SEXTA-FEIRA, 31/10/2025

Em destaque

Política & Murupi: Rio de Janeiro um estado dominado por facções, tráfico e terror!

Somos um país corrupto e as elites muito falam, mas pouco fazem prol da igualdade, compliance, governança e transparência. Leis até boas existem, mas não são cumpridas.

Por Leo Ladeia - ƒ

Publicado em 

Vivemos no Brasil assistindo o assassinato de reputações via imprensa e redes sociais com narrativas e vazamentos seletivos. As nossas leis brandas e/ou lenientes oportunizam que as forças de segurança, da justiça, do governo, etc. enxuguem gelo me um faz de conta de o crime organizado não existe e somos obrigados a conviver com uma dura realidade. As facções comandam e ditam regras em bairros, grandes cidades, capitais, estados e regiões do país. Somos um país corrupto e as elites muito falam, mas pouco fazem prol da igualdade, compliance, governança e transparência. Leis até boas existem, mas não são cumpridas. O brasil se acostumou a isso. Em 17 de junho de 2009 Sarney presidia o Senado e estava sobre o fogo da imprensa quando Lula que era seu inimigo disse: “Não li a reportagem do presidente Sarney, mas penso que ele tem história… não seja tratado como se fosse uma pessoa comum”. Em 1987 Lula mirou o alvo e disparou sobre Sarney: “Nós sabemos que antigamente se dizia que o Ademar de Barros era ladrão, que Maluf era ladrão. Pois bem: Ademar de Barros e Maluf poderiam ser ladrões, mas são trombadinhas perto do grande ladrão (Sarney) que é o governante da Nova República, perto dos assaltos que se faz”. Nada mudou, tudo se deteriorou e nenhuma providência para evitar casos futuros foi tomada. Que lástima!

--Continua após a publicidade--

Esta semana a morte do miliciano da foto acendeu o fogo nos ônibus e levou a velha imprensa à dupla função dupla de passar o pano sobre a violência e total falta de segurança no Brasil e a nos confundir o sobre o terror do Hamas. Enquanto nossa vã filosofia supõe que o terrorismo só existe em republiquetas de bananas prenhes de latinidade e estéreis de democracia, ou na África ou aqui em Brasília onde o “Incrível Exército de Brancaleone” tentou o risível golpe de estado com baladeira, canivete, bengala e sombrinha, o Rio de Janeiro abriu a janela para que o ministro da Justiça, Sêo Dino assista “de camarote” pela TV – talvez pela GloboNews que ele ama – o terrorismo à brasileira. Cá pra nós apesar de entrar na “boa favela da Maré” sem seguranças, não creio que o zeloso “sinhô” vá dar as caras num Rio de Janeiro conflagrado. É que em caso de perigo como numa hora dessas o uropígio (“Apêndice triangular formado pela reunião das últimas vértebras e músculos das aves e do qual saem as penas da cauda; sobrecu; sobre”) se contrai e envia o alerta ao cérebro como se avisasse ao resto do corpo, “fica na tua que vai dar (…)erda”. Que lástima!

No Brasil o tratamento a celerados obedece a regramentos como visita íntima ao preso, desconsideração de provas se o réu foi julgado num tribunal e não em outro (vide Operação Lavajato), desconsideração da prisão se não houve autorização para a batida ou operação pelo juiz, auxílio reclusão, progressão de penas, limite de tempo de prisão em 30 anos, proibição de batidas em morros, favelas, comunidades, etc. salvo se autorizadas pela corte supimpa, proibição de retirada do morador de rua mesmo se estiver em cracolândias, convivência com pancadões em bairros residenciais, atitude maneira com usuário de drogas, registro só das iniciais dos indivíduos em processos, devolução de bens apreendidos de ladrões, traficantes, etc. se assim a justiça decidir ainda que em posse e uso pelo estado, utilização de efeito mosaico ou desfocamento em fotos para preservar a integridade do preso, etc. Que lástima!

