QUINTA-FEIRA, 16/10/2025

Em destaque

Imprensa acerta quando não noticia detalhes de ataques em escolas

Avaliação é de participantes de congresso internacional de jornalismo.

Por Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Imprensa acerta quando não noticia detalhes de ataques em escolas
Rovena Rosa/Agência Brasil
Veículos de imprensa adotam a postura correta quando evitam dar detalhes sobre ataques armados em escolas. A cautela com a informação é uma forma de evitar um “efeito contágio” que poderia estimular novos casos de violência.

A avaliação é de especialistas e jornalistas que participaram nesta segunda-feira (18) do 7º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, em São Paulo. O evento é organizado pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).

Uma das participantes das mesas de debate foi a americana Sherry Towers, referência em pesquisas sobre o impacto da cobertura da imprensa nos ataques a escolas nos Estados Unidos. Analisando a recorrência de episódios de ataques em estabelecimentos de ensino, ela chegou à conclusão de que há um efeito contágio, ou seja: pessoas se inspiram em casos noticiados para tomar atitudes semelhantes.

“De 20% a 30% dos tiroteios em escolas nos Estados Unidos acontecem devido ao contágio. E o período de contágio é aproximadamente duas semanas”, afirma.

A especialista americana ressalta que os relatos de violência em escolas no Brasil são mais recentes que nos Estados Unidos, o que dificulta uma análise mais precisa, mas infere que “a dinâmica dos dados mostra que o contágio, muito provavelmente, tem um papel muito significativo no Brasil”.

Ataques no Brasil

Um levantamento do Instituto Sou da Paz aponta que, desde 2021, o Brasil registrou 24 ataques em escolas, que deixaram 45 mortes. Mais da metade deles nos últimos quatro anos.

Sherry Towers defende que a imprensa tenha cautela com as informações relativas a atos de violência que vitimam estudantes. Ela lembra do episódio que ficou conhecido como Massacre de Columbine, em Denver, nos Estados Unidos, que terminou com 15 mortos. “A mídia forneceu um verdadeiro roteiro. Por exemplo, que roupa eles usaram, que tipo de armas, as estratégias”, critica.

A pesquisadora faz uma associação desse caso com dois ataques no Brasil: um em Suzano, na região metropolitana de São Paulo, em 2019, que teve dez mortes ao todo; e outro em Realengo, Rio de Janeiro, em 2011, quando um atirador matou 12 crianças.

“Os atacantes copiaram o perfil dos crimes”, aponta. Segundo a americana, divulgar detalhes sobre como os agressores agem e se vestem “não é pertinente para prevenir outros ataques”.

Recomendação

A avaliação da especialista vai ao encontro da recomendação da Jeduca para veículos de imprensa. Segundo a associação, para esse tipo de cobertura delicada não é recomendável informar nome dos agressores, detalhes sobre como os ataques e mortes se desencadearam, roupas utilizadas ou ambientes virtuais onde conseguiram informações que ajudaram no crime.

Após casos ocorridos este ano na cidade catarinense de Blumenau e em São Paulo, vários veículos de imprensa adotaram as recomendações. A Empresa Brasil de Comunicação adota esse protocolo em sua cobertura jornalística.

Outra participante na mesa de debate foi a professora do departamento de psicologia educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Telma Vinha. A mesa foi mediada pela vice-presidente da Jeduca e repórter da Agência Brasil, Mariana Tokarnia.

A especialista da Unicamp faz um mapeamento de casos de ataques a escolas brasileiras. Ela identifica que o perfil dos agressores indica problemas psicológicos, histórico de bullying e associação com ideias de intolerância, como homofobia, racismo e discursos de ódio. Ela classifica esse conjunto como um cenário de adoecimento mental, fomentado também pelas redes sociais.

A professora defende que a cobertura da imprensa sobre educação não seja apenas sobre dados quantitativos, resultados, e que haja uma preocupação também com o ambiente escolar.

“Qualidade de clima e convivência são funções sociais principais da escola”.

Sobre veículos de imprensa concordarem em limitar a divulgação de detalhes de ataques a escolas, Telma observa de forma positiva. “Foi algo louvável, não foi por leis”, observa. “Foi um processo de autorregulação da mídia, e não um processo acrítico, foi um processo com discussões, debates, questionamentos”.

Sherry Towers também defende que esse controle da mídia seja por forma de autorregulação, sem imposição do Estado.

“Esse é um caminho [regulação pelo governo] que causa muito deslize. É complicado falar para a mídia o que ela pode ou não pode dizer. A melhor forma é a própria mídia escolher a sua autorregulação”, diz.

Prática nas redações

Outra mesa de debates do primeiro dia do congresso da Jeduca reuniu apenas jornalistas. Victor Vieira, do Estado de São Paulo, ressaltou que a iniciativa de limitar a divulgação de detalhes de ataques precisou vir acompanhada de esclarecimentos da decisão para evitar interpretações equivocadas por parte dos leitores.

