DOMINGO, 21/04/2024

OPINIÃO DE PRIMEIRA – SEXTA-FEIRA – 19.07.2023

PERGUNTINHA: Você acha que pode acontecer realmente alguma coisa contra o ministro Alexandre de Moraes ou é apenas perda de tempo a ida da comissão de senadores, deputados e advogados que estará em Nova York nesta sexta-feira, na ONU, apresentando denúncias contra possíveis abusos dele nas prisões de 8 de janeiro?

Por Sérgio Pires - 35

Publicado em 

OPINIÃO DE PRIMEIRA
Foto - Assessoria

VINTE ESTADOS DECIDIRAM MANTER O ENSINO CÍVICO-MILITAR, O QUE TEM OS MELHORES RESULTADOS DA NOSSA EDUCAÇÃO

São algo em torno de 120 mil estudantes nas 217 escolas militarizadas ou cívico-militares do país. Os números que elas apresentam parecem ser de outro país, comparando-se com a qualidade deficiente, são quase inacreditáveis: níveis de aprovação de 85 por cento da comunidade escolar; queda na evasão escolar de 80 por cento; queda nos níveis de violência física em 82 por cento e da violência verbal em 75 por cento. Afora isso, há outras verdades. Na imensa maioria dessas escolas, as notas obtidas por estudantes egressos delas são, em média, acima de 30 por cento a mais, em provas de concursos. No país inteiro, a decisão do Ministério da Educação de não mais abraçar as escolas militarizadas só vai valer, na prática, para sete unidades da Federação. Todas as demais abraçaram oficialmente esse tipo de educandário, começando-se pela nossa Rondônia, onde o governador Marcos Rocha já avisou que todas as escolas serão mantidas e, dentro do possível, o projeto será ampliado. Quem são os governadores que já confirmou que as escolas cívico-militares serão mantidas: Marcos Rocha (Rondônia); Tarcísio de Freiras (São Paulo); Romeu Zema (Minas Gerais); Eduardo Leite (Rio Grande do Sul); Ratinho Júnior (Paraná); Jorginho Mello (Santa Catarina); Cláudio Castro (Rio de Janeiro); Mauro Mendes (Mato Grosso); Eduardo Riedel (Mato Grosso); do Sul); Gladson Cameli (Acre); Antônio Denarium (Roraima); Wilson Miranda Lima (Amazonas); Vanderlei Barbosa (Tocantins), Helder Barbalho (Pará);  Carlos Orleans Brandão Junior (Maranhão); Rafael Fonteneles (Piauí); Raquel Lyra (Pernambuco); Jerônimo Rodrigues (Bahia), Ronaldo Caiado (Goiás) e Ibaneis Rocha (Distrito Federal). Tentar acabar com o tipo de ensino que mais deu certo no país, portanto, foi um objetivo político/ideológico vazio, sem resultado prático. 

ROCHA ESTÁ NO JAPÃO, CONVIDADO PELO MINISTRO DA AGRICULTURA, PARA FALAR DA NOSSA PRODUÇÃO

O governador Marcos Rocha está no Japão desde a quarta-feira. Ele aceitou convite do ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, que lidera uma comitiva oficial que se reunirá com autoridades japonesas, para debater a importação de aves e muitos outros produtos brasileiros para aquele país asiático. Vários temas farão parte das informações que Rocha levará aos representantes do governo japonês, em Tóquio. Entre elas, o destaque da nossa produção agrícola e pecuária, como, por exemplo, que Rondônia é hoje o maior produtor brasileiro de gado, livre de aftosa sem vacinação, com um rebanho de mais de 16 milhões e 300 mil cabeças e produzindo carne da melhor qualidade. O governador rondoniense já havia se reunido em junho passado com Fávaro, em Brasília, levando demandas do nosso setor produtivo. Depois da reunião, em que o ministro foi convidado e aceitou estar presente na Rondônia Rural Show do ano que vem, Carlos Fávaro fez o convite para que Rocha participasse do encontro internacional de Tóquio. O encontro vai até o final deste mês. A agenda da comitiva ainda não foi divulgada.

