SÁBADO, 12/04/2025

A novela continua: Comissão do Senado derruba sugestões de nomes da Ponte no Abunã

Os nomes rejeitados foram sugeridos pelos senadores Márcio Bittar (UB-AC) e Marcos Rogério (PL-RO) por meio dos Projetos de Leis N° 3735/2021 e 4688/2019.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

A novela continua: Comissão do Senado derruba sugestões de nomes da Ponte no Abunã - News Rondônia

A Comissão de Educação (CE) do Senado Federal derrubou na terça-feira (11), durante encontro, duas propostas que dão nomes para a Ponte do Abunã, localizada no Distrito do Abunã, em Porto Velho. O colegiado rejeitou os nomes “Ponte Wanderley Dantas” e “Ponte Paulo Nunes”.

Os nomes rejeitados foram sugeridos pelos senadores Márcio Bittar (UB-AC) e Marcos Rogério (PL-RO) por meio dos Projetos de Leis N° 3735/2021 e 4688/2019.

Na primeira sugestão, Ponte Wanderley Dantas, o senador do Acre queria homenagear o ex-governador do Acre, defensor da integração da região por meio da BR-364. Já a segunda proposição, faria homenagem a Paulo Nunes que foi governador do Território Federal do Guaporé (1954/1955) e depois Território de Rondônia (1958/1962), e que comandou a ligação rodoviária entre Porto Velho e São Paulo.

A novela continua: Comissão do Senado derruba sugestões de nomes da Ponte no Abunã - News Rondônia
Arquivo News Rondônia

Ambas as rejeições foram orquestradas pelo senador Confúcio Moura (MDB) que é membro titular da CE. Moura é autor de um projeto que tem a mesma finalidade. No entanto, sua escolha é para “Ponte Governador Jerônimo Santana” em alusão ao ex-deputado federal, ex-prefeito de Porto Velho e ex-governador do estado. O PL recebeu a numeração 2755/2023.

Jerônimo Garcia de Santana nasceu em Jataí, Estado de Goiás, em 29 de outubro de 1934 e faleceu em 2014. Ganhou notoriedade após defender a região do Abunã como um território de Rondônia.

Confúcio também justificou que um alinhamento entre a base rondoniense preferiu batizar o monumento com o nome do político.  “Esse nome de uma ponte tem um simbolismo muito importante de homenagear autoridades relevantes. Como a ponte é território rondoniense acho mais que justo ser o nome de um governador de Rondônia e não de um governador do Acre. (…) Eu apresentei um projeto alternativo que, em vez de vir para esta comissão, foi para a Comissão de Infraestrutura”, comentou Moura.

A novela continua: Comissão do Senado derruba sugestões de nomes da Ponte no Abunã - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STF abre ação penal contra Bolsonaro e mais 7 por tentativa de golpe e outros crimes

STF abre ação penal contra Bolsonaro e mais 7 por tentativa de golpe e outros crimes

Medida marca o início da instrução processual
L

11 de abril: Dia da Intendência é celebrado em Porto Velho com homenagens e reconhecimento ao trabalho logístico do Exército

Com cerimônia na 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Exército homenageia o Serviço de Intendência, peça-chave na logística e no apoio às tropas em todo o Brasil.
L

Páscoa: 47% dos rondonienses pretendem gastar até R$ 50 reais com presentes

O estudo foi realizado entre os dias 10 e 16 de março e ouviu quase 64 mil pessoas em todo o Brasil.
L

Ex-vereador Polaquinho é inocentado em caso de homicídio em Seringueiras

A decisão, assinada pelo juiz Dr. Vinícius de Almeida Ferreira, foi publicada no último dia 3 de abril.
L
Crianças indígenas entregam manifesto pelo meio ambiente a ministras

Crianças indígenas entregam manifesto pelo meio ambiente a ministras

Mundo já tem respostas técnicas para conter o aquecimento, diz Marina
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia dá início à colheita do cacau com evento em Buritis neste sábado

Estado se consolida como potência cacaueira na Região Norte e referência nacional na produção do fruto
L

#AmazoniaGenteeJustiça | Entrevista Ricardo Gilson da Costa Silva professor da UNIR

Nesta sexta-feira, dia 11, às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça entrevista Ricardo Gilson da Costa Silva, professor da UNIR e pesquisador nas áreas de Geografia Agrária, movimentos sociais, territorialidades e direitos humanos na Amazônia. Doutor pela USP e pós-doutor pela UBA, ele atua nos programas de pós-graduação da UNIR e coordena o grupo de pesquisa GTGA/CNPq.
L

#EmCimaDaHora | Entrevista Deputado federal Coronel Chrisóstomo

O programa Em Cima da Hora desta sexta-feira, dia 11, às 16h, recebe o deputado federal Coronel Chrisóstomo para uma conversa ao vivo sobre sua atuação parlamentar, projetos em andamento e temas relevantes para Rondônia e o Brasil. Não perca essa entrevista exclusiva com um dos representantes do estado na Câmara Federal!
L

