QUINTA-FEIRA, 24/07/2025

Brasil volta a registrar assassinatos de jornalistas

Relatório apresentado hoje pela Abert foi feito com apoio da Unesco.

Publicado em 

Brasil volta a registrar assassinatos de jornalistas - News Rondônia

Por Alex Rodrigues 

Em 2022, o Brasil voltou a ser palco do assassinato de jornalistas e profissionais da comunicação em geral. Depois de um ano sem registrar homicídios relacionados ao exercício da profissão, o país contabilizou, no ano passado, ao menos dois crimes brutais, além de uma terceira ocorrência ainda sendo investigada no Ceará.

Brasil volta a registrar assassinatos de jornalistas - News Rondônia
Imagem Marcelo Camargo

Um dos casos citados no relatório anual sobre violações à liberdade de expressão, apresentado hoje (10) pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), foi o assassinato do jornalista britânico Dom Philips, morto quando viajava pela região Amazônica, acompanhado do indigenista Bruno Araújo, que morreu no mesmo atentado.

O dois estavam na região para colher informações sobre o avanço do garimpo e o desmatamento da floresta amazônica. O assassinato do jornalista britânico e do indigenista, quando seguiam pelo Rio Amazonas para comunidade indígena no Vale do Javari, repercutiu internacionalmente, noticiado nos principais veículos de imprensa do mundo.

Quatro meses antes, em fevereiro, o dono do site de notícias Pirambu News, Givanildo Oliveira da Silva, foi morto a tiros nas proximidades de sua casa, em Fortaleza (CE). Gigi, como o comunicador era conhecido, foi atingido por diversos disparos, logo após noticiar a prisão de um suspeito de duplo homicídio.

A Abert aguarda a conclusão das investigações do homicídio do jornalista e empresário Luiz Carlos Gomes, ocorrido em agosto do ano passado, no Rio de Janeiro. Dono do Jornal Tempo News, de Italva, no noroeste fluminense, Gomes dirigia seu carro quando dois homens se aproximaram em uma moto e efetuaram disparos. O caso não foi contabilizado no relatório da Abert, porque a Polícia Civil do Rio de Janeiro ainda não confirmou tratar-se de um crime relacionado ao exercício do jornalismo.

Em mais de uma década monitorando as violações à liberdade de expressão e as agressões contra comunicadores, a Abert só não contabilizou casos de homicídio em 2019 e em 2021.

Agressões

O relatório da Abert registra 137 casos de violência não letal contra 212 profissionais e veículos de comunicação – o que significa dizer que, em 2022, no Brasil, a cada dois dias, a imprensa sofreu algum tipo de ataque.

Diferentemente de 2021, quando as ofensas lideraram os registros, desta vez, as agressões físicas estiveram no topo da lista de violações ao trabalho jornalístico. Foram 47 casos contra os 34 do ano anterior, um aumento significativo de 38,24%. O número de vítimas também subiu de 61 para 74, um aumento de 21,31%. Quase 64% dos casos de agressão física ocorreram nas regiões Sudeste e Sul.

Considerando o total de casos classificados como violência não letal, o número de denúncias foi 5,5% menor do que em 2021, com 7,83% menos vítimas. Além das já citadas ocorrências de agressão física, as denúncias incluem ofensas, intimidações, ameaças, ataques/vandalismo, importunação sexual, injúria, atentados, censura, sequestro e roubo/furto.

Para Abert, não há motivos para comemorar, pois os vários casos, em particular os de Dom Philips e Gigi e o aumento das agressões físicas, confirmam que há, no país, um “ambiente tóxico à atividade jornalística”.

Agressões verbais

Conforme o relatório, políticos e autoridades públicas são, no país, os principais autores de agressões verbais e ofensas contra jornalistas e profissionais da comunicação em geral. Contrariados com a divulgação de informações que os desabonam, muitos não só reagem propagando discursos de ódio ou mensagens que visam a desacreditar o trabalho da imprensa, como, recorrem à violência contra quem divulga fatos de interesse público que os contrariem. E quando não agem eles próprios de forma violenta, incitam seus eleitores e/ou apoiadores a fazê-lo.

O relatório aponta uma maior incidência dos vários tipos de agressões não letais com viés político. “Os ataques em várias cidades brasileiras ocorreram, em sua maioria, nos dias seguintes ao segundo turno da eleição presidencial, durante a cobertura dos protestos contra o resultado do pleito, em defesa de um golpe militar, e durante a desmobilização de acampamentos em frente aos quartéis do Exército."

Para a Abert, o comportamento é visto no mundo todo como uma ameaça à democracia, que se vê enfraquecida pelos ataques à liberdade de imprensa e de expressão.

“A manutenção de uma mídia livre, independente e plural é essencial ao desenvolvimento e preservação da democracia. A tarefa de apresentar uma visão crítica sobre fatos de interesse da sociedade, com a devida checagem, continua sendo o antídoto a qualquer ameaça ao trabalho da imprensa”, afirmou o presidente da Abert, Flávio Lara Resende, na introdução do relatório cuja íntegra está disponível no site da entidade.

