QUARTA-FEIRA, 25/03/2026

Em destaque

PESCA ESPORTIVA: Vinda de mais de mil apaixonados pela pesca esportiva: este tipo de turismo de Rondônia só cresce, mesmo sem estrutura

PERGUNTINHA: Você sabia que entre janeiro e abril deste ano, no primeiro quadrimestre portanto, foram criadas exatamente novas 8.915 empresas em Rondônia, com quase 30 por cento a mais sobre o mesmo período do ano anterior, abrindo centenas e centenas de novos postos de trabalho?

Por Sergio Pires/NewsRondonia- 35

Publicado em 

VINDA DE MAIS DE MIL APAIXONADOS PELA PESCA ESPORTIVA: ESTE TIPO DE TURISMO DE RONDÔNIA SÓ CRESCE, MESMO SEM ESTRUTURA

O caso triste e lamentável da morte de 14 pessoas, entre elas 12 pescadores, com a queda de um avião no Amazonas, nesta semana, é uma faceta lamentável e inesperada de um setor que dispara em crescimento na nossa região, incentivando o turismo e trazendo riqueza para muitas cidades. Embora os números oficiais não sejam divulgados, pessoas com experiência na área, como Márcio Araújo, que trabalha com pescadores amadores há cerca de 20 anos, pode-se calcular que cerca de mil empresários, profissionais liberais e amantes do esporte do Brasil e de vários outros países aterrissam em Porto Velho, partindo daqui para os rios da região e do sul do Amazonas, em busca das emoções. Claro que os tempos são outros e hoje é praticamente impossível encontrar uma Piraíba de 200 quilos, como a que foi pega por Chico Coringa, um antigo pescador que conhecia como ninguém o rio Madeira e seus peixes gigantescos, na década de 80. Conhecida como “tubarão de água doce”, a Piraíba ainda existe em alguns rios, mas já não as há imensas e com tanto peso como havia há algumas décadas. O próprio Márcio Araújo já pegou uma de 128 quilos. Pirararas de 70, 80 e até 100 quilos ainda existem no rio e é esse tipo de peixe, junto com Pirarucus, Dourados, Jaús e tantos outros que os visitantes procuram. Normalmente, os pescadores vêm em grupos, já com toda a estrutura montada, incluindo hotéis de selva que os abriga por alguns dias. Chegam com todo o aparato, compram mantimentos e se embrenham pelas matas, acompanhados de canoeiros e profissionais que conhecem os rios como ninguém.

Muitos dos turistas da pesca vão direto a Manaus e a Barcelos, cidade onde caiu o avião que vitimou tantas pessoas. Mas, pelo aeroporto internacional Jorge Teixeira, há meses do ano em que eles chegam às dezenas, se deslocando de Porto Velho para as principais regiões de pesca (rio Madeira, Mutum, Machado, Preto e tantos outros), em busca de uma aventura que jamais esquecerão por toda a vida. É um tipo de turismo que cresce muito, mesmo com a falta de estrutura, porque, para muitos pescadores que aqui chegam, tudo é uma aventura, pelo que enfrentarão na selva, com pequenos aparatos de apoio e segurança. Mas a pesca é um meio de riqueza para nossas comunidades que vivem no entorno dos rios. Está na hora de se pensar em investimentos sérios, pelo retorno que ele pode proporcionar.