“Transparência com o público para não parecer que é minimizar o ataque, que é um acobertamento, que é não querer mostrar quem é o responsável pelo crime”, explica.

Laura Mattos, da Folha de S.Paulo, classifica a decisão como sair do “piloto automático” e explica que o jornal analisa caso a caso as discussões.

“Foi interessante ter levado essa discussão para as páginas do jornal para mostrar o que a sociedade estava pensando e o que a gente podia internamente discutir e levar para os leitores”, conta.

Para Maurício Xavier, do O Globo¸ ainda estão em progresso as discussões sobre a forma ideal de cobertura de casos como esses. Por exemplo, a pertinência de fazer reportagens com perfis das vítimas e cobrir velórios. “São episódios muito duros de cobrir”, afirma.

“Eu acho que é uma discussão que ainda vai se ampliar e, talvez, a gente tenha que definir mais parâmetros no futuro”.

Com experiência de ter coberto para o jornal A Tribuna os ataques a escolas em Aracruz, no Espírito Santo, em 2022, a jornalista Lorrany Martins destaca o papel da imprensa como fonte confiável de informação.

“As pessoas têm curiosidade em saber o que está acontecendo e elas procuram o jornalismo para entender”, aponta. “As pessoas começaram a receber as informações pelo WhatsApp, mas elas não acreditaram, elas queriam uma confirmação do jornal, da TV”, completa.

“A gente fica numa situação complicada de, pela questão ética, não dar detalhes para não provocar o efeito contágio, mas também não pode só dar uma nota, o fato e pronto”, opina a jornalista.

Congresso Jeduca

A programação do congresso termina na terça-feira (19). No encontro, são debatidos assuntos como inteligência artificial no jornalismo, novo ensino médio e educação midiática. Na abertura do encontro, nesta segunda-feira, os destaques foram projetos jornalísticos que recontam a história em perspectiva afrocentrada.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Capacidade nuclear e espinha dorsal da Força Aérea: conheça o bombardeiro B-52 dos EUA

Três aeronaves B-52, fabricadas pela Boeing e com capacidade de ataque nuclear, sobrevoaram a costa da Venezuela na quarta-feira (15).
L

CNH sem autoescola: Governo divulga regras para instrutor autônomo; veja os requisitos

O Ministério dos Transportes divulgou as regras para a atuação do instrutor autônomo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
L
Prefeitura de Porto Velho realiza serviço de drenagem no cruzamento das avenidas Mamoré e Vieira Caúla

Prefeitura de Porto Velho realiza serviço de drenagem no cruzamento das avenidas Mamoré e Vieira Caúla

Obras buscam solucionar alagamentos históricos na zona Leste, beneficiando moradores, comércios e serviços públicos da região.
L
Prefeitura de Porto Velho promove a 3ª Corrida Pela Vida no Outubro Verde e Rosa

Prefeitura de Porto Velho promove a 3ª Corrida Pela Vida no Outubro Verde e Rosa

Evento realizado pela Semusa será no sábado (18), no Skate Parque, com inscrições gratuitas e arrecadação solidária de alimentos e absorventes.
L
Prazo para candidatos da segunda chamada do CNH Social encerra nesta sexta-feira (17)

Prazo para candidatos da segunda chamada do CNH Social encerra nesta sexta-feira (17)

Convocados pelo programa CNH Social devem comparecer presencialmente a uma unidade do Detran-RO até sexta-feira, 17 de outubro, para confirmar a inscrição.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Neuto Carlos Amaral

A comunidade de Porto Velho se despede de Neuto Carlos Amaral, o querido “Seu Carlos”, taxista conhecido por sua simpatia, paixão por novelas e dedicação à família e aos amigos.
L
Operação Alquimia fiscaliza 24 empresas para rastrear uso de metanol em bebidas

Operação Alquimia fiscaliza 24 empresas para rastrear uso de metanol em bebidas

Força-tarefa reúne Polícia Federal, Receita Federal, Ministério da Agricultura e ANP para prevenir riscos à saúde pública.
L

Giro News: Entrevista com Isabelle Cordeiro da Funerária Renascer

Na edição desta quinta-feira, às 15h, o programa Giro News recebe Isabelle Cordeiro, da Funerária Renascer.
L
Demissão em massa agrava crise dos atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho

Demissão em massa agrava crise dos atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho

Mais de dois terços dos atingidos perdem acesso à Assessoria Técnica Independente (ATI) e enfrentam fome, desemprego e paralisação da reparação socioeconômica.
L

Curso de Piloto Privado Aviaprep: decole rumo à aprovação na ANAC

A Aviaprep oferece um curso preparatório completo para a prova teórica da ANAC, com conteúdo direcionado, dicas práticas e suporte especializado para quem sonha em ser piloto.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Crise estrutural do Judiciário brasileiro exige ação política imediata