Importunação Sexual

Os autores do relatório destacam, no documento, que, assim como os homicídios, os casos de importunação sexual voltaram a aparecer no mapa da violência. Foram computados ao menos quatro casos de assédio praticado contra jornalistas mulheres no exercício de suas funções.

As vítimas eram, em sua maioria, repórteres e apresentadoras de TV. Em 75% dos casos, as profissionais faziam coberturas esportivas na Região Sudeste. Além de beijos sem consentimento, mensagens anônimas e vídeos de cunho sexual foram enviados para as comunicadoras

Em setembro, um torcedor beijou a repórter da ESPN, Jéssica Dias, enquanto ela fazia uma transmissão ao vivo, momentos antes do início de uma partida pela semifinal da Libertadores, no Maracanã (RJ). A equipe que acompanhava Jéssica conseguiu segurar o assediador, que foi preso após prestar esclarecimentos à polícia.

No mês seguinte, um internauta usou as redes sociais da apresentadora da TV Globo, Bárbara Coelho, para lhe enviar vídeos em que ele aparecia se masturbando com fotos dela.

Em dezembro, foi a vez da apresentadora da TV Bandeirantes, Livia Nepomuceno, ser assediada por um telespectador que usou as redes sociais para lhe mandar mensagens de cunho sexual.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho esclarece processo de contratação de alimentação hospitalar para maternidade

Prefeitura de Porto Velho esclarece processo de contratação de alimentação hospitalar para maternidade

Administração municipal reforça que não há contrato assinado ou fornecedor homologado; procedimento segue Lei de Licitações
L

Coluna social Marisa Linhares destaca movimentação em Cacoal com GWM, aniversários e viagens

Na coluna social Marisa Linhares, destaque para entrega de modelos eletrificados GWM na Mega Motors, aniversários de Linda Von Rondon e Márcio Ermenegildo, e férias de empresários em João Pessoa
L
Rapper Oruam é classificado como de "alta periculosidade" ao ser preso no Rio de Janeiro

Rapper Oruam é classificado como de “alta periculosidade” ao ser preso no Rio de Janeiro

Após se entregar à polícia, Oruam foi apontado como de “alta periculosidade” pelo sistema prisional do RJ; ele responde por sete crimes, incluindo tráfico e ameaça.
L
 Governo Federal anuncia R$ 2,3 bilhões para construção de creches e transporte escolar em 1.455 municípios

 Governo Federal anuncia R$ 2,3 bilhões para construção de creches e transporte escolar em 1.455 municípios

Pelo Novo PAC, 505 creches e 1.000 veículos escolares serão entregues a cidades de todas as regiões; foco é ampliar acesso à educação básica.
L
França anunciará reconhecimento do Estado Palestino em setembro, afirma Macron

França anunciará reconhecimento do Estado Palestino em setembro, afirma Macron

O presidente francês, Emmanuel Macron, declarou que a França fará o reconhecimento formal do Estado palestino na Assembleia Geral das Nações Unidas, tornando-se a primeira grande potência ocidental a fazê-lo.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Falaê PodCast | Entrevista Laurindo Silva, coordenador do CRAS Betinho

O Falaê Podcast desta quinta-feira, dia 24, às 18h, recebe Laurindo Silva, coordenador do CRAS Betinho.
L

Agenda News | Entrevista Andressa Fabiana – artista visual

Nesta quinta-feira, dia 24, às 17h, o Agenda News recebe Andressa Fabiana, artista visual à frente do Estúdio Lettere, para uma conversa inspiradora sobre a arte do lettering. O tema do programa será: “Palavras ganham forma, cor e sentimento com lettering.”
L
Chuva prevista em Rondônia nos próximos dez dias pode aliviar seca, mas baixa umidade ainda preocupa

Chuva prevista em Rondônia nos próximos dez dias pode aliviar seca, mas baixa umidade ainda preocupa

Previsão aponta precipitações leves entre 15 e 20 mm em Rondônia, enquanto Inmet alerta para baixa umidade do ar e riscos à saúde.
L
Casos de Síndrome respiratória aguda grave diminuem no Brasil, aponta Fiocruz

Casos de Síndrome respiratória aguda grave diminuem no Brasil, aponta Fiocruz

Boletim Infogripe revela queda geral nas hospitalizações por SRAG, mas mantém alerta para alta incidência entre crianças pequenas e idosos em algumas regiões.
L
agenda-news-grego-original-aquece-a-semana-com-happy-friday-feijuka-com-rock-e-especial-indie-e-emo

Agenda News: Grego Original aquece a semana com Happy Friday, Feijuka com Rock e Especial Indie e Emo

Música, sabor e nostalgia se encontram no Grego Original. Uma agenda repleta de rock, happy hour, feijoada e tributos que vão agitar Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

Feirão do Emprego em Porto Velho vai conectar jovens ao mercado de trabalho, diz Paulo Moraes

Feirão do Emprego em Porto Velho, no dia 11 de agosto, oferece vagas, palestras e serviços gratuitos para facilitar o acesso de novos candidatos ao mercado.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita instalação de totens de segurança em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita instalação de totens de segurança em Guajará-Mirim

