QUARTA-FEIRA, 19/06/2024

É fauda, é o caos: guerra na Bahia tem 52 mortes apenas no mês de setembro, resultado dos “auto de resistência”

Apenas durante o mês de setembro, os sanguinários confrontos entre as forças policiais e a bandidagem resultaram em 52 mortes, três delas de agentes da lei.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

É fauda, é o caos: guerra na Bahia tem 52 mortes apenas no mês de setembro, resultado dos "auto de resistência" - News Rondônia
Reprodução/SSP-BA

Claro que a repercussão é muito menor, porque a mídia não têm dado destaque à verdadeira guerra civil, que está acontecendo num dos Estados mais importantes do país. Apenas durante o mês de setembro, os sanguinários confrontos entre as forças policiais e a bandidagem resultaram em 52 mortes, três delas de agentes da lei. Na Bahia, no noticiário, aliado ao governo petista de Jerônimo Rodrigues, a batalha entre os homens da lei e as facções que tentam dominar todas as regiões baianas, mas principalmente a Capital, Salvador, trata os confrontos sanguinários como “autos de resistência!”. É uma singela forma de não culpar a administração estadual pelo caos que se instalou na segurança pública, ao contrário do que faz com a polícia de São Paulo, por exemplo, onde a imprensa cobra “a violência policial e o exagero no uso da força bruta”, contra, é claro, apenas “pobres suspeitos”! É essa vergonhosa tentativa de manipular a opinião pública, que faz com que a credibilidade do jornalismo nacional esteja perto de rastejar no chão da descrença. A verdade é que a situação chegou a tal ponto, em terras baianas, que as autoridades se viram obrigadas a unir todas as forças policiais, numa operação sob o codinome de “Fauda”, uma palavra em árabe e também do hebraico, que significa caos. Não há expressão melhor para explicar o que está acontecendo. Facções de todos os tamanhos (numa delas, menor, que quer tomar pontos de tráfico de outras) chamada como “Bonde do Maluco”, o que por si só sintetiza quem é, seus integrantes, quando acuados, invadem casas, fazem famílias como reféns e não aceitam negociar com a polícia. Respondem na bala, usando armamento pesado, como fuzis, pistolas de uso exclusivo das Forças Armadas, sempre com farta munição.

Tudo começou como uma reação ao crime, quando traficantes mataram covardemente o agente da Polícia Federal Caribé Monteiro. Dali em diante, as batalhas se tornaram diárias e o caos da palavra árabe tomou conta.  A tal ponto que dois PMs à paisana acabaram matando um ao outro, um pensando que o outro era um bandido disfarçado. Enquanto isso, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que fez duras declarações sobre “o uso extremado da força”  pela polícia paulista na reação ao crime, divulgou nota de solidariedade ao governo e ao povo da Bahia, à família do policial federal assassinado, garantindo que os envolvidos serão devidamente punidos.  A “Fauda” continua nas ruas baianas, caçando assassinos. Lá não tem discurso de que a polícia deveria evitar o uso da violência.  Lá, os policiais podem reagir à bandidagem, ao contrário do discurso que se ouve em regiões onde não é a esquerda quem governa.

PRESIDENTE DA BOLÍVIA ACEITA INICIAR PROJETO DA PONTE E CORRIGIR NO ANDAMENTO DA OBRA. SAÍDA FOI PROPOSTA POR LULA

Foi, voltou, foi de novo e agora voltou. Os capítulos sobre a construção da ponte binacional em Guajará Mirim têm retrocessos e avanços. A última notícia é boa. O presidente Lula e o da Bolívia, Luis Arce, conversaram longamente por telefone, na quinta-feira, um dia antes de Lula ser operado. No bate-papo, o presidente brasileiro convenceu seu colega e vizinho a aceitar o projeto da ponte como ele está, com a promessa de que poderá haver correções durante o transcorrer da obra, caso necessário, para atender aos interesses bolivianos. Foi uma solução salomônica, para evitar que o projeto tivesse que começar do zero e demorasse ainda pelo menos mais dois anos para início da sua execução. Com isso, os quatro milhões de reais jpa gastos no projeto da ponte (emendas do então senador Valdir Raupp e do deputado federal Lúcio Mosquini) não serão perdidos. Aliás, foi o mesmo tom da conversa entre o parlamentar rondoniense e o embaixador da Bolívia, em Brasília, também nesta semana, Mosquini explicou que o melhor seria realizar a obra, iniciando-a como está planejada agora e realizando a licitação e, depois, no transcorrer dela, ir corrigindo na medida das necessidades. Ou seja, neste capítulo (será o último) a ponte sai dentro do prazo. Mas…

