TERÇA-FEIRA, 20/01/2026

Em destaque

Mortes na Baixada: Defensoria pede que PMs sejam afastados das ruas

Operação Escudo já deixou 16 civis mortos.

Por Camila Boehm - 35

Publicado em 

Mortes na Baixada Defensoria pede que PMs sejam afastados das ruas
© Polícia Civil de SP/Twitter

A Defensoria Pública de São Paulo pediu à Secretaria da Segurança Pública (SSP) do estado, nesta quarta-feira (2), que os policiais envolvidos em mortes decorrentes da Operação Escudo, na Baixada Santista, sejam afastados das ruas e que haja a preservação dos locais das ocorrências para garantir a investigação. A operação já deixou 16 civis mortos.

Moradores de bairros onde ocorreram as mortes, na cidade de Guarujá, no litoral paulista, relataram que policiais executaram aleatoriamente pessoas identificadas como egressas do sistema prisional ou com passagem pela polícia.

Além disso, no ofício à SSP, a defensoria solicita que sejam utilizadas câmeras corporais no uniforme de todos os policiais militares e civis envolvidos na operação, para que as abordagens sejam capturadas e passem por controle das autoridades competentes. A Agência Brasil teve acesso a sete boletins de ocorrência, com datas de 28 a 30 de agosto, com os registros de algumas das mortes e que apontam a utilização de câmeras corporais por alguns dos agentes da operação.

O número de mortes provocadas por policiais militares em serviço cresceu 26% no primeiro semestre deste ano no estado de São Paulo. O total de ocorrências subiu de 123, nos primeiros seis meses de 2022, para 155, em igual período deste ano, de acordo com dados da SSP.

Os casos cresceram apesar de vários batalhões policiais de São Paulo já estarem adotando as câmeras operacionais portáteis – conhecidas como câmeras corporais, que começaram a ser utilizadas pela Polícia Militar paulista em 2020. O objetivo dessas câmeras é reduzir a violência policial.

A defensoria fez ainda uma recomendação ao governo estadual para que a Operação Escudo seja imediatamente interrompida. Segundo o órgão, caso haja alguma excepcionalidade que justifique a operação, “que seja devidamente apresentada por escrito, ao Ministério Público, inclusive com a identificação dos responsáveis pelo comando da operação”.

Segundo os boletins de ocorrência aos quais a reportagem teve acesso, algumas situações se repetem durante a operação: armas com numeração raspada que teriam sido apreendidas com as vítimas, flagrantes de drogas e uma suposta atitude suspeita, como a intenção de sacar alguma arma da cintura, para justificar a ação dos policiais. Em todos esses boletins constam apenas policiais militares como testemunhas.

O boletim que registra a morte de Cleiton Moura, de 24 anos, diz que ele teria sido atingido em um beco próximo da casa onde morava, depois de ter reagido com tiros. Em vídeo que circula nas redes sociais, uma moradora conta que Cleiton estava com o filho de 9 meses no colo quando foi tirado de casa pela polícia. A presença da criança no local da ocorrência é mencionada no registro policial.

A defensoria solicitou ainda, ao Ministério Público de São Paulo (MPSP), a instauração de procedimento autônomo para investigação das mortes causadas em decorrência de intervenção policial no contexto da Operação Escudo. O ofício foi encaminhado ao Procurador-Geral de Justiça e ao Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial.

Além disso, pediu que sejam requisitadas as imagens das câmeras corporais utilizadas por todos os policiais envolvidos nas ocorrências, além de possíveis imagens de câmeras de segurança no local dos fatos, e que sejam colhidos depoimentos dos familiares das vítimas.

A defensoria vai prestar atendimento e colher relatos de vítimas e testemunhas, enquanto durar a operação, de segunda a sexta, das 10h às 17h, pela Unidade Guarujá da Defensoria e pelo Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH), localizado na capital paulista. Também haverá atendimento online no site.

MPSP

O MPSP informou, ontem (2), que o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, destacou um dos integrantes da força-tarefa instituída por ele, na última segunda-feira (31), relativa às ações da Polícia Militar que deixaram pelo menos 16 mortos durante a Operação Escudo para que atue com dedicação exclusiva.

Há um procedimento investigatório criminal (PIC) da esfera penal destinado a apurar como as mortes aconteceram, incluindo a do soldado Patrick Bastos Reis, pertencente à equipe das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), que foi baleado e morto em Guarujá no dia 27. Após o assassinato do policial, o estado deu início, na Baixada Santista, à Operação Escudo. A promotoria atua também para esclarecer os ataques a dois policiais em Santos, que, segundo o MPSP, podem ter conexão com os acontecimentos de Guarujá.

