TERÇA-FEIRA, 24/03/2026

Em destaque

Coluna Opinião de Primeira, por Sérgio Pires – CÁRMEN LÚCIA

PERGUNTINHAS: Com a pior seca já registrada no rio Madeira, impossibilitando praticamente a navegação, será que a gente poderá travessar um dos maiores rios do Brasil a pé?

Por Sérgio Pires - 35

Publicado em 

COM A SAÍDA DE ROSA WEBER, A MINISTRA DO CALA A BOCA JÁ MORREU É A ÚNICA MULHER NO PRINCIPAL TRIBUNAL DO PAÍS
Foto - Sérgio Pires

COM A SAÍDA DE ROSA WEBER, A MINISTRA DO  “CALA A BOCA JÁ MORREU” É A ÚNICA MULHER NO PRINCIPAL TRIBUNAL DO PAÍS

Despediu-se essa semana do hoje maior poder da Nação, aquele que manda mesmo e não deixa por menos, o Supremo Tribunal Federal, a ministra Rosa Weber, por ter completado 75 anos. Ela deixa o cargo com discurso da maioria dos seus colegas: defesa das minorias, preocupação com os indígenas e palavras agressivas apenas para o 8 de Janeiro, a quem ela apelidou de “dia da infâmia”, mantendo o discurso dela e de seus colegas, de que houve uma tentativa de  golpe contra a democracia. Discurso perfeito para quem pensa como ela, mas exagerado para quem pensa diferente. Durante 12 anos de atuação na suprema corte, dona Rosa nunca teve uma atuação que pudesse ser aplaudida de pé e, até antes do STF se tornar uma corte política, raramente emitia opiniões fora das questões constitucionais. Depois, foi o que se viu…A única mulher que permanece no STF agora, é Cármen Lúcia, que ainda tem cinco anos de mandato. Durante longos anos, ela teve uma atuação praticamente sem grandes performances, num tribunal que, em décadas, não brilhava perante a opinião pública, senão em situações raras, porque sua função era apenas analisar as questões sob o ponto de vista da Constituição. Tudo mudou a partir da vergonhosa omissão do Congresso e da tomada em suas mãos, do STF principalmente, das maiores decisões sobre as leis que o país deve seguir, quando o ativismo judicial saltou do marasmo da defesa constitucional para o “eu investigo, eu prendo, eu acuso e eu condeno!”. Foi então que Cármen Lúcia e outros colegas seus, antes geralmente figuras que, se a natureza da vida nacional seguisse seu verdadeiro rito democrático, seriam apenas rostos esquecidos pela História, começou a se tornar uma das mandatárias do país.

Em 2016, num encontro que discutia a censura e as biografias não autorizadas, dona Cármen pronunciou a célebre frase “cala a boa já morreu”, um verdadeiro grito de guerra em defesa da liberdade de informação e de expressão. Para surpresa geral da Nação, em 2022, quando o TSE se tornou um tribunal político, beneficiando o então candidato Lula e impedindo Bolsonaro de fazer sua campanha agressiva contra o adversário, a agora ex-ministra nem se ruborizou em defender a censura. Agora também é  a favor do aborto, até a 12ª segunda semana de gravidez. Aliada à maioria dos seus colegas, que estes sim, estão governando o Brasil, Cármen Lúcia continuará por longo tempo, à princípio, como única mulher no tribunal. Rosa Weber está saindo, mas há quem diga que o Brasil teria muito mais sorte se não fosse ela, mas sim sua colega que quem encerrasse o mandato. Mas como somos um povo sem sorte, a teremos nos conduzindo por mais meia década. Lamentavelmente.

ALCKMIN FOI UM DOS QUE PRESTIGIARAM A ENTREGA DA NOVA SEDE DO CFM, PRESIDIDA POR UM RONDONIENSE QUE NOS ORGULHA

Não há rondoniense que não sinta orgulho de um dos seus filhos mais ilustres, admirado não só em todo o Brasil, mas também fora dele. O presidente do Conselho Federal de Medicina, dr. Hiran Gallo, filho de Rondônia, teve mais uma vez destaque nacional, ao inaugurar uma nova e moderna sede da entidade, com mais de 10 mil metros quadrados, ao custo de aproximadamente 130 milhões de reais (sem um centavo de dinheiro público) em Brasília, nesta quarta-feira. Com a presença destacada do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; de parlamentares e representantes de algumas das mais importantes entidades médicas do país e de Portugal, Hiran foi alvo de muitas homenagens, nos discursos de inauguração que atenderam o dele, recheado de emoção e agradecimentos.  Entre os quase 600 presentes, destacaram-se ainda mais dois rondonienses: a presidente do Sindicato Médico, a dra. Flávia Lenzi e o deputado federal mas votado, Fernando Máximo, que também é médico. A deputada federal Silvia Cristina também prestigiou o evento. Aplaudido de pé ao encerrar seu pronunciamento da nova sede da entidade que tem como membros mais de meio milhão de profissionais da Medicina do país, Hiran Gallo foi aplaudido de pé, por um auditório superlotado. Qualquer rondoniense que pudesse ter assistido ao grande evento,  certamente repetiria, orgulhoso, os aplausos a esta personalidade da nossa terra que conquistou o país, com seu trabalho duro, sério e competente.

