SEGUNDA-FEIRA, 28/07/2025

Áreas de mineração legal no Brasil acumulam 2,55 gigatoneladas de CO2 em vegetação e solo, mostra estudo

Pesquisadores coletam 442 metros de sedimentos marinhos durante expedição científica Amaryllis.

Por Luciana Constantino/Agência FAPESP - 35

Publicado em 

Pesquisadores coletam 442 metros de sedimentos marinhos durante expedição científica Amaryllis
Foto - Francisco Ruiz/Esalq-USP

Em meio aos registros de recorde de temperatura no mundo e à intensificação das discussões sobre formas de mitigação das mudanças climáticas, pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) divulgaram estudo mostrando que, se todas as áreas de mineração legal ativas no Brasil forem exploradas nas próximas décadas, pelo menos 2,55 gigatoneladas de gás carbônico equivalente (Gt CO2 eq.) seriam emitidos.

Parte pode se dar pela perda da vegetação (0,87 Gt CO2 eq.) e a outra pelas mudanças no solo (1,68 Gt CO2 eq.). Esse total representa cerca de 5% da emissão mundial anual de gases de efeito estufa proveniente das atividades humanas.

De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica Communications Earth & Environmental, o Brasil tem atualmente 5,4 milhões de hectares de minas legalmente ativas, o que equivale a uma área um pouco menor do que a Croácia (com 5,6 milhões de hectares). Elas estão espalhadas por todo o país, porém, a maioria fica concentrada em regiões subtropicais e tropicais (com os maiores estoques, estimados em 1,05 Gt CO2 eq.).

Para compensar essas emissões, os pesquisadores propõem uma solução baseada na natureza (SbN), com a construção de solos a partir de resíduos das próprias minas, chamados Tecnossolos. Essa estratégia tem o potencial de sequestrar até 1 Gt de CO2 eq., o que corresponde a 60% do dióxido de carbono que poderia ser emitido pelas alterações do solo.

“O primeiro passo, quando pensamos em estoque de carbono, foi analisar as emissões, já que a maioria dos trabalhos existentes avalia os impactos do processamento mineral, com a queima de combustível e o gasto com eletricidade, por exemplo. Mas sabemos que a maior parte da mineração do mundo e, principalmente no Brasil, é feita em cavas, a céu aberto. E os solos são os principais ecossistemas terrestres de estoque de carbono. Quando o solo é removido, essa matéria orgânica e a vegetação mudam, eliminando o dióxido de carbono. Por isso, analisamos o potencial de emissão com a remoção do solo e da vegetação para chegar ao número de 2,55 gigatonelas de CO2 equivalente”, resume à Agência FAPESP o doutorando Francisco Ruiz, da Esalq-USP.

Ruiz é o primeiro autor da pesquisa e bolsista da FAPESP.

Para o professor Tiago Osório Ferreira, do Departamento de Ciência do Solo da Esalq-USP, autor correspondente do artigo e orientador de Ruiz, um dos principais pontos do estudo foi mostrar que os solos construídos à base de rejeitos podem ser uma alternativa para a descarbonização.

“Esse trabalho específico mostra um potencial que ajuda a destinar rejeitos e resíduos de forma nova para construir um recurso fundamental, ou seja, o solo que sequestra carbono de forma estável. A pesquisa serve de alerta para outros países, principalmente grandes mineradores, como China e Estados Unidos, de que há alternativas nessa corrida urgente contra as mudanças climáticas”, diz o professor, que também é coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geoquímica de Solos (GEPGeoq) da Esalq.

O solo é um dos quatro grandes reservatórios de carbono do planeta, juntamente com atmosfera, oceanos e plantas. Porém, em estado de degradação, pode liberar CO2, como acontece com a vegetação. Levantamento do MapBiomas revelou que, do total de 37 gigatoneladas de carbono orgânico do solo (COS) existentes no Brasil em 2021, quase dois terços (63%) estão estocados em área sob cobertura nativa estável (23,4 Gt COS), principalmente na Amazônia. Apenas 3,7 Gt COS estão estocados em solos de regiões convertidas para uso antrópico desde 1985.

Já os solos artificiais podem ser criados usando materiais derivados de atividades humanas, incluindo resíduos industriais, urbanos e de mineração. Além da regulação do clima, os Tecnossolos podem restaurar serviços ecossistêmicos essenciais, perdidos com as atividades de mineração, por exemplo, que vão desde a produção de alimentos e energia até a proteção da biodiversidade, a regulação da qualidade da água e a ciclagem de nutrientes.

