SEGUNDA-FEIRA, 11/11/2024
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Aposentadoria especial e a cobrança ilegal dos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT) efetuadas pela Receita Federal

Ana Paula de Raeffray e Franco Brugioni

Por Gabriela Romão/ Imprensa - 35

Publicado em 

Aposentadoria especial e a cobrança ilegal dos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT) efetuadas pela Receita Federal
Foto - Ana magrinha/ Imprensa

Nos últimos tempos, as empresas têm sido fortemente autuadas pela Receita Federal com a exigência de recolherem a contribuição adicional aos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT), que incide sobre o valor da remuneração do trabalhador, podendo variar entre 6%, 9% ou 12% e destina-se ao custeio da aposentadoria especial, de que trata o artigo 57, § 6º, da Lei nº 8.213/1991

Essas autuações estão embasadas no Ato Declaratório Interpretativo RFB nº 02/2019, editado em 23 de setembro de 2019, no qual está estipulado que mesmo que a empresa adote medidas de proteção coletiva ou individual que reduzam a exposição do trabalhador a níveis legais de tolerância, a contribuição adicional é devida pela empresa quando não puder ser afastada a concessão da aposentadoria especial.

O fundamento para a expedição dessa espécie de ato pode ser encontrado no artigo 100, inciso I, do Código Tributário Nacional, que considera os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas como normas complementares de leis, tratados e convenções internacionais em matéria tributária.

Ocorre que o parágrafo único do mencionado dispositivo deixa claro que o objetivo principal da referida disposição é excluir a aplicação de penalidades, juros de mora e atualização monetária quando o contribuinte observar tais normas. A previsão decorre do princípio da proteção da confiança aplicável à Administração Pública, em prestígio à boa-fé do contribuinte e à segurança jurídica.

Não há no artigo 100 do CTN qualquer autorização para se criar novas obrigações ou instituir tributos, o que esbarraria no princípio da legalidade tributária, que encontra expressão no artigo 150, inciso I, da Constituição Federal, como se vê:

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I –  exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça; (grifou-se)

Ao contrário do determinado pela legislação, no entanto, verifica-se que o Ato Declaratório Interpretativo RFB nº 02/2019 não tem por objetivo aclarar qualquer disposição legal tributária, mas sim instituir uma nova hipótese de incidência tributária à margem da Lei e calcado numa interpretação equivocada – para dizer o mínimo – de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em sede de repercussão geral no ARE 590415/SC.

Na verdade, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) é diametralmente oposta a declaração simplista e com fim meramente arrecadatório do Ato da Receita Federal, o que revela não só a violação ao princípio da legalidade, como também o descumprimento literal da tese fixada pela Corte guardiã da Constituição Federal.

Como bem explicitou o STF, o direito à aposentadoria especial pressupõe a efetiva exposição do trabalhador a agente nocivo à saúde. Logo, se foram adotadas pela empresa as medidas necessárias para reduzir ou neutralizar a exposição do trabalhador a níveis legais de tolerância, não há que se falar  em concessão de aposentadoria especial ao segurado ou, tampouco,  em obrigação da empresa quanto ao recolhimento do  adicional ao RAT.

Mas, contrariando a lei e a decisão do STF,  afirma-se no Ato Declaratório  que, mesmo havendo a redução ou neutralização da exposição, se “não puder ser afastada a concessão da aposentadoria especial”, é devido pela empresa o adicional para o custeio dessa espécie de aposentadoria.

É evidente, contudo, que, se há a neutralização da exposição e, ainda assim, o Poder Público decidiu conceder o benefício (administrativamente ou judicialmente), o que há é um erro na concessão desse benefício, o que deve ser reparado. Ora, não há dúvida, de que o adicional ao RAT tem como fato gerador o dano eventualmente causado ao trabalhador pelo ambiente de trabalho insalubre, onde não foram adotadas as medidas necessárias à sua mitigação. É financiamento de indenização pelo risco de incapacidade laborativa.  Não uma nova forma de custeio da aposentadoria especi al, como pretende a RFB.

E ainda, não se pode perder de vista que o processo de concessão do benefício previdenciário é um processo completamente distinto do processo administrativo fiscal, e que não conta com nenhuma participação ou intervenção da empresa. Dessa forma, o que propõe o referido Ato Declaratório é que um erro da Administração Pública em um processo do qual a empresa não participou tenha seus efeitos estendidos para um processo de constituição de um crédito tributário em seu desfavor. Nada mais absurdo.

A hipótese de incidência do referido adicional – repita-se – consiste na exposição do trabalhador a ruído acima dos limites legais de tolerância, o que precisa devidamente ser demonstrado pelo Fisco, não sendo suficiente para isso a mera comprovação de deferimento de benefício em processo que não possui natureza fiscal ou mesmo sua concessão em processo judicial.