DOS TRÊS SENADORES, SÓ BAGATTOLI NÃO TERÁ NADA A PERDER, CASO DISPUTE O GOVERNO EM 2026

Cada um ocupando sua faixa na política. Cada um com planos diferentes, mas com os olhos voltados para um objetivo comum: a cadeira de governante no Palácio Rio Madeira/CPA. Dos três senadores de Rondônia, dois deles terminam seus mandatos em 2026. Confúcio Moura, que no final do seu segundo mandato no Senado terá 78 anos, ainda não confirmou, com certeza, que poderá disputar novamente o governo de Rondônia, onde também cumpriu dois mandatos. Já Marcos Rogério é nome certo na urna, entre os que concorrerão à sucessão de seus xará, o outro Marcos, o Rocha. Jaime Bagattoli segue como principal bolsonarista em sua cadeira senatorial e é baseado nisso que ele está se preparando para disputar o Governo, daqui a três anos. Não terá nada a perder. Caso não consiga atingir seu objetivo, terá ainda, até 2030, seu mandato de senador. Confúcio e Marcos Rogério terão que optar. O longevo ex-prefeito de Ariquemes,  ex-deputado federal, ex-governador e atual senador terá fôlego para uma disputa pelo Palácio do Governo? Vai optar por manter sua cadeira no Congresso? Neste momento, Confúcio não fala sobre o assunto. Vai deixar para decidir na última horam como sempre o fez. Já Marcos Rogério, ainda com pouca idade, é um destaque na política nacional, por sua performance na CPI do Circo (Pandemia) e agora na CPMI do 8 de Janeiro. Seu sonho, contudo, é governar Rondônia. São três políticos importantes, com tipo de ação diferentes, mas com possibilidades abertas para o futuro. Qual o caminho que cada um escolherá?

RIO BAIXO, BALSAS COM MEIA CARGA: É RISCO CONCRETO DE FALTAR ÓLEO DIESEL NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Por falar em rio, a situação do Madeirão preocupa muito. Em alguns trechos, o rio está com pouco mais de um metro e meio de profundidade. Com isso, as balsas que trazem combustíveis pelo rio, só podem navegar com meia carga. E essa é uma das causas do risco de desabastecimento de óleo diesel, que já está faltando em muitos postos na Capital e cidades do interior. Há, neste pacote problemático, também a questão dos preços internacionais, que não são acompanhados pela Petrobras e que causa dificuldades na liberação do diesel pelas distribuidoras. Contudo, neste momento, a principal causa da falta do produto é mesmo o rio exageradamente baixo, como poucas vezes se viu nas últimas décadas. Na maioria dos postos de combustíveis, o óleo S 10 já está sendo racionado. Somente clientes do próprio posto ainda têm prioridade. Também há risco de que, caso a navegação no Madeira seja suspensa, o diesel terá que vir para a Capital por Rodovia, o que significaria um reajuste nos custos e, claro, no preço final do consumidor. Nas últimas semanas, o diesel está com preço médio em baixa, mas, com a situação nos rios da Amazônia e principalmente no Madeira, pode fazer com que isso mude rapidamente. Os próximos dias desta semana serão cruciais para se saber se acabará ou não o diesel S 10 para o consumidor.

TEMPERATURAS PODEM BATER NOS 45 GRAUS: ONDA DE CALOR É UMA DAS MAIORES EM DÉCADAS, NA NOSSA REGIÃO

Uma coisa puxa a outra: o clima em Rondônia está terrível, como está em pelo menos outros 14 Estados brasileiros. Como as frentes frias do Rio Grande do Sul estão enfrentando uma espécie de barreira climática, grande parte do país, incluindo toda a Amazônia, está sofrendo com termômetros que podem superar os 45 graus. Nas últimas semanas, para piorar, várias cidades rondonienses enfrentaram temporais, rápidos mas violentos, causando muitos danos materiais, mas, felizmente, nenhuma morte registrada. Na zona leste da Capital, os ventos inesperados derrubaram telhados, muros e portões de casas. A previsão é que o clima continue nessa espécie de inferno de calor por pelo menos mais uma semana e meia, a partir de agora. A meteorologia também informa que os ventos e os temporais podem voltar, eventualmente e a Energisa, distribuidora de energia no Estado, tem orientado a população e redobrar os cuidados, quando as tempestades acontecerem, para que não haja acidentes e nem queima de eletrodomésticos. O problema maior de um calor tão intenso é que ele atinge principalmente os idosos. Quem não tem ar condicionado ou ventiladores potentes em casa, não consegue dormir direito. Enchentes destruidoras no sul; calor infernal no norte: há algo de muito estranho acontecendo com o nosso clima.

FOI MESMO GOLPE DE ESTADO, SEM ARMAS E APENAS COM VANDALISMO? HAVERÁ A VERDADEIRA JUSTIÇA PARA OS RÉUS?