Segundo a pesquisa, desde que empregadas as propriedades adequadas, os Tecnossolos podem atuar como substrato para o desenvolvimento de plantas – nativas ou de interesse agrícola e florestal – e sequestrar carbono por meio do acúmulo de matéria orgânica.

O Brasil está entre os dez principais produtores de commodities minerais do mundo. A mineração é uma importante área para o desenvolvimento econômico, mas também está ligada à degradação de ecossistemas, com a poluição do solo e da água e perda da biodiversidade. Além disso, o Brasil registrou recentemente dois grandes desastres, os rompimentos das barragens de Mariana (em 2015) e Brumadinho (em 2019), ambas em Minas Gerais, com altos custos humanos, econômicos e ambientais.

O processo

A elaboração de Tecnossolos se baseia no entendimento de processos de ocorrência natural em solo, como sua formação, intemperismo e estabilização de matéria orgânica.

Para testar a hipótese de que a construção de Tecnossolos poderia ajudar a superar as emissões de CO2 da mineração de superfície, os cientistas estimaram os estoques usando dados disponíveis na literatura. Para isso, determinaram a geolocalização e as áreas de todos os locais de mineração legal no país usando a plataforma on-line SIGMINE, da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Descobriram que a recuperação de estoques de dióxido de carbono depende do clima, com os Tecnossolos tropicais mostrando o maior potencial. Esse desempenho pode ser atribuído ao alto aporte de carbono derivado de plantas e ao potencial de estabilização de CO2 por meio de interações mineral-orgânicas.

Os pesquisadores destacam que alguns tipos de rejeitos de mineração contêm elementos potencialmente tóxicos, como arsênico, mercúrio, cádmio, cobre e chumbo, e que, por isso, seu uso deve ser evitado ou combinado com estratégias de prevenção da poluição e mobilização de metais pesados. Sugerem nesses casos o uso de técnicas de remediação (como a fitorremediação) e a aplicação de corretivos de solo.

“O que chama muito a atenção neste trabalho é a quantidade de carbono obtida nos Tecnossolos. Em alguns casos, supera o total de solos naturais. Os estudos que o Francisco [Ruiz] vem desenvolvendo mostram que é possível construir solos em pouquíssimo tempo com desempenho até melhor do que os naturais e ajudando a mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, conta Ferreira.

Ruiz pesquisa Tecnossolos desde o mestrado e recebeu, em 2020, o Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica Brasileira, promovido pela revista Minérios, publicação considerada referência no setor. À época, o pesquisador fez um estudo em uma mineradora de calcário na cidade de Saltinho (SP) reaproveitando os rejeitos produzidos pela própria mineração para construir solos, recompondo a topografia e a vegetação.

Além de cientistas da Esalq, o trabalho publicado agora contou com a participação de pesquisadores de instituições internacionais, como as universidades Sorbonne (França) e de Santiago de Compostela (Espanha), além da Woodwell Climate Research Centre (Estados Unidos). Está vinculado ao novo Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP coordenado pelo professor Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, coautor do artigo (leia mais em: agencia.fapesp.br/41018/).

Com sede na Esalq, o CCarbon tem o objetivo de produzir conhecimento e inovação em soluções baseadas na natureza visando conciliar a crescente demanda por alimentos e energia com sustentabilidade ambiental, econômica e social.

O artigo Constructing soils for climate-smart mining pode ser lido em: www.nature.com/articles/s43247-023-00862-x?utm_campaign=related_content&utm_source=EARTHENV&utm_medium=communities#Abs1.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nota de pesar – Falecimento de Hélio Santana aos 66 anos em Porto Velho

Reconhecido decorador e fundador da HS Formaturas, Hélio Santana deixa legado de inovação e talento no ramo de eventos.
L
Associações do audiovisual cobram regulação e taxação de streaming no Brasil

Associações do audiovisual cobram regulação e taxação de streaming no Brasil

Entidades enviam carta a Lula e ministros defendendo Condecine de 6% e direcionamento de verba ao Fundo Setorial do Audiovisual.
L
Prefeitura de Porto Velho reúne trancistas e valoriza profissão em evento pelo Dia de Tereza de Benguela

