DOMINGO, 27/07/2025

Servidores festejam concurso, mas denunciam problemas na Funai

Autarquia conta hoje com apenas 1,3 mil servidores.

Publicado em 

Servidores festejam concurso, mas denunciam problemas na Funai - News Rondônia

Por Letycia Bond 

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGISP) formalizou no último dia 2, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU), a autorização para que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realize concurso público, no prazo de seis meses. Deverão ser oferecidas 502 vagas e, apesar de a quantidade parecer significativa, é considerada insuficiente para compor o quadro de servidores.

Servidores festejam concurso, mas denunciam problemas na Funai - News Rondônia
Imagem EBC/TV Brasil

Quem faz essa avaliação são os próprios servidores da autarquia, que têm atribuições acima do normal, no dia a dia, pelas condições de trabalho que encaram. A promessa, em anos anteriores, era de que o desfalque de pessoal deixaria de ser um problema.

A Lei nº 11.907/2009 previa a criação de 3,1 mil cargos para a Funai. Porém, o que houve foram dois concursos, um em 2010 e outro em 2016, que abriram 967 vagas.

De acordo com relatório do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Distrito Federal (Sindisep-DF), ao qual a Agência Brasil teve acesso e que foi apresentado à equipe de transição do governo federal, a autarquia conta, atualmente, com cerca de 1,3 mil servidores.

Aposentadorias

Ao todo, 957 servidores (73,6%) do quadro têm 41 anos de idade ou mais, dado que demonstraria por si só que a autarquia deveria planejar o ingresso de novos servidores. Além disso, 315 (24,2%) servidores estão prestes a se aposentar, enquanto 292 deles (22,4%) já teriam direito a entrar com o pedido de aposentadoria, mas optaram por ficar em atividade, em troca do abono permanência.

Uma das funções essenciais da Funai que justificam sua existência é a de demarcação e homologação de terras indígenas. Há 480 reivindicações por demarcação que ainda não foram, segundo o relatório, "sequer instruídas para dar início ao processo de reconhecimento formal", o que depende da formação de um grupo técnico para fazer avançar os estudos.

"Além de 480 reivindicações, a Funai possui 134 procedimentos de identificação e delimitação em curso, 16 procedimentos com terras indígenas já delimitadas que demandam análise de contraditório administrativo, 33 decisões judiciais (incidindo sobre o universo de reivindicações) para a composição de Grupos Técnicos (GTs) de identificação e delimitação, 58 decisões judiciais (incidindo sobre o universo de procedimentos em curso) determinando a conclusão dos estudos de identificação e delimitação e 12 procedimentos em curso com decisão determinando a conclusão demandam recomposição do GT. Nas decisões judiciais há, praticamente em sua totalidade, incidência de multas provocando prejuízos ao erário", prosseguem os servidores no documento.

Esse volume de trabalho está sob a responsabilidade de 12 servidores, mais quatro coordenadores, na Coordenação Geral de Identificação e Delimitação (CGID), juntamente com outros cinco técnicos que acompanham o desenrolar dos processos que se encontram na etapa de estudos, incluindo os que exigem a formação de GTs. Sobre o que vive, especificamente, a CGID, a dirigente do Sindsep-DF Mônica Machado Carneiro é direta: "Tem povo indígena que está aí aguardando, há 20 anos, a constituição de um GT."

Há outras áreas da Funai com ainda menos possibilidade de vencer as demandas que se apresentam. No início de abril deste ano, o Serviço de Licenciamento Simplificado (Selis) tinha 1.826 processos na fila de análise e nenhum servidor em trabalho, com exceção de um chefe do setor.

A Coordenação do Componente Indígena de Transporte e Mineração (Cotram), por sua vez, somava 1.256 processos à espera de dois técnicos. Já a Coordenação do Componente Indígena de Petróleo, Energia e Gás (Coep), que também integra o rol de áreas que tratam de empreendimentos que impactam as terras indígenas, a relação, no mês passado, era de 313 processos por técnico, sendo que há um efetivo de três funcionários ali lotados. O que resulta disso é que muitos processos não chegam nem mesmo a ser designados a alguém, ficando no estágio zero.

