Por Wanglézio Braga
Em Rondônia, 64.14% dos contribuintes entregaram até o final da tarde de ontem (17) a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023 (IRPF), ano base de 2022. A informação foi repassada pela autarquia que aproveitou para fazer um balanço preliminar da situação da 2ª região fiscal que envolve os estados Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
Foto: freepik
Em número real, a Receita Federal do Brasil recebeu 179.583 declarações no estado. A autarquia tem a expectativa de receber de 272.903 a 279.991 mil formulários até 31 de maio, prazo final para o acerto das contas com o leão.
Na 2ª regional foram entregues 1.264.178 declarações. Rondônia aparece em último lugar com o menor número de contribuintes que prestaram contas. O estado do Acre aparece em 1° lugar com 70.64%.
A Receita Federal lembra que é cobrada multa de quem está obrigado a entregar a declaração e não fizer até o fim do prazo. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
“A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. Você terá 30 dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic). Para as declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será descontada, com os respectivos juros, do valor do imposto a ser restituído”, informa a autarquia.