DOMINGO, 14/04/2024

Relógio no Cristo Redentor alerta sobre impactos das mudanças do clima

Projeção é feita no Dia da Emergência Climática, neste sábado.

Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Relógio no Cristo Redentor alerta sobre impactos das mudanças do clima
Tatiele Pires/Instituto Talanoa
O Brasil vai receber neste sábado (22), quando é celebrado o Dia da Emergência Climática, o Relógio do Clima, ou Climate Clock. Criado por grupo internacional de cientistas e de ativistas, ele marca o prazo que resta para que seja mantido o aumento médio da temperatura terrestre em níveis minimamente seguros para a humanidade.Relógio no Cristo Redentor alerta sobre impactos das mudanças do clima - News RondôniaRelógio no Cristo Redentor alerta sobre impactos das mudanças do clima - News Rondônia

O relógio continuará regredindo no tempo e quando atingir a zero significará que todo o orçamento de carbono estará esgotado e a probabilidade de impactos climáticos globais devastadores será muito alta. A iniciativa surgiu a partir de eventos climáticos extremos que têm ocorrido com frequência cada vez maior ao redor do mundo.

“Quando o cálculo foi feito em 2015, a gente estava em um ritmo de emissões em que os cientistas falaram que a gente teria até 2030 para tentar ficar dentro do limite de 1,5°C. Agora é antes disso, a gente está falando em menos de seis anos”, disse à Agência Brasil, Natalie Unterstell, presidente do Instituto Talanoa, que é o responsável pela ação do Relógio do Clima no Brasil.

“A mensagem é essa. É tarde e a gente não tem tempo a perder. É hora de fazer um alinhamento total das políticas e das decisões privadas também com esse imperativo da redução das emissões [de carbono] e de garantir segurança climática para todos”, apontou a presidente.

Outros países

Depois de ter passado numa projeção digital de 24 metros na Union Square de Nova York, e em outros tamanhos em Londres, Roma, Seul, Tóquio e Pequim; o Relógio do Clima será projetado no monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, entre 17h e 21h.

“São ações grandes e de visibilidade para fazer as pessoas que sequer estão pensando neste assunto se darem conta desse tempo restante no relógio climático”.

A iniciativa conta ainda com relógios portáteis de ação entregues a líderes climáticos mundiais como Greta Thunberg e o primeiro-ministro das Bahamas, Phillip Davis. Aqui no Brasil, a ativista indígena Txai Suruí e Natalie Unterstell, foram presenteadas com exemplares.

“O mais importante é que a mensagem do relógio ecoe para muitas pessoas. Ele significa que se a taxa de emissão continuar a aumentar ele vai acelerar, o relógio vai andar mais rápido. Por outro lado, se a gente conseguir reduzir as emissões esse relógio vai começar a marcar mais devagar”, explica Natalie.

“Literalmente a gente tem esse controle do tempo nesse relógio por conta das nossas emissões. Ele é um relógio climático, não é um relógio comum. Ele não marca que horas são”, disse Natalie Unterstell sobre o efeito do equipamento que ganhou.

Prazo

Na projeção no Cristo Redentor, será a primeira vez em que o Relógio do Clima marcará prazo menor que seis anos para zerar o orçamento de carbono. “A gente está encurtando o tempo para essa ação ocorrer. Acho que esse é o maior perigo. A humanidade não está se dando chance de limitar o aquecimento [global] em níveis seguros. A gente está avançando rumo ao abismo infelizmente. Aí a gente quer ilustrar que as soluções já existem para a gente resolver o problema. Então, junto com a marca do relógio que vai aparecer no Cristo, vão ter as soluções que vão desde controlar o desmatamento, fazer a transição para as energias renováveis e assim por diante”, revelou.