CONFÚCIO É UM DOS PREFERIDOS DE LULA, DIZ RANDOLFE RODRIGUES. E PIMENTEL PODE ASSUMIR IMPORTANTE POSTO NA SAÚDE NACIONAL

Por falar na área da saúde, Rondônia terá, muito em breve, mais um personagem no cenário nacional. Se não ainda nesta sexta, mas certamente nos próximos dias, Williames Pimentel, ex-secretário de saúde de Rondônia no governo Confúcio Moura e ex-secretário municipal de saúde de Porto Velho, que também já atuou em nível nacional, em governos passados, teria sido convidado para assumir importante posto de comando nacional, na área em que é um gestor especialista. O assunto ainda está sendo tratado internamente, mas nesta semana, quando este jornalista visitou o gabinete do senador Confúcio Moura, ouviu algo nos bastidores, sobre o assunto. Confúcio, aliás, está cada vez mais prestigiado no atual governo de Lula. Num almoço no restaurante do Senado, esta semana, ao encontrar-se com Confúcio, o líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues não poupou elogios ao rondoniense. “Você é um dos senadores mais admiradores pelo presidente Lula. É um dos congressistas que ele maios gosta”, derramou-se em elogios o representante do Amapá. Aliás, ouve-se nos bastidores do Congresso que Confúcio Moura já teria sido convidado para assumir um Ministério, mas por enquanto teria declinado doo convite. O ex-governador e ex-prefeito de Ariquemes está com tudo, no atual governo!

PODE SAIR AINDA ESTE ANO LICITAÇÃO PARA A DUPLICAÇÃO DA BR 364 NO PERÍMETRO URBANO DE PIMENTA BUENO

São cerca de 84 milhões de reais. O recurso será aplicado na duplicação de um trecho de 10 quilômetros da BR 364, no perímetro urbano de Pimenta Bueno. Já há projeto, já há dinheiro. O diretor nacional do Dnit, Fabrício Galvão, confirmou que a obra sai mesmo. Por isso, o deputado federal Lúcio Mosquini está comemorando. São da autoria dele as emendas para que o serviço seja realizado. Nesta semana, num encontro com Galvão, Mosquini destacou que a duplicação de vários trechos da BR que atravessa Rondônia é uma das suas prioridades. “O projeto já está aqui em Brasília e nós já estamos trabalhando na licitação. Já temos o recurso garantido e nossa expectativa é que ainda este ano, ainda possamos licitar este empreendimento”, informou o diretor geral do Dnit, num vídeo divulgado nas redes sociais, durante encontro com Lúcio Mosquini. O parlamentar rondoniense, que conseguiu recurso para duplicação de outros trechos da BR e para a construção da segunda ponte sobre o rio Jaru, apenas para dar alguns exemplos, conclamou a população de Pimenta Bueno para que todos torçam junto com ele para que a obra seja licitada ainda este ano e que comece o mais breve possível. “A travessia urbana de Pimenta Bueno será uma obra histórica para aquela comunidade”, destacou o entusiasmado Mosquini.

SENADO DERRUBA MUDANÇA NO MARCO TEMPORAL DETERMINADA PELO STF, QUE ENTREGOU GRANDE PARTE DO BRASIL AOS ÍNDIOS

Agora é que vamos ver quem manda mesmo, quem está cumprindo a Constituição e quem a está ignorando. Contrariando decisão inacreditável do STF, que por ampla maioria decidiu entregar grande parte do território nacional aos índios, o Congresso Nacional não aceitou a mudança feita pelo Supremo na Constituição de 1988, que determina que as terras indígenas seriam consideradas aquelas que eles ocupavam na data da promulgação, ou seja, a 5 de outubro daquele ano. A bancada federal de Rondônia, com pelo menos 10 dos seus 11 membros, apoiou a manutenção do marco temporal, finalmente aprovado no Senado na tarde/noite desta quarta-feira, com 43 votos a favor e 21 contrários. Destacou-se, no contexto da vitória da verdadeira democracia sobre a imposição do Judiciário, via STF, a atuação do senador rondoniense Marcos Rogério, que foi o relator da PL 2903, que mantém o marco temporal. O senador Jaime Bagattoli também atuou com força para que a vitória fosse alcançada. O voto contrário de Rondônia foi de Confúcio Moura, que considera correta a decisão do STF. E agora? O STF legislou e tomou uma decisão considerada absurda. O Senado a corrigiu. Qual das duas decisões realmente terá validade? Agora é esperar pela queda de braço…

