O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente no dia 14 de junho. A data visa homenagear todos os doadores de sangue e conscientizar a população sobre a importância deste ato solidário.
A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, um imunologista austríaco que descobriu o fator RH e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.
No Dia Mundial do Doador de Sangue, faça a sua parte, doe sangue e ajude a salvar vidas! A doação é rápida, segura e pode ajudar até quatro pessoas. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma) e, assim, pode beneficiar vários pacientes com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.
A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. É pouco para quem doa faz uma diferença enorme para quem precisa!
Em Porto Velho, você pode realizar a doação de sangue na Fundação De Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), localizada na R. Benedito de Souza Brito, esquina com Av. Governador Jorge Teixeira, Bairro Industrial.
Quem pode doar sangue?
Segundo a OMS, o doador precisa se enquadrar dentro de algumas características específicas: sendo homem ou mulher, ter entre 16 e 68 anos, ter acima de 50 kg, não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV, estar bem alimentado e descansado, mulheres devem esperar entre 90 e 180 dias opôs o parto. Lembrando que após uma doação, mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente e homens devem esperar 60 dias.