Há alguma dúvida de que todos os denunciados pelos atos de 8 de Janeiro serão condenados? Ficou clara a decisão de pelo nove dos onze ministros do STF em realizarem o julgamento (que, pela Constituição, não deveria ser feito pela Corte Supremo, mas em instâncias inferiores) de ignorarem a defesa de todos os réus, pelo menos até agora. O que está acontecendo é que os atos de vandalismo foram considerados tentativa de golpe de Estado, mesmo sem o uso de armas ou de qualquer ato que não fosse contra o patrimônio, tornando-se assim o primeiro golpe para derrubar um governo usando apenas gritos e truculência em ações de vândalos. Mas, para manter a decisão, já tomada muito antes do início dos julgamentos, de que os atos teriam que ser tratados como crime gravíssimo contra a Nação, a decisão da maioria dos ministros não poderia ser outra. Quando contestado pelo desembargador aposentado Sebastião Coelho, que disse, durante sessão no STF, que os ministros do tribunal eram as figuras mais odiados do país e o ministro Alexandre de Moraes contestou, dizendo que o ódio vinha de uma minoria, ignorando totalmente a realidade do país que ele manda. Haverá Justiça verdadeira contra os vândalos de 8 de Janeiro?

CONCLUSÃO DO ESPAÇO ALTERNATIVO: ESTACIONAMENTO MAIS UMA VEZ NÃO TEM PRAZO PARA SER ENTREGUE

Mais uma vez, uma obra esperada pela comunidade há longo tempo e prometida para ser concluída ainda durante o mês de outubro, não o será mais, ao menos no prazo anunciado. O estacionamento do Espaço Alternativo, último grande empecilho para que toda a estrutura seja completa, vai ficar para sabe Deus quando der! A explicação agora é que, com a novidade da obra da nova avenida Santos Dumont, todo o projeto inicial terá que ser readaptado para se encaixar num sistema que não estava anteriormente previsto. O Espaço Alternativo é daquelas obras que, parece, nunca serão totalmente concluídas. Feitas aos poucos, sua principal atração passou a ser a passarela ali instalada, diferente de tudo o que a cidade de Porto Velho tem e premiada em concurso nacional de arquitetura para cidades. Afora isso, o local, que se tornou o principal ponto de encontro dos porto-velhenses, principalmente nos finais de tarde e à noitinha, acabou também sendo alvo de vândalos e ladrões de fiação elétrica, ficando às escuras várias vezes e, ainda, tendo algumas das suas atrações, como bancos de madeira, usados para que bêbados malucos fizessem churrasco no local. A vigilância do local melhorou um pouco, mas há sempre coisas a fazer. Contudo, a falta de um local de estacionamento é, hoje, o maior problema do Espaço. Não há prazo para que a obra seja entregue. Quem sabe antes que 2026 acabe?

PRESIDENTE DA FIERO DESTACA 37 ANOS DA ENTIDADE E ALGUMAS DAS SUAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES À RONDÔNIA

Num artigo assinado por ele, o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia, a Fiero, empresário Marcelo Thomé, comemorou os 37 anos da entidade, comemorados esta semana. Escreveu, entre outras coisas que “a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) completa 37 anos de existência e a sua história está vinculada a do desenvolvimento de Rondônia. A entidade nasceu na mesma década da criação do Estado e se consolidou, defendendo ações importantes” como “a luta pela melhoria de sua infraestrutura; bandeiras audaciosas como a saída para o Pacifico, que resultou na criação da nova rota terrestre, com grandes oportunidades de intercâmbio comercial e cultural com os países andinos e principalmente oportunizando acesso aos portos do Pacífico e ao pujante comércio asiático. Agora comemora o anúncio da construção da ponte binacional que ligará Rondônia à Bolívia”. Mais adiante, o presidente da Fiero afirma que “a FIERO também travou e esteve presente como um dos principais atores contra às forças contrárias a implantação das usinas Santo Antônio e Jirau, construídas no rio Madeira, e que juntas têm uma potência instalada de mais de 7.000 MW, tornando assim Rondônia um grande produtor e exportador de energia limpa para todo o país”. Sublinhou ainda que “A FIERO defende um novo modelo industrial, o combate às desigualdades regionais e o protagonismo da Amazônia para uma economia verde, e assim se tornar como referência de uma posição mais forte do setor produtivo brasileiro por uma economia mais sustentável. Investimentos em tecnologias limpas, para reduzir as emissões de carbono e adotar processos de produção mais eficientes, a indústria não só contribui para a proteção do meio ambiente, mas também impulsiona a sua própria eficiência e competitividade”.