CINCO MULHERES, DEZ HOMENS: CONTINUA A AUMENTAR A RELAÇÃO DOS POSSÍVEIS CANDIDATOS À PREFEITURA DA CAPITAL

Fervilham as conversas de bastidores em Rondônia. Por aqui, os temas principais (embora a maioria deles não tenham qualquer confirmação pela vida real), são de decisões judiciais que poderiam prejudicar este ou aquele e beneficiar aquele ou aqueles outros, mas também a sucessão municipal em Porto Velho e nas principais cidades do Estado. Na Capital, já se pode falar que ao menos uma dúzia de postulantes estão pensando seriamente em sentar na cadeira de Hildon Chaves, no ano que vem. O grupo feminino, por exemplo, está se fortalecendo. Mariana Carvalho, Cristiane Lopes, Fátima Cleide, a dra, Flávia Lenzi e a vereadora Elis Regina, por exemplo, estariam nesta lista. Uma delas sonha em ser a primeira mulher a assumir o comando da administração municipal da sua cidade. Mas há, claro, muito mais homens nessa seleção de possíveis concorrentes ao prédio do Relógio, atual sede da Prefeitura. Quem são? Fernando Máximo, Marcelo Cruz, Léo Moraes, Vinicius Miguel, Márcio Pacele, Ramon Cujui, Mauro Nazif, Daniel Pereira, Williames Pimentel e Pimenta de Rondônia também estariam no páreo. Claro que muitos ficarão pelo caminho, depurados pelas pesquisas, por não conseguirem mobilizar o eleitorado ou por terem outros planos. Mas, neste momento, é essa uma relação sem dúvida muito viável, sobre quem pode estar na corrida municipal de Porto Velho, daqui a um ano.

PORTO VELHO TEM O QUE COMEMORAR NOS SEUS 109 ANOS, MAS AINDA PRECISA ENFRENTAR ENORMES DESAFIOS

Há melhor forma de se comemorar o aniversário de uma grande cidade do que se falar em números, resultados e investimentos feitos, que melhoraram e estão melhorando a qualidade de vida da sua população? Pois Porto Velho tem o que festejar, neste 2 de outubro, no registro dos seus 109 anos de fundação. Ao chegar próximo de fechar sete anos do seu governo, o prefeito Hildon Chaves tem realizações e obras superlativas para apresentar aos porto-velhenses. Segundo ele, são mais de 270 milhões de reais em investimentos em um pacote infindável de obras, que vão desde 700 quilômetros de ruas asfaltadas em todos os recantos da Capital até a célere construção tão esperada da nova Rodoviária, a um custo superior a 44 milhões de reais. No geral, houve melhorias significativas em praticamente todos os setores da cidade, embora, é claro, haja ainda muito a ser feito. O fato de sermos, até hoje, a pior Capital do Brasil em saneamento básico, por exemplo, deixa claro o tamanho dos desafios que a Porto Velho dos 109 anos, precisa enfrentar nos próximos anos. Há uma programação especial de aniversário, mas um dos principais eventos ocorrerá no dia 11, com a entrega do conjunto habitacional popular Porto Belo, concluído em parceria com o Governo do Estado, para nada menos do que 272 famílias de baixa renda.