Em comparativo, a entidade sindical lembra a distribuição que se adota como parâmetro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde a média é de seis processos por técnico, quando o tema é licenciamento ambiental. Na Funai, o padrão deveria ser de 30 por técnico.

O relatório dos servidores, contudo, evidencia a carência de recursos humanos e, indo além nas análises, deixa à mostra a falta de medidas que possam diminuir a rotatividade de servidores e um cenário de desmotivação e adoecimento mental.

Evasão de servidores

Outro órgão que leu a situação na Funai desse modo foi o Tribunal de Contas da União (TCU), conforme mencionam os funcionários no relatório. O TCU apontou, após finalizar auditoria, pontos como a evasão de servidores, a falta de incentivo para que se qualifiquem na área indígena e permaneçam em locais com adversidades, o que inclui correr risco de vida, dependendo da tensão em torno do território, a falta de reposição de pessoal e a baixa remuneração. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos também entendeu da mesma forma, diagnosticando o que chamou de "epidemia de frustração" entre os servidores da Funai. De modo geral, a classificação também passa por "enfraquecimento crônico" do órgão, na avaliação do TCU.

"Esperamos muito a mudança do discurso oficial do Estado com relação aos povos indígenas. A gente acha super importante ter, dentro do Poder Executivo Federal, um ministério específico, ter todo o governo federal dando ênfase à questão indígena, mas isso tem que se acompanhar de questões práticas. Não tem como a gente falar que vai retomar a política de demarcação de terras indígenas se, na coordenação responsável, a gente tem 12 pessoas para dar conta desse universo", afirma Mônica, que exerce o cargo de indigenista especializada na Funai desde 2010.

"São pessoas sobrecarregadas e o trabalho é muito complexo. É um trabalho de muita responsabilidade, não só por garantir os direitos inscritos na Constituição Federal aos povos indígenas, na conformação fundiária em que as terras indígenas se inserem, mas também porque anula os títulos privados que incidem nas áreas delimitadas. Ou seja, gera um potencial altíssimo de conflitos. Isso é muito sério", complementa ela.

A associação Indigenistas Associados (INA), de servidores da Funai, também tem pressionado o governo a se comprometer com a valorização da categoria. Em junho de 2022, a entidade lançou uma carta de propostas aos candidatos às eleições, sobretudo os presidenciáveis, com foco na causa indígena. A associação entende como caminhos para o fortalecimento institucional da fundação a capacitação de servidores e a formulação de um plano de carreiras.

Indígenas em isolamento voluntário

Uma das principais preocupações dentro da Funai, segundo Mônica, são os indígenas em isolamento voluntário. O contexto, hoje, é de desolamento e vulnerabilidade, uma vez que cada um dos 79 servidores da Funai que atuam nessa área têm a incumbência de zelar por um perímetro de 978.381,92 hectares. Um hectare equivale à área de um campo de futebol oficial, aproximadamente.

No auge da pandemia de covid-19, o Supremo Tribunal Federal liberou a contratação emergencial de trabalhadores indígenas para permanecer nos territórios onde povos em isolamento voluntário vivem para protegê-los. A admissão de indígenas como servidores é uma das práticas que a Funai já incorpora há tempos e que poderia ajudar a resolver os gargalos que enfrenta.

Conforme cita Mônica, entretanto, isso consiste em algo mais pontual e uma forma de contrato temporário. "O que a gente defende hoje é que se criem mecanismos na legislação para absorver os trabalhadores indígenas como parte do quadro permanente e não como temporários, terceirizados, o que deixa a condição de trabalho deles, em relação aos servidores não indígenas, em uma situação de inferioridade, sem estabilidade, sem os direitos", diz.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

O impacto da música no bem-estar dos pets

Musicoterapia ganha espaço como recurso para melhorar a qualidade de vida de cães e gatos
L
Por que ainda não há decisões que reponham a justiça para famílias das áreas criadas com tantas irregularidades?

Por que ainda não há decisões que reponham a justiça para famílias das áreas criadas com tantas irregularidades?