Crise estrutural do Judiciário brasileiro exige ação política imediata

Morosidade processual e falta de modernização prejudicam cidadãos, economia e segurança jurídica no país.
L
MPRO participa de congresso do Iperon sobre desafios e avanços da previdência em Rondônia

MPRO participa de congresso do Iperon sobre desafios e avanços da previdência em Rondônia

Evento em Porto Velho reúne gestores e especialistas para debater equilíbrio atuarial, governança e sustentabilidade do sistema previdenciário.
L
Cerca de 400 jornalistas serão homenageados por Eyder Brasil com voto de louvor

Cerca de 400 jornalistas serão homenageados por Eyder Brasil com voto de louvor

Cerimônia será realizada no dia 27 de outubro, às 15h, no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia.
L
Cláudia de Jesus pede revisão do reajuste da tarifa de água e esgoto em RO

Cláudia de Jesus pede revisão do reajuste da tarifa de água e esgoto em RO

Deputada questiona aumento de 4,42% autorizado à Caerd e cobra transparência e proporcionalidade nos serviços.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha obras do Centro de Iniciação Esportiva no Flamboyant

Vereador Márcio Pacele acompanha obras do Centro de Iniciação Esportiva no Flamboyant

Com 70% concluída, obra terá quadra poliesportiva, vestiários e espaços para diversas modalidades esportivas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Júri em Rolim de Moura condena homem por tentativa de feminicídio

Júri em Rolim de Moura condena homem por tentativa de feminicídio

MPRO obtém sentença de 12 anos de reclusão em crime motivado por violência de gênero.
L
Operação Red List cumpre mandados em Ji-Paraná e combate organização criminosa

Operação Red List cumpre mandados em Ji-Paraná e combate organização criminosa

FICCO/RO e GAECO desarticulam grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas.
12
MPRO obtém condenação de 66 anos por feminicídio e homicídio em Porto Velho

MPRO obtém condenação de 66 anos por feminicídio e homicídio em Porto Velho

Sentença do 1º Tribunal do Júri marca o primeiro caso julgado na capital após mudança na lei que tornou o feminicídio um crime próprio.
L
Motociclista fica ferido após colisão com carro na zona Leste de Porto Velho

Motociclista fica ferido após colisão com carro na zona Leste de Porto Velho

Acidente aconteceu no cruzamento das ruas Andréa e Luís de Camões, no bairro Apunhã.
12
Homem foge após esfaquear ex-mulher na zona leste

Homem foge após esfaquear ex-mulher na zona leste

A vítima foi socorrida às pressas para a Policlínica Dr. José Adelino.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): A S DA CUNHA LTDA

Licença Ambiental Prévia, de Instalação e Operação.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP, LI, LO): RODRIGUES E ROCHA COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA

OUTORGA e Licenças Previa(LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO).
L
Energisa lança programa de negociação de dívidas com descontos de até 80%

Energisa lança programa de negociação de dívidas com descontos de até 80%

Regularização de débitos pode ser feita de forma 100% digital, com pagamento via Pix, débito ou crédito.
L
Duelo da Fronteira é adiado para novembro e promete espetáculo cultural em Guajará-Mirim

Duelo da Fronteira é adiado para novembro e promete espetáculo cultural em Guajará-Mirim

Festival folclórico mais tradicional de Rondônia será realizado de 12 a 17 de novembro, com apresentações dos bois Flor do Campo e Malhadinho.
L
Indicação de Jean Oliveira garante recuperação de rodovias entre Parecis e São Felipe D’Oeste

Indicação de Jean Oliveira garante recuperação de rodovias entre Parecis e São Felipe D’Oeste

Serviços realizados pelo DER-RO atendem solicitação do deputado e melhoram trafegabilidade, beneficiando produtores rurais e motoristas da Zona da Mata.
L
Estudo revela que ter QI alto não garante sucesso escolar

Estudo revela que ter QI alto não garante sucesso escolar

Pesquisa de Flávio Nunes, Dr. Fabiano de Abreu Agrela e Adriel Silva aponta que a superdotação profunda pode gerar desafios emocionais e afetar o desempenho acadêmico.
L
Evento ensina famílias a cuidar dos cabelos infantis cacheados e crespos em Porto Velho

Evento ensina famílias a cuidar dos cabelos infantis cacheados e crespos em Porto Velho

“Pequenos Cachinhos” será realizado no Junga Park e oferece orientações práticas sobre autocuidado, afeto e fortalecimento da autoestima infantil.
L
Carretas de Saúde da Mulher são lançadas em Porto Velho com atendimentos e exames gratuitos

Carretas de Saúde da Mulher são lançadas em Porto Velho com atendimentos e exames gratuitos

Ação do programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal em parceria com o município, leva exames e consultas para ampliar o acesso à saúde feminina.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.