STJ MANTÉM ISAU FONSECA AFASTADO DO CARGO DE PREFEITO DE JI-PARANÁ. SEU VICE GOVERNA COM NOVA EQUIPE

Não está nada fácil a vida do prefeito de Ji-Paraná, Isau Fonseca, afastado do cargo por decisão judicial na semana passada, depois de uma pesada operação policial e mais pesadas ainda denúncias de corrupção, em licitações feitas na sua administração. Depois de ver o agora inimigo político, seu vice, Joaquim Teixeira, assumir sua cadeira e mudar grande parte do secretariado e de fundações, além da Controladoria Geral e da Superintendência de Licitações e Compras, apenas como exemplo, Isau sofreu nova derrota. Nesta quarta-feira, a ministra Maria Thereza Assis Moura, presidente do STJ,

negou pedido de retorno dele ao cargo do qual foi defenestrado, ao menos enquanto perdurarem as investigações. Houve mudanças no comando de algumas secretarias das mais importantes, como a da Fazenda,  que agora é comandada por  Laedson Xavier e a de Obras Públicas, tendo à frente Enivaldo Souza. Polícia Federal, Gaeco,  Ministério Público e Polícia Civil se uniram para uma megaoperação, depois de detectado superfaturamento na compra de lâmpadas a LED. As denúncias envolvem suspeita de superfaturamento que teria causado prejuízos de mais de 17 milhões de reais aos cofres do município.

LÁGRIMAS, LEMBRANÇAS E EMOÇÃO NA ENTREGA DE TÍTULOS DE CIDADANIA A DE PORTO VELHO EM SOLENIDADE NA CÂMARA

São sempre momentos de alegria, mas também de muita emoção. Cada história contada, é um resumo de vida, é uma lembrança e toca a todos que as acompanham. A Câmara Municipal de Porto viveu mais um desses momentos dias atrás, quando o vereador Aleks Palitot entregou títulos de Cidadania de Porto Velho, a diversas personalidades, incluindo nomes dos mais importantes e que, não nascidos aqui, fizeram e fazem a grandeza da nossa história. Entre os homenageados (e o foi num momento dos mais emocionantes da solenidade), o dr. Miguel Roumie, que como advogado aposentado há muito tempo, do alto dos seus 82 anos completados no dia 1º deste mês de julho, com uma vida inteira dedicada ao Direito, não conteve a emoção e foi às lágrimas, quando recebeu seu título de Cidadão de Porto Velho. Outro depoimento comovente, que emocionou a todos, foi quando o comerciante Hamed Hijazi, que veio do Líbano há mais de 60 anos e que relatou que não sabia falar uma só palavra em Português. Quem o ensinou foi o inesquecível Euro Tourinho, avô de outra homenageada, a juíza Euma Tourinho, que se encantou com a história.

MAGISTRADOS, POLÍTICOS, PERSONALIDADES: HOMENAGEM OFICIALIZA A LIGAÇÃO COM A CIDADE QUE RECEBEU A TODOS

Nos últimos tempos, o vereador Aleks Palitot tem concedido, obviamente com o apoio dos seus pares, títulos de Cidadão de Porto Velho a uma série de personalidades que, não nascidas aqui, dão contribuição importante para o desenvolvimento da nossa Terra de Rondon. Nesta última solenidade, foram homenageados também os magistrados (além da dra. Euma Tourinho): Alexandre Miguel, Dimis da Costa Braga (que, viajando, não pode comparecer), Marcos Alaor Granjeia e Enio Salvador Vaz. Ainda receberam suas comendas, Hamed Hijagi, Cheila Bertoglio, Jesus Leite Borges, Elias Fernando Ribeiro, Maria Berenice Tourinho, Maria Cristina de França, Sérgio Alho da Costa, Rosângela Hilário, Volcir Belini e Walter Bariani. Cada depoimento, cada história, cada vida, relembrados nestes eventos, ajudam a construir uma cidade, um Estado, um país. Em Porto Velho, dezenas de personalidades que vieram para cá e ajudam, com seu trabalho e exemplo, a fazer nossa Capital evoluiur, já foram homenageados com o mais importante título municipal. Todos agora se sentem, mais que antes, verdadeiros Cidadãos de Porto Velho.

JÚNIOR GONÇALVES É DESTAQUE NO GOVERNO E NO COMANDO DO DIRETÓRIO DO UNIÃO BRASIL

Nem todos os partidos políticos podem comemorar a aprovação de suas contas, pela Justiça Eleitoral. Uma exceção é o diretório municipal de Porto Velho do União Brasil, presidido pelo atual secretário chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves. Os advogados que representaram a causa, Nelson Canedo e Alexandre Filho, junto ao TRE, destacaram que a prestação de contas da sigla “foi realizada na mais perfeita transparência”. Júnior, aliás, depois de comandar o diretório municipal da Capital, foi guindado ao comando regional do partido. Braço direito do governador Marcos Rocha, Júnior se destacou não só como um dirigente partidário de qualidade, mas igualmente como um articulador político de grande importância no contexto não só do partido, mas principalmente nas relações políticas do governo com os demais poderes. Observe-se, por exemplo, o excelente relacionamento que o Palácio Rio Madeira/CPA tem com os 24 deputados da Assembleia Legislativa, apenas como detalhe significativo do resultado do exaustivo trabalho de Júnior, de manter abertos todos os canais de diálogo entre parlamentares e Governo. Júnior Gonçalves tem sido, no contexto da boa equipe de Marcos Rocha, um destaque especial, por sua atuação sóbria e competente.

