Depois que Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra foram apontados como os departamentos (estados) com maior concentração de fábricas e laboratórios de cocaína da Bolívia, o ministro do Governo, Carlos Eduardo Del Castillo Del Carpio, tem contra-atacado o crime organizado no território andino.

Nesta quarta-feira, (06), Del Castillo revelou o fechamento de mais três mega laboratórios usados para a cristalização de cocaína. Em meio a mata, os locais ficavam no município de Villa Tunari, província do Chapare em Cochabamba. Seis pessoas foram presas, entre elas, um homem de origem colombiana.

Houve ainda apreensão de armas e cem quilos de cocaína. Uma pista clandestina para o pouso e decolagem de aviões do narcotráfico, foi implodida por policiais da Força Nacional de Luta Contra o Crime (FNLCC). Por meio de imagens, divulgadas pelo ministro boliviano, a infraestrutura que cercava os laboratórios impressiona, tamanha ousadia dos narcotraficantes.

Em um dos laboratórios, passarelas cobertas davam acesso a vários setores das fábricas. Balanças de precisão, usadas para pesar criteriosamente os tabletes de pasta base, foram encontradas aos montes. Del Castillo, declarou que os locais já tinham sido alvos de operações da FELCC, mas os traficantes voltaram a operar no mesmo lugar tendo em vista a certeza da impunidade.