Por assessoria
O Facebook é uma excelente ferramenta de marketing e pode fazer toda a diferença para o seu negócio físico. Afinal de contas, ele conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo todo. E aqui no Brasil são mais de 100 milhões!
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Então, quer saber como ter sucesso e prosperar com a ajuda dessa rede social? Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre como utilizar o Facebook para alavancar seu negócio físico. Veja as melhores estratégias que podem ser aplicadas e os principais recursos que a plataforma oferece para seus usuários empreendedores.
Invista em anúncios no Facebook Ads
O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Face. Assim, investir uma determinada quantia em tráfego pago vai ajudar a sua empresa. Nesse sentido, a primeira dica é fazer um curso trafegopago para entender tudo sobre anúncios nas redes.
De modo geral, no tráfego pago, como o nome sugere, o empreendedor paga para a veiculação de anúncios (ao contrário do tráfego orgânico, onde ele não gasta para fazer a divulgação).
Um dos principais métodos aplicados no tráfego pago é o CPC (Custo Por Clique). Nele, você paga pelo anúncio apenas quando o usuário clicar na peça publicitária. Se não houver cliques, você não paga. Para criar um anúncio no Facebook, é preciso seguir esses passos:
Identificação do objetivo e do público-alvo;
Definição de onde o anúncio será veiculado (Facebook, Instagram, Messenger, etc.);
Definição do orçamento e do formato do anúncio;
Por fim, confirmação do pedido e gerenciamento da peça publicitária.
Um bom anúncio conseguirá atrair clientes, aumentar o engajamento do público e a credibilidade da empresa. E tudo isso refletirá em mais vendas para seu negócio físico.
Elabore conteúdos relevantes
Essa dica vale para todos os empreendedores, ainda mais para aqueles que utilizam o tráfego orgânico. As postagens do perfil da sua empresa no Facebook precisam ser relevantes para o público.
Muito falamos sobre a frequência das postagens, que é importante. Mas a qualidade e relevância delas também é essencial. Não adianta postar qualquer coisa apenas para movimentar a página.
Nesse sentido, compartilhe materiais que agreguem na experiência do cliente, aproximando-o da sua empresa. Também aposte na variação de formatos, como vídeos, imagens, artigos, etc.
Capriche nas legendas
As legendas para suas postagens são consideradas “gatilhos”, ou seja, estímulos para que o usuário faça a compra. Conhecidas também como copywriting, o objetivo é estabelecer um senso de urgência e necessidade no cliente.
Assim sendo, as legendas precisam ser persuasivas e atrativas, levando em conta o objetivo de determinada postagem. Por exemplo, se você quer evidenciar o senso de urgência, a legenda terá que demonstrar a importância do cliente adquirir o produto o quanto antes.
Já o gatilho de autoridade visa mostrar ao cliente que a sua empresa é a que possui maior conhecimento no seu segmento de atuação.
Aposte no atendimento personalizado
Utilizar o Facebook para alavancar seu negócio físico passa também por um bom atendimento no espaço online. Esse processo feito de forma precária nas redes vai impactar negativamente nas vendas físicas. Por outro lado, manter uma boa relação com seus clientes no âmbito virtual vai aumentar seus ganhos.
Por isso, sempre destacamos o atendimento personalizado. Cada cliente possui características e demandas únicas. Dessa forma, a abordagem também precisa ser exclusiva. Uma boa dica nesse sentido é elaborar uma lista de clientes e dividi-la de acordo com o perfil de cada um.
Assim, será mais fácil se comunicar com eles e enviar materiais específicos de acordo com a necessidade do cliente.
Então, com essas dicas você vai aumentar sua presença nas redes e criar mais engajamento. E, consequentemente, suas vendas na loja física aumentarão!