NOVO COMANDANTE DA PM HOJE ESTÁ À FRENTE DA CORPORAÇÃO ONDE COMEÇOU COMO SIMPLES SOLDADO

Sem muito alarde, como geralmente acontece nas trocas de chefia das forças militares e policiais, o governador Marcos Rocha nomeou, nesta semana, o novo comandante da Polícia Militar do Estado. O coronel Regis Wellington Braguin Silvério assumiu a corporação, substituindo o comandante que deixa o posto, o também coronel James Alves Padilha. O novo da força militar do Estado tem uma longa história ligada à instituição e é o primeiro comandante que começou sua missão como soldado, fazendo policiamento de rua e, por isso, conhece muito bem como é a vida de um PM desde o início de carreira até galgar os mais altos postos, como ele. Afirmando ter como principais missões aprimorar o policiamento humanizado e, ao mesmo tempo, combater com todas as forças da lei principalmente o crime organizado, o Coronel Braguin, seu “nome de guerra” pretende não só manter a PM como uma força vital para a segurança pública do Estado, como ainda buscar todas as formas de aperfeiçoá-la. Já se observa que os primeiros pronunciamentos públicos do novo comandante  da PM vão ao encontro do que tem defendido não só o governador Marcos Rocha, como também o secretário de segurança, Felipe Vital: polícia na rua, proteção aos cidadãos de bem e combate efetivo aos criminosos, principalmente às gangues que dominam áreas importantes da cidade, como os conjuntos habitacionais populares.

COM PRÉDIO EM OBRAS, SESSÕES DA CÂMARA DE PORTO VELHO SERÃO NO ANTIGO PRÉDI0 DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Obras para mais comodidade para o público, mais segurança e uma reestruturação que representará uma qualidade melhor no prédio da Câmara de Vereadores da Capital, começam em breve e farão com que o plenário seja transferido, ao menos temporariamente, para o antigo prédio da Assembleia Legislativa, no centro da cidade. O plenário atual passará por serviços de manutenção predial, principalmente no telhado, segundo o presidente da Casa, vereador Márcio Pacele. Ele explica que foram identificados inúmeros pontos de goteiras e telhas quebradas, ocasionando muitos problemas de vazamento, inclusive durante as sessões. Segundo Pacele, “será também realizado trabalho de reestruturação da parte elétrica e lógica desse espaço, garantindo assim melhor condição de funcionamento e segurança a todos da Casa Legislativa”. Com o apoio do presidente da ALE, o deputado Marcelo Cruz, que, aliás, foi vereador e com um mandato de sucesso, que o levou ao parlamento estadual, as reuniões da Câmara ocorrerão no plenário antigo da Assembleia, onde hoje funciona a Escola do Legislativo. O diretor da escola, Thiago Tezzari, tem contribuído para que as instalações se adequem às necessidades dos vereadores, que atenderão em seus gabinetes no prédio em obras, pela manhã e farão as sessões à tarde. As obras devem durar no mínimo 90 dias.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inovação e Personalização na Farmácia: Ana Paula Barbato Discute o Futuro da Farmácia Magistral no Mais Saúde Podcast

Explorando o potencial da personalização de medicamentos para transformar tratamentos de saúde com a especialista em Farmácia Magistral
L

Dr. Artur Maldonado Revela os Bastidores da Medicina Estética no In Foco Podcast

De cirurgião a inovador social: uma conversa com o médico que está mudando a face da saúde pública em Rondônia
L

Resiliência e Qualidade: As chaves do sucesso da Doçuras da Rafa

o programa “Momento Empresarial”, Dorian Jinkins de Lima compartilha os segredos por trás da perseverança e excelência da sua confeitaria
L

Desvendando as Leis de Incentivo Cultural: Fátima Rosilho clarifica Mitos e Verdades no PodCast Resenhas de Negócios Amazônicos

Em uma discussão esclarecedora, a representante do Ministério da Cultura em Rondônia expõe os desafios e oportunidades para os artistas regionais
L

Do esporte ao empreendedorismo, projetos promovem empoderamento e prosperidade para povos indígenas

O programa inclui projetos nas áreas de esporte, saúde, educação, empreendedorismo e empoderamento feminino, entre outras.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

BYD amplia sua oferta de eletrificados no Brasil com o Dolphin Mini

Modelo tem motor de 75 cavalos de potência e autonomia de 280 quilômetros
L
Detran-RO facilita pagamentos e parcelamentos de taxas para garantir a regularização de veículos

Detran-RO facilita pagamentos e parcelamentos de taxas para garantir a regularização de veículos

Para parcelamento, tenha em mãos dados pessoais, do cartão de crédito e do veículo.
L
Com incentivo do Governo de Rondônia, atletas do Estado competem em campeonato nacional

Com incentivo do Governo de Rondônia, atletas do Estado competem em campeonato nacional

São 49 atletas e um técnico, beneficiados com passagens aéreas do programa Pró-Atleta.
L

Resultado do Sorteio: Promoção Magia Sob a Lona!