Mesmo com relatório contundente da CPI, famílias de áreas como Jacy-Paraná e Soldado da Borracha continuam ameaçadas e sem reparações.
L
Tratamento de lipedema com técnicas exclusivas transforma a vida de pacientes na Clínica Marcelo Almeida

Tratamento de lipedema com técnicas exclusivas transforma a vida de pacientes na Clínica Marcelo Almeida

Com abordagem personalizada, a clínica tem alcançado resultados expressivos na redução de dor, inchaço e melhora da autoestima em mulheres com lipedema
L
Cultivo de melancia em Porto Velho: Gustavo Gonçalves aposta em inovação e sustentabilidade

Cultivo de melancia em Porto Velho: Gustavo Gonçalves aposta em inovação e sustentabilidade

Produtor rural Gustavo Gonçalves destaca desafios e oportunidades no cultivo de melancia em Porto Velho, apostando em tecnologia e práticas sustentáveis para fortalecer o agronegócio local
L
Governo de RO e Baía das Onças firmam plano inédito de inclusão e sustentabilidade em Costa Marques

Governo de RO e Baía das Onças firmam plano inédito de inclusão e sustentabilidade em Costa Marques

Plano de Trabalho construído entre governo e comunidade indígena Baía das Onças fortalece agricultura, geração de renda e respeito cultural em Costa Marques.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Priscila Franco fala sobre educação, empreendedorismo e superação à frente do CCAA Porto Velho

Franqueada do CCAA, Priscila Franco compartilha sua trajetória como professora, nutricionista e empreendedora, destacando desafios durante a pandemia e sua paixão pela educação bilíngue
L

Momento Agro | Entrevista Gustavo Gonçalves, produtor de melancia em Porto Velho

Neste sábado, às 11h, no Momento Agro: Gustavo Gonçalves, produtor de melancia em Porto Velho, conta tudo sobre o cultivo e os desafios do campo!
L

Rozethe Matos falece aos 71 anos em Porto Velho deixando legado de fé e amor à família

Velório ocorre neste sábado (26) na Funerária Dom Bosco; sepultamento será no domingo (27) no Cemitério Jardim da Saudade
L
Saiba quanto o trabalhador receberá de lucro do FGTS

Saiba quanto o trabalhador receberá de lucro do FGTS

A distribuição de quase R$ 13 bilhões do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de 2024 será proporcional ao saldo das contas em 31 de dezembro, com pagamentos até 31 de agosto de 2025.
L
Decreto garante direito ao cuidado como trabalho essencial no Brasil

Decreto garante direito ao cuidado como trabalho essencial no Brasil

Documento regulamenta a Política Nacional de Cuidados, visando compartilhar responsabilidades e valorizar o trabalho de cuidado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Investimento de R$ 10 milhões reforça saúde de Cacoal com obras e equipamentos

JAIME BAGATTOLI: Investimento de R$ 10 milhões reforça saúde de Cacoal com obras e equipamentos

Recursos de Jaime Bagattoli fortalecem saúde de Cacoal, com custeio, obras no Hospital Municipal e aquisição de equipamentos, beneficiando toda a região.
L
Lula sanciona crédito consignado para CLT e motoristas de aplicativo

Lula sanciona crédito consignado para CLT e motoristas de aplicativo

Nova lei permite acesso a crédito com desconto em folha para trabalhadores com carteira assinada, incluindo entregadores e motoristas de aplicativos.
L
Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Presidente critica conluio com Donald Trump que levou à taxação de produtos brasileiros, citando a Inconfidência Mineira.
L
Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Deputado federal de Rondônia, Coronel Chrisóstomo, protesta em Brasília ao lado de Hélio Lopes contra restrição que proíbe Bolsonaro de dar entrevistas.
L
Dr. Fernando Máximo celebra Dia da Agricultura Familiar com R$ 15 milhões em investimentos para Rondônia

Dr. Fernando Máximo celebra Dia da Agricultura Familiar com R$ 15 milhões em investimentos para Rondônia

Em data simbólica, Dr. Fernando Máximo reforça apoio ao setor e destaca recursos para equipamentos modernos, regularização fundiária e transporte de insumos em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Cadáver é encontrado desovado em matagal na zona sul