“No campo da tutela coletiva o GAESP [Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública] instaurou um Procedimento Administrativo de Acompanhamento (PAA) sobre as investigações acerca de todas as ocorrências e um Inquérito Civil (IC) a respeito do cometimento de atos que eventualmente possam se caracterizar como lesivos aos Direitos Humanos”, diz nota do órgão.

Secretaria de Segurança Pública

Em nota divulgada nesta quinta-feira (3), a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo destaca que “todas as ocorrências com morte durante a operação foram resultado da ação dos criminosos, que optam pelo confronto”.

“Por determinação da própria SSP, todos os casos desse tipo são minuciosamente investigados pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Santos e pela Polícia Militar, por meio de Inquérito Policial Militar (IPM). As imagens das câmeras corporais serão anexadas aos inquéritos em curso e estão disponíveis para consulta irrestrita pelo Ministério Público, Poder Judiciário e a Corregedoria da PM”, acrescenta a nota.

A SSP informou ainda que o número de presos em seis dias de Operação Escudo, entre 28 de julho e 2 de agosto, chegou a 84, na Baixada Santista, sendo 54 em flagrante e 30 foragidos da Justiça capturados. Além disso, foram apreendidos quatro adolescentes. Foram apreendidas 21 armas, entre pistolas e fuzis.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alerta: Em Rondônia, as chuvas devem se intensificar nas próximas 24 a 48 horas

Alerta: Em Rondônia, as chuvas devem se intensificar nas próximas 24 a 48 horas

A capital Porto Velho será a cidade mais atingida por chuvas de nível 3, com potencial para registrar alagamentos em diversos bairros. Entre os dias 20 e 26, a previsão aponta para volumes diários de chuva de 50 milímetros ou mais.
L
Alerta: Religar energia por conta própria aumenta risco de acidentes e pode ser fatal

Alerta: Religar energia por conta própria aumenta risco de acidentes e pode ser fatal

Em dois anos, cinco mortes foram registradas em Rondônia por autorreligação; Energisa reforça orientações de segurança e canais oficiais para religação segura.
L
Venda do TikTok para a Oracle deve ser finalizada nesta quinta

Venda do TikTok para a Oracle deve ser finalizada nesta quinta

A operação de 14 bilhões de dólares transfere o controle de dados da rede social para um consórcio liderado pela Oracle e pelo fundo MGX, encerrando anos de pressão do governo americano.
L
Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

A rede de telefonia pública que já contou com 1,5 milhão de terminais será desativada gradualmente após o fim das concessões e o avanço da tecnologia móvel.
L
Após atuação do MPRO, aumenta a fiscalização contra condução irregular de ciclomotores em Vilhena

Após atuação do MPRO, aumenta a fiscalização contra condução irregular de ciclomotores em Vilhena

Ação conjunta com órgãos de trânsito intensificou apreensões e busca reduzir riscos no trânsito da cidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

MEC anuncia sanções para cursos de medicina com baixo desempenho

MEC anuncia sanções para cursos de medicina com baixo desempenho

A primeira edição do Enamed revelou que 30% das faculdades avaliadas tiveram resultados insatisfatórios, o que gerará medidas como redução de vagas e suspensão do Fies.
L

GIRO NEWS: Paulo Alberto Ferreira Neto revela a alma do Rio Madeira em livro simbólico

o programa GIRO NEWS recebe Paulo Alberto Ferreira Neto, escritor que transforma o Rio Madeira em personagem central de uma obra que vai além da geografia e mergulha na alma da Amazônia.
L
Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

O Ministério da Educação oferece 594 mil bolsas de estudo na maior edição da história do programa, com oportunidades distribuídas entre mensalidades integrais e parciais.
L
Moraes autoriza redução de pena do coronel Marcelo Câmara

Moraes autoriza redução de pena do coronel Marcelo Câmara

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, permitiu que o militar condenado por envolvimento em trama golpista utilize a leitura e o estudo para diminuir seu tempo de permanência na prisão.
L
Medicina da UNIR alcança nota 4 no Enamed e se consolida como o melhor curso de Rondônia

Medicina da UNIR alcança nota 4 no Enamed e se consolida como o melhor curso de Rondônia

Resultado divulgado pelo MEC coloca a instituição entre as mais bem avaliadas da Região Norte; desempenho reflete investimentos em infraestrutura e qualificação docente.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo visita SEMUSA e acompanha aplicação de quase R$ 50 milhões na saúde de Porto Velho

Deputado Coronel Chrisóstomo visita SEMUSA e acompanha aplicação de quase R$ 50 milhões na saúde de Porto Velho

Recursos indicados pelo parlamentar estão sendo aplicados em UPAs, UBSs, USFs, compra de ambulâncias e custeio de média e alta complexidade.
L
Dra. Taíssa intercede junto à Caerd para garantir abastecimento de água no distrito de Surpresa

