FUSCA
Um dos assuntos mais comentados na semana passada em alguns grupos que participo, foi o comercial de 70 anos da Wolksvagem. Na gravação, estão as cantoras Maria Rita e sua mãe Elis Regina, criada digitalmente.
PONTUAL
Elis morreu há 41 anos e embora seja considerada a maior cantora brasileira de todos os tempos, é uma artista que meus filhos, adoradores de sertanejo universitário, desconhecem.
JUSTIÇA
O comercial, bastante elogiado pelo público, fez o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abrir uma ação para julgar se houve desrespeito à ética.
JUSTIÇA 2
Isso teria ocorrido por terem ‘ressuscitado’ uma artista com o uso de tecnologia – a técnica deep fake aplicada no rosto de uma atriz –por interesse comercial.
AUTORIZAÇÃO
A investigação sobre o comercial é algo que me parece uma enorme bobagem, uma vez que a família autorizou o uso da imagem. Além disso, filha e mãe “contracenam”, na peça publicitária.
BELEZA
A meu ver, a produção do comercial foi muito feliz, pois ao mesmo tempo que rememora a trajetória da Wolks, emociona ao revelar o encontro entre mãe e filha, mesmo que com ajuda de Inteligência Artificial.,
POLARIZAÇÃO
Mas o que era para focar somente no efeito sentimental, descambou para o político. Foi desprezada a grandiosidade da homenagem a uma voz incomparável pouco conhecida pelas novas gerações.
CONFUSÃO
Outra bobagem é de que o comercial pode causar “confusão” no público a respeito do que é realidade e ficção. Por mais imbecíl que isso possa parecer, realmente teve “intelectual” que questionou a propaganda.
SUBESTIMAR
Usar esse argumento frágil significa considerar o telespectador um idiota, incapaz de distinguir uma situação básica.
ENTENDEDORES
Uma parte dos críticos lamentou ver a progressista Elis Regina associada a uma marca que teria apoiado a ditadura militar. A cantora jamais aceitaria ser estrela da campanha, disseram convictos.
SUCESSO
Felizmente a maioria das pessoas ignorou a politicagem e fez o público das redes sociais notar o talento, a importância histórica e o peso da ausência da artista.
SUCESSO 2
Polêmicas à parte, o vídeo em comemoração aos 70 anos da VW no Brasil provocou um efeito raro na publicidade da última década: emocionar as pessoas. As opiniões em postagens no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube confirmam o impacto da mensagem.
O aconchego familiar, além de único e pontual para cada pessoa, sempre é visto com ternura. Principalmente quando nos leva ao passado. O cinema está cheio de mensagens, fictícias ou não, que tem como objetivo sensibilizar.
FAMÍLIA 2
As críticas ao comercial da Elis artificial fazem lembrar Ratatouille, filme lançado em 2007 que conta a história de Remy, um rato que sonha em cozinhar e ter acesso aos mais requintados pratos da gastronomia francesa.

FAMÍLIA 3
Remy se junta a um humano e juntos tentam reerguer um restaurante, mas enfrentam duras críticas de Ego, um renomado crítico conhecido por destruir a reputação de diversos restaurantes renomados no meio gastronômico.
FAMÍLIA 3
No entanto, o crítico de gastronomia ao provar o prato que dá nome ao filme, é transportado para sua infância e acarinhado pela comida caseira da sua mãe.
TEMPO
Falsos moralistas tentam fazer com que você se aborreça ao lembrar do fusca “enguiçado” por problemas de bobina ou platinado. Eu dirigia o 69 do meu avô e sei muito bem o que é isso.
REALIDADE
Ainda bem que o mundo é bem mais amplo do que se imagina e algumas coisas nunca mudam, como o papel das emoções na memória. Ainda somos os mesmos e viveremos como nossos pais.
ALÔ SEMTRAN!!!
Mais uma vez a coluna recebe foto feita pelo leitor Juliano Luchini. Ele mostra carros estacionados em cima da calçada, ao lado do supermercado Irmãos Gonçalves, na rua José Camacho.

SUGESTÃO
Duvido que a Semtran vai mover uma palha para resolver o problema. Sugiro ao Irmãos Gonçalves colocar uma mureta entre a calçada e a rua, isso impede o estacionamento oblíquo e permite que o cidadão possa circular livremente no espaço público.
MAIS LEITORES
Na rua João Pedro da Rocha, bairro Embratel, o leitor Gustavo Unfer mandou fotos de técnicos da Energisa consertando a rede elétrica.

SEM LUZ
A empresa teve que ser acionada para resolver o problema de um fio – que não é de energia – arrebentado causando transtorno e comprometendo o abastecimento na rua.