Cadáver é encontrado desovado em matagal na zona sul

Corpo em decomposição foi localizado neste domingo (27) na Estrada do Areia Branca; polícia investiga as circunstâncias do crime.
18

Bandidos roubam arma, dinheiro e carro em Porto Velho após agredirem esposa de empresário

O roubo ocorreu na noite deste sábado (26), em uma residência no bairro Embratel, em Porto Velho. As vítimas foram um empresário de 58 anos e a esposa dele, de 53.
10
Caminhonete atropela moto aplicativo com passageiro na 7 de Setembro

Caminhonete atropela moto aplicativo com passageiro na 7 de Setembro

Acidente ocorreu na Avenida 7 de Setembro; caminhonete invadiu preferencial e motorista, alcoolizado, foi preso em flagrante.
14
Motorista de carro foge após deixar motociclista em estado grave

Motorista de carro foge após deixar motociclista em estado grave

Colisão entre carro e moto ocorreu no cruzamento da Avenida Elias Gorayeb com Rua Tabajara; vítima teve fraturas e foi socorrida pelo Samu.
14
Homem é atingido por caminhonete embaixo de passarela na BR-364

Homem é atingido por caminhonete embaixo de passarela na BR-364

Acidente aconteceu próximo à passarela no bairro São João Batista; vítima foi socorrida com suspeita de fratura no braço.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

moradores-fecham-br-319-por-falta-de-energia-em-porto-velho

Moradores fecham BR-319 por falta de energia em Porto Velho

Comunidade São João e moradores da região bloquearam a BR-319 neste sábado (26) usando pneus e madeiras; PRF acompanha manifestação.
L
Matutos do Guaporé leva poesia em forma de forró ao Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Matutos do Guaporé leva poesia em forma de forró ao Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Quadrilha Matutos do Guaporé aposta no romantismo nordestino e na tradição cultural para emocionar o público no Arraial Flor do Maracujá 2025.
L

Homem é preso em Porto Velho após dopar e sequestrar namorada para extorquir família

Suspeito dopou a namorada em hotel de Porto Velho e exigiu dinheiro da família; Polícia Civil prendeu o homem e resgatou a vítima no sábado.
12
Hélio Lopes desfaz acampamento na Praça dos Três Poderes após ordem de Moraes

Hélio Lopes desfaz acampamento na Praça dos Três Poderes após ordem de Moraes

Deputado federal, aliado de Bolsonaro, retirou barraca montada em frente ao STF após decisão que proíbe ocupação e obstrução do local.
L
Polícia Militar prende suspeito de roubo à mão armada em Ji-Paraná

Polícia Militar prende suspeito de roubo à mão armada em Ji-Paraná

Silvano Benedito foi detido com revólver e pertences roubados de residência na rua Manoel Franco nesta sexta-feira (25).
12
Operação mira facções rivais e tráfico de drogas em Rondônia

Operação mira facções rivais e tráfico de drogas em Rondônia

Seis pessoas são presas em ação da Polícia Civil contra homicídios e disputa por controle de entorpecentes, com ordens vindas de presídio.
10
Fisioterapeuta é assassinada com seis tiros em clínica no centro

Fisioterapeuta é assassinada com seis tiros em clínica no centro

Cátia Vagmacker Cantão foi encontrada morta em sua clínica; J. T. do A. R. está foragido e é o principal suspeito de crime passional.
18
Carro pega fogo e é completamente destruído na rua Minas Gerais

Carro pega fogo e é completamente destruído na rua Minas Gerais

Veículo Fiat Palio foi consumido pelas chamas no Setor 06; ninguém ficou ferido, e causas são investigadas.
10
Idosa sofre ataque grave de porco doméstico dentro de chiqueiro

Idosa sofre ataque grave de porco doméstico dentro de chiqueiro

Moradora da zona rural quase perdeu a perna após ser brutalmente atacada por um porco macho em seu chiqueiro.
14
Caixa com explosivos é encontrada em rodovia entre Cacoal e Nova Estrela

Caixa com explosivos é encontrada em rodovia entre Cacoal e Nova Estrela

Forças de segurança isolam RO-383 após descoberta de artefatos explosivos; esquadrão antibombas da Polícia Civil é acionado.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.