ASSEMBLEIA LOTADA NA ABERTURA DO HISTÓRICO ENCONTRO NACIONAL DAS COMISSÕES DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

O primeiro dia foi de um evento grandioso, de conotação nacional, reunindo representantes de várias Assembleias Legislativas; de Câmaras de Vereadores e autoridades de todos os poderes. Se a intenção era reunir num só ambiente gente que pudesse debater, trocar ideias, aprofundar as questões que envolvem as questões de produções de leis compatíveis com todos os requisitos constitucionais, não poderia haver lugar melhor do que o lotadíssimo plenário da ALE rondoniense, na abertura do 1º Encontro do Fórum Permanente das Comissões de Constituição, Justiça e Redação dos parlamentos brasileiros. Autoridades de todos os poderes participaram e o presidente Marcelo Cruz as recebeu de braços abertos, destacando a importância do evento, em seu discurso de abertura. O mesmo o fez o deputado Ismael Crispin, presidente da CCJR do parlamento rondoniense e idealizador do encontro. Na mesa principal, também estavam personalidades da estatura do desembargador Alexandre Miguel, do TJ; o procurador geral do Estado, Thiago Denger e da deputada Edna Auzier, do Amapá, presidente do parlamento amazônico. Marcelo Cruz destacou ainda, em suas palavras, que a harmonia entre os poderes tem sido vital para que Rondônia continue trilhando o caminho de um desenvolvimento exemplar para o país e destacou que o encontro que começou nesta terça-feira e prossegue na quarta e na quinta, será um marco histórico para os parlamentos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Complexo de carvão em Candiota pode causar 1,3 mil mortes até 2040

Complexo de carvão em Candiota pode causar 1,3 mil mortes até 2040

Estudo revela que poluição atmosférica gera prejuízos de R$ 11,7 bilhões em saúde e afeta países vizinhos; pesquisadores defendem a desativação gradual das usinas termelétricas para cumprir metas do Acordo de Paris.
L
Peixes migratórios de água doce são as espécies mais ameaçadas do mundo

Peixes migratórios de água doce são as espécies mais ameaçadas do mundo

Relatório lançado na COP15 em Campo Grande identifica 325 espécies sob pressão global; Bacia Amazônica é considerada área prioritária para conservação após declínio de 81% das populações desde 1970.
L
Petrobras e Finep destinam R$ 30 milhões para inovação em biorrefino

Petrobras e Finep destinam R$ 30 milhões para inovação em biorrefino

Chamada pública busca parcerias com startups e instituições de ciência para o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis; iniciativa foca em tecnologias de baixo carbono e no fortalecimento da transição energética no Brasil.
L
MP cobra medidas sobre voos e passagens em RO

MP cobra medidas sobre voos e passagens em RO

Nova pesquisa aponta tarifas elevadas, atrasos e cancelamentos em Porto Velho; audiência judicial cobra explicações de companhias aéreas e da Anac.
L
Projeto Governar fortalece inclusão e igualdade de direitos na PGE-RO

Projeto Governar fortalece inclusão e igualdade de direitos na PGE-RO

A proposta é atuar de forma preventiva, promovendo capacitação contínua e fortalecendo um ambiente de trabalho mais seguro e colaborativo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa neste sábado

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa neste sábado

Ministério da Saúde distribui 15,7 milhões de doses para imunização de grupos prioritários nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul; mobilização busca conter avanço de casos graves de síndrome respiratória aguda.
L

In Foco Podcast: Silvia Cristina fala sobre trajetória, câncer e Senado

Com uma atuação reconhecida especialmente na luta em favor de pacientes com câncer, Silvia Cristina se tornou uma das vozes mais conhecidas dessa pauta em Rondônia.
L
Senado aprova projeto que criminaliza a misoginia com pena de até 5 anos

Senado aprova projeto que criminaliza a misoginia com pena de até 5 anos

Proposta aprovada por unanimidade insere o ódio contra mulheres na Lei do Racismo; texto define o crime como conduta que exterioriza aversão ao gênero feminino e segue para análise da Câmara dos Deputados.
L
Governo regulamenta ensino da Lei Maria da Penha na educação básica