Suponhamos que um motim exploda numa penitenciária do Brasil. A polícia entra, domina a situação, investiga, separa prisioneiros, denuncia, que aliás é como normalmente ocorre e tudo dentro do devido processo legal com MP e PGR, advogados, sentença e, nestes casos, como os amotinados já estão presos é mais fácil e fica tudo como está. As facções continuam dominando as prisões e praticando crimes lá de dentro. O estado sabe que área sensível e assim deixa como está e nenhuma providência para evitar casos futuros será posta em prática. Que lástima!

Suponhamos que um dia manifestantes invadam e depredem prédios públicos. Pela praxe, a segurança dominaria a situação e deteria os envolvidos, mas sabe-se lá o porquê, em janeiro faltaram passos básicos. Faltou juiz de garantia, investigação policial, termo circunstanciado, prisão em flagrante pela polícia, denúncia ao MP ou PGR e aí, de cambulhada quase 1.400 pessoas foram presas de uma só vez e ainda há presos até hoje. Tudo sem assistência de advogados, sem acusação individual do crime. Mas como nem tudo é tão ruim que não possa ser piorado, o processo pra lá de esquisito foi parar no STF e os Zés e Manés entraram na última instância da justiça aquela que dá a palavra final. Nada de juiz de primeiro grau que ocorreria se a PGR ou MP fossem ouvidos. Surreal. Algo como um tsunami jurídico passando sobre a PGR, MP, investigação policial, juiz de garantias, prazos para manutenção de prisões e processo legal. O STF virou um filme de faroeste a brasileira com delegado de fronteira prendendo, julgando e pondo a corda no pescoço. Na verdade a incivilizada corda foi trocada pela tornozeleira e de repente lá estavam com ela o morador de rua, sem endereço e emprego fixo, alguém com autismo e vários ninguéns sem formalização de denúncias ou individualização dos crimes praticados, condenadas numa espécie de pacote de penas e com uma e a novidade bem velha: nenhuma providência para evitar casos futuros está sendo tomada. Que lástima!

Talvez uma profecia moderna tenha surgido e segundo ela haveria então “uma PF do Flávio Dino” que age a mando de algum ministro do STF e que agora por exemplo caça agentes da ABIN – Agência Brasileira de Inteligência (?) que antes de qualquer julgamento, vem sendo vendida como uma espécie de feudo do Bolsonaro, que teria usado um secreto sistema de geolocalização – First Mile – para monitorar ilegalmente 33 mil alvos (E lá vem minha paranoia) durante seu governo. E de novo, nenhuma providência para evitar casos futuros está sendo tomada. Que lástima!

2-O ÚLTIMO PINGO

Pinguei errado na coluna anterior e agradecendo ao sempre bem informado e ligado advogado Amadeu Machado me redimo e conserto o pingo agora. “Na tua coluna “Política & Murupi” há uma incorreção. Dizes que o STF teria autorizado a criação do município de Sorriso. Na verdade Sorriso já existe há muitos anos. É uma próspera cidade, muito rica e com mais de 110 mil habitantes. O Município de o Supremo autoriza ser criado é desmembrado de Sorriso e Nova Ubiratã, distrito de Boa Esperança. Quem está comandando este processo é o Gilmar Mendes que, como sabemos, é daquela região. Ele é de Diamantino e a família tem fazendas e muitos interesses por ali.” Aí o Zé de Nana tripudiou: “Pegaléso, conversar é com quem sabe e beber com quem paga”. Zé de Nana é um miserávi!

leoladeia@hotmail.com

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sebastián Marset, o narcotraficante que adquiriu um clube de futebol e planejava fugir para o Brasil via Guajará-Mirim, permanece na Bolívia

Nesta semana, um vídeo em que ele aparece motivou novamente os holofotes e sustenta a permanência dele na Bolívia.
L