FIERO APROVA DECRETO FEDERAL QUE VAI FACILITAR AS EXPORTAÇÕES DOS PRODUTOS RONDONIENSES

Há eventualmente o que não seja positivo e que possa eventualmente prejudicar a economia como um todo. Tais decisões do governo merecem crítica. Mas quando há algo positivo, que representa um avanço, uma melhoria concreta, seria uma grande injustiça não se registrar como algo positivo. Foi por isso que a Federação das Indústrias de Rondônia, a Fiero, anuncia ter recebido muito positivamente, decreto que facilita o processo de exportação dos produtos rondonienses. De acordo com o novo texto, o exportador passa a anular o débito de ICMS, que até então deveria ser debitado no ato da armazenagem dos produtos nos portos de outros estados, de forma simbólica, até a concretização da exportação, conforme as regras estabelecidas pela Receita Estadual. Com a nova redação, essa operação deixa de ser exigida e o empresário não terá que desembolsar o débito do imposto de uma operação que não é onerada. Porém o empresário terá até 180 dias, a contar da data de saída do produto, para comprovar a efetiva exportação.

LACRADORES DESCEREBRADOS DENUNCIAM E ENSINAM: MULHER MUITO BONITA NÃO DEVE USAR MAQUIAGEM NO ESPORTE!

Os lacradores descerebrados, idiotas que se formaram na Universidade da Ignorância e da Boçalidade, representam um número cada vez maior, mas não só aqui no Brasil. Por aqui, eles estão naquele grupo que alardeia termos como ‘todes” e outras besteiras infindáveis da famigerada e doentia linguagem neutra. Têm os que vigiam a vida alheia, querendo impor suas verdades e “ensinando” o jeito certo de como os outros devem se vestir, escrever e até se vestir. Tem ainda os que exigem banheiros unissex e exigem que se chamem as mulheres de “pessoas que menstruam”. São doentes, mas são em número cada vez maior. Um desses acontecimentos que mostram a que ponto essa doença chegou, se registrou na Espanha. Gente feia e certamente mau humorada, tenta lacrar nas redes sociais, criticando duramente uma menina de 17 anos, chamada Laura Martinez. Mesmo adolescente, ela já tem vários títulos em ginástica artística, salto em distância e é um grande fenômeno do esporte espanhol. E estará nas Olimpíadas de Paris. Qual o crime da garota?  Ela é “acusada” de ser bonita demais para o esporte e que devia se dedicar apenas ao esporte e esquecer de cometer outro crime grave: usar maquiagem em excesso. Para sorte de Laura, milhares e milhares de internautas espanhóis e do mundo todo, saíram em sua defesa dela, esculhambando com os poucos lacradores malucos.

O AMAZONAS, ISOLADO, TEM 52 CIDADES EM ESTADO DE EMERGÊNCIA E LAMENTA AS MORTES DE 110 BOTOS

Falta muito pouco para que Porto Velho também decrete estado de emergência, depois que o rio Madeira chegou ao seu menor nível em toda a história, ao menos desde que a aferição é feita. Há ainda alguns pontos onde balsas, todas com metade da carga normal, ainda podem navegar, mas isso ainda é possível principalmente nos locais onde o Dnit realizou serviços e dragagem, tempos atrás. A situação ainda é pior no Amazonas, onde pelo menos 52 cidades enfrentam uma seca jamais vista na região. No nosso Estado vizinho, a situação é ainda pior. O Amazonas, com vários dos seus rios impróprios para a navegação, pode sofrer pesado desabastecimento, caso a situação não se normalize em breve. Afora as “rodovias aquáticas”, a única forma dos amazonenses serem abastecidos é pela BR 319, que em pelo menos 400 dos seus 900 quilômetros, está em péssimas condições. Nós rondonienses, ainda temos a BR 364 para nos salvar, se a situação piorar ainda mais. No Amazonas, a seca trouxe uma situação terrível, até agora sem explicação  lógica: a morte de 110  botos, no Lago de Tefé, em poucos dias. Nesta semana que termina e também na próxima, reuniões em Brasília, tanto no Ministério da Infraestrutura quanto no Dnit, tentam encontrar uma saída para a crise. Por enquanto, contudo, só a Mãe Natureza pode resolver…

SILVIA CRISTINA GRAVA VÍDEO COM BOLSONARO E O CHAMA DE “NOSSO SEMPRE PRESIDENTE!”