Prefeitura de Porto Velho reúne trancistas e valoriza profissão em evento pelo Dia de Tereza de Benguela

Encontro destacou reconhecimento oficial das trancistas e reforçou apoio da gestão municipal à independência financeira das mulheres.
L
Rondônia emite mais de 260 mil Carteiras de Identidade Nacional, atingindo quase 15% da população

Rondônia emite mais de 260 mil Carteiras de Identidade Nacional, atingindo quase 15% da população

Documento unificado visa reduzir fraudes, otimizar cadastros e será base para benefícios sociais com biometria.
L

Inmet alerta para chuvas intensas em parte de Rondônia

Essas precipitações, classificadas como de nível 1, são mais prováveis na parte norte de Porto Velho, estendendo-se até um trecho do sudoeste.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Pesquisa aponta aumento da febre oropouche com o desmatamento nos estados de Rondônia e Amazonas

Os casos que se proliferam no Brasil foram causados por uma nova linhagem do vírus, que surgiu no Amazonas, circulou pela Região Norte e depois se espalhou.
L

Nota de pesar – Falecimento de José Ramalho de Lima em Porto Velho aos 88 anos

Natural do Ceará, José Ramalho de Lima construiu sua história em Porto Velho como corretor de imóveis e deixa legado de integridade e amor.
L
Entrevista Luiz Carlos Ferreira Moreira

Ponto & Contraponto | Entrevista Luiz Carlos Ferreira Moreira

O programa Ponto & Contraponto recebe o advogado Luiz Carlos Ferreira Moreira, especialista em Direito Público (Administrativo e Constitucional) e professor de Direito no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA.
L
Ministério da Saúde abre inscrições para o programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde abre inscrições para o programa Agora Tem Especialistas

Médicos selecionados para atuar na rede pública iniciarão atividades em setembro, buscando reduzir filas de atendimento.
L

Giro News | Entrevista Tunai Lira

O Giro News desta segunda-feira, 28 de julho, às 15h, recebe Tunai Lira – fundador da CLC Impressoras, referência em outsourcing e tecnologia de impressão, e diretor comercial da Associação Empresarial de Porto Velho (Acep).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois entrega mais de 50 kits apícolas para produtores de Rolim de Moura no Dia do Agricultor

Deputado Cássio Gois entrega mais de 50 kits apícolas para produtores de Rolim de Moura no Dia do Agricultor

Kits apícolas entregues no Dia do Agricultor impulsionam produção de mel em Rolim de Moura
L
JAIME BAGATTOLI: Senador já investiu mais de R$ 4 milhões na saúde, infraestrutura e agricultura de Pimenta Bueno

JAIME BAGATTOLI: Senador já investiu mais de R$ 4 milhões na saúde, infraestrutura e agricultura de Pimenta Bueno

Bagattoli levou asfalto ao Setor Marta Regina e custeio às unidades de saúde
L
Presidente Lula sanciona Programa Acredita Exportação para Micro e Pequenas Empresas

Presidente Lula sanciona programa Acredita Exportação para Micro e Pequenas Empresas

Nova lei desonera e amplia exportações, com restituição de tributos de até 3% e incentivos fiscais.
L
Pedro Fernandes reforça apoio à agricultura familiar e acompanha entrega de R$ 200 mil em Monte Negro

Pedro Fernandes reforça apoio à agricultura familiar e acompanha entrega de R$ 200 mil em Monte Negro

O recurso é resultado de uma ação conjunta entre o deputado e as lideranças locais, especialmente o vereador Joaquim Sereno e o ex-vereador Hélio Verdureiro, que somaram esforços em favor dos pequenos produtores rurais do município.
L
Nova maternidade em RO: Cláudia de Jesus articula apoio no Ministério da Saúde para Ji-Paraná

Nova maternidade em RO: Cláudia de Jesus articula apoio no Ministério da Saúde para Ji-Paraná

Deputada Cláudia de Jesus busca apoio no Ministério da Saúde para nova maternidade em Ji-Paraná, visando humanização e menos deslocamentos na BR-364.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Família sobrevive a acidente impressionante com carro esmagado em Alagoas

VÍDEO: Família sobrevive a acidente impressionante com carro esmagado em Alagoas

Vídeo mostra pai preso nas ferragens de veículo atingido por carreta; acidente na BR-101 deixou dois mortos.
16
Mulher é brutalmente agredida pelo namorado em condomínio na zona sul