Chuvas intensas são esperadas no Norte e Nordeste de Porto Velho, segundo o CPTEC e o INPE

Entre 31 de outubro e 1º de novembro, Rondônia deve enfrentar chuvas intensas e tempestades de nível 2 e 3, especialmente na região de Porto Velho, segundo o Inpe e o CPTEC.
L
ADPF das Favelas: as regras do STF para operações policiais no Rio

ADPF das Favelas: as regras do STF para operações policiais no Rio

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu diversas medidas na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, conhecida como ADPF das Favelas, para reduzir a letalidade policial no Rio de Janeiro. A discussão retornou após a Operação Contenção, que resultou em mais de 120 mortes.
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Gestão municipal de Porto Velho completa 10 meses com avanços em serviços e infraestrutura

Gestão municipal de Porto Velho completa 10 meses com avanços em serviços e infraestrutura

Prefeitura sob comando de Léo Moraes moderniza ações, reduz tarifa de transporte e amplia acesso à cultura e saúde na cidade
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Fábio Maia e Darlan Souza falam sobre a chegada da Flowers em Porto Velho

A marca, já consolidada em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, chega ao Porto Velho Shopping com uma proposta vibrante que mistura arte, cultura e estilo, valorizando a identidade amazônica e o charme da mulher brasileira.
L

Colapso na Saúde: Empresas suspendem transporte de pacientes graves por falta de pagamento

Atrasos superiores a três meses nos repasses da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU/RO) levam a empresa INSTRUAUD a suspender atividades a partir de 31 de outubro, afetando serviços essenciais em Porto Velho, Extrema e São Francisco do Guaporé.
L

Giro News: Giovanni Marini fala sobre obras e investimentos da Seinfra em Rondônia

A edição desta quinta, às 16h, recebe Giovanni Marini, secretário executivo da Seinfra.
L

Paraguai vai declarar PCC e CV como terroristas e ativa alerta máximo na fronteira com o Brasil

O ministro da Defesa Nacional, Cíbar Benítez, anunciou que o governo de Santiago Peña emitirá um decreto classificando o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas.
L
Prazo de inscrição para vagas remanescentes do Fies termina hoje

Prazo de inscrição para vagas remanescentes do Fies termina hoje

Os interessados em vagas remanescentes do Fies têm até as 23h59 desta quinta-feira (30) para se inscreverem exclusivamente pela internet. O financiamento é destinado a estudantes de baixa renda.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Oportunidades contemplam funções essenciais para operação e manutenção do sistema elétrico.
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

STF acompanha operação no Rio com “atenção e solidariedade”, diz Fachin

STF acompanha operação no Rio com “atenção e solidariedade”, diz Fachin

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, classificou a Operação Contenção como uma “tragédia ocorrida no Rio de Janeiro” e afirmou que a Corte acompanha o caso com “plena solidariedade” às vítimas.
L
Congresso aprova isenção do IR por tempo indeterminado

Congresso aprova isenção do IR por tempo indeterminado

O Congresso Nacional aprovou projeto de lei que elimina o limite de cinco anos para alterações no Imposto de Renda (IR). O texto, que segue para sanção presidencial, permite que a eventual isenção para quem ganha até R$ 5 mil seja por tempo indeterminado.
L
Deputada Lebrinha se manifesta sobre desocupação de famílias na Linha 106

Deputada Lebrinha se manifesta sobre desocupação de famílias na Linha 106

Parlamentar manifesta indignação com a situação vivida por famílias em Alvorada d’Oeste.
L
Deputada Dra. Taíssa reforça compromisso com a educação em reunião com secretária Albaniza Oliveira em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa reforça compromisso com a educação em reunião com secretária Albaniza Oliveira em Guajará-Mirim

Encontro alinhou demandas das escolas estaduais da região, incluindo unidades indígenas, e planejou melhorias na infraestrutura escolar.
L
Dra. Taíssa prestigia inauguração da Superintendência de Esporte, Cultura e Lazer de Buritis