PRATO FÁCIL: PROGRAMA SOCIAL DE SUCESSO BATE NAS DOIS MILHÕES DE REFEIÇÕES SERVIDAS EM 28 MESES

Quando criou o programa Prato Fácil, para ofertar refeições a preços muito abaixo do mercado a famílias de baixa renda, certamente a primeira dama e secretária de ação social do Estado, Luana Rocha, não imaginava um sucesso tão grande do projeto em tão pouco tempo. Nestes 48 meses em que existe, mais de dois milhões de refeições foram servidas. Numa conta simples, mais de 71 mil refeições por mês; quase 2.800 a cada dia, se contarmos 26 dias úteis. Os números da SEAS, a secretaria que cuida dos mais necessitados, aliás, são superlativos. Apenas em at4endimentos rápidos pelo serviço Rondônia Cidadão, mais de 55 mil rondonienses foram atendidos, nos últimos anos. Assim como o Prato Fácil, com refeições em que o Estado banca a maior parte do custo da comida e o usuário a paga com apenas 2 reais, nos 38 estabelecimentos privados que fornecem refeições saudáveis e nutritivas, as demais ações da secretaria comandada por Luana Rocha tem muito a mostrar. Programas como Mamãe Cheguei, que dá o enxoval aos bebês de famílias mais carentes e tantos outros, colocaram a assistência social rondoniense num patamar diferenciado. Só no Prato Fácil, as 2.017.825 refeições, equivalem a 160 toneladas ou 32 mil cestas básicas, que beneficiaram 32 mil famílias e 61 mil pessoas. O investimento do governo estadual como contrapartida foi de superior a 30 milhões de reais.

OAB RONDONIENSE SE DESTACA NA LUTA EM DEFESA DAS PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS QUE QUEREM SESSÕES PRESENCIAIS NO STF

Os advogados brasileiros deram seu recado: querem que a Constituição seja cumprida e que os defensores dos acusados de envolvimento nos eventos do 8 de janeiro, possam atuar de forma presencial, fazendo suas sustentações orais na defesa dos seus clientes. O pedido foi feiro pessoalmente ao ministro Alexandre de Moraes, durante audiência em que ele recebeu o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simoneti, assim como os presidentes das subseções regionais de todo o país, incluindo-se aí um dos líderes do movimento, o presidente da OAB rondoniense, o advogado Márcio Nogueira. Basicamente, o STF decidiu que as sessões de julgamentos não seriam presenciais, o que é contestado pela OAB. A entidade, ao propor o encontro, explicou que a intenção é atuar na defesa das prerrogativas da advocacia brasileira, especialmente o direito de sustentar oralmente a defesa dos seus clientes. O ministro Alexandre de Moraes fez algumas ponderações e prometeu levar o assunto aos demais ministros do Supremo. A OAB também registrou que voltará a se mobilizar, até que a questão esteja devidamente esclarecida. A advocacia brasileira, destacando-se a atuação do comando rondoniense, está mobilizada, querendo o irrestrito cumprimento da Constituição.

SEM AVIÕES, SEM AR CONDICIONADO DECENTE E UM SAGUÃO CHEIO DE DESCONFORTOS: NOSSO AEROPORTO É MUITO RUIM! 

Você quer punir um filho que lhe inferniza? Quer se vingar de algum inimigo, impondo a ele um castigo próximo à tortura? Ah, então é fácil! Faça a ambos, permanecerem durante algumas horas no saguão do aeroporto de Porto Velho. Claro que é apenas uma brincadeira com exageros, mas há sim um fundo de verdade. É inacreditável que, quando mais o tempo passa, o aeroporto Jorge Teixeira consegue ficar pior do que era, ainda mais agora quando está em obras pela enésima vez. Um dos maiores problemas é o ar condicionado, que merece outra piada: quando foi instalado, alguém errou e comprou aqueles aparelhos que se vendem no sul, que têm frio e calor. O incompetente certamente colocou no calor. Quer refrescar-se um pouco? Entre na sala de embarque, onde o ar funciona direito. Pelo menos não vai suar tanto.  Nem vamos falar nos preços abusivos, com um chope comum custando 15 reais, por exemplo, nem no desconforto das cadeiras que deixam quem senta nelas, por longo tempo, “descadeirado”. Os novos gestores do aeroporto conseguiram algo inédito. Ver aviões continua proibido, já que a pista está isolada pelos tapumes das obras. Só se sabe que se está num aeroporto ao ouvir o som das aeronaves decolando ou aterrissando. A nova rodoviária de Porto Velho, cujas obras estão andando a mil, certamente será muito, mas muito melhor do que está, hoje, o decadente aeroporto “internacional” de Porto Velho!

