SEGUNDA-FEIRA, 26/02/2024

Coluna Espaço Aberto, por Cícero Moura – REAJUSTE

Governo resolve discussão sobre impostos apresentando nova Lei com índice menor de reajuste.

Por Cícero Moura - 35

Publicado em 

Governo resolve discussão sobre impostos apresentando nova Lei com índice menor de reajuste
Foto - Antônio Lucas/Secom/Alero

BAIXOU

O novo percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS será de 19,5% em Rondônia, a partir de 2024.

DEBATE

A alíquota  foi definida após ouvir o empresariado e ponderar  as alegações e alternativas trazidas pelo setor produtivo no intuito de reduzir o percentual anteriormente alterado para 21%.

TETO

A  redução foi definida como limite que o Governo pode atender  com objetivo de preservar o equilíbrio fiscal, atender demandas de investimentos salariais, além de diminuir  os impactos sobre a economia, principalmente os setores mais afetados pelo imposto.

QUESTIONAMENTOS

O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa de Rondônia após ampla discussão. O  novo ICMS, foi marcado pelo  interesse comum de avançar no desenvolvimento do Estado, mas com uma tributação que mantenha a sustentabilidade dos negócios.

NÃO ATINGIU

Na nova proposta o Governo de Rondônia teve o cuidado de reorganizar o tributo de forma que não afete a alimentação e os combustíveis do aumento do percentual do ICMS.

FORA

Sendo assim, a  mudança não afetará itens alimentícios básicos como, por exemplo, carnes, leite,feijão, óleo, açúcar, hortifrutigranjeiros e também não aumentará o valor dos combustíveis, nem medicamentos para tratamento de câncer, equipamentos para portadores de deficiência, entre outros produtos e serviços.

ITENS QUE ESTÃO FORA DO REAJUSTE

Ítens da cesta Básica como feijão, farinha de mandioca, sal de cozinha, produtos hortifrutigranjeiros em estado natural, óleo de soja destinado ao consumo humano, açúcar cristal, farinha de trigo, leite, fubá de milho etc.

OUTROS

Animais vivos, carnes e miúdos comestíveis frescos, resfriados, temperados ou congelados, de bovino, suíno, caprino, ovino, coelho e ave; peixes frescos, resfriados ou congelados, Serviço de abastecimento de água.

SAÚDE

Medicamentos para tratamento de câncer e equipamentos para portadores de deficiência, como próteses, aparelhos ortopédicos, e aparelhos para surdez, permanecerão isentos de impostos, assegurando o acesso a esses itens essenciais.

OBSERVAÇÃO

A alteração da alíquota modal não se aplica ao diesel, biodiesel, gás de cozinha, gasolina e álcool, pois estes produtos são tributados de maneira diferente, com um valor fixo em reais por litro, conforme regulamentado pelo convênio ICMS 199/2022.

OBSERVAÇÃO 2

Também não haverá alteração na tributação da energia elétrica para quem consome menos de 220 whats, além de energia de indústria e produtor rural. ·Empresas MEI e Simples Nacional que compram dentro do Estado não sofrerão nenhuma alteração na tributação.

5 ANOS

A Energisa realizou um evento para empresários e imprensa onde destacou a expansão da infraestrutura elétrica e o impacto positivo na vida das pessoas nos últimos 5 anos. O período foi marcado por transformações que modificaram significativamente o padrão de vida das comunidades locais quanto ao acesso à energia elétrica.

PONTUAL

O Programa Luz Para Todos é uma peça fundamental nesse cenário. Famílias que aguardavam por energia elétrica por cerca de três décadas finalmente foram contempladas. Na zona rural, 15 mil famílias estão recebendo energia por rede convencional, enquanto na região ribeirinha, a energia solar chegou para transformar o cotidiano.

CONQUISTA

André Theobald, presidente da Energisa, destaca que a energia mudou a vida das pessoas em coisas simples e básicas. Famílias estão realizadas por poder  ter um freezer para conservar alimentos, tomar  água gelada, ter ventilador e ainda desfrutar momentos de lazer diante de uma televisão.

LUZ BARATA

Famílias de baixa renda tiveram um reforço no orçamento ao aderirem à Tarifa Social, programa do Governo Federal, executado pela Energisa, que concede até 65% de desconto na conta de luz. O número de famílias beneficiadas em Rondônia saltou de 43 mil para 130 mil nos últimos anos.

FACILIDADES

Com o avanço da tecnologia, o atendimento digital tem sido um grande aliado na vida das pessoas, por esse motivo, a Energisa também investiu na digitalização dos seus canais de atendimento.

DIGITAL

Atualmente, 90% dos atendimentos à população são feitos por meio dos canais digitais da empresa de maneira segura, fácil e ágil. A melhoria do atendimento físico à população também foi prioridade, com a reestruturação de 52 agências.