VÍDEO: Mulher é brutalmente agredida pelo namorado em condomínio na zona sul

Vítima sofreu mais de 60 socos e múltiplas fraturas; agressor foi contido por moradores.
16
PRF prende 7 pessoas por embriaguez ao volante em Rondônia

PRF prende 7 pessoas por embriaguez ao volante em Rondônia

As ocorrências aconteceram em Porto Velho, Ariquemes e Vilhena
10
Mulher é atacada por cachorro Pitbull na zona leste

Mulher é atacada por cachorro Pitbull na zona leste

De acordo com as primeiras informações, o animal seria da própria vítima que foi atacada e teve o rosto desfigurado pelo cão.
16
Carro avança preferencial e causa grave acidente com motociclista no centro de Porto Velho

Carro avança preferencial e causa grave acidente com motociclista no centro de Porto Velho

A colisão aconteceu no cruzamento da Rua João Goulart com Afonso Pena.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresárias europeias conhecem centro histórico de Porto Velho em City Tour promovido pela Prefeitura

Empresárias europeias conhecem centro histórico de Porto Velho em City Tour promovido pela Prefeitura

Projeto “Expedição Reconexão” une turismo, cultura e desenvolvimento empresarial com apoio da Semtel.
L
Prefeitura de Porto Velho projeta economia de R$ 10 milhões com novas estratégias para gastos de combustível

Prefeitura de Porto Velho projeta economia de R$ 10 milhões com novas estratégias para gastos de combustível

Medidas incluem controle diário de preços e estoque, além de abastecimento direto em distribuidoras para veículos de maior porte.
L
Réu de trama golpista critica "silêncio ensurdecedor" do Exército sobre acampamentos

Réu de trama golpista critica “silêncio ensurdecedor” do Exército sobre acampamentos

Coronel Márcio Nunes de Resende, interrogado pelo STF, nega participação em reunião para pressionar Alto Comando.
L
Ações governamentais tiraram Brasil do Mapa da Fome, afirma ministro

Ações governamentais tiraram Brasil do Mapa da Fome, afirma ministro

Trabalho interministerial e mais de 80 ações foram cruciais para o país deixar o indicador da ONU antes do previsto.
L
Mais de 300 mil crianças e adolescentes voltaram à escola em 8 anos, diz Unicef

Mais de 300 mil crianças e adolescentes voltaram à escola em 8 anos, diz Unicef

Apesar dos avanços, cerca de 993 mil jovens entre 4 e 17 anos ainda estão fora da sala de aula no Brasil.
L
brasil-pode-ser-um-pais-imbativel-na-transicao-energetica-diz-lula-no-porto-do-acu

“Brasil pode ser um país imbatível na transição energética”, diz Lula no Porto do Açu

Projeto estratégico do Novo PAC recebeu investimento de R$ 7 bilhões e integra o maior complexo de geração de energia a gás natural da América Latina
L
Encceja 2025: consulta ao cartão de confirmação de inscrição já disponível

Encceja 2025: consulta ao cartão de confirmação de inscrição já disponível

Provas serão aplicadas no próximo domingo, 3 de agosto, em todo o país para certificação de jovens e adultos.
L
Prefeitura de Porto Velho celebra avanços e reforça compromisso com o homem do campo no Dia do Agricultor

Prefeitura de Porto Velho celebra avanços e reforça compromisso com o homem do campo no Dia do Agricultor

Ações como transporte de produção, calcário, Porteira Adentro e PAA Municipal fortalecem a agricultura familiar em Porto Velho.
L
Defesa de Bruno Henrique anuncia recurso após jogador virar réu por fraude em apostas

Defesa de Bruno Henrique anuncia recurso após jogador virar réu por fraude em apostas

Atacante do Flamengo e irmão são acusados de manipulação em partida de 2023; MP também vai recorrer.
L
Seletiva do JIR 2025 reúne mais de 70 ciclistas em ação inédita da Prefeitura de Porto Velho

Seletiva do JIR 2025 reúne mais de 70 ciclistas em ação inédita da Prefeitura de Porto Velho

Evento da Seletiva do JIR 2025 fortalece o ciclismo em Porto Velho, com apoio da Semtel e da Federação de Ciclismo de Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.