Dra. Taíssa intercede junto à Caerd para garantir abastecimento de água no distrito de Surpresa

Iniciativa fundamenta-se nos relatos da comunidade local, que enfrenta sérias dificuldades devido à inexistência de uma rede de encanação adequada para atender as famílias da região.
L
Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Indicação visa garantir atendimento pericial mais rápido e humanizado às famílias.
L
Dra. Taíssa garante restabelecimento de energia na Aldeia Sagarana

Dra. Taíssa garante restabelecimento de energia na Aldeia Sagarana

Ação reforça o compromisso com os Povos Originários e resultou em uma vitória para as comunidades tradicionais de RO.
L
Moraes autoriza Tarcísio a visitar Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza Tarcísio a visitar Bolsonaro na prisão

O ministro do Supremo Tribunal Federal concedeu autorização para que o governador de São Paulo se encontre com o ex-presidente na ala militar do Complexo da Papuda nesta quinta-feira.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende quatro motos adulteradas em rodovias de Rondônia

PRF apreende quatro motos adulteradas em rodovias de Rondônia

As fiscalizações ocorreram nas BRs 364 e 319, resultando na prisão de quatro homens e na recuperação de um veículo com registro de roubo durante ações de combate à criminalidade.
10
Motociclista morre após perder o controle e bater em meio-fio

Motociclista morre após perder o controle e bater em meio-fio

Um acidente fatal foi registrado na tarde desta terça-feira na avenida Guaporé, onde um homem perdeu o controle de sua motocicleta ao tentar ajustar uma peça que carregava sob a roupa.
18
Colisão entre motos deixa jovem ferido na zona sul de Porto Velho

Colisão entre motos deixa jovem ferido na zona sul de Porto Velho

O acidente ocorreu na tarde desta terça-feira na avenida Jatuarana após uma manobra de conversão, resultando em um motociclista socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
12
Criança de três anos é baleada no rosto em Rondônia

Criança de três anos é baleada no rosto em Rondônia

Uma menina foi atingida durante troca de tiros entre criminosos na noite de domingo, quando passava de carro com a mãe em uma rua próxima a uma garagem de veículos.
16
Morte em presídio de Vilhena foi homicídio, diz polícia

Capotamento na RO-010 deixa vítima presa às ferragens em Rolim de Moura

Um grave acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate do Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira, entre as linhas 180 e 176, após veículo capotar na rodovia.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: Claudenir de Souza Jordão

LICENÇAS DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO –
L
Ministério da Saúde habilita novo centro para saúde do trabalhador em Rondônia

Ministério da Saúde habilita novo centro para saúde do trabalhador em Rondônia

A cidade de Ji-Paraná recebeu a habilitação de uma nova unidade do Cerest, elevando para cinco o número de centros especializados no estado e expandindo a assistência para mais de 40% dos municípios rondonienses.
L

Recebimento da Licença Ambiental: FISIO & CO – LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS, Nº 016.00306.002/2024-SUL
L
Ecoparque Porto Velho fecha 2025 com impacto ambiental e social positivo

Ecoparque Porto Velho fecha 2025 com impacto ambiental e social positivo

Com média de 15 mil toneladas de resíduos recebidas por mês, unidade atende Porto Velho, Candeias do Jamari e Nova Mamoré.
L
Bike Tour abre programação do Dia da Instalação de Porto Velho com percurso histórico

Bike Tour abre programação do Dia da Instalação de Porto Velho com percurso histórico

Atividade esportiva e cultural percorre o Centro Histórico e dá início às celebrações dos 111 anos da instalação do município
L
Netflix melhora oferta pela Warner Bros. Discovery com proposta integral em dinheiro

Netflix melhora oferta pela Warner Bros. Discovery com proposta integral em dinheiro

Valor total de US$ 82,7 bilhões permanece o mesmo, mas mudança visa acelerar aprovação e dar segurança aos acionistas contra oscilações de mercado.
L

Requerimento da Licença Ambiental: AMANDA SOUZA DE ARAUJO

PEDIDO DE LICENÇA PRÉVIA (LP) – PEDIDO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) – PEDIDO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L
Anistia Internacional alerta para impactos da gestão de Trump

Anistia Internacional alerta para impactos da gestão de Trump

O relatório documental aponta a deterioração do Estado de Direito e a escalada de práticas autoritárias em doze áreas fundamentais nos Estados Unidos durante o último ano.
L
Justiça da Itália adia extradição de Carla Zambelli

Justiça da Itália adia extradição de Carla Zambelli

A Corte de Apelação de Roma adiou o julgamento da extradição de Carla Zambelli para fevereiro, alegando necessidade de analisar as condições da Penitenciária Feminina do Distrito Federal.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.