Com truques, ilusões e uma dose de adrenalina, cinco internautas ganharam ingressos para um espetáculo que promete ser inesquecível.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Projeto social do deputado Alan Queiroz resgata autoestima dos moradores do bairro Tucumanzal

Projeto social do deputado Alan Queiroz resgata autoestima dos moradores do bairro Tucumanzal

Ônibus odontomédico esteve nesse sábado (20) no bairro Tucumanzal, em Porto Velho
L
Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto VelhoEleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro – A Força do Campo para Porto Velho

Sua pré-candidatura está centrada no bem-estar da população de Porto Velho. Ela promete defender incansavelmente os direitos das mulheres.
L
Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Perseguição resulta em capotamento e dois suspeitos de roubo a residência presos no Orgulho do Madeira

Segundo a PM, quatro criminosos fortemente armados realizaram um roubo a residência, depois fugiram levando vários objetos e a caminhonete das vítimas.
16

Acidente entre carro e moto deixa um morto e outro ferido na BR-364

Segundo as primeiras informações, as duas vítimas estavam de moto quando houve a batida com o veículo.
18
URGENTE: Carro bate e derruba poste de iluminação em Porto Velho

URGENTE: Carro bate e derruba poste de iluminação em Porto Velho

O acidente envolvendo um carro modelo Versa ocorreu na tarde deste sábado (20), na Rua Pescada, bairro Nova Porto Velho.
10
Motociclista acidentada na Avenida Jatuarana recebe ajuda de populares

Motociclista acidentada na Avenida Jatuarana recebe ajuda de populares

Uma motociclista ficou ferida após um acidente na Avenida Jatuarana, em frente à UPA Sul, no bairro Cohab, na tarde deste sábado (20).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avanços tecnológicos impulsionam a segurança pública com ações contra crimes transfronteiriços

Durante a visita foi realizada uma apresentação detalhada das instalações do Ciop.
L
Simpósio Estadual sobre o Transtorno do Espectro Autista acontece nos dias 22 e 23, em Porto Velho

Simpósio Estadual sobre o Transtorno do Espectro Autista acontece nos dias 22 e 23, em Porto Velho

O evento acontece em uma instituição de ensino superior, tendo início às 8h com ciclo de palestras.
L
Governo de Rondônia promove “Dia Especial do Programa Peixe Saudável”, em Ariquemes

Governo de Rondônia promove “Dia Especial do Programa Peixe Saudável”, em Ariquemes

Eventos como esse são fundamentais para disseminar o conhecimento entre os interessados na cadeia do peixe
L
Menino de 5 anos é o mais novo a representar o Brasil em campeonato de xadrez

Menino de 5 anos é o mais novo a representar o Brasil em campeonato de xadrez

O menino bento arrasou no Campeonato Paulista e vai representar o Brasil em uma competição internacional de xadrez.
L
Brasil-atinge-1_6-mil-mortes-confirmadas-por-dengue

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Distrito Federal tem maior total de casos prováveis: 7,9 mil x 100 mil
L
Inca-manifesta-apoio-a-imposto-seletivo-sobre-bebidas-alcoólicas

Inca manifesta apoio a imposto seletivo sobre bebidas alcoólicas

Com aumento da tributação, instituto espera queda no consumo
L
Mostra audiovisual de vídeos, fotos e desenhos indígenas encerra a programação da 2ª Maloca Estudantil, no Teatro Guaporé

Mostra audiovisual de vídeos, fotos e desenhos indígenas encerra a programação da 2ª Maloca Estudantil, no Teatro Guaporé

Além de fotografias e desenhos, vários vídeos produzidos por estudantes indígenas foram apresentados.
L
Mega-Sena-sorteia-neste-sábado-prêmio-acumulado-em-R_-100-milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h, no horário de Brasília
L
Clássico-carioca-Fluminense-x-Vasco-abre-3ª-rodada-do-Brasileirão

Clássico carioca Fluminense x Vasco abre 3ª rodada do Brasileirão

Duelo às 16h deste sábado terá transmissão da Rádio Nacional
L