Natalie explica que em 2015 cientistas fizeram o cálculo de que precisaria manter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC como limite mais seguro para a população mundial até 2030, mas isso vem se alterando. “A gente estava em um ritmo de emissões em que os cientistas falaram que a gente tem até 2030 para tentar ficar dentro do limite de 1,5ºC. Agora é antes disso, a gente está falando em menos de seis anos. A gente está encurtando o tempo para essa ação ocorrer. Acho que esse é o maior perigo. A humanidade não está se dando chance de limitar o aquecimento em níveis seguros. A gente está avançando rumo ao abismo infelizmente”, lamenta.

Brasil inserido

A presidente do instituto Talanoa destacou que o Brasil é o quinto maior emissor global de gases de efeito estufa. “Isso quer dizer que a gente tem essa responsabilidade. É um chamado para a gente olhar para as nossas emissões e nossas responsabilidades e tomar ações aqui também. É óbvio que tem países mais ricos e economias mais avançadas, que emitiram muito mais que a gente, como os Estados Unidos. A gente também tem que cobrar deles, mas que fique clara a nossa responsabilidade e que a gente ouça esse chamado também”, comentou, acrescentando que essa é a importância do Brasil fazer parte da iniciativa neste sábado.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Aldo Melo entrevista líderes do SINDIPETRO RO sobre desafios e políticas do setor

No último episódio do ‘Resenhas de Negócios Amazônicos’, Aldo Melo conversa com Eduardo Valente e Arildo Filho sobre os desafios e estratégias do SINDIPETRO RO.
L

A difícil decisão pela eutanásia de um pet

Procedimento representa um modo humanitário de matar o animal sem dor e com mínimo estresse
L

Exagero ou realidade? Deputado diz no parlamento europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Foi um depoimento tão forte e contundente que a mídia aliada ao governo Lula (Folha de São Paulo e UOL, inicialmente, e depois outros veículos que passaram do noticiário para o partidarismo noticioso) correu a criticar o jovem parlamentar, dizendo que ele havia mentido e inventado uma situação inexistente.
L
horoscopo-do-di

Horóscopo 2024: confira a previsão de domingo (14/04) para seu signo

Descubra o que os astros reservam para você neste dia com previsões detalhadas para todos os signos do zodíaco.
L

Aqui tem gente – parte VIII

Ela é a fonte da vida, é de onde os homens saem, assim como todos os seres e os contrários que eles vigiam durante toda a sua vida, é fonte das relações e das obrigações filiais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe.
L

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Motorista / Entregador

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe.
L

Ford oferece espaço, conforto e preço com o Territory Titanium 2024

SUV global chega ao Brasil com versão única e motor turbo a partir de R$ 209.990,00
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Porteiro

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe.
L

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Auxiliar de Serviços Gerais / Limpeza e conservação

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe.
L

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Ajudante de Obra

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe como ajudante de obra.
L
Vagas de Emprego

Rhesultados Consultoria abre vaga para Comprador Agropecuário em Porto Velho

A vaga, publicada em 12 de abril de 2024, oferece regime de tempo integral e um salário mensal de R$ 2.000,00, além de benefícios como plano odontológico e outros.
L
Vaga de Empregos

PB Serviços abre vaga para Lavador(a) de Carros em Porto Velho

A oportunidade, publicada em 12 de abril de 2024, oferece regime de tempo integral e promete um ambiente de trabalho dinâmico e desafiador.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes presidirá audiência pública sobre a região do Soldado da Borracha

O evento será realizado na quadra poliesportiva ao lado da Feira Municipal de Cujubim e abordará questões cruciais relativas à Estação Ecológica Soldado da Borracha.
L
Secom/Gov-RO

MPF emite parecer pela manutenção do mandato do Governador Marcos Rocha

Mesma tese – ausência de provas – foi alegado pelo MPF para afastar as demais irregularidades ventiladas no recurso do PL.
L
Valtinho Canuto na comunidade Bom Será: compromisso com soluções para as demandas locais

Valtinho Canuto na comunidade Bom Será: compromisso com soluções para as demandas locais

Na ocasião, o vereador se reuniu com líderes comunitários e moradores, que apresentaram diversas reivindicações.
L
Movimento liderado pela deputada Cristiane Lopes e a Sociedade Civil Organizada busca redução das passagens aéreas em Rondônia

