DOMINGO, 08/03/2026

Em destaque

Cooperativismo e voluntariado: juntos no mesmo propósito

Para se ter uma ideia da força do cooperativismo, se as 300 maiores cooperativas do mundo fossem um país, seriam a 9ª economia do planeta.

Por SOMA COMUNICAÇÃO - 20

Publicado em 

Cooperativismo e voluntariado: juntos no mesmo propósito

Com princípios que beneficiam os cooperados, o negócio e a sociedade, o cooperativismo é um modelo “de vida” que agrega cada vez mais pessoas. Dizemos “de vida” porque passou a inspirar diferentes instituições e empresas que reviram seus modelos e melhoraram a atuação para promover o bem-estar coletivo, com o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, objetivos praticados pelo cooperativismo há pelo menos uma centena de anos no Brasil. 

Dividido em sete ramos (crédito, consumo, agropecuário, infraestrutura, saúde, trabalho, produção de bens e serviços, e transporte), o cooperativismo está presente em todos os setores da economia e gera empregos, renda e prosperidade para as pessoas. Une desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo. 

Segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) são quase 19 milhões de pessoas associadas a algum negócio cooperativista no País, unidas para transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Em todo o mundo são mais de 2,6 milhões de cooperativas, presentes em 100 países, que congregam mais de 1 bilhão de pessoas. Para se ter uma ideia da força do cooperativismo, se as 300 maiores cooperativas do mundo fossem um país, seriam a 9ª economia do planeta.

Por conta da força e do poder de mobilização do cooperativismo foi criado o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no 1º sábado de julho, para promover e incentivar ações de voluntariado. A data foi instituída pelo Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) há exatos 100 anos.

Com o lema “Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável”, a data deste ano convida os cooperados de todo o mundo a divulgarem ações e atividades desenvolvidas pelo cooperativismo para a construção de uma economia verde. E neste quesito podemos dizer que o Sicredi é referência. Nossa governança envolve o desenvolvimento sustentável nas áreas econômica, social e ambiental e recentemente vimos essa evolução materializada em números.

Dados divulgados pelo Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) mostram crescimento de 13% no número de agências cooperativas em 2022 em relação a 2021, com mais de 9 mil agências espalhadas por todo o Brasil, em cidades desassistidas por bancos tradicionais. O contingente de associados às cooperativas financeiras chega perto de 17 milhões, crescimento de 90% em 6 anos, atraídos pelos benefícios da inclusão financeira, taxas mais justas, educação financeira sustentável e a participação nos resultados e poder de decisão sobre a gestão da cooperativa por meio de voto.

Na área social o Sicredi desenvolve vários programas como A União Faz a Vida e Cooperativas Escolares, que beneficiam estudantes e educadores. O programa Cooperação na Ponta do Lápis auxilia pessoas na construção de hábitos financeiros sustentáveis, e o Programa Crescer proporciona experiências para que as pessoas conheçam mais sobre a instituição.

Na área ambiental, ligada mais diretamente ao lema do Dia Internacional do Cooperativismo deste ano, as iniciativas do Sicredi são inúmeras. Destacamos aqui as principais como a adesão ao Pacto Global da ONU, em 2020, por desenvolvermos programas aderentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Anualmente fazemos o inventário das nossas emissões de carbono e neutralizamos essas emissões, adquirindo créditos de programas auditados e certificados voltados à conservação da floresta.

Temos um histórico de fomento à energia limpa, financiando sistemas de geração fotovoltaica para nossos associados e priorizando a energia solar nas nossas agências e sedes administrativas. 

Para celebrar a data, o Sicredi lança também o Movimento de Voluntariado, com o mote “Cooperar para mudar o mundo”, para estimular as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade. O Movimento é uma iniciativa que tem o objetivo de promover o serviço voluntário de forma sistemática e mais eficaz, envolvendo colaboradores, associados e comunidade para uma atuação cidadã, por meio de ações solidárias que estejam alinhadas ao desenvolvimento local. 

Além de palestras, oficinas e ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, o Sicredi disponibiliza diversos materiais de apoio aos voluntários. O 1º sábado de julho é uma espécie de pontapé inicial das atividades programadas para o ano, com objetivo de manter vivo o espírito do voluntariado, que tanto valorizamos. Pois a essência cooperativista vislumbra exatamente a coletividade: resultados que beneficiam a todos, fortalecem nossas atividades e reverberam em toda a sociedade. 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mulheres conquistam espaço no setor elétrico de Rondônia

Mulheres conquistam espaço no setor elétrico de Rondônia

Histórias de profissionais mostram avanço feminino em áreas técnicas e inspiram novas gerações a buscar oportunidades no setor de energia.
L
Jirau Energia recebe visita do povo indígena Amondawa em Rondônia

Jirau Energia recebe visita do povo indígena Amondawa em Rondônia

Intercâmbio de conhecimentos aproximou comunidade indígena do funcionamento da usina e do processo de geração de energia limpa.
L
Pesquisa revela que maioria das mulheres sofre assédio no Brasil

Pesquisa revela que maioria das mulheres sofre assédio no Brasil

Estudo realizado em dez capitais aponta que espaços públicos e transportes são os locais de maior risco, evidenciando a persistência da insegurança de gênero.
L
Conferência do Trabalho propõe diálogo e modernização produtiva

Conferência do Trabalho propõe diálogo e modernização produtiva

Representantes de empregados, empregadores e governo assinaram documento que defende salários dignos e adaptação às novas tecnologias globais.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de sábado, 07/03/2026: dia favorece descanso e reflexões

Sábado traz energia mais tranquila, ideal para lazer, conversas sinceras e equilíbrio emocional.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Zezito Silva Santos (Pastor Zezito)