Proposta reforça segurança pública com tecnologia de vigilância, botão de emergência e comunicação direta com a polícia
L
Dra. Taíssa solicita projeto de bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim para garantir segurança e valorizar o Festival Duelo na Fronteira

Dra. Taíssa solicita projeto de bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim para garantir segurança e valorizar o Festival Duelo na Fronteira

Deputada defende melhorias na infraestrutura do espaço cultural, um dos maiores símbolos do município
L
Jaime Bagattoli entrega R$ 500 mil ao Abrigo Pingo de Gente e doa van para transporte das crianças em Cacoal

Jaime Bagattoli entrega R$ 500 mil ao Abrigo Pingo de Gente e doa van para transporte das crianças em Cacoal

Recurso destinado por Jaime Bagattoli fortalece atendimento no abrigo infantil com novos equipamentos e veículo para deslocamento escolar e médico.
L
UBS Elói de Lima Machado recebe cadeira odontológica com apoio de Gislaine Lebrinha

UBS Elói de Lima Machado recebe cadeira odontológica com apoio de Gislaine Lebrinha

Equipamento entregue em Ministro Andreazza reforça a atenção básica do SUS após articulação da deputada e solicitação da vereadora Jucileia Alves
L
Cláudia de Jesus solicita construção de Centro de Referência em Saúde Indígena para Rondônia

Cláudia de Jesus solicita construção de Centro de Referência em Saúde Indígena para Rondônia

Proposta quer ampliar o acesso à saúde respeitando culturas e direitos dos povos originários
L
Publicidade

POLÍCIA

Forte colisão entre motos deixa jovem ferido no Jardim Santana

Forte colisão entre motos deixa jovem ferido no Jardim Santana

Acidente no cruzamento da Raimundo Cantuária com Mané Garrincha envolveu moto de aplicativo; vítima foi levada à UPA Leste.
12
Vulgo “Terror do PCC” é preso no centro de Porto Velho

Vulgo “Terror do PCC” é preso no centro de Porto Velho

O suspeito foi levado para a Central de Flagrantes e permanece à disposição da Justiça.
10
Carros invadem calçada de comércio em grave acidente

Carros invadem calçada de comércio em grave acidente

Colisão aconteceu no cruzamento da Dom Pedro II com Guanabara, em Porto Velho
14
Motociclista atropela cachorro na Avenida Rio de Janeiro e sofre queda

Motociclista atropela cachorro na Avenida Rio de Janeiro e sofre queda

A vítima foi socorrida ao Unidade de Saúde na Zona Leste.
12

Homem é preso com garrucha após agredir esposa por ciúmes em Porto Velho

Vítima foi impedida de sair de casa e precisou pedir ajuda por mensagens; arma foi apreendida
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LAPP): CLINICA GEMELLI LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE LAPP
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAPP): LIMA BEZERRA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE- LAPP
L
SGB e Marinha mapeiam Itacoatiara para assegurar monitoramento hidrológico essencial na Amazônia

SGB e Marinha mapeiam Itacoatiara para assegurar monitoramento hidrológico essencial na Amazônia

O Serviço Geológico do Brasil e a Marinha do Brasil realizaram um monitoramento geodésico na Estação Fluviométrica de Itacoatiara, no Amazonas, para garantir a continuidade da coleta de dados do Rio Amazonas e apoiar ações preventivas na região.
L

Requerimento da Outorga: RONALDO RODRIGUES DOS SANTOS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Polícia Civil de Rondônia realiza operação em Espigão do Oeste com prisões por Homicídio e Tráfico

Polícia Civil de Rondônia realiza operação em Espigão do Oeste com prisões por Homicídio e Tráfico

A ação integrada da Polícia Civil e Militar resultou na prisão de cinco pessoas e no cumprimento de mandados de busca e prisão, focando na repressão ao tráfico e elucidação de um homicídio recente.
12
Voa Brasil completa um ano com 45 mil reservas para aposentados

Voa Brasil completa um ano com 45 mil reservas para aposentados

O programa Voa Brasil, iniciativa de inclusão na aviação, já garantiu cerca de 45 mil passagens aéreas de até R$ 200 para aposentados do INSS em seu primeiro ano de operação.
L
Aumenta risco em barragem de rejeitos, e Brumadinho iniciará evacuação preventiva

Aumenta risco em barragem de rejeitos, e Brumadinho iniciará evacuação preventiva

O município mineiro de Brumadinho tem dez famílias em área de autossalvamento da Barragem BA1, que foi reclassificada para Nível de Emergência 2 pela Agência Nacional de Mineração (ANM) como medida preventiva.
L
Polícia Civil recupera motocicletas roubadas no Acre e apreende menor em Extrema

Polícia Civil recupera motocicletas roubadas no Acre e apreende menor em Extrema

Duas motocicletas com registro de furto e roubo em Rio Branco, Acre, foram recuperadas pela Polícia Civil de Rondônia em Extrema, resultando na apreensão de um menor por receptação.
14
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.