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Hidrovia do Madeira: Prefeitura cria comitê para ampliar governança e ouvir população

Hidrovia do Madeira: Prefeitura cria comitê para ampliar governança e ouvir população

Com-Madeira integra Porto Velho nas decisões estratégicas sobre o transporte fluvial e busca atrair investimentos para gerar emprego e renda na capital.
L
Prefeitura de Porto Velho lança Programa BEN+SERVIDOR

Prefeitura de Porto Velho lança Programa BEN+SERVIDOR

Nova iniciativa institui benefícios e descontos exclusivos para servidores municipais, aposentados e pensionistas através de parcerias com o setor privado.
L
Clínica Veterinária Pública de Porto Velho fortalece acesso gratuito à saúde animal

Clínica Veterinária Pública de Porto Velho fortalece acesso gratuito à saúde animal

A unidade pioneira em Rondônia oferece castrações, exames e cirurgias para famílias de baixa renda e protetores.
L
Nova 364 intensifica limpeza na BR-364, minimizando riscos de acidentes

Nova 364 intensifica limpeza na BR-364, minimizando riscos de acidentes

Para minimizar esses perigos e reforçar a segurança viária, a Nova 364 intensifica, entre os dias 22 e 28 de março, os serviços de roçada ao longo da faixa de domínio, garantindo mais visibilidade, segurança e melhores condições de tráfego aos usuários.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L

Jovem News: Luiz Henrique Braga destaca ações sociais da Sorriso do Amanhã

Durante a entrevista, Luiz Henrique vai compartilhar a história da criação da entidade, os projetos desenvolvidos ao longo dos anos e os resultados alcançados com dedicação e compromisso.
L
CIEE abre 116 vagas de estágio e aprendizagem em Rondônia

CIEE abre 116 vagas de estágio e aprendizagem em Rondônia

Oportunidades contemplam estudantes do ensino médio e superior em diversas áreas, com cadastro gratuito disponível no portal do CIEE.
L

Ponto & Contraponto: Samuel Costa debate política e futuro de Rondônia

O debate promete trazer reflexões importantes sobre o futuro do estado, com diferentes visões e propostas que impactam diretamente a população.
L
Chuvas intensas atingem Rondônia no início da semana

Chuvas intensas atingem Rondônia no início da semana

Previsão indica tempestades em todas as regiões e risco de eventos mais severos a partir de terça-feira. Mesmo com a chegada do outono, o calor persiste e mantém a sensação de tempo abafado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo lança Projeto Soldado Cidadão para apoiar militares na transição ao mercado de trabalho

Governo lança Projeto Soldado Cidadão para apoiar militares na transição ao mercado de trabalho

Portaria publicada no Diário Oficial da União cria programa de capacitação e recolocação profissional para militares temporários após licenciamento.
L
Lula participa da entrega de 2,2 mil casas do Minha Casa, Minha Vida

Lula participa da entrega de 2,2 mil casas do Minha Casa, Minha Vida

Cerimônia ocorre em Brasília e simultaneamente em quatro estados, beneficiando famílias de todo o país nesta terça-feira (24/3).
L
TRT-14 movimenta quase R$ 4 milhões em acordos na campanha "Elas em Pauta"

TRT-14 movimenta quase R$ 4 milhões em acordos na campanha “Elas em Pauta”

Mutirão de conciliação focado em mulheres beneficiou 1,9 mil pessoas e reforçou acesso rápido à Justiça do Trabalho em RO e AC.
L
Cláudia de Jesus defende salários dignos para profissionais da saúde

Cláudia de Jesus defende salários dignos para profissionais da saúde

Parlamentar participou de fórum estadual e destacou a urgência de valorização profissional para garantir a qualidade da saúde pública.
L
Vereador Dr. Gilber vistoriza campos de futebol amador em Porto Velho