REDE

Para que uma energia limpa e de qualidade chegasse na casa das pessoas, foram investidos mais de R$ 3 bilhões na expansão e modernização do sistema elétrico. De acordo com Fernando Corradi, diretor Técnico Comercial da Energisa, isso inclui a construção ou modernização de 74 subestações e mais de 1.000 km de linhas de transmissão, ampliando a capacidade energética e beneficiando o consumo equivalente a 260 mil residências populares.

APOSENTADORIA

A Energisa também focou na preservação do meio ambiente e saúde das pessoas. A liderança em descarbonização, com o desligamento de 13 usinas térmicas, resultou na redução de mais de 290 mil toneladas de CO2. Essa ação equivale ao plantio de mais de 40 milhões de árvores, ocupando uma área maior que 20 mil campos de futebol.

COLABORADORES

A valorização da mão de obra local tem sido uma aliada do desenvolvimento e da geração de emprego e renda no estado. São mais de 1.600 colaboradores diretos que contribuem com a reputação da empresa no cenário nacional.

SUCESSO

Em  outubro, a Energisa Rondônia avançou 39 posições no ranking da GPTW (Great Place to Work) e está entre as 22 melhores empresas para se trabalhar do país.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondôncap sorteou no domingo, dia 25, um Onix Hatch, duas Honda POP, e mais 25 mil reais em prêmios

Confira quem faturou os prêmios da edição 186 do Rondôncap.
L

LEPECID E CRIOLINA: Trote perigoso resulta em hospitalização de estudantes em Cacoal

Os jovens acadêmicos foram expostos a tintas e agentes químicos nocivos, resultando em ferimentos oculares significativos.
10

Existe um alimento ideal para cada fase do pet

É muito importante escolher tamanhos e formatos adaptados para proporcionar uma experiência nutricional adequada
L
Você concorda com os gastos com a segurança dos ex-presidentes da República?

Você concorda com os gastos com a segurança dos ex-presidentes da República?

As medidas de segurança aos ex-presidentes da República ferem os princípios da igualdade, razoabilidade, impessoalidade e moralidade pública.
L

Se acontecer como previsto, multidão pacífica nas ruas de São Paulo, neste domingo, vai sacudir o Brasil

O evento deste domingo, caso aconteça, tende a ser gigantesco, como o foram pelo menos dois outros, também comandados pelo então Presidente da República, que ainda reúne multidões por onde passa, ao contrário daquele que venceu a eleição.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Educação e Economia em Alta: Como as Políticas de Marcos Rocha Estão Transformando Rondônia

Educação e Economia em Alta: como as políticas de Marcos Rocha estão transformando Rondônia

Os resultados que o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) tem entregado são uma mostra concreta disso.
L

Omoda 5 EV vai ampliar a oferta de veículos eletrificados no Brasil

Modelo terá versões elétrica e híbrida, com preço na faixa do Toyota Corolla Cross
L

Nocaute Relâmpago: Popó desmonta Bambam em menos de um minuto no Fight Music Show

A vibração tomou conta da Vibra São Paulo com uma vitória esmagadora de Popó sobre Bambam, encerrando o combate principal em apenas 36 segundos.
L
Revolucionando Negócios na Amazônia: A Estratégia Visionária da Porto Inoxx

Revolucionando Negócios na Amazônia: A estratégia visionária da Porto Inoxx

Em Entrevista ao PodCast Resenhas de Negócios Amazônicos, Gilberto Januário destaca o poder da cultura organizacional e do desenvolvimento de talentos.
L

Investimentos na Educação é destacado pelo Governo de Rondônia em solenidade com participação do ministro do STF

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, a preocupação do Governo do Estado em investir estrategicamente na Educação tem gerado resultados significativos à sociedade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

CLC Impressões está contratando Auxiliar Administrativo em Porto Velho

Se você é uma pessoa organizada, proativa e com habilidades em administração, esta pode ser a oportunidade perfeita para você ingressar em uma empresa sólida e em constante crescimento
L
Vagas de Emprego

Prime Hambúrgueria está contratando Chapeiro(a) em Porto Velho

Se você é apaixonado por gastronomia, tem experiência na área e deseja fazer parte de uma equipe dedicada, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

MTF ENGENHARIA abre oportunidade para Ajudante de Obras em Porto Velho

Se você é uma pessoa proativa, ágil e busca uma oportunidade para contribuir com o desenvolvimento de projetos de grande impacto na região, esta pode ser a sua chance
L
Vagas de Emprego

MTF ENGENHARIA oferece vaga para Encarregado de Obras em Porto Velho

Se você é um profissional qualificado, proativo e busca uma oportunidade para liderar equipes e contribuir para o sucesso de projetos de construção, esta pode ser a sua chance
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa Veloz está em busca de Tecnólogo em Design Gráfico em Porto Velho

Se você é criativo, talentoso e apaixonado por design, esta pode ser a oportunidade perfeita para você fazer parte de uma equipe inspiradora
L
Publicidade