Tal elemento constituí, na melhor das hipóteses, prova emprestada que deve ser devidamente submetida ao contraditório para que possa ter validade. Nesse sentido, o artigo 30 do Decreto nº 70.235/72 (que regulamenta o processo administrativo fiscal) dispõe expressamente que laudos ou pareceres de órgãos federais podem ser utilizados, salvo se comprovada a sua improcedência.

Na hipótese em apreço, diversamente do que está determinado no Decreto, prevalece a cobrança do adicional na hipótese de deferimento “ainda que haja adoção de medidas de proteção coletiva ou individual que neutralizem ou reduzam o grau de exposição do trabalhador a níveis legais de tolerância”. Em outras palavras, busca fixar uma presunção absoluta de validade da prova emprestada. Nada mais ilegal.

O entendimento expresso no Ato Declaratório Interpretativo RFB nº 02/2019 contraria ainda o artigo 232, § 2º, da IN RFB nº 2110/2022, que deixa claro que não será devida contribuição adicional quando houver a adoção de medidas de proteção que neutralizem ou reduzam o grau de exposição do trabalhador a níveis legais de tolerância.

Conforme está consignado na primeira parte do artigo 1º do Ato Declaratório, verifica-se a hipótese em que foram adotadas as medidas necessárias para neutralização ou redução da exposição do trabalhador a níveis legais. Nesse caso, a única interpretação possível é a não ocorrência do fato gerador. Tudo que destoe dessa conclusão não passa de puro excesso de exação.

É essencial que as empresas se defendam dessa pretensão da RFB, de criar novo tributo por Ato Declaratório Interpretativo, sempre demonstrando que adotam as medidas eficientes para mitigar o risco ambiental do trabalho, observando o arcabouço normativo, cuja finalidade é proteger o trabalhador e não arranjar meios para custear os erros da Administração Pública na concessão da aposentadoria especial. 

Ana Paula Oriola de Raeffray – advogada, sócia do escritório Raeffray Brugioni. Doutora em Direito pela PUC-SP. Vice-presidente do Instituto de Previdência Complementar e Saúde Suplementar – IPCOM. Membro e Diretora Científica da Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social. Membro Titular da Câmara de Recursos da Previdência Complementar – CRPC. 

Franco Mauro Russo Brugioni – advogado, sócio do escritório Raeffray Brugioni. MBA em Gestão e Business Law pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Relator Vice-Presidente da Terceira Turma Disciplinar do Tribunal de Ética Disciplinar da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputados de Rondônia ainda não assinaram a PEC que propõe o fim da jornada 6×1

A PEC 6×1, inspirada por demandas do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), fundado por Rick Azevedo, vereador do PSOL no Rio de Janeiro, pretende criar condições para um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
L

Rondônia ocupa a 26ª posição em ranking de Segurança Patrimonial, superando apenas o AP

Esse aumento é uma preocupação que afeta tanto a população quanto os setores empresariais e comerciais do estado.
L
Petrobras e Gerdau firmam parceria no mercado livre de gás

Petrobras e Gerdau firmam parceria no mercado livre de gás

Contratos atenderão unidade gaúcha de produção de aços especiais
L

Caixa inicia pagamento do bolsa família de Novembro nesta Quinta-feira (14)

Valores podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem.
L

Defesa Civil Alerta: Governo Federal expande sistema para estados do Sul e Sudeste

Novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional deve iniciar funcionamento ainda em novembro nessas regiões. No fim do mês, será alinhada a ampliação da tecnologia para Norte, Nordeste e Centro-Oeste
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mais de 33% dos inscritos em Rondônia faltaram ao 2º Dia de Prova do Enem 2024

Os dados preliminares foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e indicam que, dos 38.546 inscritos no estado, uma quantidade significativa de candidatos não realizou a etapa final do exame.
L

#GiroNews | Entrevista Júnior Lopes – Secretário da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer

O programa Giro News recebe Júnior Lopes, Secretário da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).
L

Semana começa com tempestades acirradas em Rondônia, Acre e Amazonas

Prepare o guarda-chuva, pois as tormentas serão de forte intensidade e acompanhadas por descargas elétricas.
L
Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (11/11) para seu signo

Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (11/11) para seu signo

Confira as previsões de hoje, 11/11/2024, para o seu signo no horóscopo 2024. Saiba o que os astros reservam para amor, carreira e saúde
L
Proposta sobre fim da jornada 6x1 movimenta redes sociais

Proposta sobre fim da jornada 6×1 movimenta redes sociais

“Escala 6×1 é desumana”, diz deputada que apresenta PEC
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia

Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia

Inscrições abertas até 05/12/24
L
CNU: candidato tem até hoje para contestar nota preliminar de títulos