Pastor Zezito Silva Santos, maranhense de nascimento e morador de Porto Velho, será velado na Igreja Jesus é Verdade. Cortejo seguirá para o cemitério Jardim da Saudade.
L

Nota de pesar: Sebastião do Nascimento Borges

Sebastião do Nascimento Borges, natural de Guajará-Mirim e morador de Porto Velho, deixa familiares, amigos e netos enlutados. Despedida ocorre na Igreja Adventista no bairro Areal.
L

Povoado Nerd desta sexta-feira recebe Wesley Gois Martins Cardoso

O Povoado Nerd promete trazer um bate-papo cheio de curiosidades sobre cultura geek, tecnologia e criatividade, mostrando como a paixão por animes e games pode se transformar em oportunidade profissional.
L

Bora Ali: Marta Helena compartilha sua trajetória como artesã e empreendedora

Será um encontro para quem acredita no poder do trabalho manual, na força do empreendedorismo feminino e na riqueza cultural do Norte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Publicidade

POLÍTICA

“Nem esquerda nem direita, é pra frente”, diz Samuel Costa

“Nem esquerda nem direita, é pra frente”, diz Samuel Costa

Pré-candidato afirma que disputará o governo de Rondônia como alternativa independente e prevê cenário eleitoral polarizado nas eleições de 2026.
L
Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias na BR-425 após reclamações de taxistas

Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias na BR-425 após reclamações de taxistas

Deputada afirma que tem pressionado o DNIT para início das obras de recuperação da rodovia, após denúncias de buracos e riscos de acidentes.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da inauguração da nova sede da Escola Superior do MP de Rondônia

Deputada Dra. Taíssa participa da inauguração da nova sede da Escola Superior do MP de Rondônia

Nova estrutura da Empro vai fortalecer a formação e a qualificação de membros do Ministério Público.
L
Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Especialistas, vítimas e parlamentares discutem feminicídio e políticas de proteção às mulheres em Rondônia no mês dedicado à luta por direitos.
L
André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

Ministro do STF atende pedido da defesa após exposição de informações sigilosas compartilhadas com a CPMI do INSS.
L
Publicidade

POLÍCIA

Passageiro é preso com cerca de 9 kg de drogas ao tentar embarcar para Porto Velho

Passageiro é preso com cerca de 9 kg de drogas ao tentar embarcar para Porto Velho

Suspeito foi abordado pela Polícia Militar próximo à rodoviária de Guajará-Mirim e transportava maconha e skunk em bagagens.
14
Pai é preso após deixar filhas sozinhas em hotel em Porto Velho

Pai é preso após deixar filhas sozinhas em hotel em Porto Velho

Meninas de 6 e 9 anos ficaram o dia inteiro sem supervisão e pediram comida na recepção do estabelecimento, segundo relato de funcionários.
14
Mulher é agredida pelo ex-companheiro na Praça do Cohab, na zona sul de Porto Velho

Mulher é agredida pelo ex-companheiro na Praça do Cohab, na zona sul de Porto Velho

Suspeito fugiu antes da chegada da polícia após atacar a vítima com chutes no rosto durante discussão.
18
Homem é preso após agredir irmã durante discussão por vaga de garagem em Porto Velho

Homem é preso após agredir irmã durante discussão por vaga de garagem em Porto Velho

Desentendimento familiar ocorreu durante a madrugada e terminou com prisão por violência doméstica.
14
Homem é agredido com tijoladas na cabeça na zona sul de Porto Velho

Homem é agredido com tijoladas na cabeça na zona sul de Porto Velho

Vítima foi atacada por dois indivíduos no bairro Terra Prometida e precisou ser socorrida por equipe do Samu.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação: Liga das Escolas de Samba do Estado de Rondônia – LIESER

Local: Rua Júlio de Castilho, N° 1110 – Bairro: Olaria – Escola de Música Jorge Andrade
L

Requerimento de Renovação da Outorga: SOUZA E SOUZA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Entre retalhos e oportunidades: moda transforma vidas na periferia

Entre retalhos e oportunidades: moda transforma vidas na periferia

Projeto liderado por designer em Macapá fortalece empreendedorismo feminino e integra estratégia nacional de desenvolvimento da cadeia produtiva da moda.
L
Iveco apresenta eDaily com carregamento sem fio dinâmico

Iveco apresenta eDaily com carregamento sem fio dinâmico

Parceria com a A35 Brebemi marca avanço na mobilidade elétrica
L
BYD Atto 8 estreia plataforma DM-P e chega com 488 cavalos de potência

BYD Atto 8 estreia plataforma DM-P e chega com 488 cavalos de potência

SUV híbrido combina desempenho, tecnologia e espaço interno por R$ 399.990,00
L

Edital de Convocação AGE: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE THEOBROMA – RO

16 de março de 2026, no período das 08:00 às 10:00 horas, na Av. 13 de Fevereiro, nº. 1173, Setor 01 – Theobroma-RO
L
Hyundai confirma produção de terceiro modelo nacional em Piracicaba

Hyundai confirma produção de terceiro modelo nacional em Piracicaba

Provável produção local do Bayon reforça plano global da fabricante para 2030
L
GS3 marca expansão da GAC e fortalece portfólio no Brasil

GS3 marca expansão da GAC e fortalece portfólio no Brasil

Parceria com Mercado Livre moderniza jornada de compra do consumidor
L
Mulheres ganham cada vez mais espaço na agricultura familiar de Porto Velho

Mulheres ganham cada vez mais espaço na agricultura familiar de Porto Velho

Histórias de produtoras rurais mostram protagonismo feminino no campo e reforçam a importância da agricultura familiar para a economia local.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.