Vereador Dr. Gilber vistoriza campos de futebol amador em Porto Velho

Parlamentar percorre espaços esportivos da capital para levantar demandas de infraestrutura; foco da ação é garantir iluminação em LED e reformas de arquibancadas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira termina com casal de amigos preso e 200 porções apreendidas

Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira termina com casal de amigos preso e 200 porções apreendidas

Polícia Militar prende dupla e busca por chefe do grupo que segue foragido.
10
PRF prende quatro homens por embriaguez ao volante em rodovias de Rondônia

PRF prende quatro homens por embriaguez ao volante em rodovias de Rondônia

Ocorrências registradas neste final de semana na BR-364, BR-421 e BR-319 resultaram em detenções após acidentes e tentativas de fuga em Ariquemes e Porto Velho.
10
Equipe do 5º Batalhão apreende drogas no residencial Orgulho do Madeira

Equipe do 5º Batalhão apreende drogas no residencial Orgulho do Madeira

Ação da guarnição sob comando do sargento Machado ocorre após denúncias anônimas na zona leste de Porto Velho; suspeito conseguiu fugir pulando janela de apartamento.
12
Operação 7 vidas resgata gato de bueiro na zona sul de Porto Velho

Operação 7 vidas resgata gato de bueiro na zona sul de Porto Velho

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizam ação conjunta para salvar animal preso em galeria de esgoto; resgate mobilizou moradores nesta segunda-feira (23).
L
MPRO consegue condenação de assaltantes que atacaram deputado Jean Mendonça e família

MPRO consegue condenação de assaltantes que atacaram deputado Jean Mendonça e família

Crimes ocorreram em outubro de 2025 e resultaram em penas que totalizam 30 anos de reclusão
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corujão da Saúde otimiza atendimento noturno e reduz filas em Porto Velho

Corujão da Saúde otimiza atendimento noturno e reduz filas em Porto Velho

Programa alcança 9 mil atendimentos na unidade Manoel Amorim de Matos, oferecendo alternativa para trabalhadores e idosos.
L
Mudanças climáticas são tema de fórum municipal com propostas sustentáveis em Porto Velho

Mudanças climáticas são tema de fórum municipal com propostas sustentáveis em Porto Velho

Prefeito e especialistas debateram soluções ambientais e o enfrentamento de eventos extremos durante encontro no Teatro Banzeiro.
L
Hospital de Amor celebra 64 anos com campanha solidária e prêmios de até R$ 500 mil

Hospital de Amor celebra 64 anos com campanha solidária e prêmios de até R$ 500 mil

Aniversário da instituição em Barretos distribui R$ 800 mil em sorteios e financia tratamento oncológico gratuito para milhares de pacientes no Brasil.
L
Brasil supera meta com 66% das crianças alfabetizadas na idade certa

Brasil supera meta com 66% das crianças alfabetizadas na idade certa

Governo Federal anuncia que dois em cada três alunos concluíram o 2º ano do ensino fundamental sabendo ler e escrever em 2025; objetivo é atingir 80% até 2030.
L
Aposentados e pensionistas do INSS em Rondônia terão 13º salário antecipado

Aposentados e pensionistas do INSS em Rondônia terão 13º salário antecipado

Pagamento será dividido entre abril e maio, injetando R$ 453,2 milhões na economia do estado e beneficiando cerca de 250 mil pessoas.
L
Nubank enfrenta instabilidade no Pix nesta segunda-feira (23)

Nubank enfrenta instabilidade no Pix nesta segunda-feira (23)

Usuários relatam dificuldades para realizar transações; plataforma registra pico de mais de 1 mil notificações de erro.
L
Operação Cidade Limpa intensifica ações em Porto Velho

Operação Cidade Limpa intensifica ações em Porto Velho

Trabalho em várias regiões garantem mais qualidade de vida e saúde pública
L
Dra. Taíssa Sousa fiscaliza entrega de quadra em Campo Novo de Rondônia

Dra. Taíssa Sousa fiscaliza entrega de quadra em Campo Novo de Rondônia

Parlamentar destaca compromisso com a população.
L
Juíza condena advogados de Jairinho a pagarem custos de adiamento do júri

Juíza condena advogados de Jairinho a pagarem custos de adiamento do júri

Magistrada impõe multa para cobrir gastos com segurança e alimentação após defesa abandonar plenário; julgamento do caso Henry Borel foi remarcado para o dia 25 de maio.
L
Dra. Taíssa Sousa apoia 2ª Corrida Mulher Maravilha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa apoia 2ª Corrida Mulher Maravilha em Guajará-Mirim

Com inscrições gratuitas e grande adesão da população, o evento deve reunir centenas de participantes.
L