Embora com toda a perseguição que vem sofrendo, com injustas decisões da Justiça, como a que o tornou inelegível, por um motivo dos mais simplórios. A popularidade do ex-presidente Bolsonaro continua em alta. Por onde anda, país afora, verdadeiras multidões aparecem para saudá-lo, como ocorreu neste final de semana, apenas como um exemplo, em Fortaleza. Mesmo excluído da vida pública como candidato, basta aparecer em algum ugar para ser aplaudido e homenageado. Nesta semana, Bolsonaro reapareceu em Brasília, encontrando=se com vários aliados. A deputada federal Silvia Cristina, presidente estadual do PL Mulher, partido do ex-presidente, esteve com ele, gravando um vídeo para as redes sociais, convidando as rondonienses para um encontro do PL Mulher em Nova União, ocorrida neste sábado.  A parlamentar se derreteu em elogios ao maior líder do seu partido, agradecendo a participação de Bolsonaro no seu vídeo. “Foi uma honra muito grande ter sido recebida de forma tão carinhosa por nosso sempre Presidente”, festejou. No vídeo, sorridentes, os dois trocam abraços e brincam, Depois, Bolsonaro convoca as mulheres da região a participar do encontro. Pelas redes sociais de Silvia Cristina, é possível assistir a todo o vídeo.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, a troca de comando no STF, agora presidido pelo ministro Luís Roberto Barroso, pode amenizar a crise de relacionamento que se aproxima entre Judiciário e Legislativo ou não muda nada?

É fauda, é o caos: guerra na Bahia tem 52 mortes apenas no mês de setembro, resultado dos "auto de resistência" - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Em encontro com Lula, diretor-geral da PF faz balanço das ações de combate aos crimes na Amazônia

Em apenas um ano de governo, ações inutilizaram mais de 750 dragas do garimpo ilegal de ouro.
L

Dia Mundial do Orgulho Autista: Celebrando a diversidade e conscientização

Objetivo é mudar a percepção social e valorizar as diferenças
L
UNINASSAU celebra sucesso na aprovação de acadêmicos na OAB

UNINASSAU celebra sucesso na aprovação de acadêmicos na OAB

UNINASSAU celebra sucesso na aprovação de acadêmicos na OAB.
L
UNINASSAU promove visita de acadêmicos ao Hospital Santa Marcelina

UNINASSAU promove visita de acadêmicos ao Hospital Santa Marcelina

O local é referência no estado devido ao atendimento aos pacientes com amputações de membros.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes

Deputada Federal Cristiane Lopes Investe 3,3 Milhões no Projeto PCD + Mães Atípicas em Parceria com IFRO

A parlamentar tem a pauta das famílias atípicas como prioridade e pontua ser muito justo oferecer a essas famílias serviços de proteção, acompanhamento psicológico e terapêutico, com atenção integral à saúde, informação e formação.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L

#TudoPodE | Entrevista Sabrina Barros, proprietária da Finnas Academia

Na quarta-feira, dia 18, às 18h, o PodCast Tudo PodE trará Fábio Camelo entrevistando Sabrina Barros.
L

Rondônia têm o 3° maior número de estações de recarga para veículos elétricos do Norte

Esse número acompanha a adesão de carros eletrificados em todo o território nacional, segundo dados divulgados na semana passada.
L

Rondônia em 3° lugar no ranking dos estados com maior volume de crédito em relação ao PIB

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (17) em uma plataforma social e teve base informações do Banco Central e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
L

#ComunidadeNews | Entrevista Dr. Clever Custodio, pré-candidato a vereador de Porto Velho

Nesta terça-feira, dia 18, às 16h35, o programa Comunidade News, apresentado por Carlos Oliveira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições no concurso UNIR 2024 encerram nesta quinta-feira, dia 20

São ofertadas 74 vagas para servidores técnico-administrativos nos níveis médio e superior.
L

Grande rede de restaurantes espera por candidatos à vaga de atendimento até esta quinta-feira (20)

As vagas são para primeiro emprego ou pessoas sem experiência
L

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 104 vagas de trabalho

Vagas têm diferentes pré-requisitos que devem ser observados
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Concurso TRF 1ª Região: Oportunidade de carreira no Tribunal Regional Federal

