”

Ministério da Justiça diz que proposta enfraquece a Polícia Federal e pode beneficiar criminosos investigados.
L
Moraes prorroga prazo para governo do Rio enviar dados de operação policial

Moraes prorroga prazo para governo do Rio enviar dados de operação policial

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu um prazo adicional de cinco dias para que o governo do Rio de Janeiro encaminhe informações sobre a Operação Contenção.
L
Publicidade

POLÍCIA

Policial Civil de folga prende suspeito de furtar bicicleta de filho de perito criminal

Policial Civil de folga prende suspeito de furtar bicicleta de filho de perito criminal

O Agente pediu apoio de uma guarnição da PM que encaminhou o criminoso ao Departamento de Flagrantes. Mesmo tendo imagens de câmeras de segurança, ele negou ter cometido o crime.
10
PF prende Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS

PF prende Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS

A prisão ocorreu em nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de fraudes contra aposentados e pensionistas do Instituto.
L
Duas pessoas são detidas após furto de cosméticos em Porto Velho

Duas pessoas são detidas após furto de cosméticos em Porto Velho

Suspeitas foram capturadas por seguranças de uma rede de farmácias na zona leste da capital rondoniense após serem flagradas pelas câmeras de segurança.
12
Polícia Civil mira venda ilegal de emagrecedores em Porto Velho

Polícia Civil mira venda ilegal de emagrecedores em Porto Velho

A Operação PHARMAKON apreendeu em dois estabelecimentos a retatrutide, fármaco experimental proibido no Brasil e que era ofertado sem prescrição médica.
10
Mulher foragida é recapturada em Vilhena e alega estar sendo ameaçada de morte

Mulher é atacada a facadas durante bebedeira em bar

A mulher contou que estava ingerindo bebida alcoólica, quando foi atacada por uma desconhecida com três golpes de faca que atingiram o tórax e braço, depois a suspeita fugiu.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Redes têm um ano para implementar interoperabilidade no vale-refeição

Redes têm um ano para implementar interoperabilidade no vale-refeição

A abertura das bandeiras e a redução de custos visam gerar uma economia anual de R$ 7,9 bilhões para o setor e o trabalhador, segundo o Ministério da Fazenda.
L
CCI promove palestra sobre alimentação e saúde na terceira idade

CCI promove palestra sobre alimentação e saúde na terceira idade

Acadêmicos de Nutrição orientaram idosos sobre hábitos alimentares e exercícios para envelhecimento saudável
L
Porto Velho transforma restos de poda em adubo e reforça ações de sustentabilidade

Porto Velho transforma restos de poda em adubo e reforça ações de sustentabilidade

Com triturador de galhos, Prefeitura dá novo destino aos resíduos verdes e reduz descarte no meio ambiente
L
Haddad classifica taxa de 3,6% do vale-refeição como “mais civilizada”

Haddad classifica taxa de 3,6% do vale-refeição como “mais civilizada”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, justificou a nova regra que limita as taxas das operadoras, visando restaurar a transparência e a efetividade do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
L
Sicredi apresenta iniciativas de sustentabilidade e inclusão na COP 30

Sicredi apresenta iniciativas de sustentabilidade e inclusão na COP 30

Instituição destaca apoio a mulheres empreendedoras, energia renovável e preservação ambiental durante conferência em Belém (PA)
L
Balanço do Banco do Brasil tem queda de 60,2% no lucro do 3º tri

Balanço do Banco do Brasil tem queda de 60,2% no lucro do 3º tri

Novas regras contábeis e aumento da inadimplência no agronegócio pressionaram o resultado da instituição, que revisou a projeção de lucro para 2025.
L
A Terra é Meu Quilombo fortalece identidade ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo fortalece identidade ancestral em Rondônia

Quilombo Forte Príncipe da Beira recebe evento de arqueologia pública e saberes tradicionais para valorizar cultura e território
L
Coluna Espaço Aberto - Um Peso Injusto: o Caso de Sergipe e o Preconceito Disfarçado de Critério Técnico

Coluna Espaço Aberto – Um Peso Injusto: O caso de Sergipe e o preconceito disfarçado de critério técnico

STF garante posse de candidata em Sergipe; Porto Velho anuncia Natal inclusivo; UNIR realiza Fórum Hip Hop para fomentar cultura local
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.