Dra. Taíssa prestigia inauguração da Superintendência de Esporte, Cultura e Lazer de Buritis

Nova estrutura amplia oportunidades para atividades esportivas e culturais, fortalecendo o desenvolvimento social no município
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Trabalhador é socorrido de helicóptero após queda de telhado em escola municipal

Trabalhador é socorrido de helicóptero após queda de telhado em escola municipal

Após o acidente, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenaram o resgate em uma aeronave do Grupo de Aviação do Estado (GAVE), que encaminhou a vítima às pressas ao Hospital João Paulo II.
16
Adolescente de 12 anos morre afogado em represa de Ji-Paraná

Adolescente de 12 anos morre afogado em represa de Ji-Paraná

Adolescente de 12 anos morre afogado em represa enquanto brincava com amigos em caiaque nos fundos do Residencial Carneiro.
18
Jaru julgará réu acusado de tentativa de homicídio contra policial federal

Jaru julgará réu acusado de tentativa de homicídio contra policial federal

Caso será analisado na 3ª Vara Federal de Rondônia com depoimentos remotos e sorteio de jurados.
16
Polícia prende dupla por vandalismo contra placas em Rolim de Moura

Polícia prende dupla por vandalismo contra placas em Rolim de Moura

Jovens de 18 e 17 anos foram flagrados danificando sinalização viária e encaminhados à delegacia.
14
PF realiza operação contra invasões e danos ambientais na Terra Indígena Latundê, em Rondônia

PF realiza operação contra invasões e danos ambientais na Terra Indígena Latundê, em Rondônia

Ação integrada inutilizou acampamentos ilegais e apreendeu motos utilizadas para ingresso irregular.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: ALYNE FARMA LTDA

Dispensa de Licenciamento n.º 016.02163.007/2025-SUL
L
Banda Monolito celebra dois anos do álbum Voice Of Rage com show gratuito em Ariquemes

Banda Monolito celebra dois anos do álbum Voice Of Rage com show gratuito em Ariquemes

Power trio rondoniense comemora o segundo aniversário do álbum Voice Of Rage com apresentação gratuita neste sábado (1º) no Teatro Belas Artes de Ariquemes.
L
Sebrae RO lança programa nacional Ali Coop para fortalecer cooperativas

Sebrae RO lança programa nacional Ali Coop para fortalecer cooperativas

Sebrae Rondônia lança programa nacional Ali Coop para modernizar cooperativas e impulsionar a bioeconomia, beneficiando mais de 3 mil famílias na Amazônia.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO) MINISTERIO DA JUSTICA E SEGURANCA PUBLICA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Recebimento da Licença Ambiental: MELOCRA COMERCIO DE COMBUSTIVEIS – LTDA -EPP

LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE Nº 71 SOL/DLA
L
Dono encontra motoneta vendida por adolescente e aciona Polícia Militar em Vilhena

Dono encontra motoneta vendida por adolescente e aciona Polícia Militar em Vilhena

Veículo comprado por R$ 18 mil foi revendido por 60% do valor; adolescente de 14 anos é investigado.
14
Concafé 2025 consagra Débora Fuzinato de Rolim de Moura como produtora do melhor café de Rondônia

Concafé 2025 consagra Débora Fuzinato de Rolim de Moura como produtora do melhor café de Rondônia

Com nota de 90,38, cafeicultora recebe maior premiação da história do concurso, que totaliza mais de R$ 400 mil em prêmios
L
Brasil cria 213 mil postos de trabalho em setembro, aponta Caged

Brasil cria 213 mil postos de trabalho em setembro, aponta Caged

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou a abertura de 213.002 postos de trabalho com carteira assinada em setembro. A criação de vagas, no entanto, caiu 15,6% em relação ao mesmo mês de 2024.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.