Durante os dois dias de projeto, o MPRO vai ajudar os moradores com orientações sobre seus direitos básicos, ouvindo a todos de forma ativa e sensível.
A Ouvidora-Geral do MPRO, Promotora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel, explica que essa é a primeira edição do projeto e que ele foi criado para ouvir todos os reclames da sociedade, sem distinção de matérias ou delimitação de área, portanto podem procurar atendimento pessoas que desejam denunciar casos de violência doméstica, crimes contra crianças, questões das áreas de saúde, educação, habitação e casos de improbidade administrativa, por exemplo.
Se o foco da denúncia não estiver sob responsabilidade do MPRO, os servidores que atuam no “Ouvidoria Presente” estão treinados para encaminhar a demanda ao órgão de execução e/ou poder público com atribuições responsáveis para solucioná-la.
“Cabe ao Ministério Público promover dignidade e não há dignidade sem cidadania. Por isso, o projeto vai ouvir as demandas da população, fazer o tratamento e direcionamento dessas reclamações para cada órgão responsável para que elas sejam acolhidas, acatadas e, dentro do possível, solucionadas. Ouvir exige paciência, empatia, solidariedade e vontade de ajudar o próximo e é com essa missão de verdadeiramente acolher a comunidade, de romper barreiras e fortalecer laços que estamos aqui”, comentou a Ouvidora-Geral.
Cerca de 15 servidores e membros se voluntariaram para prestar atendimento ao público durante os dois dias de projeto, entre eles os Promotores de Justiça Jefferson Marques Costa e Tâmera Padoin Marques Marin.