Governo regulamenta ensino da Lei Maria da Penha na educação básica

Portaria assinada pelos ministérios da Educação e das Mulheres prevê inclusão de conteúdos sobre prevenção à violência contra a mulher nos currículos escolares; medida visa formar novas gerações baseadas no respeito e na equidade de gênero.
L
Internet lenta: impacto só aparece quando cai

Internet lenta: impacto só aparece quando cai

Conexão se tornou essencial para trabalho, estudos e serviços, e falhas revelam a dependência da internet na rotina moderna.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula defende parcerias com a China para transferência de tecnologia

Lula defende parcerias com a China para transferência de tecnologia

Em visita à fábrica de trens CRRC em Araraquara, presidente destaca importância de investimentos estrangeiros para qualificação profissional; BNDES anuncia aporte de R$ 5,6 bilhões para projetos de mobilidade urbana em São Paulo.
L
Rosária Helena conduz abertura histórica do Pacto Legislativo em Rondônia

Rosária Helena conduz abertura histórica do Pacto Legislativo em Rondônia

Evento da UCAVER reúne principais lideranças políticas em Porto Velho e consolida nova fase de integração, capacitação e fortalecimento das câmaras municipais no estado.
L
STF inicia votação sobre suspensão de "penduricalhos" nos Três Poderes

STF inicia votação sobre suspensão de “penduricalhos” nos Três Poderes

Corte analisa decisões dos ministros Flávio Dino e Gilmar Mendes que interromperam pagamentos acima do teto constitucional de R$ 46,3 mil; estimativa indica que gastos com benefícios somam R$ 17 bilhões no Judiciário e Ministério Público.
L
Pacto Legislativo de Rondônia promove qualificação para centenas de vereadores

Pacto Legislativo de Rondônia promove qualificação para centenas de vereadores

Evento promovido pela Ucaver reúne vereadores e servidores para qualificação.
L
Cláudia de Jesus destaca o Dia Estadual pelo Fim do Feminicídio em Rondônia

Cláudia de Jesus destaca o Dia Estadual pelo Fim do Feminicídio em Rondônia

Ações de orientação e mobilização marcam a importância do 25 de março.
L
Publicidade

POLÍCIA

Vendedor de internet é espancado durante assalto na zona norte de Porto Velho

Vendedor de internet é espancado durante assalto na zona norte de Porto Velho

Vítima foi agredida por quatro criminosos após tentar esconder celular no bairro Costa e Silva; ferido, o trabalhador buscou socorro no prédio do Ibama, na Avenida Jorge Teixeira, sendo atendido por uma equipe do Samu.
16
Grave acidente envolvendo motociclista de aplicativo deixa ferido na zona leste

Grave acidente envolvendo motociclista de aplicativo deixa ferido na zona leste

Condutor de 125 cilindradas foi atingido por veículo que avançou a preferencial no cruzamento da Rio Madeira com a Rua Caparari; após o impacto, a vítima foi projetada contra um caminhão parado na via transversal.
12
Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Ação do 5º Batalhão na manhã desta quarta-feira (25) desarticula ponto de venda de entorpecentes no bairro Socialista; policiais localizaram porções de drogas prontas para comercialização e uma pequena plantação de maconha no local.
14
Justiça condena 14 por organização criminosa em RO

Justiça condena 14 por organização criminosa em RO

Sentença da 1ª Vara Criminal, após denúncia do MPRO, reconhece atuação de facção em Ouro Preto do Oeste e Mirante da Serra entre 2019 e 2023.
16
Colisão entre motocicletas deixa dois feridos graves em cruzamento

Colisão entre motocicletas deixa dois feridos graves em cruzamento

Acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (24) na Rua Marechal mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar; vítimas foram socorridas em estado delicado após forte impacto lateral entre os veículos.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento de Dispensa de Licença: A M G SERFATY LTDA

Dispensa de Licença Ambiental.
L

Requerimento de Renovação da Licença e Outorga: FÁBRICA DE GELO SOUZA LTDA – EPP

LICENÇA DE OPERAÇÃO – TERMO DE OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Recebimento de Dispensa de Licença: E S COMÉRCIO LTDA

Dispensa de Licença Ambiental
L