Movimento liderado pela deputada Cristiane Lopes e a Sociedade Civil Organizada busca redução das passagens aéreas em Rondônia

Comissão denominada “Céus Abertos”, se reúne para impulsionar mudanças no setor de aviação na região Norte do Brasil.
L
Cláudia de Jesus realiza audiência pública sobre acesso público a medicamentos

Cláudia de Jesus realiza audiência pública sobre acesso público a medicamentos

Evento será na Assembleia Legislativa.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação Protetor das Fronteiras e Divisas: Grande apreensão na BR-420

Ação Conjunta das Forças de Segurança de Rondônia Intercepta Contrabando de Cigarros Bolivianos
10

IDENTIFICADO: Homicídios é acionada após idoso ser encontrado morto na zona leste

O Samu fez a constatação do óbito.
18

URGENTE: Acidente entre carros deixa três vítimas no bairro JK

Moradores reclamam da falta de sinalização desde que as ruas foram recapeadas com novo asfalto.
14

ASSISTA: Colisão entre motos deixa três vítimas graves na zona leste de Porto Velho

Devido à forte colisão, as mulheres sofreram várias lesões e o rapaz teve uma fratura na perna.
14

VÍDEO: Carro de aplicativo capota em acidente na Pinheiro Machado – Assista

A PM ficou encarregada de apurar quem avançou o sinal vermelho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ATUALIZADA: Suspeito de tentar furtar fios morre eletrocutado em poste na BR-364

Equipes de perícia e rabecão foram acionadas para os trabalhos de praxe e remoção do corpo para o IML.
18

ATUALIZADA: Motorista morre em grave acidente entre carros na zona sul de Porto Velho

Durante o registro, a PM foi informada pela equipe médica que Vinícius não havia resistido e havia ido a óbito.
14

Confronto Aéreo: Drones Iranianos Interceptados no Céu de Israel

Ampla resposta defensiva envolve Domo de Ferro e aliados internacionais, após tentativa de ataque iraniano visar principais cidades israelenses.
L

Disciplina e Estratégia: Chaves para o Sucesso na Computação de Alto Desempenho com Marcos Melo

No programa Momento Empresarial, Marcos Melo da VersatusHPC compartilha insights sobre a importância da organização e planejamento na conciliação entre trabalho, estudo e vida pessoal.
L

Superando Desafios Pessoais para o Sucesso Profissional: A História de Marilene Noleto no Urbano Norte

No In Foco PodCast, Marilene compartilha como transformou adversidades em oportunidades, impulsionando seu caminho e o do Urbano Norte rumo ao sucesso.
L

Avanços e Desafios no Bairro Mariana: Uma conversa com Cleonice do Mariana

No Programa Comunidade News, a presidente da associação de moradores discute as transformações recentes e os obstáculos que ainda enfrentam para o desenvolvimento contínuo da comunidade.
L

Inovação e Saúde no Prato: O Sucesso das marmitas fit durante a pandemia

No Mais Saúde PodCast, Bruna e Márcio Londono revelam como transformaram a necessidade de alimentação saudável em uma oportunidade de negócio próspera com a Slim Fit.
L

Governo de Rondônia fortalece Segurança Pública com entrega de viaturas e equipamentos para o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Guaporé

A ação aconteceu por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
L

MC Ruanzin lança o single ‘Mídia’, capturando ‘a essência das ruas’

O funkeiro Ruanzin mescla a produção do funk mineiro com suas rimas afiadas nesse lançamento, já disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm
L
Coluna OPINIÃO DE PRIMEIRA – Sergio Pires

Coluna OPINIÃO DE PRIMEIRA – Sergio Pires

EXAGERO OU REALIDADE? DEPUTADO DIZ NO PARLAMENTO EUROPEU QUE O BRASIL ESTÁ SE TRANSFORMANDO EM DITADURA!
L