POLÍTICA

Governador Marcos Rocha destaca fortalecimento da Educação de RO com investimentos estratégicos e valorização dos profissionais do setor

Governador Marcos Rocha destaca fortalecimento da Educação de RO com investimentos estratégicos e valorização dos profissionais do setor

Somente em 2023, mais de R$ 2,7 bilhões foram investidos na Rede Pública Estadual de Ensino. Os recursos garantiram melhorias significativas na infraestrutura das mais de 230 unidades escolares.
L
Ieda Chaves celebra medidas de emergência em meio à estiagem em Porto Velho

Ieda Chaves celebra medidas de emergência em meio à estiagem em Porto Velho

Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicou Portaria e recursos devem ser liberados.
L
Cláudia de Jesus solicita do governo estadual recapeamento na RO-472 em Ji-Paraná

Cláudia de Jesus solicita do governo estadual recapeamento na RO-472 em Ji-Paraná

Na Linha 94 existem muitos buracos e falta de iluminação.
L
Deputado Marcelo Cruz prestigia visita do ministro Edson Fachin a Rondônia

Deputado Marcelo Cruz prestigia visita do ministro Edson Fachin a Rondônia

Parlamentar realizou a entrega de maquete da Assembleia ao ministro.
L
Deputado Alan Queiroz fortalece cooperação entre Assembleias Estaduais em encontro com presidente da Unale

Deputado Alan Queiroz fortalece cooperação entre Assembleias Estaduais em encontro com presidente da Unale

Reunião destaca compromisso com o progresso e bem-estar da população estadual.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado a tiros em distribuidora na zona leste de Porto Velho

O rapaz foi socorrido às pressas ao Hospital João Paulo II por uma equipe do SAMU.
16

Motorista foge após atropelar e matar pedestre na zona sul de Porto Velho

Equipes da perícia e rabecão foram acionadas, assim como a PRF.
18

Colisão entre táxi e S10 deixa quatro feridos no centro de Porto Velho

O local é sinalizado por semáforo. Devido à forte batida, o táxi, que era ocupado pelo motorista e três passageiras, foi parar na calçada, deixando todos lesionados.
14

URGENTE: Homem é morto a tiros por dupla em moto na zona leste de Porto Velho

Uma equipe do Corpo de Bombeiros passou pelo local e fez a constatação do óbito; no entanto, a PM isolou o local e solicitou o Samu para os procedimentos de praxe.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Bandido é recebido a tiros durante tentativa de roubo em supermercado na zona leste de Porto Velho

O vigilante de 36 anos contou que viu quando o indivíduo pulou a grade e tentava invadir o supermercado.
10
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

FRIEZA: Vulgo “Gaguinho” é morto com tiro a queima roupa em frente de hotel

Tomado pelo pânico, o proprietário refugiou-se no interior do hotel, momento no qual ouviu-se o som de mais dois disparos, antecedendo a fuga do agressor.
10
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

REAGIU: Filho ataca pai com faca durante discussão de casal

O rapaz contou que foi até a casa da ex-mulher e, depois de algumas horas, tiveram uma discussão.
10

92 Anos de conquista: A Força do Voto Feminino e a incrível jornada de Almerinda Farias Gama, a ativista alagoana que mudou a história

Neste sábado (24/2), quando se completam 92 anos da garantia do voto feminino, os passos que foram invisibilizados dessa sufragista negra, feminista e nordestina refletem a necessidade de reconhecimento e revisão histórica como inspiração para o país.
L

Idep realiza formatura do Curso Técnico em Enfermagem, em São Francisco do Guaporé

Com carga horária de mil e seiscentas aulas divididas em dezoito unidades curriculares, o Curso Técnico em Enfermagem do Idep habilita profissionais com domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa com foco em resultados.
L
DISTRIBUIDOR: Vulgo "Bufa Gala" é preso fazendo entregas de drogas na zona leste

DISTRIBUIDOR: Vulgo “Bufa Gala” é preso fazendo entregas de drogas na zona leste

Policiais do 5° Batalhão prendem distribuidor de drogas após perseguição e descobrem arsenal em residência no Morar Melhor.
14
NA CABEÇA: Homem é atacado a pauladas por desafeto no Aponiã

NA CABEÇA: Homem é atacado a pauladas por desafeto no Aponiã

Uma equipe do Samu esteve no local e depois de prestar os primeiros socorros encaminhou a vítima para a UPA leste
14
Saiba como o FGTS Futuro contribuirá para compra da casa própria

Saiba como o FGTS Futuro contribuirá para compra da casa própria

Depósitos futuros podem reduzir prestação do Minha Casa, Minha Vida.
L
Pesquisa: 70% dos ucranianos querem seguir lutando contra a Rússia

Pesquisa: 70% dos ucranianos querem seguir lutando contra a Rússia

Entrevistados têm mais de 18 anos.
L