Edital Oferece Vagas Imediatas e Cadastro de Reserva para Analista e Técnico Judiciário
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois investe em agricultura familiar e entrega tendas para feira municipal de Ministro Andreazza

Deputado Cássio Gois investe em agricultura familiar e entrega tendas para feira municipal de Ministro Andreazza

Na última sexta-feira (14), o deputado estadual Cássio Gois (PSD) visitou o município de Ministro Andreazza, e em parceria com o Parlamento local e o Executivo municipal, ele busca fortalecer a agricultura familiar da região.
L

Comissão avalia PL que autoriza o acionamento da força policial para retirar invasores independente de ordem judicial

No início do mês, o Governo Federal, por meio da Força Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) fez a desintrusão na Terra Indígena Karipuna (TIKA), entre Porto Velho e Nova Mamoré.
L

Cinco parlamentares de Rondônia concorrem a prêmio de apoio à indústria: Confira os nomes

A categoria especial, Apoio à Indústria, será oferecida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
L
Câmara de Vereadores e Portal da Transparência

Câmara de Vereadores e Portal da Transparência: Garantia de acesso à informação

Confira o Portal da Transparência!
L
Publicidade

POLÍCIA

ATUALIZADA: Apenado monitorado e namorada sofrem grave acidente durante fuga da PM na zona sul

Ambos foram socorridos pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
12

TRÁFICO: Dono e gerente de boca de fumo são presos preparando drogas na zona leste

Após entrada na residência, os suspeitos foram flagrados preparando as drogas para distribuir nas bocas de fumo menores.
10

RECAPTURADO: BPTAR prende foragido com pistola furtada e munições na zona sul

Na pesquisa nominal, foi verificado que o suspeito estava com dois mandados de prisão em aberto.
10

ASSISTA: Vídeo mostra homem levando menina de 12 anos para abusar na vala

A Polícia Civil, com apoio da PM, conseguiu identificar e fazer a prisão do suspeito, que estava no bairro Agenor de Carvalho, e confessou ter cometido o crime.
16
PF deflagra a Operação Vigilantia para apurar tráfico de drogas em RO

PF deflagra a Operação Vigilantia para apurar tráfico de drogas em RO

Na ação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão em Ji-Paraná
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fifa oferece a federações-membros ferramenta de combate a abuso online

Fifa oferece a federações-membros ferramenta de combate a abuso online

Plataforma visa moderar discurso de ódio nas redes sociais
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGO: ROTARY CLUB DE PORTO VELHO MADEIRA MAMORÉ

Rua Rui Barbosa nº 933 – bairro Arigolandia – Porto Velho-RO
L

Requerimento da Licença Ambiental: DERONDONIA FARMACEUTICA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L
Maioria do STF torna irmãos Brazão réus pelo assassinato de Marielle

Maioria do STF torna irmãos Brazão réus pelo assassinato de Marielle

Não há prazo para julgamento da ação penal
L
Moraes vota para tornar irmãos Brazão réus pela morte de Marielle

Moraes vota para tornar irmãos Brazão réus pela morte de Marielle

Quatro ministros da Primeira Turma do Supremo ainda vão votar
L
RS e BNDES negociam parceria estratégica sobre desastres ambientais

RS e BNDES negociam parceria estratégica sobre desastres ambientais

Para governador, tragédia expõe resiliência do estado
L
Tailândia vai reconhecer casamento entre pessoas do mesmo sexo

Tailândia vai reconhecer casamento entre pessoas do mesmo sexo

Será 1º país do Sudeste Asiático a adotar medida
L
Mercado Público de Porto Alegre reabre com 53 lojas

Mercado Público de Porto Alegre reabre com 53 lojas

Espaço estava fechado desde 3 de maio, após enchente recorde
L
Chuvas: Rio Grande do Sul prepara equipes para resgates em 4 regiões

Chuvas: Rio Grande do Sul prepara equipes para resgates em 4 regiões

Defesa Civil emitiu alerta para eventos extremos até a tarde de quarta
L
PGR defende no STF tornar réus acusados do assassinato de Marielle

PGR defende no STF tornar réus acusados do assassinato de Marielle

Suprema Corte julga hoje o recebimento da denúncia
L