CNU: candidato tem até hoje para contestar nota preliminar de títulos

Recurso deve ser inserido na área do candidato no site do certame
L

CNU: sai resultado da prova de títulos

Candidatos podem entrar com recursos até 5 de novembro.
L
Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Esta é a segunda menor taxa de desocupação desde 2012
L

Vaga de Emprego: Conferente

Empresa contrata profissional experiente para atuar no controle e conferência de mercadorias; oportunidade com benefícios completos!
L
Publicidade

POLÍTICA

Samuel Costa critica escala de trabalho 6x1: "É uma selvageria com os trabalhadores"

Samuel Costa critica escala de trabalho 6×1: “É uma selvageria com os trabalhadores”

Samuel Costa defende uma reforma trabalhista que priorize os direitos e a dignidade do trabalhador, alinhada aos princípios dos direitos humanos. Ele acredita que o tema deve ser amplamente discutido e regulamentado, com foco no impacto do trabalho na saúde física e mental.
L

Cristiane Lopes Reafirma Compromisso com o Fortalecimento dos Municípios de Rondônia

A Associação Rondoniense de Municípios (Arom) promoveu o Encontro de Prefeitos em Porto Velho, onde a deputada federal teve a oportunidade de fortalecer as alianças já estabelecidas além de formalizar novas.
L
Cabixi: emenda de Cláudia de Jesus paga ambulância com UTI

Cabixi: emenda de Cláudia de Jesus paga ambulância com UTI

Valor de R$ 400 mil foi repassado para a prefeitura comprar o veículo.
L

Curso gratuito reúne criadores de cordeiro em Espigão do Oeste

Programa Cordeiro de Rondônia faz parte do Cidadania Plena, iniciativa do Ifro em parceria com a deputada Sílvia Cristina.
L

Ribeiro do Sinpol destina emenda para realização da 1ª Corrida do Servidor Público

Premiação somada chegará a R$ 12.600 dividido entre as categorias e colocações de 1° ao 5° lugar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é baleado no órgão genital durante ataque no centro

A vítima foi socorrida para a UPA Sul.
14

Em Rondônia, PRF detém motoristas por embriaguez ao volante

As ocorrências foram registradas nos municípios de Vilhena e Cacoal
10
Passageira de moto sofre fratura em colisão na Pinheiro Machado

Passageira de moto sofre fratura em colisão na Pinheiro Machado

Testemunhas contaram que os veículos seguiam em sentidos opostos na Venezuela, quando o piloto da moto que ia em direção a Caula fez a conversão e acabou sendo atingido pelo carro.
16

Justiça de Rondônia condena madrasta pela morte de enteado de 2 anos

Condenação do Tribunal do Júri da Comarca de Cerejeiras ocorreu nesta quinta-feira, 7/11.
10
Motociclista tem cabeça atingida por caminhonete em acidente na Jorge Teixeira

Motociclista tem cabeça atingida por caminhonete em acidente na Jorge Teixeira

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia em direção ao Trevo do Roque, quando teria batido de lado em outra moto, caiu e teve a cabeça atropelada por uma caminhonete.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: CAIRU TRANPORTES LTDA

Licença de Operação L.O., n° 147168
L

Missão do Mapa na Índia garante abertura de mercado para derivados de ossos e amplia acesso de material genético bovino

País é o 14º maior destino dos produtos agropecuários brasileiros.
L
Seleção brasileira se apresenta em Belém para jogos das Eliminatórias

Seleção brasileira se apresenta em Belém para jogos das Eliminatórias

Primeiro duelo será contra Venezuela, às 18h da próxima quinta-feira
L
BNDES registra lucro de R$ 19 bilhões até setembro

BNDES registra lucro de R$ 19 bilhões até setembro

Houve crescimento de 31,4% em relação a igual período de 2023
L

Mega da virada inicia apostas com prêmio estimado em R$ 600 milhões

Vendas começam nesta segunda-feira (11) e sorteio será no dia 31 dezembro.
L

Curso de Armamento e Tiro com Marciel Oliveira: Formação Completa para Profissionais de Segurança

Formação prática e teórica para profissionais de segurança com um dos instrutores mais experientes da região
L

Campanha de doação de sangue em Jaru bate recorde de arrecadação

Durante a última sexta-feira, 08, e sábado, 09, foram arrecadadas 372 bolsas de sangue, com total de 444 pacientes atendidos.
L
Fux defende ajuste imediato nas regras do mercado de apostas online

Fux defende ajuste imediato nas regras do mercado de apostas online

Ministro presidiu audiência pública no STF sobre impacto das bets
L
Governo amplia prazo para o Auxílio Reconstrução

Governo amplia prazo para o Auxílio Reconstrução

Prefeituras terão até 60 dias corridos para julgar os recursos
L