#TalkNews | Entrevista Maicon Brito

Nesta sexta-feira, dia 11, às 15h, o programa Talk News entrevista Maicon Brito, o Maicon Bumblebee, animador e criador de trajes realistas de personagens como Bumblebee, Homem de Ferro e Batman.
L

Programação especial da Páscoa no Parque tem início neste sábado (12) em Porto Velho

Abertura oficial acontece às 18h, com o sorteio de 100 bicicletas e muitas outras atrações
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois promove curso de oratória “Comunicação de Alto Impacto” em Cacoal

Entre os aprendizados estão técnicas de persuasão, argumentação e desenvolvimento da presença em público.
L

Ieda Chaves mantém agenda de visitas e assegura recursos para Alta Floresta e Santa Luzia

Emendas parlamentares foram destinadas às áreas da agricultura, esportes e saúde.
L
Sofia Andrade completa 100 dias de mandato com mais de 300 solicitações protocoladas

Sofia Andrade completa 100 dias de mandato com mais de 300 solicitações protocoladas

Esses pedidos surgiram principalmente após visitas de fiscalização realizadas nos bairros.
L

Alero inicia campanha solidária para arrecadar água mineral para comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira

A cheia do Rio Madeira já afeta mais de 2.700 famílias em Porto Velho.
L

Na CNN, Marcos Rocha se posiciona contra PEC da Segurança e defende autonomia dos estados

Com uma trajetória consolidada nas forças de segurança, Rocha destacou sua posição com base na vivência pessoal e na gestão pública.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente foge após causar acidente com duas vítimas na zona Sul

Após a queda, o suspeito se levantou rapidamente e fugiu com o veículo, deixando as duas vítimas feridas no asfalto.
12

Carro invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na zona Leste

Com o impacto, a vítima sofreu fraturas na perna e na clavícula.
14
Homem é atacado com enxadadas na cabeça na zona leste

Homem é intubado depois de levar enxadada na cabeça

Segundo as primeiras informações, o sujeito estaria perturbando frequentadores de um estabelecimento comercial, quando foi atacado com golpes de enxada na cabeça, depois o suspeito fugiu.
16
PRF prende homem que responde por associação criminosa, em Porto Velho

PRF prende homem que responde por associação criminosa, em Porto Velho

O mandado de prisão preventiva estava em aberto desde 2021
10
Carro avança cruzamento e atropela motociclista na zona leste

Carro avança cruzamento e atropela motociclista na zona leste

Testemunhas disseram que o carro seguia pela Rua Cascalheira, e o motorista invadiu a preferencial, atropelando a motociclista que havia saído do trabalho para almoçar.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IFRO Campus Colorado do Oeste seleciona profissionais bolsistas para Programa de Educação Inclusiva

Está aberta a seleção de profissionais para atuarem como colaboradores externos para o Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade do IFRO, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste. A inscrição é on-line e gratuita, estando aberta até 13 de abril.
L

Volvo CE exibe primeiro caminhão articulado elétrico do mundo

A30 Electric estará disponível para locação na Europa em 2026
L

Mercedes-Benz lança o eArocs 400 na Bauma 2025

Veículo extrapesado inaugura propulsão livre de emissões locais no setor da construção
L

NOTA OFICIAL: Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau)

A Sesau reforça seu compromisso com a saúde pública, pautando todas as suas ações nos princípios da legalidade, eficiência e transparência, sempre priorizando o bem-estar da população rondoniense.
L

Sarau Itinerante chega a Nova Mutum com música, poesia e cultura popular

Evento gratuito neste sábado (12) valoriza talentos locais e fortalece a economia criativa no distrito
L
Maioria do STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss

Maioria do STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss

Tragédia foi em 2013 e matou 242 pessoas no Rio Grande do Sul
L
Haddad diz que país tem “colchão de proteção” contra turbulências

Haddad diz que país tem “colchão de proteção” contra turbulências

Reservas cambiais, supersafra e saldo comercial são as garantias
L
Prefeitura de Porto Velho mantém Portal da Transparência com informações atualizadas

Prefeitura de Porto Velho mantém portal da transparência com informações atualizadas

A transparência é obrigatória por lei e é uma das principais vertentes da atual gestão do prefeito Léo Moraes
L
Operação de socorro aos ribeirinhos segue com o apoio de novas embarcações

Novas embarcações reforçam ajuda a ribeirinhos em operação de socorro

Uma logística foi montada após a desistência do barco Deus é Amor
L

Xêro Doce Confeitaria apresenta o cardápio exclusivo de Páscoa 2025 no Agenda News

Magno Felipe compartilha a trajetória da confeitaria e destaca os sabores que prometem encantar Porto Velho nesta Páscoa especial.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.